Fantasmas

Fantasmas Dean Koontz

Resenhas - Fantasmas

Rafael 30/04/2022

Começo excelente
O início do livro é excepcional, o suspense criado te faz não querer largar o livro. Mais pro final o autor se perde um pouco, mas mesmo assim é um bom livro. Fãs de Lovecraft vão gostar.

Luiza3351 05/04/2022

A trama prende desde o início até uns 70%, depois descamba pra algo meio sem lógica e talvez um pouco forçado. As semelhanças com as obras do King são exageradas, e o romance enfiado no meio da ação faz com que seja sem graça e anti clímax. As discussões filosóficas são boas, mas escritas também de forma forçada.

Francisco 22/07/2021

“Phantoms is gruesome and unrelenting… It’s well realized, intelligent, and humane.” — Stephen King
Snowfield é uma pequena cidade que funciona como uma estação de esqui nas Montanhas Rochosas, na Califórnia, para onde Jennifer Paige e sua irmã Lisa retornam de carro, já que Jenny trabalha de médica nessa cidade. Porém, ao chegar no local, as irmãs encontram toda a cidade vazia, somente com alguns corpos mutilados ou com aparência grotesca.

Jenny e Lisa tentam solicitar ajuda da polícia de Santa Mira, uma cidade adjacente, cujo xerife é Bryce Hammond. Ao vasculhar a cidade, as irmãs veem-se constantemente observadas por uma presença desconhecida.

Quando Bryce, seus policiais, Jenny e Lisa começam a investigar os desaparecimentos e assassinatos em toda a cidade, tendo que enfrentar criaturas monstruosas lovecraftianas nas ruas enquanto buscam informações sobre suas origens e contam com a ajuda de Timothy Flyte, um arqueólogo que guarda grandes verdades sobre desaparecimentos em massa.

Aqui o autor construiu um horror ao estilo de H. P. Lovecraft e baseou-se no mistério real de um vilarejo que desapareceu da região do Lago Angikuni, no Canadá. O livro é repleto de suspense e um horror construído de forma paulatina. Koontz é um de meus autores favoritos, bem como Stephen King. Com certeza essa é uma obra mais que recomendada.

OToloDeAmarelo 22/04/2021

Fantástico!
Desde sua chegada a Snowfield, pequena e pacata estação de inverno, Jenny e sua jovem irmã Lisa sentiram uma impressão de calma estranha, Sobrenatural. O primeiro cadáver que descobrem na casa é o de Hilda, a caseira. Os olhos arregalados de terror, a boca paralisada num grito, a carne negra e empolgada. A casa vizinha está deserta, o jantar ainda quente na mesa, o estéreo toca uma sinfonia de Beethoven? Aterrorizadas, as duas jovens correm à padaria em busca de auxílio: sobre o balcão, duas mãos seguram pelas pontas um rolo de pastel. Duas mãos humanas, decepadas.
Um calafrio percorre a espinha de Jenny e de Lisa. Oculto pelas trevas, alguém ou alguma coisa as espia.

Esse livro vai te dar a sensação de que está lendo uma obra baseada na franquia Silent Hill. Estamos numa cidade cheia de gente morta e as maneiras estranhas como os corpos são encontrados não dão margens à uma explicação racional. Tudo é misterioso, coberto de névoas e indagações. Quando os vários personagens se unem e começam a experimentar acontecimentos bizarros como luzes que se apagam repentinamente, insetos gigantes, mortos que falam e andam, passam a tomar consciência que Snowfield está tomada por algo maligno - muito maligno, vai saber quando ler.

É sem dúvida uma baita de um livro e se tornou um dos meus favoritos. No começo, você sente bastante medo por não fazer ideia do que está acontecendo. Aos poucos, conforme algumas ideias vão surgindo, a atmosfera fica mais bizarra e a luta dos personagens para sobreviver é uma aventura de horror de tirar o fôlego. São tantos personagens bem escritos graças ao talento de Koontz, e o enredo é bem fluido, não para nem por um momento.

Me diverti demais lendo esse livro e seus horrores me aterrorizaram bastante. O horror de Snowfield é uma experiência avassaladora e cruel. É um livro que não dá vontade de largar de tão bom!

Ade 21/09/2020

Um autor a ser lido...
É o segundo livro que leio desse autor e uma das características que mais gostei é a de fazer com que uma história, até então, sobrenatural, seja aterrorizante por ser apresentada de forma subjetiva, deixando em aberto a possibilidade de o mal ser algo científico ou até mesmo místico! Ao meu ver ele deixa bem claro a natureza do mal na história, mas e se...
Não vou falar nada além disso, mas imploro que leia e volte aqui para comentar o que achou...

Juliano.Ramos 16/09/2020

Livro interessante, bem parecido com a escrita do King, e com a forma de trazer o irreal pra realidade. Nota 7.

Silvia.Resende 05/04/2020

Interessante
Gosto bastante de Dean Koontz, e nesse caso, finalmente ele conseguiu concluir sua historia de modo menos frustrante que em outras obras de sua autoria (Do Fundo dos Seus Olhos quase me matou de raiva). No entanto, penso que essa é uma obra muito rasa e fácil, personagens pouco desenvolvidas...
Particularmente, apesar de ser um livro leve, me custou muito ler. Achei o início meio chato e arrastado, e tive medo de uma conclusão estapafúrdia, mas, enfim, não foi mal. Podia ter lido com menos apreensão!! (Risos) Foi até legal...

Mateus 14/03/2019

Uma decepção chamada Dean Koontz
No início dos anos 2000, contava com 6 ou 7 anos e assisti ao filme “Fantasmas” (1998) pela primeira vez. Graças à minha pouca idade, fiquei extremamente assustado e fascinado pelo longa, sendo um dos primeiros de terror que vi na vida. O filme tornou-se um dos meus favoritos e assisti diversas vezes na televisão (apesar de ter achado pavoroso quando vi mais velho). Não fazia ideia que a obra era uma adaptação.

Alguns anos depois, já adolescente, encontrei o livro “Intrusos”, de Dean Koontz, perdido na biblioteca. A ótima história de terror criada pelo autor fez com que a obra se tornasse uma de minhas preferidas na época (apesar de questionar sua qualidade hoje em dia). Foi quando descobri que “Fantasmas” era baseado em um livro, também de Koontz.

Após anos de procura sem sucesso, já que o livro basicamente não pode ser encontrado à venda em nenhuma livraria ou sebo (embora tenha achado no Mercado Livre por – susto – R$ 375,00), tive a felicidade de encontrar o ebook na internet. Não perdi tempo e iniciei a leitura com expectativas altíssimas, passando dias longos e turbulentos em sua companhia. Três palavras: decepção do caramba.

Antes de mais nada, é melhor conhecer a história para entender por que o livro parece tão fascinante à primeira vista. Em “Fantasmas”, Jenny é uma médica que reside em uma pequena cidade das montanhas, Snowfield, de aproximadamente 500 habitantes. Após a morte da mãe, Jenny volta para sua cidade natal para pegar a irmã de 14 anos, Lisa, e volta para casa poucos dias depois. Ao chegar em Snowfield, encontra sua governanta morta na cozinha e descobre que todas os moradores da cidadezinha morreram ou desapareceram misteriosamente.

Em um ponto não posso negar: Koontz é ótimo para criar histórias de terror, capaz de envolver o leitor e despertar uma angústia latente durante os primeiros momentos de sua narrativa. O início de “Fantasmas” é extremamente viciante e quase não consegui deixar o livro de lado, principalmente nos momentos em que Jenny busca respostas percorrendo a cidade vazia, enquanto se sente vigiada por uma força estranha, até a chegada dos policiais de Santa Mira, a cidade vizinha, liderados pelo xerife Bryce Hammond (interpretado por um jovem Ben Affleck no cinema).

O grande problema é que o autor não consegue manter o ritmo da narrativa, criar bons momentos para dar sequência à história e, principalmente, fechar o livro de forma interessante ou mesmo inteligente. O que vemos é uma sucessão de páginas que repetem continuamente o clima de terror que foi explorado à exaustão no início, tornando tudo monótono e cansativo. Os personagens são rasos e não se desenvolvem, nada de interessante acontece e o desfecho final é apressado e forçado – bem diferente do que o início promissor prometia.

E o que dizer do título “Fantasmas”, que não faz NENHUM sentido? A base da história é realmente interessante, abordando diversos momentos históricos reais em que grandes populações ou grupos de pessoas desapareceram de forma misteriosa sem deixar nenhum vestígio (como Roanoke e a tripulação do navio Mary Celeste, no século XVI). Mas por que então a obra não se chama “Inimigo Antigo”, como a criatura responsável pelos desaparecimentos é chamada no livro?

Além disso, o personagem Fletcher Kale é totalmente inútil na narrativa, inserido apenas para protagonizar um pós-final desnecessário e sem sentido algum. Mais valia ter cortado Kale da história para deixa-la mais curta e menos cansativa. Tirando seu início, nada parece fazer muito sentido em “Fantasmas”.

Algum tempo atrás li uma matéria que dizia que Dean Koontz sempre buscou ser como Stephen King, mas foi manchado principalmente por adaptações cinematográficas desastrosas de seus livros (além de “Fantasmas”, existem diversos outros filmes dos livros do autor, como “A Semente do Diabo”, “O Limite do Terror” e “O Esconderijo”). Mas a única coisa que vejo em comum entre os dois autores é o gênero de escrita, pois enquanto um sabe desenvolver suas histórias de forma brilhante, o outro apenas sabe inicia-las. Acho que nem preciso dizer quem é quem.
Rodrigo 14/11/2022minha estante
Leu o livro de trás pra frente pelo jeito, é uma questão de gosto óbvio mas seus argumentos são meio sem sentido, fica super claro o motivo do título Fantasmas e é original pra caralho e em.nenhum momento achei cansativo ou repetitivo muito pelo contrário a trama se desenvolve em nuances que surpreendem a todo o momento os perrsonagens não são muito desenvolvidos porque a narrativa é centrada na ação, o filme eu vi no começo dos anos 2000 e gostei mas óbvio que era minha memória afetiva pregando uma peça, reassistindo vi o quanto é ruim, Koontz nunca quis se equiparar a ninguém, isso é uma suposição sua e equivocadíssima, ambos são bem distintos com suas qualidades e defeitos, e não existe nenhum livro do Koontz chamado O limite do terror, talvez você se refira a Intrusos, mas óbvio que cada um tem uma experiência

Patrícia 25/07/2017

Mais Um
Mais uma leitura desse cara que virei fã bem facinho... Adoro idéias originais que explicam coisas da vida que não tem explicação. E essa teoria usada pelo autor para explicar a origem religiosa/mitológica do demônio/satanás apesar de meio maluca e impossível como sabemos rsrs não deixa de ser original. E ah... estou no terceiro livro do Koontz, adoro ele, mas apesar de ser um pouquinho comparado com Stephen King por alguns, ainda não senti medo em suas leituras e continuo achando os dois bem diferentes.
Kleyton0 26/07/2017minha estante
Tô lendo A Casa do Mal a história é um suspense legal. Mas muito descritivo. Ação que é bom até aqui foi pouca.

Patrícia 09/08/2017minha estante
Verdade Kleyton, até agora o que li com mais ação foi só Velocidade. A Casa do Mal é um livro magnífico pelo enredo, mas não tem aquelas quotas de suspense que nós leitores sempre ansiamos...

Diogo 06/12/2016

lovecraft teria gostado
A união do terror com o mistério acerca do que diabos é aquilo que está aniquilando a vida naquela cidade, é o tipo de história que gosto de ler. Pecou um pouco com as mocinhas sem sal, mas fora isso, em comparação com o que tenho lido por ai, é uma ótima leitura.

Rittes 26/11/2016

Bom começo, mas...
Gosto muito de Koontz, mas também já aprendi que seu trabalho peca pela irregularidade. Capaz de desenvolver tramas absolutamente criativas como em "Esconderijo" e neste "Fantasmas", às vezes, no entanto, passa a impressão de que é muito bom em "abrir portas" mas não em fechá-las. É o caso deste livro, que começa muito bem e vai seguindo aterrorizante até o meio. Mas, do meio pro final... descamba em descrições simplistas e soluções ainda mais. Claro que entretém quem gosta do gênero e claro que ainda é bem superior aos exemplares que existem hoje em dia de um tipo de terror que quase ninguém mais quer fazer, mas poderia ser melhor. Arrisque.

Marcia Lopes 05/06/2016

Este foi o livro de terror realmente mais emocionante que já li até agora.
O autor abusa do sobrenatural com uma realidade surpreendente, além do medo, leva o leitor a refletir, terminando o livro com uma sacada genial e mais aterrorizante do que os fatos acontecidos no livro.

O livro começa quando a protagonista volta de uma viagem, trazendo sua irmã mais nova para morar com ela e descobre que todos os moradores de sua cidade estão mortos .

As mortes são horripilantes e a trama vai ficando cada vez mais tensa. Sem poderem sair da cidade pedem ajuda da polícia e é aí que conhece o xerife e entre eles, apesar das circunstâncias, nasce um afeto, só resta saber se sairão vivos daquilo tudo.

site: http://www.mundoliterando.com.br/

LeMMy-THT 02/06/2016

Macabro
Que livro !
Fantasmas de Dean Koontz é uma obra macabra, não só pela violência e crueldade que é abordada pelo livro, como também pela narrativa tensa e obscura que ele usa para criar o clímax da história. Toda a trama é cercada por uma áurea de mistério e terror que não para, e no meio disso esta o leitor que tem que devorar o livro pra sabe como vai acabar.
Apesar da ótima narrativa, alguns personagens são meio caricatos, faltou uma melhor construção deles, mas isso não modifica em nada a leitura.
O filme homônimo, lançado em 1998 e com roteiro do próprio Koontz, e estrelado por Ben Affleck, Rose McGowan e Peter O'Toole não tem o mesmo efeito que o livro mas é um bom passatempo.

Anderson 16/05/2016

Bom livro
Não é assustador como o exorcista e horror em amytiville, mas é uma história que te prende com desenrolar macabro