As meninas

As meninas Lygia Fagundes Telles

Resenhas - As Meninas

Amaurijbarros 30/05/2024

AS MENIDAS - LYGIA FAGUNDES TELLES
“O que mais impressiona na obra, por sua vez, é a construção da história e dos personagens. É um romance em movimento, por meio do qual Lygia vai alternando o foco narrativo entre as três personagens. E é por meio da perspectiva dessas três jovens que Lygia traz o universo feminino sob uma perspectiva moderna, rompendo com questões morais até então impostas por uma sociedade machista. Uma temática muito atual!”
BOOK.STER

Paulo.Henrique 30/05/2024

Através das vidas de Lorena, Lia e Ana Clara, temas como opressão, violência, amor e resistência são explorados. Cada personagem enfrenta suas próprias batalhas internas e externas, refletindo a complexidade da juventude e da busca por identidade em tempos de repressão. Lorena, uma jovem de classe alta, lida com a solidão e a falta de propósito. Lia, engajada politicamente, enfrenta os riscos e as dores da luta armada. A bela Ana Clara, por sua vez, luta contra os vícios e a decadência pessoal.

A narrativa é marcada por um intenso sentimento de injustiça, que Lygia Fagundes consegue transmitir de forma viva. A raiva pelas arbitrariedades e brutalidades da ditadura militar é palpável, emergindo nas experiências traumáticas das personagens e na brutal repressão política que enfrentam. A obra é um retrato poderoso da resistência feminina e um testemunho do impacto profundo das violências do regime autoritário, provocando no leitor uma profunda indignação e empatia pelas protagonistas.

valentine.muniz 28/05/2024

-Quando a gente quer ter dinheiro fala oriehnid porque dá sorte.
-Diz que, quando se quer sorte, tem que falar ao contrário. Dá uma sensação de proteção, não sei... Talvez seja só superstição, mas ajuda, sabe? Palavra ao contrário traz sorte.

Layse 27/05/2024

Não demora mais que 50 páginas para acostumar com a escrita de Lygia e não conseguir mais parar de ler. Tudo faz mais sentido quando você sabe que o livro precisou driblar a censura da ditadura militar. Terminei o livro emocionada e completamente apegada às três meninas. Leiam!

DeCardoso 27/05/2024

As meninas
Depois de concluir a leitura, fez muito sentido a questão do livro ter as primeiras páginas mais confusas e mais densas para não ser "pego" pela censura, devido a época da qual foi escrito.

Achei a escrita difícil, pelas mudanças frequentes de narradores. Pois além das três meninas, havia um quarto narrador. Mesmo com o tempo que eu ia sacando quem é quem de acordo com uma gíria ou uma forma de se expressar da personagem, eu acabei me perdendo.

O pano de fundo foi a ditadura, inclusive acredito que o incômodo causado por uma cena em questão, foi proposital para mostrar o que realmente estava acontecendo naquele momento no Brasil.

As meninas são bem diferentes uma da outra.
A Lorena tinha uns pensamentos sonhadores, inseguros e também de mais fácil compreensão.
A Lia era mais direta em seus posicionamentos e mais simples na forma de se expressar.
Já a Ana era um caos, sempre diálogos confusos e que chegavam a me faltar o ar nas suas passagens.

Foi uma leitura difícil, mas as personagens compensam toda essa confusão.

Gracielle 27/05/2024

Leitura extremamente necessária!
Lygia Fagundes Telles aborda a Ditadura Militar no Brasil em diferentes perspectivas e percepções nesta obra. As três personagens principais (Lorena, Lia e Ana Clara) são mulheres de pensamentos, culturas e classes sociais distintas que nos permite observar as diferentes camadas deste momento histórico.

Camila.Guerra 27/05/2024

Livro impactante e importante
A autora surpreende com a forma de narrar a história, primeiro vez que leio algo nessa estrutura. Imagino como deve ser difícil chegar a esta excelência. A história não prende no começo, mas vale a pena continuar, depois pega ritmo e mais agilidade. É possível se movimentar junto com as meninas. O que também gostei de aprender foi sobre os fatos reais que aconteceram e são misturados a histórias das personagens. Isso traz proximidade e quase realidade a existência destas moças. Algumas histórias mais pesadas, mas que ao mesmo tempo tão comuns e que fechamos os olhos para melhor passar. Maquiamos o que podemos para nossas
Memórias não nos engolir, como fazia com uma das personagens. Super recomendo este livro, são tantas reflexões que ainda ficarei repassando alguns fatos por dias. A simbologia e entrelinhas deixam o livro vivo.

Julia 26/05/2024

Uma leitura diferente
É o primeiro livro da autora que eu leio, graças a um clube do livro que estou participando. O livro é de cara complexo, mas depois você entende o porquê dessa complexidade existir. Ela é necessária para o entendimento das personagens e da história. As meninas conta a história de 3 amigas: Lorena, Lia e Ana Clara em meio à época mais repressiva da ditadura, durante o governo Médici. Não foi censurado por falha do censor (acharam muito desinteressante um romance sobre três meninas), sendo o primeiro livro a publicar explicitamente um relato das torturas realizadas durante o periodo ditatorial.
A narração muda quase imperceptivelmente entre as três meninas transitando pelos seus fluxos de consciência, e ainda conta com um narrador onisciente. Até mesmo em uma mesma página a narrativa muda de pessoa rapidamente, mas entendi ao longo do livro que é isso que faz a história ser mais dinâmica.
Além disso a escrita confusa em algumas partes, é inerente à própria forma de como as meninas veem o mundo, através de uma lente turbulenta e cheia de preocupações e delírios. Lia sendo a mais racional, tem a narrativa mais fácil de ler, provando como é importante que seja complexo para que se entenda as outras duas personagens, que vivem cada uma em seu mundo e com suas particularidades.
É um livro que me tirou da minha zona de conforto, e sinto que pela primeira vez refleti de verdade sobre uma leitura.

sordeps 26/05/2024

Novo favorito da vida!
Essa não vai ser nem de longe uma resenha aos pés da grandiosidade dessa obra.

Desde que eu terminei, dois dias atrás, a história dessas três meninas tem reverberado na minha mente. Eu definitivamente queria mais 200 páginas de livro para saber como a vida delas seguiu adiante.

No início, por não saber nada sobre o que iria ler, fiquei tentado a abandonar. E que bom eu não abandonei. Depois dos fluxos de consciência (que acabam lá por volta da página 100) o livro se tornou sensacional em todos os sentidos.

Um livro que tem muitos detalhes e é recheado de temas importantes e polêmicos (abort0, depress4o, uso de drog4s, tortur4, etc) e que lendo hoje, sabendo que ele foi lançado durante a ditadura, você entende o peso que ele possui e porque deve ser um clássico: ele é atemporal, com passagens que te fazem questionar o mundo em que vivemos, como tantas coisas ainda acontecendo como tantos anos atrás.

Lygia é uma escritora e tanto, esse foi meu segundo contato com ela e prometo que não será o último. Vou guardar Ana Clara, Lorena e Lia no meu coração para sempre ??

Maggie.Reis 26/05/2024

As meninas um livro fabuloso
Como quase todo o livro que leio, sempre me vejo gostando e não gostando, mas no final todos eles me fazem pensar. Neste caso, o que chamou a minha atenção foi como algumas situações de nossas vidas nos levam a buscar válvulas de escape para lidarmos com sentimentos tão profundos e doloridos.

E o final? Na minha modesta opinião: Fabuloso.

O começo, o meio e o fim, totalmente coerentes.

A Lygia me impressionou com sua capacidade narrativa.

BArbara283 26/05/2024

Retrato cru da juventude dos anos 60-70
O que mais gostei do livro foi o fato do narrador ora estar em primeira pessoa ora estar em terceira pessoa. As três meninas são apaixonantes e com certeza, você irá se identificar com alguma. O diálogo com a freira sobre a atuação da igreja católica no regime militar é brilhante.

Nathy 26/05/2024

Meninas perfeitas em sua imperfeição
Este livro fez parte da lista de leituras atuais de um clube de leitura da qual participo. Já tinha ouvido falar do livro e principalmente da autora. A história é muito bem descrita, tem um fluxo de consciência muito intrincado, sendo às vezes difícil identificar quem está narrando. Apesar da dificuldade inicial, depois se torna mais fácil identificar, principalmente por se tratar de meninas tão diferentes entre si. Apenas as narrativas de Ana Clara representaram real dificuldade ao meu entendimento, mas isso se deve ao fato do momento vivido por Ana Clara. A complexidade de seus relatos coincidem com a complexidade de sua natureza e de sua realidade.

Daniella 25/05/2024

Um livro para se desafiar.
Um livro de destaque na literatura brasileira, difícil para embalar, mas quando se acha o ritmo, uma história muito interesse

Lici 25/05/2024

História de 3 meninas com seus conflitos, vivendo na época da ditadura. A década foi marcada por transformações na cultura e sociedade, tanto no Brasil como no mundo. No Brasil sob a ditadura militar a resistência artística floresceu apesar da censura. Se desenvolve neste enredo a história destas três meninas femininas, marcantes, diferentes e únicas.