Insônia

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Insônia

Paulo Henrique 13/05/2021

Estranhamente um 3,5 com gosto de 5,0!
Decidi ler Insônia pois tem elementos que ajudam a compreender coisas da série A Torre Negra. Sempre ouvi que era um livro lento, e é! O livro poderia cortar 300 páginas sem fazer falta para o enredo principal, e isso faz parecer que não há muito progresso na leitura, mas por outro lado, se você se afeiçoar a Ralph, Lois e os outros da terceira idade, essa leitura será única. E foi para mim. Não acho possível não gostar de Ralph, ele é genuíno, não é forçado, não é o velho descolado e tão pouco o velho ranzinza. Além disso, King se aproveita do misticismo de Derry para abordar assuntos como destino e acaso, auras, futuro, forças sobrenaturais e outros elementos muito curiosos.
Não posso dar cinco estrelas pelo enredo lento, e a construção de personagens que podia ter mais a ver com a história principal, mas acaba pegando uma terceira via que pode passar batido, mas dou cinco estrelas para os personagens, que me fizeram perceber que existe protagonismo em qualquer idade e que me fizeram torcer e vibrar por senhores e senhoras de 70 anos.
Vamos deixar em 3,5. Vale a pena ser lido? Com certeza, mas leia com paciência, intercalando com outra coisa, sem pressa... o caminho é longo, mas a trajetória definitivamente recompensa.

Cacarol 29/04/2015

Um bom remédio
"Insônia" é um ótimo remédio para insônia!
Livro tedioso e com personagens pouco carismáticos. Leitura muito arrastada.

Cada página era um sacrifício.
BarbaraF. 03/08/2017minha estante
hahaha! Pus na minha lista, mas não estou criando expectativas. São 490 páginas. Quero ver se chegarei até o fim sem pular páginas.

Rodolfo Baldassi 25/04/2020

Um prato cheio para os Fãs da Torre Negra
O livro é muito bem escrito, instigante e nos deixa extremamente curiosos para saber o que vai acontecer a casa página.
Com certeza peca um pouco na prolixidade, já costumeira do KING, onde poderia cortar facilmente umas 300 páginas do livro.
Mas no contexto geral, foi uma boa experiência de leitura, com um final extremamente emocionante e emotivo.

PS. Uma ótima opção pra quem quer saber mais sobre o mundo e personagens da torre negra.

Jessica Becker 26/02/2022

Insônia
"Insônia" está longe de ser o melhor livro de King. Mas não é um livro ruim. O problema é que a prolixidade, característica do autor, aqui ultrapassou o limite do aceitável. Graças às páginas de enrolação do início, precisei de quatro tentativas para concluir essa leitura. E só não abandonei na quarta vez porque a obra é importante para o universo da "Torre Negra" e precisava lê-la antes de dar continuidade à saga.

Mas, se por um lado o início de "Insônia" parece levar a lugar nenhum, por outro a obra conta com temas interessantes. A violência doméstica e os argumentos dos grupos pró-vida e pró-escolha em relação ao aborto, dão ao leitor o que pensar. Além disso, temos um protagonista/herói idoso que começou a perder as pessoas de seu círculo social e que mostra ao leitor como o processo de envelhecimento é solitário e por vezes doloroso. Outra discussão que chama a atenção é sobre acaso e desígnio: por meio de três figuras estranhas, King faz uma metáfora assustadora e, ao mesmo tempo, bela.

Assim, de maneira alguma recomendaria "Insônia" para quem vai começar a ler King ou para quem leu poucos livros do autor. Indicaria para aqueles que já estão acostumados com ele e que não se importam com alguma enrolação desde que a trama seja boa.

Raiana.Aragao 08/05/2023

"Doutorzinhos carecas"
Ralph é aposentado e tem uma rotina estável, até o câncer entrar em sua vida e levar consigo Carolyn, sua esposa.
Então, pouco depois de perder a companheira, Ralph perde também, pouco a pouco, o sono. E então, coisas estranhas começam a acontecer.

Para falar a verdade, Insônia é cansativo. Com 704 páginas, o livro se arrasta em determinadas partes, além de uma longa introdução à história, onde somos apresentados aos conhecidos do personagem principal, o bairro onde reside, seus problemas com a insônia, e os acontecimentos que o levam a uma aventura envolvendo doutorzinhos carecas e o Rei Sanguinário.

Aqui, no entanto, não achei que houvessem personagens desnecessários ou efêmeros demais: são, em sua maioria, bem construídos e ocupam um propósito relevante na trama. É necessário um pouco de paciência e persistência, já que a primeira do livro é mais lenta, enquanto as cenas sangrentas estão reservadas para o final. A trama, no entanto, é bem amarrada, embora por vezes se alongue demais em certas minúcias.

Enquanto descreve a vida de um aposentado, King discorre sobre a velhice e suas (supostas ou não) limitações, mas não se prende a isso. Insônia também aborda a violência doméstica, a polêmica em torno do aborto, o radicalismo, o machismo. É uma história que vale a pena ser lida, mas que demanda paciência tempo. Insônia também tem conexões com a Torre Negra, e confesso que estou cada vez mais decidida a tentar mergulhar nesse universo.

Nota: ????

San... 30/08/2010

O autor é reconhecido por seus livros de terror, entretanto, alguns livros seus falam de um terror mais real, menos imaginário. Aqui abordou-se o envelhecimento, o aborto, a morte, entre outras coisas. E acho o autor feliz quando se embrenha em temas que fogem um pouco do convencional "terror de arrepiar". Mesmo com elementos do fantástico, o livro nos brinda com herois pouco usuais, menos imaginários, sem aquela gama de super poderes. De vez em quando há uma pausa para um cafezinho. Acho que esse livro foi uma dessas pausas. Embora eu goste tremendamente de terror, apreciei bastante o livro, uma pela criatividade ao desenvolver uma parte da história em cima de personagens
mitológicos (Cloto, Láquesis e Átropos) e outra pelos heróis já terem passado há algum tempo para a chamada "terceira idade".

Pedro Aires 17/01/2022

Tem seu valor
Fui ler com as expectativas baixas, a maioria das pessoas não gosta desse livro. Uma das maiores críticas é a lentidão da primeira metade, mas pra mim passou bem rápido e foi a que mais gostei. Está longe de ser um dos melhores do King, mas tem seu valor. Acho o final um dos mais bonitos que o King já escreveu.

Kézia 31/08/2012

No Mundo das Auras
Com o surgimentos de novos autores que nos conquistam com suas história, seus enredos simples, personagens cativantes que encantam, passamos a prioriza-los e lê-los com mais avidez, e a achar que suas escritas são bons, e na verdade são, são boas histórias, boas escritas, bons argumentos.
Porém quando paramos para ler as obras como as de Tolkien, Brontë e até mesmo o nosso popular George Martin, elas nos mostram o quão a literatura atual é desprovida de complexidade, profundidade, e até mesmo descrições mais detalhadas que nos dão uma visão mais ampla da história que se lê, que as histórias atuais são boas, mas não são ótimas ou até mesmo mais do que ótimas, são apenas boas.
E ler Stephen King é isso, é ler algo mais do que ótimo, é ler uma história que nos faça refletir sobre o que se está lendo, apreciar a forma de escrita, explorar os personagens em sua totalidade, erros, acertos, e claro um aprofundamento de personalidades complexas, com um enredo complexo e um desfecho complexo que fazem com que a nossa mente trabalhe, não fique apenas em uma zona de conforto a qual passamos a nos acostumar
Insônia, a obra de King que foi lançada em 1994, classificada como terror, mas que na verdade está mais para um romance sobrenatural, traz tudo isso, toda essa complexidade que nos força a parar e ler de uma maneira que estamos nos desacostumando, nos obriga a sair da nossa mesmice e ajuda a exercitar a nossa inteligência, a nossa sagacidade, o nosso raciocínio e nos faz embarcar em uma aventura surreal, que nos faz imaginar que se tudo isso pode ser real ou não.

O que está feito não pode ser desfeito

Ralph Roberts, é um viúvo aposentado, após alguns meses depois de morte de sua querida esposa, começa a sofrer de insônia. Ele lê livros, pede conselhos aos amigos e tenta todos os tipos de remédios recomendados para que possa acabar com sua Insônia, mas nada funciona.
A situação começa a se agravar, e depois que Ralph ajuda sua amiga Helen que foi espancada pelo marido Ed, ele começa a ver coisas, coisas que outras pessoas não podem ver, coisas invisíveis e intocáveis, uma manifestação de cores em cada pessoa que passa do seu lado, e acaba descobrindo que essas cores são as auras das pessoas.
Ele acha que está enlouquecendo, que há algo de errado com ele, pois depois de uma conversa surreal com seu ex-amigo Ed, acredita que pegou a loucura de seu vizinho. Porém ele descobre que sua querida amiga e amada Lois Chasse também está sofrendo de Insônia, e está vendo as mesmas coisas que ele. Assim ambos passam a ver os três doutorezinhos carecas, e descobrem que estes estão diretamente relacionados a algumas mortes em sua vizinhança e que o único doutorzinho malvado foi responsável pela mudança radical do temperamento de seu vizinho Ed.
O Casal fica sabendo que foram escolhidos por forças superiores para participarem de uma luta entre as forças do Desígnio e do Acaso e derrotarem o Rei Sanguinário. Apesar de não saberem porque estão nesse jogo, eles descobrem que tem estranhos poderes e que não está absolutamente sozinho nesta estranha batalha.
Em meio a tudo isso uma defensora do aborto e defensora de mulheres que são espancadas - Susan Day - está para vir a cidade e isso está causando um grande alvoroço na cidade, violências por toda a parte. E Ralph e Lois descobrem que a guerra estará começando com a chegada da mulher e que devem fazer de tudo para que uma tragédia terrível não aconteça. Ambos lutaram contra o tempo para que morte não chegue perto daqueles que amam.

Insônia tem como personagem principal um velhinho de 70 anos, que vive uma aventura muito louca. O enredo inicial pode não chamar a atenção de muitos leitores, principalmente de alguns jovens leitores, e tenho certeza que ao lerem os primeiros capítulos do enredo abandonarão logo em seguida, porque apesar de ser uma história muito boa, seu inicio é lento e cansativo.
Mas ao decorrer de cada página a história vai tomando forma, envolvendo e deixando o leitor apreensivo, tenso, assustado e muito curioso. Dessa forma King narra a história de um velhinho com virtudes e defeitos em uma aventura fantástica e o transformando em um herói formidável.
Além de uma trama recheada de ação, fantasia e mistérios, Insônia aborda assuntos deveras importantes que nos fazem pensar. Temas como aborto, violência doméstica, velhice, vida após a morte, a morte em si, um mundo detrás do nosso mundo, o limite entre a realidade e a loucura, quais sacrifícios podemos fazer em prol das pessoas que amamos, companheirismo, amor, a vida simples com os amigos e muitos mais.
Mas o foco principal é nos questionar se há algo além do nosso mundo real, além daquilo que estamos acostumados a vivenciar todo dia. Será que temos mesmo livre- arbítrio para decidirmos nossos destinos ou a nossa vida já está predestinada desde o início? Será que existe um mundo além desse que nosso olhos estão acostumados a ver?
Enfim, como escrevi anteriormente, Insônia é um livro inteligente e sagaz que leva o leitor a inúmeras possibilidades e questionamentos, e que nos presenteia com um final estarrecedor e empolgante.
Jupiterianite 08/12/2014minha estante
Adorei sua resenha! comprei o livro e estou aguardando ansiosamente para começar a ler.Sei que vai ser uma tarefa complicada, mas a minha admiração pelo Stephen King e meu amor por esse gênero me faz persistir muito e não largar nenhum livro dele por mais que sejam carregados de detalhes e por vezes lentos. :D

Wander.Santos 15/12/2021

Que livro estranho? ele é tão parado em alguns momentos, que abandonei várias vezes, mas quando ele se entrega a loucura, fica muito bom! Que viagem e que final lindo

George 30/11/2020

Ótimo
Esse foi o primeiro livro do Stwphen Ljng que li. Isso foi em 1995. Eu amei a história. Me pegou totalmente desprevenido, com uma história muito boa de uns idosos ao melhor estilo de Cocoon.
Senti saudades do Ralph Roberts quando terminei a leitura.
Na época, eu perdi muita coisa que eram referências para os livros da torre negra. Depois que li os 8 livros da torre e voltei a reler que entendi melhor a história. Adorei essa leitura.

André 12/01/2021

Velhinhos fofos com super poderes
Primeiro, preciso dizer que amei esse livro, adorei o protagonista Ralph, o jeito dele, adorei a ambientação, adorei essa dinâmica de história de vizinhança, dos velhinhos, a história me ganhou. Antes de ler eu já sentia que não seria um livro com muitas aventuras, mas o King trabalhou tão bem nos temas dessa história: morte, hiper realidade, insônia, desígnio, acaso. Sinto saudades do Ralph, acho que criei ele tão bem na minha cabeça, como um amigo. Queria ter sentido mais aquela Derry de It, mas não, nesse livro percebi que Derry não é mais aquela cidade. Só não dei nota máxima porque o King dá uma viajada nos capítulos finais, parece uma onda de LSD, com muitas cores, muitos "duelos de intenção", kkk, mas indicaria o livro com certeza.

Bocca 12/05/2021

Nem todo herói usa capa...
As vezes eles usam chapéus Panamá, bengalas, andadores, e no caso do velho Dor, um livro de poesias.
Mas é em Ralph que iremos focar. Senhoril recém viúvo e sofrendo de uma insônia cada vez mais severa, descobre que sua percepção do mundo pode ser fascinante e aterradora, dependendo do nível e o quanto das auras conseguir ver.

Um livro de heróis da maior idade contra vilões de vários mundos. E o destino do nosso, está nas mãos trêmulas e nodosa do velho Roberts.

Nessa aventura fascinante o mestre King, além de nos levar de volta aos tempo do maior pistoleiro de todos os mundos, Roland de Gilead, da construção celestial e imponente cercada por um mar de rosas vermelhas e de seu guardião o Rei Rubro, ainda faz referência a outras histórias que se passaram em Derry e seus arredores.

Ghuyer 14/01/2021

Meu Livro Favorito do Stephen King (talvez)
Stephen King poupa apresentações. “Insônia”, porém, me parece se tratar de um dos trabalhos menos conhecidos, ou menos citados do “Rei do Terror”. Através da republicação das obras do autor pela Editora Suma no Brasil, “Insônia” ganhou novo fôlego, nova edição, e novo público (eu incluído). A reedição do livro se focou quase exclusivamente no fato de a trama deste se entrelaçar com a de “A Torre Negra”, ainda que essa ligação seja passageira — a sinopse da contracapa aposta todas as suas fichas na fama das aventuras do pistoleiro Roland Deschain, protagonista de “A Torre Negra”. Reconheço que eu mesmo só fui atrás de “Insônia” após terminar “A Torre Negra”, e apenas ao ficar sabendo que “Insônia” se relacionava de alguma forma com a épica jornada de Roland e sua turma. De fato, como fã da série, é muito gratificante e recompensador captar as referências e aprender um pouco mais sobre a mitologia daquele universo peculiar e fascinante. Mas a narrativa protagonizada pelo insone septuagenário Ralph Roberts vai muito além de complementar “A Torre Negra”. É uma história que se sustenta perfeitamente bem sozinha, e faz isso com talento. Tanto que esse pode ser o meu livro preferido de Stephen King. O autor abusa um pouco de alguns conceitos vagos que podem ser interpretados como saídas fáceis para situações complexas, ao estilo deus ex machina, mas faz isso de forma tão elegante e coerente com o miolo temático da trama, que eu não consigo ver tal escolha como uma falha criativa. Pelo contrário, essas liberdades tomadas pelo autor para se esquivar de uma suposta responsabilidade em criar regras bem estabelecidas pelas quais sua trama e suas personagens trilharão apenas enriquecem a leitura. “Insônia” versa sobre ideias complicadas e supõe um universo complexo que os próprios personagens não compreendem direito. Qual melhor maneira de suscitar essa sensação no leitor do que deliberadamente não explicando exatamente como tudo aquilo funciona? Lovecraft é endeusado até hoje pelo seu terror cósmico em que mais da metade das coisas não fica clara. King pega carona nessa escola, mas faz a seu próprio modo. São 700 páginas, é um livro bastante longo, mas muito recompensador. Todo o tempo que o autor investe detalhando a rotina mundana, a vida e o luto de Ralph Roberts tem um propósito. Eu raramente me emociono com livros, e ao final de “Insônia” eu estava quase chorando. E isso foi graças a todo longo e cauteloso desenvolvimento trabalhado por King na primeira metade do livro. Toda aquela base tem um valor sem tamanho quando a narrativa se encerra. É muito bom mesmo.

ArthurmalariA 26/05/2023

Insônia é Trigésimo quarto livro lançado por Stephen King, publicado em setembro de 1994, conta a história de Ralph Roberts, um idoso viúvo, que encontra-se lutando contra a insônia, um tormento que o mantém acordado durante horas intermináveis. À medida que sua privação do sono se intensifica, Ralph começa a testemunhar eventos estranhos e a entrar em um universo sombrio que existe além da realidade cotidiana.
A habilidade de Stephen King em criar personagens cativantes e complexos é evidente em "Insônia". Ralph Roberts é um protagonista empático e multifacetado, cuja luta contra a insônia me envolveu em uma batalha entre forças sobrenaturais. A jornada de Ralph é repleta de reviravoltas surpreendentes, desafios emocionais e um senso inegável de urgência.
Uma das principais qualidades deste livro é a forma como King entrelaça elementos de fantasia e horror com temas profundos e universais. "Insônia" explora conceitos como o poder da mente humana, a natureza do bem e do mal e a força da determinação em face da adversidade. A narrativa habilmente construída e a escrita envolvente de King me mantiveram imerso na trama ao longo de suas 700 páginas.
Além disso, "Insônia" é uma obra que se conecta com outros livros do universo expandido de Stephen King, como "A Torre Negra". Os fãs do autor encontrarão referências e conexões sutis que enriquecem ainda mais a experiência de leitura.
"Insônia" é um dos grandes destaques da vasta bibliografia de Stephen King. O livro combina uma narrativa complexa, personagens memoráveis e uma atmosfera palpável para criar uma história fascinante que cativa do início ao fim. Seus temas profundos, sua escrita magistral e sua capacidade de explorar os recantos mais sombrios da mente humana são testemunhos do talento inigualável do autor. Minha dúvida maior é o porquê de se falar tão pouco desse livro!! 10/10