A faca de dois gumes

A faca de dois gumes Fernando Sabino

Resenhas - A faca de dois gumes

biasubtil 09/04/2024

Trata-se de uma história de assassinato, mas com um final muito impactante, que prende muito o leitor.
Gostei bastante dessa história, por ser um livro antigo não estava com tanta expectativa; porém fui surpreendida.
O enredo muito bom, bem detalhado e rápido de ler.

Luiza2020 25/03/2024

O livro é perfeito!
É tão intrigante é te faz pensar tanto.
Quando você lê você não quer mais parar
Simplesmente magnífico

Francisco 17/02/2024

Genial
Gostei muito, bem rápido de ler, os crimes mais divertidos e inimagináveis
agora vou ter que ler o dom casmurro pra saber se traiu ou não traiu

Guilherme 16/01/2024

Curto e intrigante
O Outro Gume da Faca é um livro curto e que me fez querer saber o que aconteceria a cada capítulo. Fernando Sabino tem uma escrita muito cativante e nos leva para dentro da cabeça do personagem principal. O livro tem um toque de Nelson Rodrigues, o que apimenta ainda mais a história.

Gabrielbneres97 03/10/2023

Legal, mas...
Foi um livro legal, mas nada além disso. Fernando Sabino escrevia muito bem e não há o que dizer contra. Meu problema com essa história é que não acontece nada mais. Ocorre o crime com uma motivação clichê e depois fica uma conversa que deixa a narrativa estagnada. Nem dá pra dizer que nos prende para saber o que acontece depois, porque é tudo bem previsível e nada muda.

julia 21/03/2023

O livro é ótimo! não enrola muito para contar a história e te surpreende ao acompanhar o que cada personagem vai fazer diante de determinada situação.

Ricardo256 06/03/2023

Histórias para ler num dia
O livro contém três pequenas histórias, poderíamos chamar de novelas, que podem prender o leitor do início ao fim. Repletas de reviravoltas, são histórias rápidas que não enrolam e tudo acontece de maneira rápida e fluída. Adorei ler as histórias e a minha preferida foi a última, O outro gume da faca.

Athenna 30/11/2022

Li pra uma peça da escola. Embora seja uma leitura boa, não me prendeu muito, li mais por obrigação.

Sabrina 22/09/2022

Sucinto e belo
Um dom do Sabino era conseguir criar uma história legal sem fazer o famoso encher linguiça. Aqui ele vai direto ao ponto. É como se fosse um conto dele em versão estendida. Eu não morri de rir lendo, acho que nem era a proposta do livro. Dei risadas tranquilas e admirei a escrita.

Gabizinha20 16/06/2022

Sobre o livro
São 3 contos que deixaram minha cabeça uma confusão, mas A Faca de dois gumes é o conto menos confuso, o livro é bom, mas não dou 5 estrelas, vale a pena ler para conhecer e tentar entender a história

Raul 22/05/2022

Ficção como Espelho da Realidade
Fernando Sabino me surpreende mais uma vez, trazendo uma trilogia simples e complexa ao mesmo tempo, assim como a realidade. O cotidiano, a cena comum e a complexidade da relação humana, tão bem arquitetada, faz ser esta uma pérola a ser apreciada.

Tony 24/04/2022

Primeira impressão que tenho ao ler uma obra de Fernando Sabino é que ele construia histórias divertidas e envolventes com finais intrigantes e até mesmo melancólicos, e que ele odiava mulheres.

Ana 03/02/2022

Surpreendia
No começo ñ botei fé no livro, mas no final até que gostei, foi uma leitura rápida eu só demorei um pouco no 2 conto pq fiquei perdida nos acontecimentos rápidos. Mas até que gostei bastante INDICO super, pra quem gosta de Literatura um pouquinho mais "antiga" e mais tradicional. Um romance de fato, com muito drama e comédia no sentido da Literatura clássica.

Letycia.Barros 28/09/2020

Mto suspense
Esse livro conta 3 casos diferentes. Recheados de mistérios, amor, luxúria e surpresas. Os casos são individuais, não se misturam mas cada um tem o seu suspense.

Michel 26/06/2020

NOSSA PRIMOROSA LITERATURA
Primeiro trabalho que li do autor Fernando Sabino e o cara já havia conseguido raptar minha atenção em, sei lá, menos de dois parágrafos. O estilo do autor mescla simplicidade narrativa com a agilidade de relatos das personagens de um modo direto, fez-me constatar certa semelhança com um autor que gosto muito: o romancista americano Harlan Coben. E antes do término do primeiro subcapítulo, estava convencido de que diante de minha leitura pairava outro grande nome da nossa literatura.

A FACA DE DOIS GUMES reúne três contos em seu conteúdo, sendo o terceiro aquele que dá título à obra. O autor mescla em seus textos a problemática da violência cotidiana com aspectos imprevisíveis que são característicos do ser humano, como culpa e dúvida. O estilo coloquial nos aproxima da personagem; o fluxo narrativo instiga a virar mais uma página para se descobrir o que está acontecendo; as conclusões situacionais são pouco óbvias e suscitam autoanálise. Aqui as palavras não sugerem; elas apenas exibem situações de forma transparente e são correlatas ao sentimento que se desperta no leitor.

No primeiro conto (e meu favorito) intitulado O BOM LADRÃO, a narrativa é em primeira pessoa, onde a personagem compartilha seus momentos vividos ao lado de Isabel, uma mulher cujos comportamentos derrapam no senso ético e levam o protagonista a duvidar se a escolha daquela mulher para dividir a vida foi assertiva.

No segundo conto, MARTINI SECO, acompanhamos um caso de homicídio ocorrido num bar, em que o réu fora absolvido por falta de provas. A incerteza paira constante por toda a trama, deixando suspenso e a cargo do leitor, o trabalho de interpretar os fatos. Dos três, este me pareceu o conto mais absurdo e, talvez, o menos intenso.

Em A FACA DE DOIS GUMES, um advogado vivendo o auge do tédio matrimonial, descobre que sua esposa está lhe traindo. Sem saber ao certo como lidar com a situação, ele resolve arquitetar um plano para desmascarar a infidelidade do cônjuge, mas o ato irá desencadear sucessivos acontecimentos que irão validar o título da obra.

Fernando Sabino é extremamente eficiente em contar histórias e não constrói narrativas imersivas sobre seus personagens. Aqui estamos diante do situacionismo cru e direto, de cenário que aponta questões sociais de nossa contemporaneidade, mas deixa de lado a reflexão crítica dessas mesmas personagens. Deliberar ficou estritamente sob as dispensas do leitor.

Acho isso maravilhoso!

É possível identificar sentimentos característicos do ser humano, como já citei. Medo, raiva, dúvida, pessimismo, aspectos presentes na vida cotidiana espalham-se por toda a obra. No terceiro conto até encontramos certo fluxo de consciência por parte da personagem principal, Porém, mesmo aqui é como se a dinâmica do texto prevalecesse ante o discernimento da personagem, que no calor de reações impensadas, apenas segue os impulsos daquele momento.

A FACA DE DOIS GUMES é um livro sobre as mazelas da sociedade moderna, que oferece uma estrutura ágil e direta. Exibe textos enxutos e mecanicamente funcionais, cuja linguagem coloquial não permite que o interesse diminua. Há personagens interessantes e outros me pareceram um pouco aleatórios. Finais imprevisíveis e cheios de surpresas. É altamente atrativo para o leitor que deseja conhecer a nossa riquíssima literatura.

site: Mais resenhas no blog: https://dimensaoreluzente.blogspot.com/