Gota D

Gota D'água Chico Buarque




Resenhas - Gota D Água


53 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Everton Vidal 03/02/2021

Obra de teatro que adapta Medea, tragédia de Eurípedes, para o contexto brasileiro. Mesmo que o argumento não seja original, a peça esbanja brasilidade, na temática, na identidade (os deuses gregos são substituídos pelas divindades do candomblé, a magia, pelo feitiço e a “macumba”), na linguagem e na música (tanto do ponto de vista rítmico quanto poético). Tudo para retratar um Brasil social e politicamente oprimido, onde até o significado do termo tragédia é banalizado.
comentários(0)comente



izinha leitora 09/12/2020

moral da história: pobre só se fode e pra não se foder mais tem que casar com rico kkk faria de tudo pra deitar o Creonte e o Jasão no soco
comentários(0)comente



andrealog 27/01/2023

Classico dos clássicos
Sob o manto do drama de Medeia e Jasão, Chico reescreve sob a forma de teatro musical um majestoso texto, trocando a Grécia antiga pelo subúrbio do Rio de Janeiro. O livro traz toda a tragedia de um amor que pode nos tirar do eixo, da aceitação entre todos de que ? a vida é assim mesmo?, o poder do dinheiro e a dificuldade do protagonista em se equilibrar entre dois mundos
comentários(0)comente



eagorarenato 23/03/2020

Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água
..
Percebi que toda leitura que remonta um autoritarismo do passado soa tristemente familiar. Essa peça é muito bonita e me apertou o coração.
Me relaciono muito com o drama épico dos que sofrem por amor.
O quanto estamos acostumados com as tragédias? No fim da tarde aqui em casa se alimentam de muitas delas. Duplos homicídios, triplos twists carpados. Cidade Alerta tem o empenho de mostrar como está violenta essa cidade, não sem inculcar valores morais mais violentos ainda em seus discursos. Meu esforço é diário pra entender porque meu pai mantém a TV ligada, quase que no automático, a programação como essa. Não sei se ele mesmo sabe. Mas pelo que se sabe, o entretenimento pela tragédia remonta aos gregos.
comentários(0)comente



Luana 30/04/2021

Gosto muito das críticas que eles fazem durante a peça, e também a forma como as cenas são cruzadas e se conectam.

Queria um dia assistir ela.
comentários(0)comente



Gabriela4741 29/11/2021

gota d'água
foi a primeira peça que eu li e adorei, foi uma primeira experiência maravilhosa! quero ler mais com certeza
comentários(0)comente



Malu 08/05/2024

Achei o livro ótimo, rápido de ler, mas um pouco difícil de interpretar.
Aborda temas mais pesados, e a história em principalmente. É uma peça de teatro, uma releitura de Medeia, então o final em si me assustou um pouco.
Mas gostei muito, li em 3 dias, recomendo.
comentários(0)comente



Evy 22/02/2023

Um ótimo livro
Achei incrível como conseguiram adaptar uma história grega para a realidade do Brasil, a leitura e extremamente fluida, a história consegue te prender muito rápido.
Na narrativa percebemos vários aspectos culturais do Brasil que no meu ponto de vista faz com que o leitor consiga entrar ainda mais na história
comentários(0)comente



Ana 30/05/2021

Que peça! Uma releitura muito bem atualizada de Medeia (de Eurípedes)! Fiquei morrendo de vontade de ter visto a adaptação de 1975 com a Bibi Ferreira e dirigida pelo Gianni Ratto e a de 2019 com o Coletivo Negro e direção do Jé Oliveira!

"Creonte: Vou lhe dizer o que é que é o brasileiro: alma de marginal, fora da lei, à beira-mar deitado, biscateiro, malandro incurável, folgado paca vê uma placa assim: "não cuspa no chão", brasileiro pega e cospe na placa. Isso que é brasileiro seu Jasão...

Jasão: Não, ele não é isso, seu Creonte. O que tem aí de pedra e cimento, estrada de asfalto, automóvel, ponte, viaduto, prédio de apartamento, foi ele quem fez, ficando co'a sobra. E enquanto fazia, estava calado, paciente. Agora, quando ele cobra é porque já está mais do que esfolado de tanto esperar o trem. Que não vem...." (p. 95-96)

PS. Jasão você é um cretino em todas as versões e essa dramaturgia precisa de um aviso de violência contra a mulher.
comentários(0)comente



Julia Dutra @abibliotecadebabel 03/04/2020

Tragédias gregas nos tempos d'O Cortiço
comentários(0)comente



Gabriela Copatti 12/07/2020

Ótimo
Livro reflexivo, dramático e rápido.
comentários(0)comente



Lucas Gabriel 13/05/2022

Última gota?
Descobri essa peça na aula de teatro, terminei de ler a poucos minutos e estou quase sem reação. Iremos encenar um trecho, se não fosse isso talvez não teria lido, não tenho uma experiência boa lendo peças, essa foi uma surpresa excelente.
O primeiro ato é mais em especulações, fofocas e é brilhante como "o jogo" das falas e feito no palco. Dois cenários diferentes em um mesmo plano, intercalando trocas muito rápidas, como se tivesse uma parede invisível.
No começo você considera quem seria do lado "mau" e do lado "bem". Porém é bem mais complexo do que isso, e nos é bem apresentado. Com certeza as partes musicais devem ser uma experiência incrível de presenciar no teatro.
É uma peça que nos faz pensar bastante sobre questões sociais, mesmo sendo censurada pela ditadura, gostaria de um dia saber como seria a original já que tiveram que fazer um acordo para lançarem está versão.
Depois do final acredito que a plateia não deva nem conseguir levantar da cadeira...
Super recomendo a leitura, ainda não assisti a peça mas quero um dia ter está oportunidade.
comentários(0)comente



Ariane 28/03/2011

Medeia à brasileira
Ano passado li a Medeia de Eurípedes e fiquei entre estarrecida e impressionada. Sua Medeia choca pelo final trágico que impõe aos filhos, mas ao mesmo tempo nos impressiona a forma passional com que encara seus problemas.

Agora acabo de ler a Medeia brasileira, tão excepcionalmente desenvolvida por Chico e Paulo Pontes, e agora fiquei entre sensibilizada e encantada. Talvez seja por ser ambientada no Brasil, esta Medeia se aproxima mais do nosso cotidiano, uma mulher sofrida, que mergulhou fundo numa paixão e no final se descobre trocada, preterida, humilhada pelo homem a quem tanto se dedicou. A Medeia brasileira sensibiliza por ser tão próxima e encanta porque os autores usaram e abusaram de sua poesia. Os diálogos são esplêndidos, uma verdadeira aula de construção poética.

Paralelo a este drama psicológico temos a crítica social tão arraigada em grande parte da obra de Chico. A exploração do mais forte sobre o mais fraco, a submissão, o grito pela liberdade.

Enfim, Chico Buarque e Paulo Pontes souberam, com maestria, fazer um retrato psicológico de uma mulher que se sente usada e ultrajada. Sendo tão absurdamente rejeitada e esquecida.
comentários(0)comente



Ana Eliza 03/09/2019

O brasileiro não tem noção da preciosidade cultural q tem
A introdução quase me fez desistir de ler de tão chata, só continuei pq é leitura obrigatória no vestibular da uerj esse ano. Mas depois que a peça começa, é bem gostosinho. Os diálogos e as passagens de cenas se entrelassam de tal forma que a leitura flui muito bem. A história trás bastante humor e críticas sociais. Vale muito a pena. Até fiquei com vontade de ler o mito da Medeia, o qual serviu de inspiração para essa obra. E espero um dia ter oportunidade de assistir a peça, deve ser ainda melhor.
Tive pouca oportunidade de ler peças, aliás. Mas mesmo com meu pouco repertório, ouso dizer que A gota d'água é melhor que Romeu e Julieta de Shakespeare, que eu odiei.
Enfim, to começando a valorizar literatura nacional agora e agradeço a UERJ por me apresentar tal livro.
comentários(0)comente



Letícia.Paradela 29/02/2020

Emoção, dor e poesia
Essa peça é uma obra de arte, poesia pura, e assisti-la no teatro deve ser uma experiência incrível!!! Lê-la me deixou cheia de vontade de ver ao vivo.
Em "Gota D'água", Chico Buarque e Paulo Pontes trazem uma história emocionante e dolorosa sobre a vingança de uma mulher abandonada pelo marido. A riqueza da obra, entretanto, vai muito além disso, pois nela encaramos um forte relato da realidade e das lutas que muitos pobres enfrentam no Brasil, tudo isso por meio de uma poesia deliciosa e admirável.
Amei ter tido o prazer de ler e sentir esse texto, que também me deu vontade de ler o mito original que o inspirou. Enfim, uma genialidade incrível, não costumo ler muitas peças, mas o ritmo dinâmico dos diálogos e das passagens das cenas também é tudo de bom!
comentários(0)comente



53 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR