Gota D

Gota D'água Chico Buarque

Resenhas - Gota D Água

1 | 2 | 3 | 4

josie// 25/04/2009

Li quando fazia teatro, fiz um teste representando uma cena como a personagem Joana, uma briga em que Jasão quer se separar e ela diz:
Pois bem, vc. vai escutar as contas que vou lhe fazer: te conheci moleque, frouxo, perna bamba, barba rala, calça larga, bolso sem fundo
Não sabia nada de mulher nem de samba e tinha um puto dum medo de olhar pro mundo. As marcas do homem, uma a uma Jasão,tu tirou todas de mim. O primeiro prato, o primeiro aplauso, a primeira inspiração, a primeira gravata, o primeiro sapato de duas cores, lembra? O primeiro cigarro, a primeira bebedeira, o primeiro filho, o primeiro violão, o primeiro sarro, ... Fabriquei energia que não era tua pra iluminar uma estrada que eu te apontei. E foi assim, enfim, que eu vi nascer do nada, uma alma ansiosa, faminta, buliçosa,uma alma de homem.
Pois bem, não passei no teste, que era prá montagem da peça Chica da Silva do Antunes Filho (eu não tinha o perfil) mas valeu a pena, foi muito divertido e conheci muita gente interessante na época.

Faraday 28/11/2009

Sensacional!!!!

O livro é tão abrangente que consegui ligar uma obra da Bienal de Arte de um ano que não me lembro com uma passagem do livro.
Era uma instalação com aproximadamente umas 50 cadeiras que foram presas a uma plataforma e serradas ali mesmo deixando o pó e os pedaços ali mesmo na plataforma, acho que só consegui entender esta instalação por ter lido este livro.....leia e descubra!
;)

AlêPeriard 23/12/2009

Chorei duas vezes
Assisti a peça duas vezes, e simplesmente chorei em ambas! É perfeita, linda, forte! Vale a pena ler e assistir: Gota d´água.

Fimbrethil Call 04/10/2010

Musical dramático
Um peça de teatro muito interessante, que deve ser uma delícia de assistir, já que é uma delícia de ler: uma mulher abandonada pelo amante e as consequências disso pra ela e pra pessoas com quem ela convive.

Bom, livro, cheio de músicas conhecidas. Recomendo.

Ariane 28/03/2011

Medeia à brasileira
Ano passado li a Medeia de Eurípedes e fiquei entre estarrecida e impressionada. Sua Medeia choca pelo final trágico que impõe aos filhos, mas ao mesmo tempo nos impressiona a forma passional com que encara seus problemas.

Agora acabo de ler a Medeia brasileira, tão excepcionalmente desenvolvida por Chico e Paulo Pontes, e agora fiquei entre sensibilizada e encantada. Talvez seja por ser ambientada no Brasil, esta Medeia se aproxima mais do nosso cotidiano, uma mulher sofrida, que mergulhou fundo numa paixão e no final se descobre trocada, preterida, humilhada pelo homem a quem tanto se dedicou. A Medeia brasileira sensibiliza por ser tão próxima e encanta porque os autores usaram e abusaram de sua poesia. Os diálogos são esplêndidos, uma verdadeira aula de construção poética.

Paralelo a este drama psicológico temos a crítica social tão arraigada em grande parte da obra de Chico. A exploração do mais forte sobre o mais fraco, a submissão, o grito pela liberdade.

Enfim, Chico Buarque e Paulo Pontes souberam, com maestria, fazer um retrato psicológico de uma mulher que se sente usada e ultrajada. Sendo tão absurdamente rejeitada e esquecida.

regifreitas 21/06/2016

Diálogos excepcionais! A poesia aliada à narrativa para contar uma história de um amor trágico e ao mesmo tempo realizar uma crítica ferroz sobre um sistema social desumano e impiedoso! Na leitura se perde muito da riqueza da obra. Este é um texto que, certamente, revela toda a sua força no palco, na representação; mesmo assim merece ser conhecido.

Essa leitura só confirmou ainda mais para mim que o Chico, como poeta, é um dos nossos grandes nomes. Já como prosador, ele é só mais um na multidão.

Lucas Tavares" 16/07/2017

Breve comentário
Uma verdadeira bosta!!! Vômito feminista assim como a porcaria grega que inspirou essa verdadeira "tragédia".

yuri29 20/06/2019

Gostoso de ler
Confesso que nunca tive curiosidade de ler peças. Contudo, esse ano tive de romper essa barreira, já que este livro é bibliografia obrigatória do vestibular de UERJ. Tenho que dizer que estou surpreso. O livro é muito gostoso de ser lido. Possui uma história bem envolvente e intrigante. Nós simplesmente não conseguimos nos afastar da leitura enquanto não terminamos o livro.

Ana Eliza 03/09/2019

O brasileiro não tem noção da preciosidade cultural q tem
A introdução quase me fez desistir de ler de tão chata, só continuei pq é leitura obrigatória no vestibular da uerj esse ano. Mas depois que a peça começa, é bem gostosinho. Os diálogos e as passagens de cenas se entrelassam de tal forma que a leitura flui muito bem. A história trás bastante humor e críticas sociais. Vale muito a pena. Até fiquei com vontade de ler o mito da Medeia, o qual serviu de inspiração para essa obra. E espero um dia ter oportunidade de assistir a peça, deve ser ainda melhor.
Tive pouca oportunidade de ler peças, aliás. Mas mesmo com meu pouco repertório, ouso dizer que A gota d'água é melhor que Romeu e Julieta de Shakespeare, que eu odiei.
Enfim, to começando a valorizar literatura nacional agora e agradeço a UERJ por me apresentar tal livro.

Gi 07/10/2019

Resenha crítica de Gota d'água
A peça Gota d'água, escrita em 1975 em meio a ditadura milita no Brasil é uma adaptação da tragédia grega "Medéia", de Eurípedes.
O texto é de um dos artistas mais ativos na critica política e na luta pela democratização de nosso país, Chico Buarque, juntamente com Paulo Pontes, figura de grande importância na vida cultural do Rio de Janeiro.
Neste drama todo escrito em versos, com a finalidade de intensificar poeticamente os sentimentos a serem transmitidos, os autores tentam trazer a palavra de volta ao centro do fenômeno teatral, valorizando-a e convidando a uma reaproximação entre o teatro brasileiro e o povo brasileiro.
Com a crise da cultura brasileira, esta vinha perdendo sua vitalidade e originalidade; a publicação de Gota d'agua foi fruto da preocupação de dois homens brasileiros com a perda de conexão entre seu povo e sua cultura.

Letícia.Paradela 29/02/2020

Emoção, dor e poesia
Essa peça é uma obra de arte, poesia pura, e assisti-la no teatro deve ser uma experiência incrível!!! Lê-la me deixou cheia de vontade de ver ao vivo.
Em "Gota D'água", Chico Buarque e Paulo Pontes trazem uma história emocionante e dolorosa sobre a vingança de uma mulher abandonada pelo marido. A riqueza da obra, entretanto, vai muito além disso, pois nela encaramos um forte relato da realidade e das lutas que muitos pobres enfrentam no Brasil, tudo isso por meio de uma poesia deliciosa e admirável.
Amei ter tido o prazer de ler e sentir esse texto, que também me deu vontade de ler o mito original que o inspirou. Enfim, uma genialidade incrível, não costumo ler muitas peças, mas o ritmo dinâmico dos diálogos e das passagens das cenas também é tudo de bom!

eagorarenato 23/03/2020

Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água
Percebi que toda leitura que remonta um autoritarismo do passado soa tristemente familiar. Essa peça é muito bonita e me apertou o coração.
Me relaciono muito com o drama épico dos que sofrem por amor.
O quanto estamos acostumados com as tragédias? No fim da tarde aqui em casa se alimentam de muitas delas. Duplos homicídios, triplos twists carpados. Cidade Alerta tem o empenho de mostrar como está violenta essa cidade, não sem inculcar valores morais mais violentos ainda em seus discursos. Meu esforço é diário pra entender porque meu pai mantém a TV ligada, quase que no automático, a programação como essa. Não sei se ele mesmo sabe. Mas pelo que se sabe, o entretenimento pela tragédia remonta aos gregos.

Julia Dutra @abibliotecadebabel 03/04/2020

Tragédias gregas nos tempos d'O Cortiço

1 | 2 | 3 | 4