A faca de dois gumes

A faca de dois gumes Fernando Sabino

Resenhas - A faca de dois gumes

Luiza2020 25/03/2024

O livro é perfeito!
É tão intrigante é te faz pensar tanto.
Quando você lê você não quer mais parar
Simplesmente magnífico

biasubtil 09/04/2024

Trata-se de uma história de assassinato, mas com um final muito impactante, que prende muito o leitor.
Gostei bastante dessa história, por ser um livro antigo não estava com tanta expectativa; porém fui surpreendida.
O enredo muito bom, bem detalhado e rápido de ler.

davi_bsiqueira 01/05/2024

A outra face da moeda, o outro gume da faca
"A Faca de Dois Gumes" de Fernando Sabino reúne nessa edição três contos do autor de mesma temática filosófica. Assim como no enigma de Capitu ? referenciado logo no início do primeiro conto ? cabe ao leitor a interpretação e em qual lado da história acreditar. Vamos aos contos.

O primeiro, chamado "O Bom Ladrão" conta a história de um casal, um rapaz e uma moça, jovens. Então, ele acaba descobrindo um costume um tanto quanto peculiar de sua mulher: ela tem o costume de furtar coisas. Narrado na visão do rapaz o conto vai explorando a dúvida e as percepções dele. Até que ele começa a ajudar e participar de suas furtividades. Até então tudo muito subentendido entre os dois, um acordo tácito. Até um dia que são pegos e apenas um dos dois leva a culpa. Quem é o ladrão, é a dúvida que fica.

No segundo conto "Martini Seco", provavelmente meu favorito, somos envolvido numa investigação policial e nos mistérios em torno de um assassinato. Ou seria suicídio? Esse é o enigma que se cria quando uma mulher vai na delegacia acusar o marido de tentar evenena-lá. Ele, portanto, a acusa de ameaçá-lo dizendo que irá se matar para culpá-lo de assassinato (assim como sua ex-esposa fez, porém foi abssolvido por falta de provas). Eu realmente não sabia em quem acreditar, cada hora um parecia mais suspeito que o outro.

O último conto, chama-se "O outro gume da faca", narra sobre um homem de meia idade que ao descobrir um adultério de sua mulher resolve armar um plano para pegá-la no fragla. E no tal momento do fragla acaba agindo de cabeça quente e cometendo um crime irreversível. Porém, com o álibi tão perfeito na hora do assassinato ele nem se quer é um suspeito. Mas alguém vai ter que levar a culpa, alguém inocente.

Eu gostei muito da escrita de Sabino, e apesar de ser o primeiro livro que leio do autor já me envolvi pelo seu estilo. Achei a "A Faca de Dois Gumes" perdido pela estante da minha tia, e que bom que decidi ler pois foi uma leitura incrível.

Ana 03/02/2022

Surpreendia
No começo ñ botei fé no livro, mas no final até que gostei, foi uma leitura rápida eu só demorei um pouco no 2 conto pq fiquei perdida nos acontecimentos rápidos. Mas até que gostei bastante INDICO super, pra quem gosta de Literatura um pouquinho mais "antiga" e mais tradicional. Um romance de fato, com muito drama e comédia no sentido da Literatura clássica.

Letycia.Barros 28/09/2020

Mto suspense
Esse livro conta 3 casos diferentes. Recheados de mistérios, amor, luxúria e surpresas. Os casos são individuais, não se misturam mas cada um tem o seu suspense.

Márcia 31/08/2009

Humor Inteligente

As 3 histórias são de um humor inteligente e contagiante. Gostei do inicío e do meio de cada uma, mas não tive a mesma opinião dos finais - que mesmo assim, não deixam de ser magistrais, apenas não gostei de tanta tragédia. Das 3, minha predileta foi "Martini Seco"; adorei a confusão que essa história causou em minha mente, enquando me sentia completamente envolvida, a confusão não atrapalhou em nada a compreensão do texto.
Esse é o meu 2º livro de Sabino, o primeiro foi O Encontro Marcado, e esse mestre do romance brasileiro mais uma vez me encantou. Seu jeito de escrever passa segurança ao leitor, tenho a impressão ao ler seus livros de que ele não teve a minima dificuldade em criar histórias simples e ao mesmo tempo complexas que instigam nossa mente, nos fazendo pensar no que estamos lendo sem que a leitura se torna enfadonha e enjoativa. Sabino nos faz deslizar os olhos pelas páginas sem sentí-las, não nos causando aquela ansiedade costumeira de virar as páginas e, ao mesmo tempo, nos deixando loucos para saber o final da história.

Erick 07/06/2020

Homens indo a extremos por conta de mulher - do mais passional ao racional, do mais calculista ao estabanado, seja por motivos concretos ou suspeitas calcadas no mal entendido. São três tramas de linguajar simples mas boas e estáveis narrativas como é de costume com Fernando Sabino, e todas culminam em finais no mínimo irônicos e inesperados (ainda que no caso de "Martíni Seco" eu tenha achado um absurdo de tão "catastrófica" que foi...)

Muradz 06/05/2020

Gostei muito do livro. Acho que poderia ter uma versão mais detalhada, e com mais páginas

Arsenio Meira 23/09/2012

Lembro-me bem da primeira vez que li. Tempos depois, reli. E a boa impressão permaneceu inalterada. Fernando Sabino, ao lado de Jorge Amado - resumindo - foi um grande contador de estórias e histórias.

Thiago 03/08/2011

Novelas que transitam entre o psicológico e o policial, conquistando a atenção do leitor!
As três novelas que compõem essa trilogia tratam do relacionamento de casais, envolvidos em crimes e tramas psicológicas, como ciúmes e traição.

Em "O bom ladrão", o narrador começa partilhando com o leitor uma problemática característica de sua mulher,Isabel. Com o tempo, tanto seu relacionamento quanto o próprio protagonista são afetados. Quando chega-se ao clímax da história, já não é possível afirmar, assim como em Dom Casmurro, o que é ilusão e o que é realidade.

"Martini seco" gira em torno de uma morte mal-resolvida. Suicídio ou homicídio? A dúvida percorre a novela e os personagens principais, amedrontando o suspeito assassino e sua nova esposa, que temem a repetição do crime.

"O outro gume da faca" é uma típica novela policial - diferente de "o bom ladrão" que é mais psicológica - onde o ciúme leva Aldo a matar sua mulher e seu melhor amigo, amanta desta. Porém, um fardo muito mais pesado do que esses dois homicídios recai sobre ele.

Todas são muito envolventes, prendendo o leitor até o desfecho.

Vale muito a pena!

Gláucia 15/03/2011

Novelas.
Livro composto por três novelas, li após ter visto o filme de um deles, o que dá nome ao conto e acho que isso tirou um pouco do impacto que a história tem, principalmente o final. Acabei achando as outras histórias melhores, todas têm um final meio trágico.

Aninha 15/01/2011

Crônicas deliciosas - Parte 2
Nas minhas férias, reli A Faca de Dois Gumes, que traz 3 novelas "de amor, intriga e mistério": "O Bom ladrão" trata da mania de uma esposa em furtar pequenos objetos e deixar o marido sempre em situações complicadas.

Em "Martini Seco" um delegado tenta resolver um impasse para um casal, onde um culpa o outro por planejar a morte do outro: quem tem a razão? E, por fim, em "A Faca de Dois Gumes" apresenta um crime perfeito até que... aí é só lendo!

Uma boa pedida para quem curte crônicas curtas, que tratam de coisas do cotidiano com bom humor, inteligência e deixa um gostinho de "quero mais".

Taryne 12/04/2010

Gostei do modo como o enredo se desenvolveu.

king Arthur 06/04/2010

roteiro pra cinema
Em cada uma das 3 historias desse livro, oq vc vê são roteiros cinematograficos extremamente elaborados.É com uma riqueza de detalhes e um cuidado com os dialogos, q é realmente como se vc estivesse lendo um roteiro de filme.akela historia do Martini seco, o final soa bem Tarantino,fico imaginando a reação do Sabino se fosse vivo e visse os filmes do Tarantino.com certeza ele iria pensar que fosse plágio..kkkk

Naaty Reis * 26/03/2010

Realmente, os finais das três histórias não são dos mais felizes - muito pelo contrário. De qualquer modo, a trilogia é maravilhosamente narrada, acima de tudo devido ao invejável domínio da escrita de Fernando Sabino. Além disso, as histórias contam também com uma incrível combinação de detalhes e aliam perfeitamente em poucas páginas a tensão e a engenhosidade dos romances policiais ao cenário carioca do final do século XX repleto de personagens contraditórios e complexos mas de uma verossimilhança impecável.

Perfeito para os amantes de mistérios policiais e de casos amorosos complicados. Eu recomendo.