A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Leilane 31/01/2022

Foi tão gostoso revisitar um dos meus livros preferidos da infância e saber que tinha real motivo para eu ter gostado tanto. A história prende, faz refletir, rir, entristecer, se revoltar, tudo ao mesmo tempo. E é leve. A edição da Wish pra deixar a história mais linda. Claro que tem problemas, como muitos livros antigos. Apesar deles, a história não perde a sutileza e a beleza.

Shay.Ferreira 30/01/2022

The little princess
Que livrooooooo

Oh my God

Como essa história me tocou de maneira tão sublime. O positivismo e perseverança de Sara são simplesmente fantásticos, a empatia e a generosidade dela faz com que façamos uma reflexão interna e pensemos se podemos ser semelhante a essa protagonista em seus atos e imaginação.

Eu amei muito.

Uma leitura leve, cheia de lições de aprimoramento pessoal a cada dia a cada momento, pois não precisa possuir bens para ajudar o outro, basta se sensibilizar e executar.

Polly 29/01/2022

A princesinha
Apesar de ser um livro infanto-juvenil, o livro é lindo e trás muitas reflexões, entre elas, como lidar com situações difíceis de maneira positiva. Uma história contada a partir da visão de uma criança.

@jaquepoesia 26/01/2022

Esse é um livro que todo mundo precisa ler, crianças e adultos! 💛
• A Princesinha
• Frances Hodgson Burnett
• Editora: Ciranda Cultural

"Se a natureza fez de você um doador, suas mãos nascem abertas, e assim também é o seu coração; e embora possa haver momentos em que suas mãos estejam vazias, seu coração está sempre cheio, e mesmo disso você encontra o que doar: coisas quentes, coisas gentis, coisas doces; ajuda, consolo e risos; a às vezes o riso alegre é o melhor auxílio de todos"

📖Sara Crewe de apenas sete anos foi trazida da Índia pelo pai para estudar em uma escola para meninas em Londres. Bastante rica a garota logo chama atenção das demais alunas, mas não é pela sua riqueza que Sara atraí para si boas amizades e notoriedade, mas sim por sua criatividade e bondade.
Com um comportamento humildade e cheia de imaginação, Sara ganha pouco a pouco o coração de suas colegas, que passam a tê-la em grande estima mesmo quando com o falecimento de seu pai ela passa a ser uma empregada da escola.

Ainda muito jovem Sara precisa encarar tarefas exaustivas até para um adulto, e enquanto cresce passa a ter ainda mais obrigações. Mas decide que mesmo assim continuará a ter as atitudes de uma princesa. Apaixonada por literatura, contadora de histórias (que ela mesmo inventa), essa personagem embora até me lembre Pollyanna por sua bondade e positividade é ao meu ver mais humana.
*Pollyanna é incrível, mas é quase surreal! rs

Sara chega a querer revidar todas as humilhações de algumas alunas e da própria Senhora Minchin, mas realmente se esforça para apesar de tudo ser uma verdadeira princesa.

💬Confesso que me emocionei diversas vezes durante a leitura. Seja por pensar nas tantas crianças Saras que existem no mundo real, seja por ter de encarar o fato de que infelizmente existem pessoas como Minchin, totalmente desprovidas de empatia e humanismo.
Minchin é a personificação daquelas pessoas que adulam os ricos esperando receber algo em troca, enquanto humilha e escraviza sem piedade os pobres por crer que eles não podem lhe oferecer nada além de trabalho duro.

Embora esta seja uma leitura leve, as lições que a pequena Sara Crewe transmite através da sua forma de lidar com as diferentes personalidades das outras meninas e as difíceis circunstâncias, ensinam muito! O que faz deste um livro essencial para crianças e igualmente essencial para os adultos.
❤ Algumas das personagens amigas de Sara:
Ermengarde é uma garota com muita dificuldade de aprendizado, principalmente se tratando de francês, idioma que Sara domina por ouvir desde muito nova do próprio pai. Mas invés de zombar de Ermengarde, Sara se torna amiga dela e se propõe a ajuda-la com as lições de francês.
Já Lottie é uma garota mimada acostumada a fazer pirraça para conseguir o que quer, e sempre que não quer fazer algo lamenta aos berros que não tem mãe. Mas sendo Sara também órfã de mãe não demora muito para que se tornem amigas, e a postura de Sara em relação a este fato a influencia positivamente, passando a lidar melhor com a ausência da mãe.
🍂 Trechos:
"(...)as histórias pertencem a todo mundo."
"Como é que os animais entendem as coisas é algo que desconheço, mas é certo que eles entendem. Talvez haja uma linguagem que não seja feita de palavras e tudo no mundo a compreenda. Talvez exista uma alma dentro de tudo e que consegue falar com a outra alma, sem emitir um som sequer."
"Quando você não cede à raiva, as pessoas sabem que você é mais forte do que elas, porque é forte o suficiente para conter a fúria enquanto elas não são, e elas dizem coisas estúpidas que depois gostariam de não ter dito. Não há nada tão forte quanto a raiva, exceto o que nos faz contê-la (...)"
"Talvez pensamentos gentis alcancem as pessoas de alguma maneira, apesar das janelas, das portas e das paredes."

Vanessa1561 24/01/2022

já com saudades da sara
sabe quando você fica tanto no mundinho do livro que sente que a protagonista é alguém próxima? foi bem isso. agora o que me resta é saudades dela e das personagens que peguei carinho. eu gostei muito da história, mesmo. só dei 4 estrelas porque o sofrimento da sara me deu muita agonia, eu estava sedenta para que as coisas começassem a dar certo pra ela.

sara é muito preciosa. impossível não se apaixonar. amei a experiência de ler este clássico, sempre vai estar em meu coração assim como 'o jardim secreto'. ?

Suellen 24/01/2022

Uma cinderela mirim
Muito fofo esse livro, bom para as crianças, é lúdico e passa uma mensagem bonita. Fala da importância da gentileza, apesar de que hoje em dia eu acho que não faz bem ser bom demais, mas é um bom livro.

Nathália 23/01/2022

Quentinho no coração
Sara é uma princesinha e não por ter muito dinheiro,mas por ter fé em si mesma e na sua magia que a faz ser bondosa e gentil com todos. Mesmo com a situação mais trágica e horrível que poderia acontecer ela não deixou de ser quem é e não se abalou por conta da tristeza. Esse livro me ensinou que a força interna, a fé e autencidade são suficientes para manter a paz de espírito e a esperança. Se você perdesse tudo de material que tem e todas as pessoas que ama o que sobraria?, Apesar de tudo levar a crer que Sara sucumbirá a tristeza ela se mostrou firme. A leitura vale muito a pena.

Lucyola 21/01/2022

PRINCESINHA
Livro bem chato muito parado,mesmo quando acontece alguma coisa que deveria ser ual continua chato,li até o final pq era curto,mas não vale a pena.tem as questões sociais importantes lógico,mas achei chata a leitura

Anny 20/01/2022

Favorito pra vida
Ameii, sorri, chorei...

A edição da Editora Wish está impecável, as gravuras...

O livro é sensacional, a Sarah e sua bondade, o jeito como entende as coisas e pessoas, muito lindo

Essa passagem diz tudinho:
"Não havia nada mais difícil do que conter a raiva quando era subitamente perturbada ao se entregar a uma leitura. Quem gosta de livros conhece a irritação que sobrevem nessas horas. A tentação de ser injusta é rabugenta não é fácil de controlar."

- tem momentos que nem tento

Barbara Louize 15/01/2022

Ótimo livro! Uma história gostosa de ler, onde não se percebe o tempo passar. Como todo livro, tem mais do que o filme.

Sander.Garcia 14/01/2022

Emcantador
Sara é uma criança que vai se tornar um adulto com um coração enorme e resiliente.
Como só tinha ao pai e este era muito ocupado com negócios, embora a amasse imensamente, viu-se obrigada a ser enviada a um colégio interno para meninas, em Londres.
Diante do pai rico, a diretora a cercou de regalias no início. Mas, por um infortúnio, a vida da pequena Sara se transformou em uma vida triste. Mas seu coração resiliente atravessou cada instante difícil com a certeza de que sua imaginação a poderia levar a viver qualquer conto de fadas.
Temos muito a aprender com ela.
Leitura que vale à pena!

Amanda 12/01/2022

Bem fofo
É um livro bem leve e super rapidinho. Achei fofo, e fiquei bem emotiva em algumas partes.

Sara passa a morar em uma escola longe de seu pai. Por ser um homem rico, ela era tratada como uma mimada na escola, mas era muito atenciosa e gentil com as pessoas. Em seu aniversário de 11 anos, Sara perde seu pai e passa a ser desprezada na escola e feita de copeira. O que ninguém imaginava era que o seu vizinho poderia mudar o seu destino que seria tão sofrido.

Adorei a personalidade da Sara, ela é bem forte e consegue ser tão agradável e respeitável. Ela é o tipo de personagem que todo mundo quer ser amigo, mas sempre terá algum invejoso para odiá-la.

Patrícia 09/01/2022

Que leitura amorzinho ?
Sara Crewe é uma menininha órfã de mãe mas que tem um pai muito rico que a ama muito e a mima muito também, e quando ela é deixada em um colégio para meninas, a única coisa que seu pai pede é que façam todas as suas vontades mas todo o conforto e o tratamento especial acabam quando ela é comunicada que seu pai faleceu e agora ela está sem nenhum dinheiro.
A partir desse momento sua vida muda completamente e ela acaba passando por muitas dificuldades além de ter que trabalhar ao invés de estudar mas mesmo com tudo contra ela, Sara nos mostra o seu coração tão lindo e como podemos melhorar nossa situação vendo o lado bom das coisas e usando nossa imaginação.

Bebela 02/01/2022

Clássico
Lindo maravilhoso divertido Muito muito bom que livros perfeito! Amei muito a leitura
Todos deveriam ler esse livro