Um Amor Para Recordar

Um Amor Para Recordar Nicholas Sparks

Resenhas - Um Amor Para Recordar

taaih.schmidt 25/09/2022

Perfeito ...
Um dos meus livros favoritos, li em um dia.
Escrita perfeita , história, romance muito bonito mesmo que breve .

Tuka.Souza 23/10/2022

Assisti o filme...e agora após muito tempo resolvi ler o livro...e não foi menos impactante relembrar a trajetória desse casal...esse amor transformador que aconteceu na vida de Landon...ensinado por Jamie, com o desfecho do casamento...historia apaixonante!!

eu_vieiramanda 23/02/2023

Um romance bem água com açúcar, bem vibe do autor esse tipo de história. Ela é boa, a escrita é desenvolvida, principalmente para o ano em que foi lançada, mas ainda não sei.

Mali 28/12/2022

Já comecei o livro sabendo que seria uma boa leitura, afinal, Nicholas Sparks. E, como previsto, gostei, gostei dos personagens e da história, mesmo já conhecendo. Livro aconchegante e fácil de ler!
O Nicholas é muito injustiçado!! As adaptações de suas obras são infiéis e ruins!!??
Mamari 10/01/2023minha estante
Chorou?

Mali 11/07/2023minha estante
Quase

Barbara.Goes 25/05/2021

Recordar esse amor
Que maravilha foi recordar esse amor, me apaixonei pelo livro novamente e chorei com ele. A história do LANDON é perfeita é triste.

Rafaela2414 04/03/2023

Choradeira em apenas 13 capítulos
Não esperava me emocionar, mas emocionei. Adoro o filme e adorei o livro, mesmo eles sendo bem diferentes, a essência tá ali.
É basicamente sobre amor e fé, e principalmente sobre acreditar nos planos de Deus e em tudo que ele coloca no nosso caminho.
Admiro a Jamie nunca ter perdido a fé e o otimismo e ter sido ela mesma a vida toda sem medo do julgamento, e amo que o Landon deixa todos os preconceitos pra trás e segue o próprio coração.
Você não esperava mas se apaixona com eles e por eles também.

Ernani.Maciel 18/02/2020

Nostalgia.
Li por nostalgia, na adolescência assisti ao filme baseado nesse livro nem sei quantas vezes. Decidi lê-lo depois que li aqui nos comentários que o filme é muito diferente do livro.
Os dois são ótimos, mas se tivesse que escolher entre um e outro, ficaria com o filme.

No livro a história gira em torno do casal e os demais personagens ficam claramente de lado.

O filme é diferente, claro que dá toda atenção ao casal, mas desenvolve, dá mais vida aos coadjuvantes. O pai da protagonista no livro, por exemplo, recebe pouca atenção, achei que no filme a personalidade dele se destacou, chamou mais a atenção do espectador.

A edição é show, ótimo material e fonte grande.

Nota máxima.
Iadala 26/02/2020minha estante
o livro não é tão surpreendente mas tem uma boa narrativa. achei o romance bem meigo, e os personagens realmente fazem o leitor criar empatia com a estória. em geral, os livros de nicholas sparks possuem uma tragédia um pouco previsível, porém as lições e diálogos que são mostrados ao decorrer do livro me cativaram.

Glory 13/05/2021

Amar além de tudo
Em 2021, iniciei a segunda leitura do ano com "Um Amor Para Recordar, de Nicholas Sparks, uma indicação feita por uma pessoa próxima à mim e que estimula a minha leitura no cotidiano. Sendo assim, hoje transmitirei o porquê desse livro ter me marcado tanto, assim como o filme que conquistou meu coração.
_
Primeiramente, acho incrível como Nicholas Sparks exibe à cada livro escrito breves conceitos equilibrados à um triângulo marcado pelas vértices do amor, fé e vida, algo que, é muito exposto em sua escrita bem delineada à preservar os momentos que marcam a margem de existência de seus (as) protagonistas. Falar de "Um Amor Para Recordar" é recortar toda a emoção que joguei dentro da expectativa que mantive à relatar como essa história me marcou quando vi o filme pela primeira vez.
_
Lembro de ver a obra dirigida por Adam Shankman durante uma exibição na Sessão da Tarde. Por ser muito criança, não me recordava muito sobre a composição do filme mas já tinha em mente sua história. Foi aí que em 2020 decidi rever a versão fílmica e, com outros olhos, fui levada pelas emoções mais fortes que o coração pode transmitir. Vi um amor medido não pela categoria do "felizes para sempre", mas um amor relacionado ao poder da fé, do perdão e dos milagres simples que a vida pode formar. Fui informada então, antes de começar a leitura, que as páginas revelariam algo que no filme não estava exposto e que as duas versões poderiam se emergir de alguma maneira, e realmente, eu senti esse impacto.
_
Ao começar a leitura, já nos primeiros 5 capítulos percebi o quão diferente o rumo da história história seguia e me perguntava para onde seria levada. Passei uns 4 ou 5 dias lendo e finalmente conclui com uma resposta marcado pelas lágrimas que bateram em meu rosto. É até engraçado pensar como obras como essa podem estimular as nossas expressões mais profundas.
_
Já no filme senti o coração bater acelerado e no livro, essa sensação foi ainda mais forte. A história entre Jamie Sullivan e Landon Carter adotada uma concepção de padrões, relutância de beleza, amizade e a dedicação à um ser Divino. Para quem já leu ou assistiu sabe que a relação entre os dois é amparada pela marcante forma de como o amor surgiu e prosperou em meio à toda  melancolia, de como uma gota no oceano pode se transformar se pudéssemos ser capazes de cruzar a linha do bem, de como as aparências podem enganar e que podemos ver além do modo como alguém age ou se comporta.
_
Algumas das coisas que citei acima foram o motivo de lágrimas escorrerem no rosto desta leitora. Gostaria de ressaltar o trecho descrito na Bíblia e adaptado para o livro que se inicia com "O amor é paciente, o amor é bondoso..." pois foi ali que percebi como aquele livro mudou muito da minha perspectiva sobre a fé e seu poder. Assim como Landon, Jamie Sullivan ficou marcada na minha memória.
_
Encerro deixando o ponto de vista de como a leitura pode mudar os arredores de seu (sua) leitor (a) e ensinar por meio das palavras. "Um amor para Recordar" é o tipo de livro para iniciar nosso 2021 com a esperança de que tudo irá melhorar.

Maria Clara 02/02/2020

Um livro protestante resenhado por uma católica. Dá pra conciliar?
A resposta é não. Não dá.
Li consciente do papel de fundo religioso, mas queria lê-lo porque me parecia ser um livro modesto e casto, minhas suposições foram confirmadas, pois o é.
Esse livro foi um dos meus favoritos não pelo fundo religioso e nem mesmo pelo romance do casal, na verdade, o que mais gostei no livro foi a confiança e o abandono pleno de Jamie à vontade de Deus em sua vida, isso é algo admirável em qualquer ser humano. Além do mais, Jamie é uma mulher caridosa até à inconveniência.
Então, esses, para mim, são os pontos que descansarão em minha mente: o abandono e a confiança plena em Cristo.
Ótimo. E agora? Por que não dá pra conciliar?
Um certo velhinho, conhecido como o maior teólogo da atualidade chamado Joseph Ratzinger, dizia que as obras e manifestações protestantes devem ser evitadas porque podem haver heresias no meio e nós, meros leitores de rótulos de supermercado, não os identificaríamos. Eu escolho as minhas batalhas. Confio 100% no que meu velho diz e confio porque é a Verdade.
Não o lerei novamente, nem assistirei ao filme.
Não me arrependo de tê-lo lido também (mas o porquê você vai descobrir logo), apenas sei que não devo repiti-lo e, isso, é suficiente.
Também não pretendo comprar ou credibilizar qualquer outro romance protestante, porque sou católica.
Mas não digo isso com raiva ou rancor, simplesmente sei que ali não é o meu lugar. Para o autor (que não está nem aí pra isso hahaha) e admiradores do livro (e qualquer outra categoria) fica aqui minha conclusão: abandonemo-nos e confiemos no Senhor, não porque Jamie Sullivan o fez (no livro), mas porque ela não deveria me lembrar disso e muito menos lembrar você... isso deveria estar tatuado nos nossos corações, pois só quando nos entregamos, humildemente, aos desígnios de Deus, é que poderemos ser menos medíocres e quem sabe? até mesmo santos!
Fiquem com o bom Deus.

Carolina 24/03/2020

É totalmente diferente do filme, até me espantei lendo, a diferença é gritante! Jamie e Landon são bem mais carismáticos aqui, principalmente a Jamie.

No mais, é uma leitura bem fácil e rápida, dá pra ler tudo em poucas horas.

Luuuu1 20/05/2023

Favorito
Meu filme e livro fav, sério, o relacionamento deles é lindo, as histórias e personalidades tão bem construídas e para ajudar ainda se trata de um relacionamento cristão, eu apenas os tenho como meta, e o amor dela por Deus é cativante.

kah dantas 04/05/2021

Intensamente triste
Vi o filme antes de ler o livro, e posso dizer q cada um me deu uma experiência diferente.. Amo o filme por demais, e quando li o livro coloquei espectativas grandes que aos poucos foram me tiradas...
A leitura é arrastada no começo, porém é contada por uma pessoa e logo vc se acostuma e vai devorando cada página... Eu fui me apaixonando com muito sentimentalismo a cada página pois já sabia do desfecho da história...
Não posso negar que fiquei com o coração partido conforme chegava ao final do livro, todos aqueles detalhes sobre tudo q a Jamie passou.. foi praticamente uma lição de vida pra mim, e acredito que seja para qualquer um que ler... A vida é curta e a fé seja como for e no que for não pode ser abandonada de hipótese alguma. E que certos acontecimentos em nossa vida servem para fazer com que a gente evolua e de valor a vida...

Amei a história, amei o aprendizado

iza 29/08/2022

leitura fácil
Demorei pra ler esse livro pq o começo não me prendeu mas depois de uns 50% li bem rápido

A história é simples e sem muitos grandes acontecimentos no desenvolvimento mas chorei muito com o final ?