A faca de dois gumes

A faca de dois gumes Fernando Sabino

Resenhas - A faca de dois gumes

E. Dantas 07/05/2010

SABINO
La vai mais uma rsenha sem acentos, pontuacoes, cedilha ( como ja deu pra perceber) enfim...teclado desconfigurado...mas nao queria esperar pra escrever...
seis horas de onibus Rio-Sampa e depois de devorar aqueles biscoitinhos fuleiros com suco de caixinha que dao no onibus com o nome lanche ( aqui teria aspas ) eu resolvi devorar a faca de dois gumes.

Brilhante.

Sabino eh pra mim um dos maiores cronistas brasileiros. Digo cronista porque seus romances, depois que passam do tamanho de uma cronica, viram uma angustia desenfreada que arrasta a gente pouco a pouco para uma depressao cronica ( com o perdao do trocadilho ). Eh dificil sair do mundo over que ele consegue criar, fico pensando se essas experiencias sao auto-biograficas.

Mas, papo-brabo de lado, a faca de dois gumes tem a medida certa. talvez o conto martini seco passe um pouco dos limites, a ideia da neurose do casal em morte e suicido eh uma boa ideia e muito bem executada, mas com um desfecho perdido. Os outros dois que ladeiam-no sao obras-primas. Nem vou comentar porque acredito que seja melhor assim, eu adorei ser pego de surpresa. Tipicas escritas que fazem disgestao ate mesmo no creme-craque (aspas de novo) vagabundo da rodoviaria.

Recomendadissimo!
Beijos e inte!
RH 31/12/2010minha estante
Eu também li e adorei "A faca de dois gumes".
Não lembro os detalhes da história, mas sei que adorei e que achei o final surpreendente.
Eu o li para o vestibular já faz um 3 anos... é uma pena que eu perdi o livro senão o leria novamente.
Mas fazer o que né?!

Erika 16/04/2018minha estante
Muito bacana sua crítica. Sou fã do sabino...

Ptah 01/12/2009

Esse eu tenho autografado
Numa galáxia muito distante, há muito tempo atras, eu fui numa bienal do livro sem planejar, no improviso. Entrei, estava vazia ainda (época de pouco acesso), quando me deparo com um senhor sentando para dar autográfos... era o Fernando Sabino!!! E não tinha ninguém na fila O.o!!!!!!! Prontamente pulei na estante, comprei de novo o Faca de Dois Gumes e pedi um autográfo. Batemos cerca de 30 minutos de papo, ele falando dos livros preferidos dele, eu babando de felicidade. Enfim, chegou mais gente, a bienal nao era só minha, fui embora feliz, porque além de ter o autográfo, eu tinha um bom livro na mão.

Para quem quer encurtar o caminho, Faca de Dois Gumes tem uma adaptação para o cinema. Recomendo ler e assistir, o enrodo intrincado de deixa paralizado no final.
Erika 16/04/2018minha estante
Que sorte é essa que vc teve, mulher????

Bells 18/09/2012

Ótimo
Adorei esse conto (A Faca de dois gumes), sem dúvidas um dos melhores por mim já lido; O final foi bem inesperado e bem trabalhado pelo autor, que cá convenhamos é o melhor do estilo.
Erika 16/04/2018minha estante
Eu acho a mesma coisa!!!

regifreitas 21/01/2016

Disponível em:

Marta Skoober 21/01/2016minha estante
E o que achou?

Márcia 31/08/2009

Humor Inteligente

As 3 histórias são de um humor inteligente e contagiante. Gostei do inicío e do meio de cada uma, mas não tive a mesma opinião dos finais - que mesmo assim, não deixam de ser magistrais, apenas não gostei de tanta tragédia. Das 3, minha predileta foi "Martini Seco"; adorei a confusão que essa história causou em minha mente, enquando me sentia completamente envolvida, a confusão não atrapalhou em nada a compreensão do texto.
Esse é o meu 2º livro de Sabino, o primeiro foi O Encontro Marcado, e esse mestre do romance brasileiro mais uma vez me encantou. Seu jeito de escrever passa segurança ao leitor, tenho a impressão ao ler seus livros de que ele não teve a minima dificuldade em criar histórias simples e ao mesmo tempo complexas que instigam nossa mente, nos fazendo pensar no que estamos lendo sem que a leitura se torna enfadonha e enjoativa. Sabino nos faz deslizar os olhos pelas páginas sem sentí-las, não nos causando aquela ansiedade costumeira de virar as páginas e, ao mesmo tempo, nos deixando loucos para saber o final da história.

Naaty Reis * 26/03/2010

Realmente, os finais das três histórias não são dos mais felizes - muito pelo contrário. De qualquer modo, a trilogia é maravilhosamente narrada, acima de tudo devido ao invejável domínio da escrita de Fernando Sabino. Além disso, as histórias contam também com uma incrível combinação de detalhes e aliam perfeitamente em poucas páginas a tensão e a engenhosidade dos romances policiais ao cenário carioca do final do século XX repleto de personagens contraditórios e complexos mas de uma verossimilhança impecável.

Perfeito para os amantes de mistérios policiais e de casos amorosos complicados. Eu recomendo.

king Arthur 06/04/2010

roteiro pra cinema
Em cada uma das 3 historias desse livro, oq vc vê são roteiros cinematograficos extremamente elaborados.É com uma riqueza de detalhes e um cuidado com os dialogos, q é realmente como se vc estivesse lendo um roteiro de filme.akela historia do Martini seco, o final soa bem Tarantino,fico imaginando a reação do Sabino se fosse vivo e visse os filmes do Tarantino.com certeza ele iria pensar que fosse plágio..kkkk

Taryne 12/04/2010

Gostei do modo como o enredo se desenvolveu.

Aninha 15/01/2011

Crônicas deliciosas - Parte 2
Nas minhas férias, reli A Faca de Dois Gumes, que traz 3 novelas "de amor, intriga e mistério": "O Bom ladrão" trata da mania de uma esposa em furtar pequenos objetos e deixar o marido sempre em situações complicadas.

Em "Martini Seco" um delegado tenta resolver um impasse para um casal, onde um culpa o outro por planejar a morte do outro: quem tem a razão? E, por fim, em "A Faca de Dois Gumes" apresenta um crime perfeito até que... aí é só lendo!

Uma boa pedida para quem curte crônicas curtas, que tratam de coisas do cotidiano com bom humor, inteligência e deixa um gostinho de "quero mais".

Gláucia 15/03/2011

Novelas.
Livro composto por três novelas, li após ter visto o filme de um deles, o que dá nome ao conto e acho que isso tirou um pouco do impacto que a história tem, principalmente o final. Acabei achando as outras histórias melhores, todas têm um final meio trágico.

Thiago 03/08/2011

Novelas que transitam entre o psicológico e o policial, conquistando a atenção do leitor!
As três novelas que compõem essa trilogia tratam do relacionamento de casais, envolvidos em crimes e tramas psicológicas, como ciúmes e traição.

Em "O bom ladrão", o narrador começa partilhando com o leitor uma problemática característica de sua mulher,Isabel. Com o tempo, tanto seu relacionamento quanto o próprio protagonista são afetados. Quando chega-se ao clímax da história, já não é possível afirmar, assim como em Dom Casmurro, o que é ilusão e o que é realidade.

"Martini seco" gira em torno de uma morte mal-resolvida. Suicídio ou homicídio? A dúvida percorre a novela e os personagens principais, amedrontando o suspeito assassino e sua nova esposa, que temem a repetição do crime.

"O outro gume da faca" é uma típica novela policial - diferente de "o bom ladrão" que é mais psicológica - onde o ciúme leva Aldo a matar sua mulher e seu melhor amigo, amanta desta. Porém, um fardo muito mais pesado do que esses dois homicídios recai sobre ele.

Todas são muito envolventes, prendendo o leitor até o desfecho.

Vale muito a pena!

Arsenio Meira 23/09/2012

Lembro-me bem da primeira vez que li. Tempos depois, reli. E a boa impressão permaneceu inalterada. Fernando Sabino, ao lado de Jorge Amado - resumindo - foi um grande contador de estórias e histórias.

Muradz 06/05/2020

Gostei muito do livro. Acho que poderia ter uma versão mais detalhada, e com mais páginas

Erick 07/06/2020

Homens indo a extremos por conta de mulher - do mais passional ao racional, do mais calculista ao estabanado, seja por motivos concretos ou suspeitas calcadas no mal entendido. São três tramas de linguajar simples mas boas e estáveis narrativas como é de costume com Fernando Sabino, e todas culminam em finais no mínimo irônicos e inesperados (ainda que no caso de "Martíni Seco" eu tenha achado um absurdo de tão "catastrófica" que foi...)