Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei

Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei Paulo Coelho

Resenhas - Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei

Jorge 02/08/2020

Complicado...
Eu iniciei a leitura desse livro há uns 10 anos, porém não consegui terminar. Dessa vez terminei, porém demorei algum tempo para processar a história e o intenção do autor e por isso demorei para fazer a resenha.
O que posso falar do livro ? É um bom livro, traz a história de um amor de infância, onde depois de muito tempo Pilar é convidada para a palestra que seu amigo de infância dará e a partir daí tem todo um desenrolar, porém não é só isso, tem toda uma parte religiosa durante toda a trama, onde no decorrer Pilar recupera sua fé.
Enfim, não é um livro para todo mundo, principalmente por conta da parte religiosa que envolve toda a trama, mas sim eu recomendo a leitura.

Obs: Para os católicos ou as pessoas que entendem um pouco sobre renovação carismática, santos e principalmente Maria fica um pouco mais tranquilo para entender algumas partes, porém tem vários erros e por isso 3,5 estrelas
Angel's Roses 22/08/2020minha estante
curtiu?

Jorge 22/08/2020minha estante
Sim, achei bem interessante, mas deixo o alerta, tem uma parte religiosa intensa, então pode não agradar tanto por conta disso.

leosilva 23/12/2022minha estante
Esse livro é bom, mas achei meio enjoativo em certas partes.

Carla 20/03/2009

Pra chorar de tão ruim, nunca na história da literatura (neste caso não literatura) uma estória poderia ser tão previsível, a cada palava você sabe exatamente o que vem a seguir. Paulo Coelho é tão escritor quanto minha gata poderia ser ao pular em cima de um teclado.
Cláudia 07/12/2009minha estante
Coitada, garanto que a gata escrevia algo muito melhor.

Heder Duarte 04/03/2013minha estante
Cheguei ao 5º capítulo com muito esforço pois esse livro é uma bosta. É mal escrito, meloso, enfadonho e cansativo com uma narrativa pobre e com uma previsibilidade que beira a morbidez.

Não entendo como Paulo Coelho possa ser um dos escritores mais vendidos e conhecidos do Brasil. Não entendo como ele pode ter se tornado um imortal da Academia Brasileira de Letras.

Léo T. 09/08/2013minha estante
Livro Muito ruim! O que ele (Paulo Coelho) está fazendo na academia dos imortais?! Machado de Assis Revira-se em seu túmulo!

Alisson 29/02/2016minha estante
Melhor resenha kkk

ANSELMO MARIO 03/06/2016minha estante
Gostei Do livro.....
Para mim não é previsível, pois a cada capitulo EU me encontrei mais, como a personagem central (Pilar) somos também dia a dia tentados a deixar nossas personalidades comodas e presas a facilidade do dia a dia e provar algo novo, Pilar resolveu ir alem, e provar essas novidades..., Uma pergunta me Sobrou....Quantas pessoas não estão presas em si mesma ?? , Será que você que esta lendo isso aqui, consegue se libertar das suas amarras ???

setantarpgs 07/07/2017minha estante
Concordo. O livro é super previsível e parece ter sido escrito para atender a um determinado número de páginas, exigidas pela editora. As ''viagens'' são sem sentido e os diálogos entre as personagens são cansativos e rasos. Abandonei facilmente.

Evy 02/05/2011

Na Margem do Rio Piedra eu sentei e chorei...
"Conta a lenda que tudo que cai nas águas deste rio - as folhas, os insetos, as penas das aves - se transforma nas pedras do seu leito. Ah, quem dera eu pudesse arrancar o coração do meu peito e atira-lo na correnteza, e então não haveria mais dor, nem saudade, nem lembranças".

Há muito tempo eu queria ler este livro. Já li alguns livros do Paulo Coelho e confesso que ele não está entre os meus favoritos, nem mesmo na lista dos que gosto, mas pelo menos duas das obras que li valeram a pena. Esta é uma delas.

"Quem ama venceu o mundo, não tem medo de perder nada. O verdadeiro amor é um ato de entrega total".

A história trata da importância dessa entrega. Pilar é uma estudante que se deixou levar pela vida, mas decide encontrar um velho amigo de infância por quem foi apaixonada. Quando o encontra, descobre que ele é seminarista e juntos vão trilhar um caminho espiritual em busca de encontrar cada um a sua outra parte, através da experiência diária do amor, vencendo medos e conflitos que acompanham esta caminhada.

O livro tem uma história bonita de fé, amadurecimento, amor, descoberta e força espiritual. A narrativa não é monótona e prende a atenção. Sem contar que entre a narrativa é possível encontrar algumas belas citações.

Gostei da leitura e recomendo!

Sofidajaca 22/03/2023

Um livro sobre reflexão
Nas margens do Rio Piedra, é um livro que dentre os muitos temas tratados, nos traz principalmente a reflexão. Seja ela sobre a mudança, sobre o destino e principalmente, o amor.
O medo de se arriscar, de fazer coisas novas. Quanto já não deixamos de fazer, porque nossa "outra" dizia que era errado? Somos levados por forças íntimas que nos prendem até mesmo de sermos felizes.
Ainda, traz um tema de certo "tabu" pra igreja católica, a face feminina de Deus, a Virgem, que inclusive em muitos momentos do livro guia os personagens.
Por fim, espero que as mágoas sejam levadas pelo Rio Piedra e as reflexões fiquem para vida. ?
Um ótimo livro.
Mimi Macedo 22/03/2023minha estante
Um dos melhores de Paulo Coelho q li

Sofidajaca 22/03/2023minha estante
Gostei bastante tbm

Dilva 22/03/2023minha estante
Amo esse livro. Foi o primeiro livro do Paulo que eu li e que abriu caminho para os demais livros do escritor.

Sofidajaca 22/03/2023minha estante
Estou adorando os livros dele

Pittspin 22/03/2023minha estante
Sim...excelente..

Isabella624 17/12/2022

Um mocinho sem nome de novo
Achei uma história leve, calma e fluída, bem diferente dos outros livros do autor que li.
É uma história de amor que vive através dos anos. Pilar é uma mulher forte que planejou a vida inteira, e fica nervosa e com medo quando sai da zona de conforto. E é exatamente isso que acontece quando ela passa dias com o amigo de infância, que não se encontram há anos, um amor que ela sabe ser quase impossível. O livro inteiro é uma batalha com o consciente racional dela, tentando fazê-la se entregar ao amor e a aventura sem pensar nas consequências.
No meio disso tudo, ela recupera a fé em Deus e aprende mais sobre a vida evangelista do amigo, que tem uma jornada linda de fé e crença.
Gostei mesmo do livro por trazer um amor forte entre duas pessoas, falando da força do amor, da importância de se arriscar, de esperança e fé.

Dai_tck 14/01/2021

Não era bem o que esperava
Li por recomendação de amigos e é o segundo do autor.
Confesso que pelo entusiasmo dos indicadores, esperava outro resultado, mas as cinco estrelas são merecidas. O livro é encantador.
Valeu a pena leitura??
Pati 15/01/2021minha estante
Comenta aqui qual era o resultado que vc esperava! Fiquei curiosa :)

Beatriz3345 24/02/2024

Quebrou as minhas expectativas
Depois de ter lido ?O Alquimista? do Paulo, fiquei encantada e já comprei mais livros dele, um deles sendo o rio piedra, mas eu simplesmente detestei esse livro, me decepcionou demais. Para não falar que eu avalio como um 0, eu coloquei um razoável, pois ainda cheguei a ver algumas partes motivadoras que eu grifei. Mas de resto??? A mistura desse romance babaca com questões espirituais é simplesmente detestável, tive vergonha alheia quando a Pilar falou sobre estar sendo penetrada e agradecendo a Deus ?pq ele estava ali dentro dela?
catalleeena 24/02/2024minha estante
paulo coelho é 8 ou 80

Dani 30/07/2010

Motivos
Tenho uma amiga, que sabe que todo ano releio este livro e tenho certeza que a mesma se pergunta o porque?
Bem, este livro nos relata uma pessoa com metas, objetivos já traçados, mesmo que com isso ela deixe de lado viver um pouco a vida, estar sem paixão, se arriscar, se surpreender, e com isso também , conhecer sua fé!
Esse livro me ensinou que não é necessário se ter metas a longos prazos, que viver agora é uma dádiva única, e que muitas vezes deixamos passar, que se faz necessário conhecer as pessoas ao nosso lado, se arriscar, amar, chorar pela perda, sobreviver, e com isso, descobrir que mesmo que traçamos metas, muitas vezes as mesmas não são como desejamos.
Eu já sentei e chorei e você?

Andressa.Julia 20/03/2022

Perfeito, perfeito e perfeito!!!!
Não há palavras para descrever essa história que me hipnotizou. Li esse livro em menos de dois dias, uma história linda, cheia de fé, mistérios e muito muito amor.
O resgate da fé em Deus e em nós mesmos, o enfoque em viver a vida e não apenas deixá-la passar.
Um livro sem igual, uma história de amor lindo e emocionante.
Um livro inesquecível, Paulo Coelho me surpreendendo mais uma vez. Obrigada, é tudo o que tenho a dizer sobre esse presente Paulo.
Luana.Salviano 20/03/2022minha estante
?????? eu tbm adorei esse livro

Andressa.Julia 20/03/2022minha estante
Incrível né Lu ????

Milera 14/03/2023

Sentei e sorri
É um livro que trata da perda da fé, da falta de autenticidade que perdemos ao longo da vida para nos enquadrar ao que é o "normal" e aceito na sociedade, em como nos perdemos das nossas raízes e sonhos e em como podemos nos reconectar e sempre aprendermos com nós mesmos. Que sempre teremos mudanças, mas se procurarmos, a nossa essência sempre será a mesma. Embora que se encontre vários questionamentos no decorrer da leitura e que percebemos que tudo depende de pontos de vista.
O primeiro livro que leio do Paulo que não me deu a estiga que já sou acostumada quando pego um dele pra ler, mas creio que seja só o momento porque a mensagem que ele passa é admirável.

Nicolas388 20/10/2023

"Deus escondeu o inferno no meio do paraíso."
Pilar e seu amigo de infância não-nomeado se separam e voltam a se reencontrar onze anos depois. Durantes viagens entre Espanha e França, tentam acertar as pendências de seu passado.

A simplicidade na escolha das palavras pelo autor não se traduz em simplicidade na narrativa, mas sim em uma fluidez que nem me fez perceber que estava lendo. Coelho demonstra um domínio narrativo ao criar uma trama que se desenrola em sete dias, evocando simbolismos religiosos e mitológicos que adicionam profundidade à história. Esses simbolismos, como a referência ao salmo 137 no título, enriquecem a experiência de leitura e provocam reflexões sobre a natureza do amor e da fé. Mesmo eu, que não sou uma pessoa religiosa (embora, como a maioria que foi criada neste cristão país laico, tive criação e educação católica), pude relacionar-me com a religiosidade que permeia todo o livro.

Uma das ideias mais marcantes da história é a de que Deus criou homem e mulher à Sua imagem, abrindo espaço para a manifestação de uma divindade feminina. Ao longo da história, o feminino é constantemente enaltecido, trazendo à tona a importância da equidade de gênero e da valorização da mulher na esfera espiritual.

No fim, o amor humano é deixado de lado, e o Rio Piedra surge como uma metáfora de movimento, da continuação da vida, apesar de tudo.

roses in winter 23/12/2021

na margem do rio piedra eu sentei e chorei - 2021
livro leve, fala sobre retomar a fé após encontrar um amigo e amor de infância, recomendo. gostei, mas não é uma obra que eu compraria para ter na minha estante
quatro estrelinhas de cinco.

mariana 27/03/2024

Dou cinco estrelas porque ele foi essencial para o momento da minha vida. eu precisava ler este livro, e sinceramente, que puta livro bom. TUDO É BOM. nao tem defeito em nada seloko. pedro coelho maceta de maaaaaaaaais
oceansreads 27/03/2024minha estante
esse livro é uma obra prima!

Thiago.Moretti 26/12/2021

Em Nas margens do Rio Piedra eu sentei e chorei de Paulo Coelho, acompanhamos a história de Pilar, uma jovem que reencontra um amigo de infância e nele redescobre o amor, a vontade de viver e explorar o futuro de forma incerta apreciando a emoção do desconhecido. O autor nos mostra a face feminina da religião católica, ensinando sua importância e significado.
O livro me trouxe algumas reflexões sobre o amor e o sacrifício que necessita ser feito para sustentá-lo, mas ao meu ver a história é bastante rasa e simples, comparada a outras obras do mesmo autor. Ainda assim, vale a leitura pelas reflexões.

Marília 20/09/2021

Sem sentido
Os personagens deste livro são: Pilar e o seu amigo de infância (que eu passei leitura toda sem perceber que em nenhum momento é mencionado o nome dele). Separados durante 11 anos, se reencontram e através da fé, revivem o amor da infância.

Esse foi o primeiro livro de Paulo Freire que não gostei, pois achei a estória um tanto sem sentido. Aparentemente ele queria usar esta estória para que os leitores acreditem no amor, na fé, na paciência, na esperança.

Ambos os personagens são confusos e os acontecimentos do livro, a meu ver não contribuem em nada para que descubram o amor que sintam um pelo o outro, pra mim são dois desconhecidos, até porque em 11 anos as pessoas mudam, e muito!

Pra quem é religioso, ler este livro é um prazer, pra quem não é, abandona logo nas primeiras páginas.

Porém, achei que não foi bem escrito, e ficou sem sentido!