O ano do dilúvio #2

O ano do dilúvio #2 Margaret Atwood

Resenhas - O ano do dilúvio

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Paulinha 13/10/2022

Distopia ou previsão do futuro ?
Esse segundo livro da serie se dá no mesmo momento do primeiro, porém visto de outro ângulo por duas outras protagonistas.

Novamente as informações vão sendo nos dadas aos poucos, e é muito envolvente, te prende de um jeito, você quer saber logo o que vai acontecer, e no final desse livro ela junto os personagens do primeiro livro. Simplesmente incrível.

Traz muitas reflexões principalmente por mostrar que se o mundo seguir como estar, tem chance de no futuro chegar a isso.

Ansiosa pelo último livro

Laura2508 21/09/2021

Aleluia minhas plantas e animais?
O livro é MUITO bem escrito! O poder da palavra é muito bem explorado aqui, pois há muitas cantigas e canções que são entoadas pelo grupo dos intitulados ?Jardineiros?. É tipo uma seita religiosa, a qual prevê a destruição da terra antes mesmo de acontecer.

O livro conta como os indivíduos vivem nela, como se relacionam entre si e quais os cuidados com a natureza (são vegetarianos e cultuam isso de verdade, passa a ser a ideologia deles). São muitos detalhes de conceitos biológicos e BÍBLICOS, sim, o Adão Um (nome do personagem) é o líder e através de suas falas nas reuniões, podemos conhecer uma pessoa ética e extremamente centrada que nos dá lições de moral muito bem feitas.

Aqui, as personagens que irão narrar os acontecimentos são Toby e Ren. Eu amo como a Margaret sempre põe as figuras femininas em destaque.

Iohana.Gama 21/08/2022

Livro rico em detalhes e muito bem elaborado!
Margaret mais uma vez surpreendendo e acertando em cada detalhe, e a propósito... é lindo ver a riqueza em detalhes que Atwood trás à história, e a criatividade pra desenrolar todo o enredo.

É uma ficção muito bem trabalhada, em que a história se desenvolve aos poucos, mas na medida certa. É preciso ter muita paciência pra ler e sentir o que a autora quer passar em cada capítulo, e em cada relato das personagens, pois nada é em vão.
Definitivamente não é um livro simples ou para preguiçosos!! É uma obra que requer muita perspicácia e gosto pelo assunto.

Gostei ainda mais desse 2° livro da trilogia do que o anterior, mas um complementa o outro muito bem!
Adorei os novos personagens apresentados nesse livro, e fiquei ainda mais curiosa para entender como essa história vai acabar. Com certeza já irei emendar com o último livro da trilogia, pois não quero esquecer nenhum detalhe.

Nicole 22/07/2020

Pra mim esse foi o melhor livro da trilogia, após entender o esquema do livro que tem capítulos no passado e no presente de diferentes personagens se torna uma leitura fluída e prazerosa.

Milena 19/03/2022

Distopia catastrófica mas esteticamente atraente
Impressionada com a habilidade da Margareth Atwood de criar histórias distópicas.
No início da leitura estava um pouco confusa com a organização dos capítulos: cada um deles se passa numa época diferente e é narrado por uma personagem diferetente, alternadamente. Mas, depois que entendi a organização, a forma da escrita e a proposta, passei a gostar muito do livro e da história.
A autora consegue fazer a gente imaginar uma realidade catastrófica mas esteticamente atraente.
Os temas abordados envolvem ecologia, veganismo, empatia, religião e leva a refletir sobre os caminhos que nós, enquanto humanidade, estamos traçando. Gostei bastante.

Rose 04/02/2021

Leitura difícil
A continuação de Orix e Crake inicia 25 anos antes da pandemia, mostrando personagens que viviam na plebelândia.

Foi uma leitura extremamente arrastada, difícil se envolver com os personagens, dava a sensação que a história não andava, ficávamos presos na descrição de como era o mundo e no que os "jardinheiros" acreditavam.

Ok, é interessante ver como a autora quer nos fazer refletir sobre todos os males que os seres humanos estão causando ao planeta, porém, com seu ritmo de leitura e excessivas descrições não consegui curtir.

No final do livro, quando a pandemia chega e finalmente vemos os personagens reagindo a catástrofe e tentando sobreviver é que a leitura começa a valer o esforço de ter ido até o fim.

Continuarei para o terceiro livro e finalização da trilogia.

Nicole 09/06/2021

Demorei um tempo considerável pra finalizar esse livro, em parte por conta dos trechos tediosos e pelos cânticos, esses de fato não me acrescentaram em nada. Entretanto a conexão com ser superior, um Deus, e a devoção dos jardineiros, com a qual até bem perto do fim eu não conseguia me conectar, se tornou um ponto de reflexão forte pra mim.

Seremos capazes de perdoar àqueles que destroem toda condição de que as vidas futuras tenham condições mínimas de existir? E mesmo agora, as consequências pelas quais já respondemos com a pandemia, com o aquecimento global e todos os desastres ambientais provenientes da busca por ?desenvolvimento?. Seremos capazes de perdoar a nos mesmos pelas escolhas que fizemos todos os dias e que colaboram com o decrescimento?

Enfim, pra além das passagens reflexivas que para cada leitor é um atravessamento particular, o livro é uma obra de ficção que cumpre seu papel de entretenimento de forma muito eficiente.

Atwood é grande! As entradas em que se pode acessar os pensamentos mais sombrios de Toby são de uma humanidade muito especial. Coloca em evidência que a questão não é ser bom ou ser mal, mas como colocamos nossos desejos no mundo; e claro qual o poder que temos para realizá-los.

Tathy Melander 20/06/2021

Sair totalmente do ritmo do livro anterior foi complicado, demorei um pouco para me conectar às novas personagens, mas quando as histórias foram se entrelaçando eu me dei conta da real importância dessa obra.
Escrever, em um mesmo livro, capítulos em 3° e em 1° pessoa foi ganancioso da parte da Margaret, mas ficou perfeito!
Espero saber mais sobre Zeb no último livro. Acredito que ela tenha um elo importantíssimo pra fechar todas as pontas deixadas nos lapsos de tempo do passado!
Maravilhosa história e tão atual.

Trovão 24/11/2021

Uma ficção que se vai muito além do que propõe
Simplesmente assustador. Não pelo conteúdo do livro em si, recheado de trechos de suspense e tensão, ou pelas cenas horrendas descritas ao longo do livro, mas sim pela proximidade da realidade que nos encontramos, de uma sociedade totalmente dertupada em função do consumo, aparências e acumulação. O Ano do Dilúvio não chega a ser exatamente uma continuação de Oryx e Crake, mas muito mais uma complementação - e graças a Deus (e aos jardineiros) por isso. O livro contempla tantas áreas além da destruição ambiental que já vivemos, que é completamente admirável essa "ficção" que Atwood construiu.

Ca 10/09/2021

Gostei mais desse do que do primeiro livro, apesar de continuar arrastado como o anterior. O final deixa uma ponta solta pra continuar pro terceiro que com certeza deixa muita curiosidade.

luiza lima 13/09/2021

meu favorito da trilogia!
Absolutamente amei cada palavra desse livro! Se encaixou demais com tudo o que penso, e ver tudo tomando forma em uma ficção especulativa foi muito bom, apesar de assustador.

Gostei muito das personagens e do ponto de vista de fora dos condomínios estéreis das Corps. Bem interessante ver tudo do lado de fora, um contraste ótimo. Difícil imaginar o primeiro sem essa continuação.

Não teve nenhuma parte desse livro que não gostei. Além da história e da mensagem desenvolvida de maneira maestral, a escrita é muito boa e não cansa. Também mesmo com o acréscimo de tantos personagens, em momento algum me senti confusa ou esquecia quem era quem. Diferente do primeiro, que confesso que não entendi todos os assuntos que a autora escolheu abordar, achei a mensagem desse muito clara e objetiva. E foi legal ela ter escrito esse mais tarde, o avanço na nossa tecnologia também acrescentou bastante no universo do livro. Enfim, amei demais, meu favorito da trilogia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5