O Mago

O Mago Fernando Morais

Resenhas - O Mago

1 | 2 | 3 | 4 | 5

kassya 25/08/2009

Biografias.. ou voce ama ou odeia...
Já faz um tempo que estou adiando as minhas impressões sobre este livro, mas aproveitando a oportunidade que me deram, (alguém me perguntou sobre ele), vou me agarrar a esta chance e me vencer nesta batalha, estava pensando em ler novamente, mas é impossível.
Esta foi a minha primeira biografia... E sabe como são as biografias, né?

Ou você AMA ou ODEIA.

De verdade, não curti muito. O cara sempre foi meio nebuloso. Acredito que eu comecei pelo pé esquerdo nessa caminhada de biografias.
O Autor foi bem, escreve bem, entretém, mas ainda assim, não gostei.
Não gosto muito da minha sinceridade, mas é uma característica que possuo fazer o que, administrar. Vou esperar uma nova oportunidade de ler outra biografia e, ai quem sabe eu mude de opinião !
Alysson 09/10/2009minha estante
eu odeio.

maria 22/10/2009minha estante
eu odeio

Lilia Carvalho 04/08/2010minha estante
Eu siimplesmente amo as biografias...

Márcia 22/04/2014minha estante
Eu sou apaixonada por biografias!

Jéssica 28/05/2019minha estante
Todo ser humano é nebuloso. Não tem por que pintar alguém de 100% bonzinho, nem 100% mau. A função das biografias é essa: mostrar uma pessoa como humana que é.

Letícia 03/10/2010

Paulo Coelho – O Sucesso de mãos dadas com a Crítica
Nunca havia entendido claramente, por que o escritor que eu mais adoro ler, sempre foi tão criticado neste país.
Muitas pessoas já me disseram que não gostavam de seus livros, e quando eu perguntava qual elas haviam lido, me surpreendia ao ouvir: Nenhum!
Então por que tanta antipatia atribuída gratuitamente?
Este foi um dos motivos que me fez sofrer de amor a primeira vista - num estante da 21º Bienal do Livro, no Anhembi – e comprar o livro chamado “O Mago” escrito pelo jornalista e escritor Fernando Moraes. Talvez seja a biografia mais esclarecedora que já li.
É verdade, Paulo nunca foi um santo, usou e abusou das drogas, encorajou pessoas a entrarem nesta onda, criou a Sociedade Alternativa juntamente com Raul Seixas (mas o que poucos sabem), é que ela nada mais era do que uma invocação ao demônio.
Teve várias mulheres, das quais por algumas sofreu por amor, e outras tantas não passaram de simples companhia no caminho da vida.
Foi internado no manicômio pelos pais, quando era adolescente, e por motivos exagerados, passou por várias sessões de eletro choque, sem que isso fosse verdadeiramente necessário. Foi privado de viver, e de ter a chance de abraçar seu maior sonho, o de ser escritor. Mas isso talvez tenha o motivado ainda mais.
Seus pais eram muito severos, queriam que ele seguisse uma carreira ao menos próxima do pai, que era um rígido engenheiro.
Mas o que Paulo queria era absolutamente ser escritor. Escreveu diários intermináveis contando quase tudo que acontecia em sua vida. Diários que foram abertos ao livro, e tem vários trechos importantes publicado nele.
E pra quem imagina que as coisas foram fáceis pra ele, afirmo que não foram. Começou fazendo teatro infantil, e teve que bater em muitas portas pra chegar pelo menos perto do seu sonho de escrever. Acabou se destacando no teatro e começou a escrever peças, e foi aí que a crítica começou a carnificina. Deu aula de teatro, onde divulgava de forma indireta a seita O.T.O.
Ficou fascinado com leituras satânicas, talvez pelo fato de ser tabu, (como hippie, acredito que buscava um motivo que chocasse a sociedade). E acabou se aprofundando neste buraco negro. Até o dia em que teve um encontro com o Demônio, e não foi uma visita cordial, e nunca mais ele quis saber sobre essas coisas.
Mas como sempre teve esse lado místico, anos depois acabou conhecendo o Mestre Jean, que o introduziu nos caminhos da bruxaria.
Mas em meio a parceria com Raul Seixas, a quem ele chama de “inimigo íntimo”, acabou sendo prezo pela ditadura, e por um pouco não se tornou mais um dentre os muitos desaparecidos desta época. Neste ponto acredito cegamente, que ele veio a este mundo para cumprir está missão de escrever, e não sairia dele sem cumpri-la.
Mas pra quem pensa que a vida dele era apenas de drogas e rock and roll, está muito enganado, ele devorava os livros, de todos os gêneros, aproximadamente 90 por ano. Perseguindo o sonho de ser escritor, travou muitas batalhas, em tantas se saiu mal, mas não desistia de ir em frente. Mesmo passando por crises fortíssimas de depressão, e pensando em suicídio.
O que reforça minha tese de que ninguém é feliz sozinho, foi que com quase 40 anos conheceu sua atual esposa, na qual estão juntos há mais de 25 anos, e foi só depois de conhece-la que as coisas começaram a desenvolver na carreira de Paulo. Ela era o equilíbrio que sempre lhe faltará pra chegar onde queria.
Após alguns livros que nem merecem ser citados, ele escreveu seu 1º sucesso, “O diário de um Mago”, após fazer a peregrinação no caminho de Santiago – no Chile. E a crítica arrasou o seu livro em todos os possíveis jornais. Mas isso nem passou perto das livrarias que vendiam números incríveis.
E assim sucedeu em quase todos os seus livros, sucessos arrasadores se multiplicando por todo o mundo, e os críticos brasileiros sem trégua massacrando cada um de seus livros.

O motivo de eu tentar resumir, quase de maneira impossível, sessenta anos de vida que já foram resumidos em 630 páginas, nesta humilde resenha, não é pra divulgar os livros do Paulo Coelho, mas provar como a mídia influencia nossas vidas e gostos. Esforço esse que poderia ser em grande peso usado para incentivar a leitura, mas não é interessante um país de leitores pra muita gente poderosa que vive por aqui. E poucos sabem o poder que tem um livro na educação e no nível de cultura que há dentro de cada pessoa. Não importa se for rico ou pobre, basta conversar com quem lê e com quem não tem esse hábito, e sentir nitidamente a diferença que existe no modo de falar, d expressar suas idéias, de impor seus conceitos e afirmar seus ideais. Um livro não forma seguidores de bruxaria, seitas, seguidores do Bispo Macedo ou Allan kardec, mas constrói uma mente pensante, capaz de avaliar com mais clareza esse caldeirão maluco que se tornou o mundo onde vivemos. Mentes questionadoras, que não se contentam em basear suas convicções pela opinião de um e outro, mas que se baseiam no conhecimento puro e genuíno adquirido ao longo da vida.
Mentes revolucionárias, que estão cansadas de tanto papo furado de novelas (que roubam nossa inteligência pouco a pouco) e nos transformam em seguidores da Rede Globo.
Eu leio Paulo Coelho porque seus livros me fazem sonhar, refletir em conceitos nunca antes vistos, e nem por isso pretendo ser feiticeira. Vou ler um livro falando sobre Maçonaria sem jamais querer me associar a isso, pelo simples fato de querer aprender sobre isso, ter conhecimento sobre algo que poucos têm. E o prazer da leitura está aí, em poder conhecer qualquer assunto, basta escolher.
Meus queridos, vamos nos excluir deste rolo compressor que é a sociedade mascarada de mídia, e trabalhar nossas mentes em prol do que é verdadeiro. Sem manipulação, questionando cada coisa errada que vemos ao nosso redor. Só assim poderemos começar a construir algo de bom, num lugar corrompido por tamanha falta de caráter que se tornou este planeta. E criticar sim, mas aquilo que conhecemos, e não porque alguém nos disse que era ruim. Porque o sucesso de alguém sempre causará mais inveja do que admiração.

Letícia Gomes
Cristal 30/04/2012minha estante
Nossa!amei,assim que tiver o livro do Paulo coelho no meu grupo de debate skoob eu vou copiar e ler para todos. Você disse tudo sobre ele.

Lani Santos 07/06/2013minha estante
Belíssima resenha!Parabéns!

Carlos (Cesgo) 12/09/2013minha estante
Bela resenha, Letícia, tb li "O MAGO". Mas gostaria de corrigir sua desinformação sobre a base onde fora escrita "O Diário de Um Mago". Ele percorreu sim o caminho de Santiago, mas este caminho nunca foi no Chile, como sua pessoa referiu nesta portentosa e admirável escrita. "Santiago de Compostela" fica no noroeste da ESPANHA, quase meio planeta distante de Santiago do Chile. Releia o livro e repare o erro informado na bela resenha da amiga.

Camila 09/03/2015minha estante
Resumiu muito bem o livro. Como você falou, a missão dele é ser escritor, e nada poderia impedir! Admiro o Paulo mais ainda depois de ler a sua biografia!

Ricardo.Luis 01/04/2017minha estante
Falou Tudo! Resenha que vai direto ao ponto!

Jacy Coelho 12/06/2014

Desafio Literário Skoob 2014 - Maio (biografia)
Então, escolhi esse livro por dois motivos: primeiro, li alguns livros de Paulo Coelho, quando adolescente, e apesar de seus livros não me interessarem mais, achei que Paulo Coelho poderia dar um personagem muito interessante, até porque não renego nada que eu tenha curtido no passado. Segundo, porque Fernando Morais é Fernando Morais e um livro dele não deve ser ruim e ponto final.

Daí que eu estranhei que o primeiro capítulo seja pura rasgação de seda. Até no jornalismo literário tem que haver um limite, e (creio eu) sugerir que a mídia não gosta do Paulo Coelho por puro /recalque/ ultrapassa esse limite.

Por outro lado, a história do “escritor de multidões” me surpreendeu um pouco. Não por ter nascido morto, ou por ser um péssimo aluno, ou por ter sido torturado na ditadura (isso não ficou muito claro pra mim), mas porque ele me parece ser uma pessoa sempre em cima do muro, um tanto quanto covarde. Ok, talvez seja apenas minha interpretação.

Dos pontos altos, o fato dele ser um plagiador, um manipulador, de assinar textos que não são de sua autoria, e principalmente, o fato do Mago deixar tudo isso ser publicado.

O livro só começou a acontecer pra mim, depois que ele conhece Raul Seixas, e confesso que fiquei com mais vontade de ler uma biografia do Raul do que continuar com essa. Mas é a partir daí (quase na metade do livro) que realmente fica mais interessante.

Fernando Morais consegue revelar todos esses pontos ‘polêmicos’ e também revela o motivo de elegerem o Paulo Coelho pra ABL, mas não conseguiu me tirar a impressão de que O Mago Paulo Coelho não passa de um personagem criado pra vender mais. Mas não sei se essa impressão é culpa do biografado, ou por inabilidade do biógrafo.

Falo isso, porque algumas vezes fiquei com impressão de que algumas passagens eram bem desnecessárias à história. E também algumas informações que faltaram pra mim. Exemplo, ele fala tantas vezes do trauma do Paulo Coelho de dirigir, faz questão de falar sobre o trauma, pra do nada, Paulo Coelho aparecer dirigindo...e como foi que ele superou esse trauma? Do nada?

Outro fato é que no primeiro capítulo ele dá a entender que Paulo Coelho é um milionário desprendido de bens materiais, que só tem duas propriedades, uma em Copacabana, outra na roça da França, mas ao longo do livro que a gente vê é um Paulo um tanto quanto obcecado por grana e com várias propriedades...quando que o desapego aconteceu?

De qualquer maneira, não deixou de ser um personagem incrível. O livro não me fez ter vontade de ler um livro dele ou algo do tipo, mas ler uma biografia é sempre bom, de um escritor, melhor ainda, pelas mãos do Fernando Morais, então melhor. Se joguem!
Flávia 13/06/2014minha estante
Fala de mim, mas suas resenhas são excelentes. E sinto a mesma coisa, vontade de ler o livro só por causa da resenha.

Fiquei curiosa com o Paulo Coelho, viu? Ele me parece uma incógnita.

Jacy Coelho 15/06/2014minha estante
se quiser, te empresto!, o que é meu é seu...quer dizer...quase tudo srsrsr

Flávia 21/06/2014minha estante
Eitcha!!!! O problema atual na minha vida é tempo!! Quero pedir tantos emprestados, de várias pessoas, mas sei que vou encalhá-los aqui em casa, então estou me segurando...

leoregis 16/09/2016

Confirmei minhas impressões: Paulo Coelho é uma farsa!
O livro é bom. Gosto de biografias e essas é bem feita. Não gosto do Paulo Coelho, mas mesmo assim esse livro me atraiu. A história da vida dele é interessante de ser lida, especialmente por seu envolvimento com Raul Seixas. E também queria tentar descobrir por que, ou como, alguém com ideias tão vazias e que escreve tão mal, pode ser um dos maiores fenômenos da literatura pop mundial. E lendo essa biografia eu confirmei isso, ou seja, o cara é uma farsa. Um bufão, covarde e com sérios transtornos psíquicos, que estava fadado a uma vida fracassada, mas por sorte acabou encontrando uma fórmula de sucesso. Ok ele tem algum mérito ao encontrar essa fórmula, mas ao ler essa biografia, se eu já o achava um idiota antes sem conhecer muitos detalhes de sua vida, agora acho ainda mais. Mas enfim, como personagem rende boas histórias e o Fernando Morais soube contá-las. Nem só pessoas geniais, "perfeitas" e que você admira rendem boas biografias. Vale a leitura.
Fabio 16/09/2016minha estante
Legal o seu texto Léo. Fiquei interessado em ler sobre " O Mago" e essa formula alquímica de transformar tinta e papel em ouro.

Fiquei curioso quanto a sua opinião sobre o Paulo Coelho, me dê um exemplo que justifique por exemplo os transtornos psíquicos.

Não tenho nada contra ele, e nem a favor. Tentei ler alguns livros dele e só consegui terminar um, e não gostei. Inclusive postei a resenha aqui no Skoob.

leoregis 16/09/2016minha estante
Bom, se não se importar com "spoiler" do livro posso dar exemplos, rsrs

Ele foi internado em hospício 3 vezes durante a juventude. Talvez tenha sido exagerado e as "técnicas" usadas naquela época mais prejudicavam do que ajudavam. Mas claramente os pais dele achavam que ele tinha problemas. Algumas coisas da juventude dele podem ser caracterizados como um comportamento meio "´hippie" típico dessa época, mas outras tipos ter ataques de fúria e quebrar a casa toda, não. Fez "pacto" com o diabo mesmo morrendo de medo dele e de tudo. Depois diz que vivenciou situações meio inexplicáveis e cancelou o tal pacto. Enfim... lendo o livro de forma geral a gente percebe que o cara não é bom das ideias. Isso mesmo que em uma biografia dessas o autor sempre vai tentar puxar a sardinha pro lado do biografado, ainda mais estando ele ainda vivo. Foi isso que eu quis dizer com transtornos psíquicos.

Eu também só li um livro dele ainda na adolescência, há muito tempo atrás. Depois disso li talvez apenas trechos pequenos. Mas é o suficiente pra saber que a temática dele e o estilo de escrita são muito fracos. Mas tem muita gente que adora. São todos uma coisa assim meio auto-ajuda misturada com espiritismo, e eu odeio as duas coisas. Fora que, segundo os entendidos, ele escreve mal mesmo, comete erros gramaticais e de sintaxe. Algo pra mim imperdoável pra um escritor desse calibre.

RUDY 12/07/2015

Análise crítica e do autor:
Bem difícil fazer análise de uma biografia, afinal, quem sou eu para analisar anos de pesquisas de uma figura emblemática como um escritor polêmico, controverso e fantástico como Paulo Coelho? Como questionar acontecimentos vividos e alguns tão drásticos? Difícil, né? Mas vamos lá falar sobre meus sentimentos em ler toda história.

Começo falando do que me incomodou que foi o fato da leitura ser lenta, a fazia de forma esporádica, lendo com atenção para não perder um fato sequer que fosse, e aí a leitura se arrastou por quase dois meses...

Poder adentrar no mundo descrito por Fernando Morais sobre tudo que aconteceu nos 60 anos de vida de Paulo Coelho, foi uma viagem alucinada, como a própria vida do Mago, tão polêmica e em certos aspectos, constrangedora.

Ao contrário de muitos leitores brasileiros, que contestam a forma como Paulo Coelho escreve e nem o consideram escritor e acham que ele apenas quer vender livros, sempre gostei dos livros e das mensagens passadas por ele e esse fato é que me levou a querer conhecer um pouco mais sobre sua vida e como chegou ao sucesso.Sempre o admirei, entretanto, a leitura desse livro me deixou chocada...

Detalhes desde o nascimento, sua voz, seus tiques, suas experiências arrasadoras, suas buscas pessoais, experiências com drogas, enfim, tudo pelo que passou, vou bem revelador e prova que a vida pode dar tantas voltas e no final tudo dar certo (ou não)...Foi bem esclarecedor para mim.

E aí ressalto a habilidade do autor em poder compilar 60 anos em 600 páginas, juntando documentos, fotos e fatos que corroboraram na veracidade de vida do maior vendedor de livros traduzidos, mais até do que Shakespeare.

Recomendo sim o livro, mas apenas para aqueles que tem curiosidade e paciência para manter uma leitura apurada e tem interesse na vida de Paulo Coelho, e aí incluo os fãs de Raul Seixas, porque sei que muitos só leram esse exemplar para se aprofundar nessa época da vida do Mago.

Eu gostei, entretanto reconheço que não é um livro para todos, apenas para um nicho de fãs que querem conhecer melhor seu ídolo.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/07/resenha-37-o-mago-literatura-nacional.html
Michelle 14/06/2022minha estante
Paulo é genial

Angela Cunha 01/04/2023minha estante
Engraçado que uma vez, bem mais jovem, eu fui e comprar uma coleção de 10 livros do Paulo rs
Li tudo de uma vez e? Acabei doando para uma biblioteca na minha cidade.
Eu acho que era bem mais doida que sou hoje rs
Beijo

Priscilla 15/12/2016minha estante
undefined

Cristina117 19/03/2024

Gostei tanto do livro que depois dele peguei ranço do Paulo Coelho, nunca mais li uma linha do que ele escreveu?
É como dizem, se a biografia é bem feita, certamente vc terá raiva do biografado!

Felipe B. Cruz 16/02/2009

O autor se envolveu com o biografado
Me parece que o autor se envolveu demais com o biografado. Acredito que existam passagens da vida de Paulo Coelho que foram suprimidas, até porque, Paulo Coelho ainda não morreu e, por isso mesmo, algumas coisas podem não ter sido descritas na biografia. Ponto positivo para a abertura dos diários de infância de Paulo, que revelam bastante coisa sobre a sua intimidade

F . 16/05/2009

Uma história bem contada. Acho o Fernando Morais um bom biografo, o livro, apesar de ser longo, tem ritmo, mas quando terminei, achei que estava faltando algo. A história do Paulo Coelho, pelo menos para mim, não ficou lá muito bem esclarecida, e talvez, muito do que foi relatado partiu do diário do próprio escritor, logo, mesmo não tendo noção, ele meio que determinou o que seria dito a seu respeito... Mas, também, o que será que eu queria? O nome do mestre dele? A fómula mágica para ficar rico, o detalhamento de sua conta bancária? Eu sei, é pedir demais.

KatiaMaba 03/05/2009

Não sou fã de carteirinha das obras de Paulo Coelho, mas, em minha opinião o empenho do biógrafo Fernando Morais é o que faz valer a pena acompanhar suas publicações.
no decorrer da leitura eu convivi com a seguinte dúvida: "Na sequencia eu quero ler uma obra de qual dos autores?".
Esta dúvida originou-se da riqueza de detalhes nesta biografia e nos autos e baixos da vida de Paulo Coelho até os 60 anos.
Encontrei uma afirmação que tudo haver com o momento pelo qual estou passando: "Se vai doer, enfrente o problema logo, porque pelo menos a dor acaba."

Bruno Buarque 09/05/2009

fernando morais - o mago
Um bom livro ,escrito por um mago das biografias,
não gosto dos escritos do paulo coelho oque não me impede de gostar de sua historia de vida.

Ocelo.Moreira 21/07/2011

O MAGO - A GRANDE BIOGRAFIA
Se você é mais um que gosta de ler biografias o tanto quanto eu, O MAGO é uma das melhores que tenho lido, e aqui Fernando Morais mais uma vez prova ser um mestre como biógrafo. Essa biografia prende sua atenção do inicio ao fim, não só pelo fato de ser a incrível e instigante história sobre o maior bestseller brasileiro Paulo Coelho, mas também a maneira peculiar e perspicaz que Fernando discorre toda a história. Esse grande autor que ajudou a fundar a biografia como gênero literário no Brasil nos surpreende a cada capítulo nesse magnífico livro.

Celia.Rabelo 24/07/2009

Não é das melhores biografias que já li, francamente, achei a vida Maitê Proença mais interessante. Não pelo autor, Fernando Morais é magnífico e sinto que fez o melhor que pôde mais, sim pela pessoa em questão. Não vi nada demais na vida de Paulo, a não ser que é um filho de papai, meio doidinho, viciado em drogas, meio sem carater e que as vezes não tinha nada pra fazer e como se diz na minha terra: "ficava procurando sarna pra se coçar." Me desculpem seus fãs, já li uma obra de Paulo e não gostei. Pretendo ler outras só para tentar entender como ele pode ser considerado um dos melhores literários do mundo. Creio que deve haver alguma razão, que não seja feitiços, pactos, etc.. Livro ainda sim rico em fatos históricos e acaba trazendo informações bastante interessantes sobre determinadas personalidades, como por exemplo, Raul Seixas e a renuncia do presidente Nixon, nos Estados Unidos.

Matt 19/09/2009

Há trechos divertidíssimos, como aqueles que tratam da amizade de Paulo Coelho com Raul Seixas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5