Insônia

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Insônia

Maria 22/03/2023

Eu gostei e desgostei. Foi bem confusa essa leitura é bem cansativa, a história é boa mas foi uma leitura bem chatinha de terminar

Glau Anjos 08/06/2023

"É longa a viagem de volta ao Paraíso, querido, portanto não esquente com ninharias." Insônia. Stephen King.
A insônia levou Ralph perto da loucura, a lugares tão perigosos, inimagináveis, mas lhe trouxe amor e a chance de salvar o mundo.

Felipe1177 17/01/2022

Sensacional
Minha primeira leitura do mestre Steven King e não sei se foi sorte, mas esse livro me sequestrou da vida social. Uma história em que você só consegue pensar ?quando conseguirei mais um tempo livre para terminar de ler esse livro??. Como minha primeira leitura do autor, entendi claramente porque Steven King é realmente um rei. Diferente de tudo, assustador, provocador, tenso. Sensacional.

Nayra 03/02/2020

Grata surpresa
Não conhecia ainda esse livro do King, e tive o prazer de ganha-lo de presente.
Ao ler a sinopse, imaginei algo um pouco diferente do que foi entregue.
Mas amei a história.

Fiquei maravilhada com as referências ao Crinsom King e a Torre negra (cada referência era um gritinho, hahahah).
O desenvolvimento da história é muito bom. Alguns detalhes poderiam ser deixados de lado, ou descritos mais rapidamente, porém nada que incomode na leitura.

O final foi ao mesmo tempo desolador e "aconchegante".
Já está nas minhas leituras favoritas do ano.

Ana 19/02/2016

Insônia
E mais uma vez, cá estou eu com meu Amado Mestre Stephen King. O livro dessa vez foi o Insônia., meu primeiro livro com mais de 500 páginas. Admito que no início a leitura foi meio devagar quase parando, ainda mais porque comecei a ler as vésperas do Natal e aí, já viu né?! Mas não desisti. Viajei, levei comigo e todo dia eu tentava ler o máximo que eu conseguisse. Nem que esse máximo resultasse em uma mísera página.
E agora, quase 30 dias depois, consegui concluir essa leitura fascinante que foi Insônia.
Hoje mais cedo, quando olhei e vi que faltavam 50 páginas para acabar o livro eu pensei: “Motherfucker!!!! Quando eu acabar esse livro eu vou soltar fogos de artifícios! Meu primeiro livro relativamente longo e eu finalmente acabei... Puts!!! Vou fazer um puta post no face me vangloriando por esse ato histórico em minha vida!!”
Bullshit!
O livro acabou e eu fiquei simplesmente arrasada! DPL das brabas! Segurei o choro e tudo! Sinistro!

Expectativa
x
Realidade

Bem, a história começa um pouco arrastada, com certa demora no desenvolvimento de cada personagem, mas acho que esse meu “julgamento” foi causado pelo momento extremamente inoportuno ao qual comecei a ler. O fato de toda hora ter que parar, acaba desanimando e te fazendo perder o foco. Acabei achando o início muito maçante.

Mas depois que acabaram todas as festas e voltei a minha amada rotina, comecei a ler de maneira constante e a mergulhar na história como sempre acontece comigo com as obras do King. Acho incrível o modo como ele consegue numa historia, te fazer rir, chorar, ter medo, nojo, ódio... Tudo numa coisa só. Stephen consegue navegar por todos esses mares de maneira muito coerente, sem fazer a história perder o foco principal. É simplesmente magnífico.

Como podemos ver na sinopse, Insônia conta a história de Ralph Roberts. Um coroa recém-viúvo do Maine, que passa a sofrer de insônia devido a essa tragédia.

"Tornara a sentar, esperando o próximo arquejo, querendo se certificar de que o respirador não ia entortar de novo, mas não houve o próximo arquejo...Lembrou-se de aguardar enquanto os minutos passavam – um, depois três, depois seis - , incapaz de acreditar que todos aqueles anos bons e momentos bons (para não mencionar os poucos maus)tinham findado dessa maneira inexpressiva e silenciosa.... Mas antes que o locutor pudesse terminar de descrever como seria o primeiro dia de viuvez de Ralph Roberts, aquele palavrório todo sobre clarear, esfriar e mudar vento para nordeste, ele finalmente compreendeu. O relógio parara de tiquetaquear, o trem chegara, a luta de boxe findara. Todas as metáforas tinham desmoronado, deixando apenas a mulher no quarto, enfim muda. Ralph começou a chorar. Ainda chorando, fora aos tropeços até o canto e desligara o rádio. Lembrou-se do verão em que tinham feito um curso de pintura a dedo e da noite em que terminaram pintando com os dedos o corpo nu um do outro. Essa lembrança o fez chorar ainda mais forte. Chegou até a janela e encostou a cabeça na vidraça fria e chorou. Naquele primeiro minuto terrível de compreensão, só tivera uma vontade: morrer também."

Sem filhos, Ralph agora vive sua vida com os coroas de seu bairro jogando maratonas de xadrez, visitando a biblioteca e colocando sua dispensa em dia com seus enlatados e sopões.

Após quase três meses dormindo cerca de duas a três horas por noite, Ralph passa a ver coisas estranhas, cores em torno de tudo e de todos, que definem suas emoções, sua saúde e pensamentos...
Ralph começa a imaginar que está enlouquecendo.

Contudo, em meio a essa “insanidade causada pela insônia”, conhecemos os amigos de Ralph, temos vislumbres de sua falecida esposa, e vemos uma nova história de amor acontecer.

"- Então? –Ela perguntou com um vestígio de sorriso. – Você vai falar comigo ou vai ficar só me olhando?Ralph, normalmente um homem cauteloso, disse irrefletidamente a primeira coisa que lhe passou pela cabeça.-O que gostaria mesmo de fazer era lamber você como sorvete.O sorriso de Lois aprofundou-se o suficiente para formar covinhas nos cantos da boca.Talvez mais tarde a gente confira qual é o tamanho da sua fome de sorvete, Ralph. Mas, por enquanto, me diga porque me trouxe aqui. E não vai me dizer que não sabe, porque eu acho que sabe."

Mas como nem tudo são flores, ainda mais se falando de uma história de Stephen King, também vemos Ralph descobrir como usar esse “dom” de maneira muito objetiva, pois a final de contas, não foi à toa que Ralph passou por isso tudo. Foi com um objetivo. Objetivo esse que se der errado poderia causar danos inimagináveis. Talvez até o fim do mundo.

"Encontraram uma sala de visita do outro lado, e o que viram ali Fez o estomago de Ralph se contrair de horror. Duas mulheres tinham sido encostadas contra a parede... As duas tinham sido mortas com tiros na cabeça, à queima-roupa; miolos, retalhos de escalpo e lascas de ossos espalhavam-se pelo papel de parede florido. Uma das mulheres estava grávida."

Insônia é considerado um prólogo da saga A Torre Negra do mesmo autor. No final do livro, além do desfecho emocionante, também podemos ver explicitamente a ligação entre os dois. A deixa para o primeiro livro da serie, intitulado O Pistoleiro.

Gostei muito do livro, o que não é novidade pra ninguém, e li Insônia como um “esquenta” para os próximos “montros” do mesmo autor que quero ler... It – Uma Obra Prima do Medo, com 1104 páginas e A Dança da Morte com 1248 páginas...

Que dê tudo certo, amém!

site: http://www.viciadosemleitura.blog.br/2016/01/resenha-131-insonia-stephen-king.html
Pablo.Rochedo 27/08/2016minha estante
Entendo perfeitamente esse teu sentimento de quebrar essa barreira de livros longos... Depois que le o primeiro, só vai. Meu recorde é justamente com o livro "it-a coisa" li todas as suas 1104 paginas em exatas 23 noites kkkkkkk insônia eu terminei em duas semanas, mas confesso que quase desisti no seu maçante inicio que se estende por mais de 100 páginas, mas a recompensa vem nas ultimas 100 que são bem intensas.

Dan.Costa 09/01/2022

História demora um pouco para prender o leitor, muitos momentos que poderiam ocorrer mais rápido na história acaba demorando por excesso de de detalhes e assim acaba cansando um pouco. Mas no todo é um livro bom e para quem já conhece o "Kingverso" deve ler.

lucaszugaib 13/10/2016

Eu quase abandonei esse livro! Vamos ser sinceros, é um livro um tanto parado no começo, e ele realmente "engrena" já quase no meio... mas quando cheguei ao final dele, consegui entender todo o seu ritmo.

No começo somos apresentados aos personagens, aos locais, ao sentimento de cada um, sem pressa alguma. Claro que foi melhor assim, até porque na nossa vida as coisas geralmente acontecem aos poucos, através de um processo... e foi assim com o livro.

E para os fãs de terror, esse não é o mais indicado. Ele tem sua boa dose de terror e suspense sim, mas lida mais com os sentimentos e emoções dos personagens através de uma situação de terror e suspense, do que da situação em si. Ficou um pouco confuso, mas ao terminar de ler, isso fica bem mais claro.

Enfim, foi meu primeiro Stephen King, e foi uma experiência sensacional. Se esse é o considerado mais chato e eu amei, imagina como deve ser bom o melhor livro dele? rs

Patricia 08/08/2023

Por se passar em Derry, achei que o livro seria recheado de referências a It, mas incrivelmente foi uma chuva de referências à Torre Negra. Claro, teve sim referências à It, mas teve infinitamente mais à torre.
O livro é bom, começou com um ritmo excelente, mas meio que se perdeu no meio, se tornando meio arrastado. Algumas partes poderiam ter sido mais objetivas, mas ai não seria um livro do King. Senti uma vibe meio Novembro 63, mas de forma que não atiçava a curiosidade com novembro 63 faz. Alguns pontos que deveriam ser surpresa (acho), não foram tão surpreendentes assim (nem um pouco na verdade). De forma geral, um típico livro do king, sem tirar nem pôr. Nada fora da curva.

Marilia 06/04/2021

Leitura lenta ..
Uma história que se funde no universo King, referência à Torre Negra.
Conta a aventura de Ralph e seu encontro com o desconhecido e com a morte após um longo período de Insônia.

Whorton 03/06/2020

Acabei de ler o livro do mestre King, e confesso que realmente esperava um pouco mais. Aqui ele aborda temas interessantes como velhice e abortos. Porém muitos dos personagens são muito desinteressantes e a história ao longo de suas 700 páginas fica bem arrastada. Algo que poderia facilmente ser resumida. Porém não deixa de ter seus momentos que nos faz refletir e com certeza nos emocionar. De todos os livros do King esse foi um dos que mais demorei para terminar de ler.

Camys 13/02/2018

Quase um capitão América!
Esse livro tem inúmeras referências a outros livros do king! É praticamente uma iniciação à Torre Negra. Insônia é leitura obrigatória para os amantes da Torre! É Ka!
Embarque no Ka-Tet e venha conhecer história! Tem também uma analogia muito legal sobre a morte.

Lipe 29/12/2021

Insônia dá sono
700 páginas depois, Insônia é uma obra que dá sono.

Acompanhamos a vida de Ralph, um senhor de 70 anos que mora na cidade fictícia de Derry. Após a morte de sua esposa ele começa a sofrer de insônia e começa a enxergar as auras das coisas e dos seres vivos.

É uma premissa muito boa, mas de difícil execução. Stephen King deixou a desejar com descrições confusas e de difícil visualização. Sem contar que passamos 60% da leitura na mente de Ralph.

450 páginas depois é que sabemos das ameaças e da missão de Ralph. Aí o livro pega no tranco e fica mais animado.

Gostei das lembranças dos acontecimentos de IT neste livro, do fato dos protagonistas serem pessoas idosas e também da ligação direta da obra com toda A Torre Negra.

Indico o livro apenas para os fãs do autor que pretendem ler todas as duas obras. Se não for assim é melhor ler algo mais empolgante.

Clau Melo 10/04/2023

Impossível agradar a gregos e troianos...
Literatura americana, 1993/2013. Fantasia e Mistério.
Embora pense que poderia ter a metade das páginas, sou do time que adorou INSÔNIA.
Imaginei os Doutorezinhos Carecas como o MegaMente.
Adorei Ralph e Lois. Fiquei emocionada com o final.
Pena que não há adaptação. :(

Ralph Roberts é um viúvo aposentado que, subitamente, começa a sofrer de insônia. Primeiro, ele começa a acordar mais cedo. E mais cedo. Conforme o quadro piora, ele começa a ver coisas invisíveis aos olhos dos outros - auras coloridas e seres que, por sua aparência, chama de "doutorzinhos carecas". Através dessas visões, percebe outros planos de realidade e sua influência sobre o mundo "real". Logo, Roberts descobre que há um motivo aterrorizante para sua insônia e seus poderes: ele foi um dos escolhidos para lutar contra a destruição do mundo. Em uma trama que se entrelaça com a da série A Torre Negra, ele deve enfrentar o Rei Rubro para impedir que uma misteriosa profecia seja extinta.

Insônia é um romance eletrizante sobre os planos desconhecidos da existência humana, no qual Stephen King leva o leitor a uma viagem por mundos surpreendentes.

Karllini 09/03/2009

O início realmente não é dos melhores e dá vontade de desistir, mas depois que a trama se desenvolve a vontade de ler até o final cresce. Gostei bastante do pano de fundo, aborto (instigante), e das referências mitológicas que o King usou nesse livro, como os três doutores carecas/Parcas... Para mim, foi bastante útil na época de TCC.

Ina 25/07/2023

Gostei, pois mencionava algumas coisas da torre negra.
Mas a história n me pegou totalmente faltou alguma coisa ainda n sei.