As meninas

As meninas Lygia Fagundes Telles

Resenhas - As Meninas

@caldaslavinia 01/05/2021

um dos melhores que li esse ano, lygia é genial. fiquei tão triste que acabei, queria esquecer só para ler de novo... me apeguei profundamente a cada uma das personagens. a escrita não tenho nem comentários!!! guardarei pra sempre com muito carinho em meu coração.

Caroliny 01/05/2021

Tem que ter fôlego
Que leitura exasperante. A escrita da Lygia é capaz de cavar nos teus poros e se amarrar lá num laço de fita de nó bem dado. Queria tanto avaliar com cinco estrelas, mas conforme uma outra pessoa aqui no skoob comentou, me senti desconfortável demais com o racismo da personagem Ana Clara. Entendo se tratar de uma ?denúncia? da mentalidade à época; mas me incomodou bastante. Ademais, o fluxo de consciência é o que torna este um livro inesquecível, que não se pode soltar até tê-lo concluído.

Irina.Alfonso 01/05/2021

As Meninas - Resenha
Um livro sobre o cotidiano de três universitárias no período da ditadura militar brasileira. Adentramos em seus pensamentos, dos mais profundos aos mais dispersos. Cada personagem com sua complexidade e vivência. O peso abordado com uma certa leveza. Final surpreendente

Laura.Rutigliano 27/04/2021

No último mês eu fiquei lendo esse livro e esperando a hora que eu iria terminar mas não sabia levaria tanto tempo. As meninas foi um livro cansativo, confuso e chato. Tu nunca sabe direito qual é o problema que a história ta querendo dizer e com os constantes pensamentos e lembranças das personagens torna-se difícil de saber o que está acontecendo. Porém, para minha surpresas ao chegar no cap 11 me surpreendi e fiquei até que intrigada pelo desfecho, entretanto,parando pra ver agora, o final não faz sentido com a história.

Lilian 24/04/2021

Um dos melhores livros que já li
Este certamente foi apenas o primeiro de muitos livros de Lygia Fagundes Telles que lerei. A autora consegue construir uma narrativa tão particular para cada personagem que a narradora muda se um parágrafo para o outro, sem aviso, e sem em que o leitor tenha dúvidas a respeito de quem está narrando. Bem como, as experiências, mesmo as mais dramáticas ou talvez principalmente estás, de cada personagem são apresentadas de pouco em pouco, espalhadas pelos capítulos permitindo que o leitor junte as peças como quem desvenda um mistério. Gostei muito da experiência de leitura e recomendo demais este livro.

Madi 22/04/2021

Impressionante pensar que a narrativa só se passa em dois dias, mas também faz sentido devido as longas reflexões feitas pelas personagens. Achei a história muito arrastada e parecia não ter um foco nem um objetivo claro, só consegui me interessar pela leitura mais pro final da narrativa.

Helena 18/04/2021

Parecia nunca ter fim... Não quero menosprezar, a leitura foi até interessante em alguns momentos, mas na maior parte do tempo achei cansativa

Elis.Naiara 17/04/2021

Não gostei do livro, não é o tipo de literatura que eu gosto de ler. Achei bem confuso a primeira parte do livro, depois a história parece ir ficando mais claro.

Rita 17/04/2021

Eternas meninas
Para ler esse livro, é necessário passar a barreira do estranhamento que a narrativa impõe, o "fluxo de consciência". O leitor enxerga a estória pela percepção das três personagens, por isso a persistência para não desistir da leitura, que a medida que avança, vai se tornando cada vez mais envolvente e interessante. As três "meninas" - Lorena, Lia e Ana Clara - são amigas e universitárias em tempos sombrios da década de setenta no Brasil. Por serem jovens, pressupõe-se que as três poderiam ter um futuro promissor, mas se o tempo presente lhes é complicado e o passado se mostrou cheio de traumas e infelicidades o que esperar então do futuro? A uma delas não caberia essa promessa...
Esse romance é o primeiro de sua época a relatar uma cena de tortura durante a ditadura militar brasileira; é um dos que apresentam personagens femininas com opiniões distintas e sob o ponto de vista de uma escritora; é um romance que passeia pelas diferentes classes sociais e mostra como isso influencia o modo de enxergar e de estar no mundo.
As últimas páginas envolvem o leitor de uma tal forma que parece que o romance chegou, não ao fim, mas ao seu clímax. "A estória acaba assim?" pergunta o leitor inconformado... e surge aquele momento de reflexão, no qual a estória, de trás pra frente, passa pela sua mente e detalhes que antes passaram despercebidos, agora, fazem sentido. Embora fossem adultas, os contextos social e histórico não permitiam que as personagens pudessem crescer e se libertar para viverem plenamente, por isso, faz sentido pra mim, o título "as meninas". É um romance que deixou marcas permanentes na memória.

darksoul 15/04/2021

Amo a escrita, odeio o final
Toda a história é bastante dinâmica com a diferença drástica de realidade entre as protagonistas. Eu amo a escrita da Lygia porque ela consegue fazer com que cada personagem seja única sem perder a própria característica de autora.

Um livro para aqueles que querem aprender com o passado e com o presente (visto que infelizmente a realidade atual ainda detém muitos dos problemas tratados no livro como de décadas anteriores).

O final foi de despedaçar qualquer um e depois o choque com tudo que aconteceu. Ainda não sei como lidar (e li ele há mais de um seis meses).

Igor 15/04/2021

É uma história confusa no início, mas que flui melhor da metade pro fim. O jeito de narrar a trama (a partir dos pensamentos e ideias das personagens) é incrível. O desfecho nos deixa muitas dúvidas. No geral, é um bom livro.

Leandro257 13/04/2021

Majestoso
Aqui Lygia Fagundes Telles escreve com maestria uma das suas maiores obras, As meninas. O livro não é de leitura fácil, mas é recompensador o esforço para lê-lo até a última página. Recomendo demais a leitura.

Anna Souza 02/04/2021

Lygia sabe entregar.
Uma escrita desgraçada de boa. É meio viajado? É. Mas é um viajado que engaja e toca muitooo. Me identifiquei muito com a Lião (em vários aspectos) e ri muito com a Lena. O final me pegou de surpresa, mas depois do ato "ápice" parece que vai ficando melhor ainda (e divertido kkk). Recomendo!

Nirley 01/04/2021

Lião, Ana Turva e Lena...
São Paulo, início dos anos 1970, auge da ditadura militar. Três jovens universitárias, mal saídas da adolescência, convivem num pensionato de freiras mais ou menos liberais e progressistas.
A delicada Lorena, de família paulista quatrocentona, nutre uma sensibilidade artística e literária. Mantém um hesitante romance com um homem casado, mas permanece virgem. A combativa Lia gravita em torno de um grupo da esquerda armada e tenta tirar o namorado da prisão. Ana Clara, bela como uma modelo, afunda no poço das drogas pesadas, dividida entre o noivo burguês e o amante traficante.
As Meninas narra os encontros e desencontros dessas três garotas com o conturbado mundo que as cerca. Cada uma seu modo, vivem na carne e no espírito as dramáticas transformações sociais, morais e políticas do período.

Esse livro foi o meu primeiro contato com Lygia Fagundes Telles e eu amei, como diz a própria:'' Os versos são do poeta e valem para sempre, uns lutam com o cimento armado. Com as leis. Outros, com os bisturis. Com as máquinas - tantas e tão variadas lutas. Eu luto com a palavra. É bom? É ruim? Não interessa, é a minha vocação.''

Mari 27/03/2021

Ana Turva, Lena e Lião
Achei essa leitura bastante difícil e confusa. Talvez por ser narrada através do fluxo de consciência das três personagens principais.

Em outro momento quero reler e, com certeza, fluirá melhor. Amo essa autora!