Saco de Ossos

Saco de Ossos Stephen King
Stephen King

Resenhas - Saco De Ossos

Martony.Demes 13/07/2023

Livro legal, ok! Padrão King, livro extenso, mas legal. Não considero como dos melhores dele. Cochilei em alguns momentos, confesso. Nota 3/5.

Fernanda631 05/07/2023

Saco de Ossos
Saco de Ossos foi escrito por Stephen King (como Richard Bachman) e publicado em 22 de setembro de 1998.
Saco de ossos é a simples metáfora para "pessoa". Até porque não passamos disso. Apenas sacos de ossos.
O título Saco de ossos caiu muito bem para o livro. A princípio, a história nos mostra pessoas comuns vivendo vidas comuns. Trabalho, tristezas, alegrias e paixões.
Michael Noonan é um escritor que acaba de ficar viúvo - sua esposa faleceu repentinamente por um aneurisma, sua companheira e inspiração - e entra no que todos temiam mas ele mesmo nunca havia provado: o bloqueio literário. Sem vontade e com seus desejos afogados na tristeza, Mike se vê numa vida pacata e sem grandes emoções durante quatro anos após o falecimento da amada. As "grandes emoções" aconteciam quando ele tentava escrever: sentia uma aversão e o bloqueio em si consumindo-o por inteiro. Convenhamos que seus livros, por terem uma boa venda, poderiam sustentá-lo por algum tempo, mas não para sempre e ele tinha plena noção disso.
Michael tem uma profissão comum para seus personagens, um escritor, que após perder a mulher numa fatídica tarde ensolarada, não consegue mais escrever uma linha sequer, e para um escritor isso é a pior parte. Quatro anos se passaram e Noonan é frequentemente atormentado por pesadelos que envolvem uma antiga propriedade: uma casa no lago, fora dos territórios de Derry, cidade onde viveu com a esposa.
É por esse motivo que ele resolve ir para sua casa de verão chamada Sara Laughs, o lugar que estava habitando seus pesadelos mais recentes, apesar de sempre ter sido um lugar de boas lembranças com a esposa.
Quando ele chega na pequena cidade, se depara com diversas situações mas uma história com uma pequena de 3 anos está dando o que falar. A pequena é Kyra Devore, sua mãe, Mattie e seu avô, Max, estão na polêmica lutando pela guarda da menina, afinal o esposo de Mattie e filho de Max faleceu e o avô não acha que ela está dando os devidos cuidados à criança. Mike acaba conhecendo a história e percebe que Mattie precisa de ajuda - além de ser uma moça atraente de 21 anos - ela é uma mulher inteligente e que ama sua filha sem limites, porém não tem os recursos que o seu ex-sogro tem e nem a grana necessária para fazer a justiça não duvidar de seus cuidados. Nessa luta pela guarda, acontecimentos estranhos começam a ocorrer aos poucos com Mike e com a família Devore e é a partir daí que a narrativa começa a deslanchar e desenvolver de uma forma quase eletrizante. E quando coisas do passado começam a surgir e existe mais do que apenas Kyra e sua mãe no meio da história para sofrerem as consequências do que viveram? E se o buraco for mais embaixo?
Disposto a voltar e descobrir a ligação da casa com os pesadelos, Noonan se deparará com novos desafios. Conhecerá Mattie e sua adorável filha Kyra, cuja guarda está sendo disputada pelo tenebroso Max Devore, avô da criança. Sem perceber, Mike Noonan se verá no meio da briga. Aos poucos, Mike também vai descobrir que a sua residência no lago não é uma simples casa. E que o seu passado, assim como a cidade em questão, trazem raízes estranhamente obscuras. E é aí que o característico sobrenatural de King volta a aparecer. O engraçado por assim dizer é que Noonan só desejava resolver o mistério de seus pesadelos, mas ai acabou entrando na briga de Mattie e Max.
A genialidade de King dessa vez está no fato de te iludir e aos poucos te colocar em uma história de terror.
Narrado em primeira pessoa, o romance é um mar de referências dos anos 80/90. Mike Noonan carrega um espírito batalhador e, mesmo passando dos 40, sonhador.
Com uma linguagem impecável, King nos presenteia com um estilo narrativo quase inédito e inigualável. As descrições, a montagem dos personagens, os diálogos, tudo está perfeitamente encaixado em seu devido lugar. E ao final, descobrimos que há uma dualidade na interpretação do título do livro.

Gabi 30/06/2023

Gostei do livro, mas esperava um pouco mais da história. No início estava gostando bastante, mas teve um momento que pra mim deu uma esfriada e fui levando.

Ryna.Fernandes 21/06/2023

Moroso
Muito lento. Até 30% do livro parecia que o Autor não sabia sobre o que ia escrever.

Mesmo quando descobriu e o livro finalmente começou, a leitura se arrastava e eu me via sem paciência para os comentários que julgava irrelevantes.

Esse livro deixou claro pra mim porque algumas pessoas não gostam de King.

O final foi super gráfico e perturbador, cheio de gatilhos e algumas expressões e descrições me deixaram enojada.

De toda forma, mesmo nos livros mais chatos do Autor, sempre tem traços do brilhantismo do King e em algumas partes é possível desfrutar da estória e se apegar aos personagens.

Sem dúvida a leitura se enriquece com o conhecimento prévio do multiverso, mas esse livro entra para o rol dos que menos me agradaram.

P.S: imaginei o Mike Noonan como uma versão jovem do Stephen King, a Jo como a Amy Yasbeck e a Mattie como a Britt Robertson. Eu acho tão legal isso de nós leitores podermos fazer o nosso próprio casting e imaginar Autores, Atores e até pessoas do nosso convívio como os personagens de um livro e fazê-los ter performances dignas de Oscar.

Neylane Naually 14/06/2023

Mais um ótimo terror do King
O primeiro King de 2023 veio pra reforçar o quanto eu gosto da escrita e criatividade do autor. Saco de Ossos é um livro grande (+500 páginas), denso em algumas partes, mas com um mistério e um terror que prendem o leitor, principalmente os que já são acostumados com a sua escrita.

Por ser um livro de 1998, ele traz algumas referências de outras obras do autor, como It a coisa e Trocas Macabras, até porque o livro se passa em Derry e Castle Rock, as principais cidades do Maine no lore do Stephen King, e onde se passa os livros mencionados, respectivamente. No quesito dar medo, esse aqui foi o que chegou mais próximo de O Iluminado pra mim (único livro do King que realmente me assustou), talvez por também lidar com um lugar assombrado, e isso me surpreendeu um pouco porque eu não esperava uma história de terror mesmo sendo um livro do Stephen King, eu achava que seria mais pautado num mistério e investigação. Algumas partes do livro me lembraram também a melancolia de O Cemitério, talvez porque aqui o luto também é muito explorado na história.

"Acho que as casas vivem suas próprias vidas ao longo de um fluxo de tempo diferente daqueles em que flutuam seus proprietários, um fluxo mais lento. Numa casa, especialmente uma casa antiga, o passado está mais perto."

O protagonista é um escritor de sucesso (e eu AMO quando o King escreve sobre escritores, algo que ele faz bastante por sinal) que perde a esposa e não consegue mais escrever. 4 anos depois, ele começa a ter pesadelos com a casa de verão deles em Castle Rock e decide ir visitar, lá ele acaba se envolvendo em uma intriga familiar trágica e um mistério aterrorizante que acomete toda a pequena cidade da TR.

"Apenas um punho batendo num quadrado de material isolante, mas cada tripa e músculo de meu corpo pareceram se desenrolar. Meus cabelos ficaram em pé. Minhas órbitas pareceram se expandir e os globos oculares se contraíram, como se minha cabeça estivesse tentando se transformar numa caveira. Cada centímetro de minha pele ficou arrepiado. Algo estava ali comigo. Muito provavelmente algo morto. Eu não podia mais ligar a luz se quisesse fazê-lo. Não tinha mais força para levantar o braço."

King lida com temas sensíveis e traz algumas cenas bem gráficas de violência contra mulheres e crianças e racismo, então não acho que essa seja uma boa história para conhecer o autor e nem se algum desses temas são gatilhos para você, porque ele se aprofunda bastante.

Pra mim, foi uma história incrível, cheia de ótimos plot twists e com um desenvolvimento muito interessante que eu adorei acompanhar, só não é um 5 estrelas porque achei o final corrido e alguns pontos da história foram um pouquinho insignificantes no todo, mas ainda assim é um ótimo livro do King e eu entendo perfeitamente porque é um dos favoritos dos fãs.

rafa! 13/06/2023

Ainda não sei o que pensar muito bem sobre esse livro.
apesar de eu discordar de que o livro tem uma narrativa lenta e cheia de descrições, como vi em algumas resenhas, achei ele meio morno.

pontos positivos:
- apesar do personagem principal não ser o mais notável/extraordinário do king, eu gostei dele, mais pelo começo do livro e da batalha com o luto que sente pela sua mulher;
- como já dito no tópico anterior, o começo do livro me pegou muito;
- é perceptível as vezes que o king se insere na história e acaba descrevendo seus próprios sentimentos como autor (talvez isso seja meio pessoal, mas eu gosto de ler essas partes);
- enredo de casa assombrada

pontos negativos:
- mesmo que eu tenha achado legal o livro girar em torno da maldição da casa, não gostei das "motivações" que a levaram a ser assim;
- as partes com a sara tidwell e os red tops eram meio chatas, assim como o envolvimento dele com a mattie;
- no final parece que ele quis aprofundar a história e deixar mais pesada, o que ficou meio corrido.

3.5 ?

Roberta.Lecter 29/05/2023

As crianças de King me emocionam
Eu fico extremamente apegada nas crianças da sgistorias do King. Nessa não foi diferente. Eu só queria proteger a fofa da Kia. É uma história que pode demorar um pouco pra pegar o embalo, mas eu amei. Amei o Noonan e a Kia. Acho que o filme não fez jus à esse sentimento que os dois têm no livro.

Vini87 21/05/2023

Maçante e cansativo, infelizmente não foi pra mim.
Entrei nesse livro com altas expectativas pela sinopse e pela capa que sempre me chamou atenção, mas o começo é extremamente morno e pra mim seguiu assim até uma boooa parte do livro, fora que achei o personagem principal meio chatinho?.ok, tiveram alguns momentos bons sim, mas diria que foram poucos.

Temos aqui um King beeem descritivo, pra quem gosta é um prato cheio.

Andréa Marcela 18/05/2023

No começo a leitura é muito cansativa, mas no decorrer torna-se mais fluida, envolvendo bem os personagens em tramas de maldade misturado com fantasmas.

YasR 16/05/2023

Perturbador às vezes.
Tive diversas sensações lendo esse livro. O começo é bem morno, o protagonista as vezes é bem chatinho, mas depois da página 200 o livro te prende até o final. O detalhamento de algumas cenas me deixou perturbada, juro que tem cenas que até hoje lembro e fico horrorizada, o que é bom já que o livro tem esse propósito.

A única coisa que achei cansativa foi o detalhamento dos locais, às vezes dos mesmos locais, o que me dava preguiça, mas fora isso supreendentemente bom!

Alex Dutra 10/05/2023

Essa é das obras para quem gosta do King prolixo, e com uma narrativa bem lenta. Porém não deixa de ser cheia de emoções e alguns socos no estômago. Várias vezes tive que fechar o livro e da uma respirada. Mike Noonan é um dos protagonistas mais cativantes já criados pelo King.

Fael 02/05/2023

No fim, nós também somos apenas sacos de ossos
King sempre gostou de usar o sobrenatural para escrever sobre questões que permeiam a vida real, sendo um dos seus temas mais recorrentes o luto. Essencialmente, Saco de Ossos é sobre a dificuldade de encontrar propósito após uma grande perda, e esta é a linha narrativa que dá forma ao livro e sentido à trama.

Mike Noonan é um escritor que não vê mais propósito em sua vida após a perda de sua esposa Jo, e isto se traduz em um bloqueio criativo que o impede de conseguir continuar exercendo sua profissão. A imagem de sua esposa em sonhos, ligada a uma casa pertencente ao casal e que Mike não visita desde o falecimento, o fará revisitar um lugar antigo e se deparar (literalmente) com fantasmas do passado.
Algumas coisas me cativam demais nessa estória em especial. Em uma narrativa muito introspectiva, King nos faz experienciar junto com o protagonista um luto que perdura muito além do momento inicial da perda, nos faz entender a falta do outro com a complexidade e profundidade dignas da vida real. Tudo que acontece no decorrer do caminho de Mike é reflexo do seu sentimento e conflito interno.

É preciso dizer que a trama sobrenatural do livro não é muito bem desenvolvida, chegando a parecer jogada em alguns momentos e desconexa em outros, e, apesar de tudo se amarrar no final, ficou a sensação que talvez este livro não precisasse deste recurso para tratar de seu tema central. Por fim, Saco de Ossos talvez não figure no Top Livros do Mestre?, mas não deixa de ser uma experiência recompensadora.

Badlagirl 29/04/2023

Há segredos que jamais deveriam ser revelados.

Essa é uma reflexão que passará pela cabeça de Mike Noonan, um romancista de sucesso que tem sua vida subitamente transformada com a morte da esposa. Mesmo quatro anos depois, o luto e o sentimento persistente de angústia ainda são os mesmos. Nem o sono lhe traz alívio, e o bloqueio criativo torna cada vez mais difícil voltar a escrever. Na esperança de encontrar conforto em uma mudança de ares, ele resolve voltar à casa no lago que tem na pequena cidade de Sara Laughs e passar um tempo por lá.

A cidade, no entanto, já não é a mesma. Apesar da aparente tranquilidade de sempre, a comunidade vive atormentada pelo domínio de um milionário que não mede esforços para atingir seu grande objetivo: arrancar a neta de três anos da guarda da mãe. Pouco a pouco, Mike acaba se envolvendo nessa guerra, redescobrindo a paixão e enfrentando as forças estranhas e malignas que agora dominam Sara Laughs. De repente, ele volta a escrever, mas não terá sossego até achar respostas para as dúvidas que o perseguem. Que segredos se escondem por trás dessas forças que tomam conta da pequena cidade? Vale a pena tentar desvendá-los?