L

L'étranger Albert Camus

Resenhas - L'Étranger

Arieska 17/03/2024

L'étranger
Eu achei uma leitura um pouco difícil de seguir porque geralmente gosto quando tenho uma identificação com o personagem.
Por causa da apatia e de certas escolhas que pra ele pareciam "indiferentes" eu senti um desconforto que dificultou a obra pra mim.

gatoviski 16/03/2024

La chute de la vie
D'après moi, cette livre est un grand introduction pour la philosophie d'Albert Camus. Le protagoniste est très antipathique, et pour la plupart de la lecture il cause une sensation d'étrangeté pour les lecteurs.
La vie est complètement absurde, du point de vue du protagoniste, et tous les situations bizarres qui se passent dans cette bouquin sont, selon moi, les situations qui peuvent passer dans le quotidien de n'importe quoi. J'ai encore beaucoup des choses à réfléchir sur cette livre.

Gabriel 17/02/2024

Super
?Un homme qui tuait moralement sa mère se retranchait de la société des hommes au même titre que celui qui portait une main meurtrière sur l?auteur de ses jours?

Wamarisen 03/02/2024

Há spoiler
Gostaria de apontar que o meu favoritismo não deve ofuscar a beleza que por si só essa obra tem.

É fantástico o jogo de palavras precisas e simples narradas pelo personagem Meursault que construíram uma narrativa cheia de camadas e fluída. Há muitos modos de ler essa obra.

Meursault é desapegado e indiferente a muitas coisas e não seguiu a norma padrão da sociedade. Essa personalidade o levou a morte, literalmente, o julgaram mais por sua insensibilidade do que pelo seu crime. Ao entrar em um momento de desespero Meursault refletiu sobre seu passado e, conclui que sua mãe faleceu pronta para aceitar a morte, livre. E que ninguém tinha o direito de chorar por ela, afinal ela morreu feliz e livre, enquanto há vivos infelizes e presos por aí. Para mim foi algo tocante, em tão poucas palavras demonstrou um imenso respeito e carinho por ela que antes parecia inexistente.

"maman devait s'y sentir libérée et prête à tout revivre. Personne, personne n'avait le droit de pleurer sur elle."

Também tem o fato de que em muitas cenas marcantes Meursault observa a temperatura KKKK no início pensei que fosse um detalhe de ambiente mas não vejo mais dessa forma. Contudo, também não tenho base concreta, apenas meu achismo. O sol e o calor são descritos por Meursault em várias passagens marcantes como se eles fizessem parte do mesmo não apenas como um detalhe de ambiente. Meursault sente calor num tribunal ventilado e após isso diz ter vontade de chorar após ser visto de forma negativa por todos naquele salão.

Será mesmo apenas um detalhe ambiente ou para dizer que está tenso? Uma forma única de dizer que estava queimando por dentro? Se for, que baita criatividade, e se haver outra explicação eu quero muito saber.
Fabio 05/02/2024minha estante
Livrão, ainda mais na língua original!!!

Wamarisen 05/02/2024minha estante
Concordo 100%

_luca_ 07/01/2024

L'étranger est un roman marquant de l'écrivain du XXème siècle Albert Camus. Le roman est écrit à la première personne et raconté par le personnage principal Meursault à l'imparfait et au passé composé. Dans la première partie le personnage raconte comment il mène sa vie de manière tranquille et indiférente; dans la deuxième partie Meursault raconte son emprisonnement et son éxecution - il est condamné pour ce qu'il était et non pour ce qu'il a fait. Ce livre m'a fait me remettre en question: sommes-nous ce que nous sommes ou ce que nous faisons?

Carlos.Bonin 26/12/2023

C'est un voyage pour l'intérieur d'un homme
C'est le deuxième livre de Albert Camus que j'ai lu. C'est le premier livre de Camus que j'ai lu que c'est un roman, et j'ai l'aimé.

Antônio Alberto 27/06/2023

Estrangeiro social
Meursault é um estrangeiro. E isso não se refere simplesmente ao lugar de onde veio, mas sobre sua alma estranha para a sociedade. Sua relação com as convenções sociais o faz parecer absurdo.

Achei a leitura interessante. Grandes reflexões filosóficas podem ser provocadas nesse processo.

Foi o primeiro livro que li inteiramente em francês e achei que foi uma experiência muito rica e um desafio satisfatório. Na primeira tentativa senti que ainda não estava pronto, mas alguns meses depois, agora com um pouco mais de vocabulário, tentei novamente e fiquei feliz por concluir.

louise118 20/05/2023

A humanidade através dos olhos de um estrangeiro
é difícil definir em palavras o alcance filosófico desse livro. é uma obra que apenas parece ser simples, mas acaba sendo complexa de absorver.
ele é marcado sobretudo pela constante indiferença do protagonista, uma eterna lassitude emocional e insensibilidade diante dos acontecimentos da sua vida e do mundo.

sociopata ou não, a primazia essencialmente racional e nada subjetiva do personagem principal consegue ser absurda e ao mesmo tempo coerente se encarada a um nível existencialista e filosófico. a frase final define perfeitamente a essência do livro e me tocou bastante. o que é o mundo se não um campo de contradições e expectativas contraditórias? o quanto o campo dos sentimentos e dos hábitos humanos interfere na justiça e na lógica? somos seres coabitados pela indiferença e pela emoção, e sem a coexistência dessas duas não conseguiríamos viver em sociedade. os questionamentos e a insensibilidade crua do personagem principal diante de situações como a morte, por exemplo, são incômodos e muita vezes absurdos ? e é isso que Mersault verdadeiramente é, um estrangeiro, completamente alheio à humanidade e aos seus hábitos característicos, curiosos e muitas vezes irracionais.

?Il a déclaré que je n?avais rien à faire avec une société dont je méconnaissais les règles les plus essentielles et que je ne pouvais pas en appeler à ce c?ur humain dont j?ignorais les réactions élémentaires.?

rafaelgoncalves 03/02/2023

Livro super curtinho mas com uma densidade filosófica gigante.

Além de uma narrativa e enredo muito bem elaborados, diga-se de passagem, Camus dá luz a uma série de questionamentos centrais a respeito da vida e seu valor.

Os acontecimentos na vida do personagem escalonam para um ápice aterrorizante mas que é suavizado pela aparente resignação deste frente a todos os problemas e conflitos que os códigos sociais lhe exigem.
Diler1 03/02/2023minha estante
Tmb amo esse, mas ler no original

Diler1 03/02/2023minha estante
, aí é outro nivel

Isabella 15/01/2023

Aquele que, por não chorar, revelou-se culpado
?[?.] j?ai tenté de lui expliquer une dernière fois qu?il me restait peu de temps. Je ne voulais pas le perdre avec Dieu.?
Meursault é um completo desajustado. Seus pensamentos retratam um homem que vive em anomia, questionando (como um estrangeiro em uma terra cuja língua lhe é desconhecida) as esferas sociais já bem consolidadas, como o trabalho, a família, a amizade e o casamento.
A leitura é marcada do início ao fim pelo viés desesperançoso e apático do narrador, o que em alguns momentos chega a ser bem incômodo.

kali 30/12/2022

resenha #49
li esse livro a mando da minha prof de francês pra treinar. é um tipo de livro que não me agrada, não sou acostumada a ler e piora ainda mais por ser de uma época e ter referências dessa época q eu não conheço, então foi uma leitura beeem chata. blz, o cara é apático a tudo, ta tudo bem pra ele, qualquer coisa ta boa, nada o afeta, bem psicopata. matou por motivo mto ????. tava nem ai. a parte do capelao e dele rejeitando deus foi boa, gostei. mas de geral não foi pra mim.

Clio0 02/12/2022

L'étranger não é exatamente um livro sobre falta de empatia, tampouco sobre a liberdade social - embora essa apareça em várias obras subsequentes do autor. É mais sobre humor negro.

Meursault, por todas as definições, é um psicopata. Sua apatia em relação aos movimentos humanos à sua volta chegam ao descaso e nada é verdadeiramente assimilidado a não ser que, de uma maneira ou outra, sua existência gere algum tipo de diversão ou irritação.

Como uma história francófona do século XX, há várias críticas e zombarias a temas conhecidos como "a fixação pela mãe", o "ódio ao estrangeiro", e desrespeito as convenções sociais. Camus parece se deleitar em mostrar ao leitor como todas as grandes questões não deveriam afetar, e de fato nem o fazem, o viver comum.

O que não quer dizer que consequências não existam...

O mundo reage a presença e ação do personagem principal em sua forma mais repressiva: a ação governamental-religiosa. Porém, e a possibilidade da inexistência que finalmente faz Meursault começar a valorizar sua leveza de passos... enfim, outra ironia.

É um ótimo livro, mas pode ser preciso um pouco de conhecimento sobre a literatura europeia do século XX para pegar todas as referências.

Quanto ao nível de Francês, alguém com nível intermediário pode acompanhá-lo. O vocabulário é relativamente fácil.

Nana 26/08/2022

Clássico francês
?Pour que tour soit consommé, pour que je me sente moins seul, il me restait à souhaiter qu?il y ait beaucoup de spectateurs le jour de mon exécution et qu?ils m?accueillent avec des cris de haine.?
Foi minha primeira leitura de um livro em francês e foi bem difícil. Livro com vocabulário complexo, bom para revisar o passé composé.
Apesar disso, recomendo a leitura!