L

L'étranger Albert Camus

Resenhas - L'Étranger

Fernanda.Sales 20/08/2021

Acredito que meu erro foi ter lido o texto original. Como não tenho tanto costume de ler textos grandes em francês, demorei bastante para terminar.
A história não tem um enredo envolvente. O personagem não tem relacionamentos profundos, então não consegui desenvolver nenhum apego por ninguém, muito menos por ele.
É um personagem que não me deixou triste, feliz, com raiva, nada. Ele é indiferente. Quando eu imaginei as cenas do livro eu sempre as via em preto e branco. Nada era bom ou ruim, nada era importante. O personagem apenas passa pelas situações da sua vida, ele não vive.
Acredito que pelo ritmo da história e o fato de ter lido o original, achei um pouco chato. Contudo ainda tenho vontade de ler a tradução para ter uma ideia mais robusta sobre o livro.

Thais 21/06/2020

Leitura em francês
Li o livro pela indicação da minha professora de francês. Uma leitura consideravelmente fácil para iniciantes, me ajudou com vocabulário. O início pode ser um pouco maçante, mas a segunda parte nos prende muito a atenção.

Gostei muito da leitura e das reflexões que ela trás. Indico muito, muito mesmo.

Gustavo Simas 25/02/2019

Um estrangeiro, passageiro de algum trem...
"Aujourd'hui maman est morte. Ou peut-être hier, je ne sais pas"

A obra L'Étranger faz parte do Ciclo do Absurdo de Albert Camus composta também pelo ensaio O Mito de Sísifo e a peça teatral Calígula.

O Estrangeiro começa com uma das frases mais famosas da Literatura e, de simples ataque súbito, já revela a complacência do protagonista com os acasos do tempo. Monsieur Mersault é um homem que perde sua mãe na primeira linha do livro. (e isto não é um spoiler, nem deveria ser).

Porém, como bom absurdista de Camus, pouco demonstra alteração de humor.
De que adianta, afinal, viver, se todos morremos no fim? De que adianta amar, sofrer? De que adianta trabalhar por décadas, ajudar o vizinho, perder tempo em discussões pífias, suar e tentar construir algo que se erodirá após a vida?

Um leitor que acaba por entender os signos da narrativa acabaria por se perguntar: "de que adianta eu ler este livro?"

De que adianta, também, eu continuar a fazer essa resenha?

Carlos.Bonin 26/12/2023

C'est un voyage pour l'intérieur d'un homme
C'est le deuxième livre de Albert Camus que j'ai lu. C'est le premier livre de Camus que j'ai lu que c'est un roman, et j'ai l'aimé.

Nati 07/02/2015

Le livre suscite des réflections: on doit condamner à mort tous les individus qui ne souhaitent pas le bon fonctionnement de la machine? Cela est un côté défectueux? D’où vient l’obligation de collaborer moralement? Qu’est-ce qu’on considère une bonne organisation? L’humanité doit suivre son chemin sans accroc?
Monsieur Mersault attend la réponse à son appel et continue à vivre une vie subordonnée et sans éclat. Au chemin de son execution, il affirme que les sirènes qui hurlaient « annonçaient des départs pour un monde qui maintenant m’était à jamais indifférent ».
Le chaos souffert par le personnage expose l’apathie en face de l’absurde de l’existence et de la solitude de l’être humain vis-à-vis l’universe.

Pedro 22/12/2013

L'Étranger
O livro é muito bom! Muito bom mesmo. O Sr. Meursault é absolutamente louco, e toda a história se desenvolve a partir das atitudes frias e pouco refletidas dele, o que é interessantíssimo. Estamos acostumando com personagens sentimentais, apaixonados e dramáticos, e Meursault aparece como um tapa na cara. Não compreendemos ele, não gostamos dele, nem mesmo achamos ele interessante, e mesmo assim, torcemos por ele até o fim! Recomendo sem dúvida.

Fimbrethil Call 22/10/2009

Estranho
Pra falar a verdade, eu não gostei muito desse livro. Tive que ler para um curso de francês, e achei muito estranho, o personagem principal parece que não tem personalidade nenhuma, é tudo meio enevoado o tempo todo, a história é descrita pelo ponto de vista dele, quase como Tom Cruise em Guerra dos Mundos, bem neurótico e tenso.
Realmente bem estranho...
Luhhh ^___^ 21/03/2010minha estante
Legal a tua resenha =)

Tb vou ler por causa do curso de FR, é q pedi um romance em francês p/ eu ler, para treinar o francês, nunca li nenhum romance em francês e me indicaram esse...

Gabriel 17/02/2024

Super
?Un homme qui tuait moralement sa mère se retranchait de la société des hommes au même titre que celui qui portait une main meurtrière sur l?auteur de ses jours?

Jacques.Bourlegat 18/09/2016

L'étranger
Quando era adolescente costumava de relance, nas livrarias, ler a sinopse do livro de Albert Camus e, só a questão do personagem principal ser acusado de assassinato e condenado à morte não me interessava. Ainda lembro que pensava comigo mesmo "que drama!!". Hoje...alguns anos depois (uns rsrs) li com interesse esse romance. E muitas reflexões brotaram. Sobre o ser (indivíduo) e sua atuação (ou não) na sociedade. Sobre a razão da existência do ser e suas interações com os outros numa existência que passa num piscar de olhos! Portanto esse livro não é para qualquer um...nem para qualquer idade!!! Isso já é uma primeira constatação! L'étranger fala como o personagem principal (Meursault) está alheio à vida e aos sentimentos proporcionados por ela. Sua experiência de vida acaba nos parecendo insossa. Daí podemos nos questionar qual o sentido de nossa existência? Nascer, comer, beber...morrer! Trabalhar, casar, amar, o que nos move? Ganhar mais dinheiro é suficiente para realizar-nos? Cada um terá uma resposta diferente... Talvez o outro não entenda e será estrangeiro/estranho. Talvez em algum momentos de nossas vidas somos l'étranger para os outros.
Thamires 27/08/2017minha estante
Sua resenha me motivou a ler :)

Nana 26/08/2022

Clássico francês
?Pour que tour soit consommé, pour que je me sente moins seul, il me restait à souhaiter qu?il y ait beaucoup de spectateurs le jour de mon exécution et qu?ils m?accueillent avec des cris de haine.?
Foi minha primeira leitura de um livro em francês e foi bem difícil. Livro com vocabulário complexo, bom para revisar o passé composé.
Apesar disso, recomendo a leitura!

_luca_ 07/01/2024

L'étranger est un roman marquant de l'écrivain du XXème siècle Albert Camus. Le roman est écrit à la première personne et raconté par le personnage principal Meursault à l'imparfait et au passé composé. Dans la première partie le personnage raconte comment il mène sa vie de manière tranquille et indiférente; dans la deuxième partie Meursault raconte son emprisonnement et son éxecution - il est condamné pour ce qu'il était et non pour ce qu'il a fait. Ce livre m'a fait me remettre en question: sommes-nous ce que nous sommes ou ce que nous faisons?

Paula 09/03/2022

Impecável!
Uma história que conta a maldade diária, a ambivalência do ser humano, a indiferença do mundo sobre nossas vidas e, talvez, o inverso. A dureza dos homens em sacrificar no alto de suas certezas alguém que, por não saber mentir nem chorar, acreditam não se parecer com eles.

Lia 26/05/2022

"Je l'avais cherché en vain. Maintenant, c'était fini."
"ehhh la solitude...." Comment dit l'incroyable chanteur Leo Ferré!
mais, c'est la vie. Et la vie est noir, indifférent et... étrange. Plus de tout, étrange.
Un bon livre pour passer le temps. Bien sûr, aussi, pour questionnar l'existence.
Albert Camus est le petit souris de la fausse tranquillité.