O corcunda de Notre Dame

O corcunda de Notre Dame Victor Hugo

Resenhas - O Corcunda de Notre-Dame

Fabi 29/02/2024

Ótima leitura
Sabe aquele livro que você acha que conhece um pouco o enredo e depois se surpreende? O Corcunda de Notre Dame foi assim para mim. Já ouvi tanto sobre Quasímodo que, embora não tenha visto os filmes, nem o da Disney, fantasiei uma história na minha cabeça e agora quando li foi totalmente diferente. Gostei muito, com algumas ressalvas sobre os capítulos descritivos de Victor Hugo. Me surpreendi com o final, não esperava mesmo. As páginas finais ganham um ritmo totalmente diferente do restante do livro. Mal me recuperava de um baque, vinha outro. Mas não posso falar muito, pois fatalmente vou fornecer spoiler. Uma criança nasce com algumas deformações e é abandonada. O Arquidiácono Claude Frollo, por razões controversas, digamos assim, o acolhe. Quasímodo faz de Notre Dame sua casa. Suas paredes são seus refúgios. Suas estátuas são suas amigas e confidentes. Seus sinos são o seu ofício e sua condenação à surdez. Quando surge a cigana Esmeralda a ligação de Quasímodo e Frollo é alterada de forma bem complexa e o destino de várias pessoas muda drasticamente. As relações estabelecidas nesse livro geram muitas reflexões. Muitas. Algumas personagens odiei do início ao fim, outras desconfiei e confirmei o ranço. Me decepcionei com a inércia e covardia de uns. Uma eu esperava mais, mas entendo que a vida não é cor de rosa e ninguém é 100% bom. Me rendi a alguém. E tem aquele último capítulo que eu não queria ter chorado, não queria mesmo. Demorei muito nessa leitura, mas valeu cada minuto.

Janete75 27/02/2024

Circo e pão
A vergonha de uma sociedade que não quer saber a verdade e sim fazer espetáculo para seu puro prazer e diversão.

Janine 27/02/2024

Tortura
Tá aí um livro que foi difícil de ler, tanto pela escrita arrastada, quanto pela maldade dos personagens. E esquece o corcunda, ele deve ser quem menos aparece nesse livro.
Levei anos pra conseguir concluir essa leitura, porque foi uma série de abandonar e tentar de novo. Tiveram dois capítulos que chegou uma hora que tive que pular, porque era um sonífero instantâneo, foram umas 50 páginas ou mais sem nenhum acontecimento, somente uma descrição da cidade de Paris, como se a gente tivesse aberto o Google Maps e fosse explorar a cidade.
Valeu pra saber a história original, nem imaginava aquele final, mas ele fez muito sentido com todo o sofrimento e maldade presente nessa história.

Isabely147 24/02/2024

O Corcunda de Notre-Dame. ou Notre Dame de Paris. Entre romances, poesias, panfletos, diário, a primeira obra que li de Victor Hugo foi O Corcunda de Notre-Dame, e não me arrependo nem um pouco dessa escolha, diga-se de passagem muito influenciada pela adaptação animada e mais "infantil" que a Disney fez dessa história.

O romance é simplesmente, ou melhor, incrivelmente, já que claramente não é algo simples, maravilhoso. A história começa com uma narração mais voltada à Pierre Gringoire, um artista, poeta e dramaturgo (ao que pesquisei foi inspirado em uma pessoa real), e ao passar na narração e acontecimentos nos levam a conhecer os principais personagens: Claude Frollo, o arcebispo, ou arquediacono como é comumente citado, representado, talvez, críticas tanto a comportamentos relacionados a Igreja tanto da época em que a história se passa quanto na em que foi escrita; Quasímodo, o famoso corcunda de Notre Dame, conhecido assim por viver na magnífica catedral que é o centro da trama e ser seu sineiro; e, por fim, Esmeralda, a boêmia que vivia entre os mendigos pertencentes a "pior" parte de Paris, sendo responsável pela ponte da tragedia que liga estes e outros personagens, com muito sofrimento, dificuldade sentimentais, resoluções de problemas do passado, revoltas, reis, ordens, indiferença ao povo, tudo levando a sua grande resolução em tragédia.
Simplificando uma visão de pensamento: "não há nada de pessimista no que ocorre no romance, já que o problema é causado pelo cumprimento das normas de uma sociedade específica, e não é endêmica na estrutura do universo."

Além de sua narrativa principal com os desentendimentos e dramas, o livro traz capítulos nos contando sobre a cidade de Paris, envolvendo o leitor e fazendo conhecer a maravilhosa, ou nem tão maravilhosa para os que a realmente conheceram com todas as suas ruas, becos e habitantes, cidade capital da França.
Gostaria de enfatizar o capítulo 2 do livro V: "Isto Matará Aquilo", eu achei esse capitulo maravilhoso, "o livro matará o edifício". Para aqueles que como eu são apaixonados pela arquitetura europeia, especialmente a francesa, ou mesmo qualquer outro tipo de arquitetura, leiam esse capítulo, atentem-se a suas palavras, suas ideias, suas reflexões, o que ele quer dizer. Pode isso relacionar-se ao hoje?
"O pensamento humano descobre um meio de se perpetuar não apenas mais duradouro e mais resistente do que a arquitetura, como também mais simples e mais fácil. A arquitetura é destronada. Letras de pedra serão sucedidas pelas letras de chumbo de Gutenberg.
O livro vai matar o edifício.
... "

Giovana 24/02/2024

Como o amor pode ser assombroso
Diferente de tudo que imaginei, esse livro trouxe um ar tão tenebroso e torturante que eu simplesmente amei, é uma história que releva também muito sobre a sociedade da época, é uma crítica ao clérigo, ao preconceito, à concepção de beleza e principalmente às classes mais abastadas. É incrível do começo ao fim!

claracoutorosa 23/02/2024

"É que o amor é como uma árvore: cresce por si mesmo, lança profundamente suas raízes em todo o nosso ser, e continua sempre a verdejar num coração em ruínas."

CecAlia135 15/02/2024

Djali, apesar de ser uma cabra, é a melhor personagem da história. Amo a escrita de Victor Hugo e a maneira como ele detalha os personagens e suas vivências antes de os inserir na trama.

Mirelle10 11/02/2024

Tortura não é entretenimento
Que livro ruim, não tenho nem palavras para descrever, é uma tortura do início ao fim.
Nada com nada.
Horrível.

PS: Minha preocupação agora é que Os Miseráveis está parado na estante e depois desse estou com medo de encarar e ser tão ruim quanto (com a diferença de serem 1500 páginas).

Davigoncalvss 09/02/2024

Um clássico trágico
O Corcunda de Notre-Dame traz o clássico que muitos, assim como eu, conheceram através do cinema no grande filme infantil "O corcunda de Notre Dame" da Disney. Porém, esse livro nos traz uma das várias versões que derivam do original, onde mostra uma França um pouco mais obscura, onde Quasimodo não é, na minha visão, o protagonista. Na verdade, nesse livro não existe um protagonista como individuo, mas sim a própria França e Notre-Dame.

Nesse sentido o livro te prende com o desenrolar, mas confesso pode vir a se tornar um pouco confuso, pois tem muitas pontas soltas que deveriam ser revisitadas ao longo da obra, mas no fim é um bom clássico que nos traz um final surpreendente!

Queridolivro0 09/02/2024

Obra impressionante ?
Leitura cheia de emoções, nesse livro o autor nos transporta para o mundo da Idade Média em Paris.
É uma verdadeira denúncia com relação ao Clero e a Nobreza, registrando assim

a Catedral de Notre Dame e sua importância para religião e política.
Recomendo a leitura, apesar de toda descrição, a história é incrível.

Kamilly.Carneiro 09/02/2024

Apesar de gostar da história, o fato de Paris ser descrita minuciosamente e muito apaixonada acabou empacando minha leitura. Parece uma carta aberta a Paris e não a história real.

Mas acompanhar a hipocrisia da sociedade, como as aparências eram (e com certeza ainda é, mas de forma velada) tratada como a coisa mais importante pra se ter na vida, foi sem dúvidas triste e penoso.

Página 51 04/02/2024

Quasímodo sentia mover-se dentro de si uma alma feita à sua imagem. Essa desgraça em que vivia tornou-o mau. Era mau porque era selvagem, era selvagem porque era feio. Mas não nasceu malvado. Desde muito cedo sentira, por parte dos homens, o escárnio, o espezinhamento e a rejeição. Só encontrou ódio ao seu redor.

Ize 02/02/2024

A Esmeralda é tão inocente que chega a ser irritante.

Fiquei impactada com o final!

Amei essa edição!
Carlos Nunes 02/02/2024minha estante
Típica personagem feminina do Romantismo...

Marcia 31/01/2024

Minhas impressões sobre o livro
Maravilhoso!!! Adorei esse livro que me deixou saudades.
Foi uma viagem literária incrível. O escritor nos leva de forma magnífica pelas ruas , pela linda Notre Dame e muitos outros lugares de Paris de forma tão envolvente que nos sentimos lá.
Com esse livro Victor Hugo imortaliza Notre Dame e vários lugares de Paris.
Uma leitura que marca o leitor para sempre.
Valeu!!!!
Marcos5813 31/01/2024minha estante
Esse romance é simplesmente um clássico!