Negritude

Negritude Kabengele Munanga

Resenhas - Negritude - Usos e sentidos

Fran Estudos 07/02/2024

Livro utilizado para fichamento
" Ao tratar da negritude e da identidade negra na contemporaneidade, o autor discorre ainda sobre o conceito na diáspora, contemplando o que se pode chamar de tentativa de assimilação dos valores culturais do branco, abordando discursos pseudjustificativos e diferentes acepções e rumos da negritude. "

thami 03/02/2024

"Se existe um complexo de inferioridade do negro, ele é consequência de um duplo processo: interiorização econômica antes, epidermização em seguida."
que livro foda.

cristophxavier 08/01/2024

Escrito por um dos maiores estudiosos da cultura negra no Brasil. O autor discorre sobre o conceito na Diáspora.

Matheus 20/11/2022

Uma leitura necessária para entender a Negritude
A articulação entre o conceito de negritude e a identidade de pessoas negras se faz necessário, como um movimento político, social, histórico e cultural, considerando os continentes africano e americano. Nesse sentido, o autor discute ainda sobre o conceito de diaspora, assimilação de valores culturais brancos e rumos da negritude.

Ijas 27/08/2022

Mais um bom livro para quem está em busca de aletramento racial. Situa-nos dentro de nossa identidade ou da escolha que queremos fazer a partir do entender a nossa identidade.

Silmara.Alencastro 05/06/2022

Um livro, muitas descobertas
Um livro para entender a história de luta do negro nesse país. E de como lutas que ocorreram em outros países nos inspiraram e do quanto é importante, portanto, a gente falar sobre isso e divulgar as nossas lutas, ainda que elas sejam pequenas. Todo o tempo quiseram nos calar, divulgar é a nossa arma.

RANY 22/11/2021

Tem um conteúdo muito bom. Mas eu fiquei confusa no final do livro. Vou reler novamente pra entender o conflito.

fev 07/11/2021

Porta de entrada para um assunto complexo
#BingoLitNegra #LeiaNegros

Kabengele Munanga nos traz nesse pequeno livro a origem do termo Negritude. Ele faz um panorama histórico, conceitos, divergências e críticas. Apesar de pequeno e uma apresentação não tão profunda o autor já garante uma discussão relevante sobre o tema.

É um livro sobre o negro e a sua tentativa de lutar contra a assimilação imposta pelo colonialismo e imperialismo. É uma obra para ser relida e porta de entrada para discussões mais profundas sobre o tema. Discordo de alguns pontos, mas nada que me faça odiar ou menosprezar o conteúdo.

Amanda 13/08/2021

Gostei
Esse livro deve ser lido por todos, principalmente por adolescentes - fase em que se adquire preconceitos e medos que acompanham por toda a vida... O autor desmistifica diversas crenças equivocadas. E explica bem a alienação que o negro sofre...

Laura 12/08/2021

Negritude
O autor traz, além da definição desse movimento, discussões diversas que possibilitam a ampliação da temática, além de críticas e debates.

Marita13 10/08/2021

o Livro negritude usos e sentidos vai fazer um delineamento geral sobre Negritude, dando a pincelada no racismo científico, fala da África. Para quem tá começando os estudos sobre raça assim como eu, é um bom livro para começar, pois ele é pequeno e uma linguagem de simples entendimento.

Marina 07/08/2021

Vale a leitura
O livro traz um aprofundamento nos conceitos de negritude, criticando e corroborando o pensamento de autores que também discutiram a questão. O que mais me marcou no livro foi a definição dada pelo próprio autor:

?Se historicamente a negritude é, sem dúvida, uma reação racial negra a uma agressão racial branca, não poderíamos entendê-la e cercá-la sem aproximá-la do racismo da qual é consequência e resultado. Ou seja, se cientificamente a realidade da raça é contestada, política e ideologicamente esse conceito é muito significativo, pois funciona como uma categoria de dominação e exclusão nas sociedades multirraciais.

Alyne Lima 30/07/2021

Livro introdutório, mas de leitura agradável...
Foi minha primeira leitura do kabengele munanga, a escrita é fluida, não complexa, e o autor visa introduzir o tema negritude. Eu não sabia, antes da leitura, mas o conceito parece ser muito discutido entre os teóricos. O autor aqui faz um apanhado dessas discussões, mas se for de interesse a pessoa precisa ir atrás para maior aprofundamento.

No entanto, o livro é bem interessante me esclareceu algumas coisas sobre identidade e assimilação cultural que são conceitos que estou refletindo nesse momento na minha dissertação.

Kelly 12/06/2021

Ponto de partida
O livro é um bom ponto de partida pra quem quer conhecer sobre as discussões negras . O livro mostra um resumo bem simples de ideias propostas por autores ao longo do tempo. Um livro muito necessário e importante para a temática negra!