Insônia Stephen King
Stephen King

Resenhas - Insônia

Tatta 22/05/2020

Insônia
de fato, um livro lento (isso porque grande parte do livro se passa dentro da mente do protagonista, ralph. e desse jeito, entre parênteses).

é um pouco difícil de visualizar algumas situações descritas por King, tornando a leitura frustrante em alguns momentos, sendo necessário constantes releituras.

possui algumas técnicas já bem conhecidas do escritor, como em It. contudo, estas não funcionam muito bem aqui. o livro se torna excessivamente anti-climático, travando mais a história.

o conflito do livro é resolvido em 1 página.

a Torre Negra neste livro é bem mais um easter egg do que um elemento decisivo. para quem não leu, algumas explicações podem ser confusas, mas o livro em si já é um pouco confuso; então, perdido por um, perdido por mil.

pontos positivos: excelente protagonista; atmosfera única do autor e derry (com toda sua complexidade social).
Higor.Mendes 22/05/2020minha estante
É bom?

Tatta 23/05/2020minha estante
com certeza valeu a pena ler. apesar da estrutura difícil, o livro tem pontos altos, como disse. se for seu primeiro livro do autor, não recomendaria... neste caso indico Joyland ou a Dança de Morte (é imenso, porém com a leitura imensamente mais fluída).

Bia 04/12/2020minha estante
Concordo plenamente com vc, ótima resenha!! ?

Tatta 04/12/2020minha estante
obrigado Bia! boas leituras ai!

Herreira 07/10/2023minha estante
Excelente resenha, descreveu perfeitamente. Eu não leria esse livro se soubesse como seria. Mas quem for ler, deve tirar suas próprias conclusões.

Wania Cris 02/02/2022

Tem hora que dá um sono...
Leitura inserida pela conexão com a saga Torre Negra, deveria ter sido lida antes do último livro da saga, mas dormir no ponto...

O que Ralph Roberts não tem conseguido fazer desde que sua esposa Carolyn falecera em decorrência de um câncer. O pobre viúvo vê suas noites de sono cada vez mais curtas e, em decorrência disso, algumas alterações visuais lhe ocorrem e as coisas ficam cada vez mais estranhas...

Adorei pegar as referências da trama. It, Cemitério e muita coisa da Torre Negra. Quem já passou por Derry vai se sentir em casa, inclusive algumas passagens explicam acontecidos de outros livros, sugiro ler as obras em ordem cronológica pra fugir dos spoilers que King ama soltar.

É uma boa ideia de trama, mas o desenvolvimento não valoriza o produto. A narrativa é muito boa, mas a estória demora por demais a começar, é tudo muito esmiuçado, muito detalhado, chegando a fadigar em algumas partes. A impressão que dá é que o editor tem tanto medo do autor que não sugere corte algum e esses excessos aparecem não apenas na quantidade absurda de páginas como na enrolação do enredo. Mesmo nos momentos mais cruciais há muita rebarba de texto.

Vou até encerrar a resenha por aqui antes que eu diminua a nota.
Apoteose 02/07/2023minha estante
"Vou até encerrar a resenha por aqui antes que eu diminua a nota"
KKKKKKK. Isso me fez rir. Deu um tanto de receio de ler. Quem sabe em algum momento.

Taise.Arruda 09/09/2023

Uma história de Ralph, um idoso que começa a sofrer de insonia após perder a esposa para tumor na cabeça.
Ralph começa a dormir cada vez menos e se vê envolvido num caso de violência doméstica de Ed e Helen.
Ele salva Helen e começa a ver auras coloridas nas pessoas.
Ralph então descobre que está enxergando hiper realidade e embarca numa "aventura" para salvar inúmeras pessoas que estão destinadas a morrer pelas mãos de Ed.
Universo místico e surreal cheio de lições de amor amizade companheirismo força e coragem

Raiane.Priscila 21/12/2023

Estranho
Fico me perguntando porque existem tantas críticas negativas a respeito desse livro. Amei do começo ao fim. O estilo prolixo do autor não me incomoda nem um pouco, na verdade eu gosto. Livro muito bem escrito e história envolvente. Recomendo.
André 21/12/2023minha estante
Esse, pra mim, é um dos melhores livros do King.

Jefferson 29/02/2024

Excelente!
Olá, tudo bem com você??
Livro: Insônia?
Autor: Stephen King?
Nota: ??????
Esse livro é um dos que tem mais referências ao universo interligado do Stephen King e, cara, como eu gosto disso!?
Aqui temos uma visão da cidade de Derry bem diferente daquilo que nos é mostrado em It, A Coisa, primeiro porque algum tempo já se passou e a cidade evoluiu e porque temos personagens idosos como o foco da história. Se no livro citado nós temos um grupo de crianças enfrentando uma criatura maligna, aqui temos um simpático Sexagenário ainda em luto por perder a esposa, sofrendo de insônia, que de repente começa a enxergar uma cidade ainda mais diferente!?
Conforme sua insônia vai aumentando (a cada noite ele dorme menos), ele vai percebendo que as pessoas têm auras ao redor de seu corpo e todo um mundo mágico invisível aos olhos humanos.?
Ao mesmo tempo, a tensão em Derry está a ponto de explodir, com os debates sobre a questão do aborto tornando-se perigosamente acalorados, graças à palestra que ocorrera na cidade em alguns dias, dada pela maior defensora do direito ao aborto no país, Susan Day. O livro ainda aborda muitos assuntos delicados, como o direito ao aborto, a violência doméstica, o fanatismo por determinadas causas ? independente do lado escolhido ?, e até mesmo questões mais abstratas como o velho duelo entre desígnio e acaso? destino e livre arbítrio.?
Personagens cativantes! (Amei esses velhinhos!!! ??????)?
Cenários já conhecidos de outras histórias.?
Referências à Torre Negra (melhor coisa que o King já escreveu na vida!)?
Diálogos inteligentíssimos!?
Um livro maravilhoso, mas não recomendado para quem já não está familiarizado com as obras do King!?
E você??
Já leu??
Pegou quantas referências?

Tai 21/04/2024

Insônia
Neste livro o King alerta para os perigos da privação de sono, que incluem você ver seres estranhos, auras entre outros. Essa história foi para mim de altos e baixos, com momentos terrivelmente monótonos.

Lucas T 26/06/2022

Dando corda no relógio da morte
Ralph Roberts é um senhor de meia-idade que passa a ter episódios de Insônia após a morte súbita de sua esposa, no ano de 1992. Mas, aos poucos, essa condição foi se agravando, até que ele simplesmente vai perdendo a capacidade de dormir, noite após noite, acordando cada dia mais cedo, e mais cedo, até chegar no sono zero.

Conforme o quadro piora, ele passa a enxergar coisas que não existem aos olhos das outras pessoas ? auras coloridas, e seres que, por sua aparência, Ralph passa a chamá-los de "Doutorzinhos Carecas".

Na cidade de Derry, há uma mobilização política pela questão do aborto, de um lado nós temos os "amigos da vida", homens extremistas que são completamente contra abortistas, de outro, nós temos as feministas que lutam pelo direito ao aborto. Uma palestra vai acalorar ainda mais esses dois grupos, pois Susan Day vem até a cidade para discursar a favor do aborto, o que seria, uma grande tragédia anunciada.

Ralph, agora, possui uma espécie de poder sensitivo muito grande, e é graças a isso que ele fica sabendo da enorme tragédia que estava para acontecer no dia da palestra. Agora, ele tentará impedir que o pior aconteça.

Insônia (Insomnia, 1993); é considerado por muitos o pior livro do autor Stephen King, o que não é coisa pouca, considerando que ele escreveu mais de 60 romances ao longo de sua carreira, e em meio a tanta coisa, justo esse, foi nomeado como sendo o pior.

Mas porquê os fãs acham isso? Devem ter um bom motivo, talvez, tenha algo de muito ruim nesse livro que faz com que as pessoas o detestem tanto assim.

A resposta é NÃO!

Não tem nada de tão errado nessa história que mereça ser tão odiada assim, pelo contrário, ela é extremamente interessante e bem construída, arrisco dizer que esse livro foi um dos mais interessantes do autor, por tratar de questões como vida e morte, e criaturas de outros mundos que interagem conosco, sem que a gente saiba, e isso acaba sendo muito assustador, pois o sobrenatural nessa história é justamente o "desconhecido", nos faz refletir sobre a veracidade da narrativa, talvez, ela não seja apenas um delírio do King, não é mesmo?

As pessoas dizem que Insônia é um livro extremamente lento e arrastado, e por isso ele lidera a lista de piores do autor. Mas, em nenhum momento a lentidão da história me incomodou a esse ponto, eu estive a todo momento interessado nos acontecimentos, e bastante curioso para descobrir que rumos aquilo ia tomar, como o autor resolveria aquela questão tão curiosa; e de fato, o final foi satisfatório, embora ache que o King pecou muito ao tentar estender de mais o desfecho, umas 20 páginas a menos, e ficaria perfeito.

Esse livro é conhecido por suas conexões com a saga da "Torre Negra", fazendo diversas referências a várias outras obras do autor, aqui há menções ao Ka, Ka Tet, Roland e também ao Rei Rubro, o maior vilão de todo o multiverso do King. Também vemos algumas referências ao livro "IT - A Coisa" citando a grande tempestade de Derry e a morte de Pennywise.

Roberto.Vasconcelos 17/10/2022

"Em Derry, as coisas que desaparecem pelo sistema de esgoto têm um jeito-muitas vezes inoportuno-de aparecer".
Que livro injustiçado!! Pelo que ouvia desta obra achei que seria uma leitura chata e arrastada mas felizmente me enganei. Achei muito interessante e divertido acompanhar os problemas de insônia de Ralph na primeira metade do livro, foi a parte mais "normal" da história e me conquistou , e fiquei curioso pelo favo de mel que parece um lanche excelente.
Foi tudo tão calmo e gostoso de ler que quando o incrível começa na metade do livro acontece de forma tão fluida e encaixou perfeitamente. As referências inundam esse livro , e já que estamos em Derry , há menções a alguns personagens já conhecidos de It e um pequeno spoiler de "o cemitério" além de várias referências a Tolkien e o Anel.
O que pecou foi a forma como os personagens se movem de um lugar pra outro tentando salvar o dia e fica parecendo uma Quest boba do tipo "recolha 3 chaves diferentes pra passar por está porta", algumas coisas me pareceram desnecessárias e a conveniência pro Ralph achar o Ed e sair com vida na volta me decepcionou um pouco.
Roland é mencionado e o rei rubro faz sua "aparição" e percebemos que tudo gira ao redor da torre negra , o que acontece neste livro serve pra ajudar Roland no futuro então o ideal é ler este livro antes de terminar a torre negra.
Enfim o livro me surpreendeu positivamente e fiquei impressionado como uma história que começa tão banal se expande a este ponto , no geral é um livro muito bom.

Dri 13/03/2024

Finalmente terminei esse calhamaço, não é um livro ruim, mas por vezes achei que nunca acabaria porque além de ser grande muitas partes eram monótonas, principalmente o começo.

Gabriela.Vantine 14/08/2020

Cura a insônia..
Comecei bem empolgada, mas em algumas partes ficou tão entediante que ao invés de insônia me deu foi sono. O livro é muito bom, mas muito arrastado é repetitivo, poderia ter umas 300 páginas a menos...

@autorajessicadias 13/08/2021

Favoritado!
Me apeguei tanto, mas tanto a essa história... Li sem pretensão alguma, apenas para completar as leituras do universo de A Torre Negra, e me vi emaranhada nas teias do King.

Sinto que Ralph é como um avô para mim, parte da minha família. Parece que eu o conheço durante a minha vida inteira.

É uma narrativa que abraça, que envolve e que te dá um tapa na cara.

Chorei muito no final, e eu não esperava por isso.

KING, PAGUE A MINHA TERAPIA!

Rafa 28/04/2020

Insônia
Stephen King é uma caixinha de surpresas literário, em seu novo livro “Insônia” ele traz algo revolucionário e ano mesmo tempo, brilhante!

Ralph Roberts é o personagem central do romance, um aposentado que aproveita sua vida pacata e tranquila na cidade de Derry, no Maine. Ralph é certeiro, sempre se encontrando com seus amigos e conhecidos.

O protagonista entra em uma verdadeira tempestade após o falecimento da sua esposa. Ralph começa ter insônia todos os dias, fazendo parte do seu luto e angustia. Porém, ele começa notar coisas estranhas acontecendo ao seu redor, sem entender, ele continua levando sua vida da melhor maneira possível.

O autor deixa um livro bem cansativo em determinadas partes, são quase 500 páginas! Típico do Stephen King. Porém! Essa obra requer paciência do leitor, por conter diálogos extenso e detalhes bem minuciosos.

Pulando essa parte mais técnica, vamos voltar para o nosso protagonista. Ralph começa sentir coisas estranhas em seu corpo, sua insônia já faz parte do cotidiano, deixando o cada vez mais preocupado.
Stephen King trabalhar de forma hábil duas vertentes literárias, ficção cientifica e terror (sua especialidade), essa mescla é evolutiva no decorrer dos capítulos.

Outro ponto em destaque de toda trama é em relação com assuntos sociais, no caso de “Insônia”, Stephen King mostra os dois lados de pessoas que são à favor e contra o aborto.

Já no quesito ficção, King trabalha muito bem toda questão da hiper-realidade, sendo evolutivo nos capítulos finais.

Com uma obra de 500 páginas, o número de personagens é significativo, todos muito bem construídos, cada qual com suas próprias personalidades. O leitor precisa ficar atento com os personagens secundários, eles são um elo importante na trama.

Essa edição foi publicada pela Editora Objetiva, possuindo um trabalho gráfico excelente, entretanto, com fontes pequenas e com espaçamentos apertados, para alguns leitores isso pode significar um incomodo.

Vale ressaltar, essa obra requer muita paciência, dedicação e tempo.

Viviane 06/12/2023

A tempos queria ler este livro é surgiu a oportunidade agora. Até onde sei é um dos primeiros protagonista idoso do King e Ralph foi sensacional neste papel

Greice21 26/02/2023

Nós, os vidas -curtas temos o poder da escolha
Ralph repentinamente, após a morte de sua esposa, acometida pelo câncer avançado, começa a ter insônia. E a cada dia acorda, mais e mais cedo. Juntamente disto, ele começa a vislumbrar as auras ao seu entorno, viajara através de outros planos, assim como receberá a visita de três pequenos seres, nomeados como Dr. 1, Dr. 2 e o mais terrível de todos, o Dr.3. Através destes, Ralph se verá como peça principal de uma missão, evitar uma catástrofe que acarretara o desequilíbrio do mundo.
O livro é surpreendente, sem palavras para descrever as emoções que o mesmo desencadeia. Como sempre, Stephen king acerta em cheio, trazendo personagens fortes, uma história que te prende, sem enrolação e que te deixa sem ar ao final.

Dai 21/12/2020

Isso tem o nome de ka-tet, ou seja, um formado por muitos.
Disparado, um dos melhores livros que já li do King. Apesar de grande, a leitura é muito fluída. Minha experiência na leitura desse livro com certeza foi enriquecida pelo fato de já ter lido a saga da Torre Negra e It. São muitas referências à estas duas histórias, no caso da saga da Torre Negra há a interferência direta dos acontecimentos de Insônia, inclusive no livro a Torre Negra o personagem Roland é orientado a ler o livro Insônia. São mencionados diversas vezes os acontecimentos de It, inclusive personagens desta história estão envolvidos na trama de Insônia. Além destas, há também ainda referências a O Cemitério. Estas foram as que percebi, considerando os livros que já li. Enfim, para mim foi uma experiência incrível ler este livro, tão incrível quanto a genialidade e a criatividade do King.
Thymoteo 21/12/2020minha estante
Meo deos?! Preciso desse livro pra ontem!!

Dai 23/12/2020minha estante
Se você também já leu a Torre Negra vai amar, e se não leu, terá muita vontade de ler!?

Thymoteo 23/12/2020minha estante
Minha saga favorita! Saber que tem mais um pouquinho dela aí já me arrepiou