A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Nanda 22/09/2020

Favorito da vida
Sou completamente apaixonada por esse livro. Já li diversas vezes, em vários momentos diferentes da minha vida, e nunca me canso. É impossível não se encantar por Sara e sua história ?

Gabi 15/11/2020

Encantador!
A história da pequena Sara me cativou. Que menina cheia de imaginação e força pra enfrentar de cabeça erguida as dificuldades.

Alana 07/12/2020

A Princesinha
Sara Crewe, uma menina rica, trazida da Índia por seu pai, começa a estudar em um internato para moças em Londres. Muito apegada ao pai, pois perdeu sua mãe muito cedo, Sara sofre com a separação, mas segue em frente de maneira muito valente, apesar seus 7 anos de idade. Antes de ir embora, seu pai, o Capitão Crewe, compra tudo do bom e do melhor para a filha e exige que a mesma fique no melhor quarto da escola.
Com tanta riqueza, era de se esperar que Sara fosse uma criança arrogante e birrenta. Mas para a surpresa de todos, ela era totalmente o oposto. Enquanto todos desprezavam e ignoravam a existência de Becky, por exemplo, a criada de pele escura da escola, Sara sempre estava tentando tornar sua vida um pouco mais fácil, conversando e dando presentes.
Logo Sara conquista a todos na escola e vira a menina favorita, todas as colegas a adoravam. Duas pessoas, no entanto, jamais conseguiam gostar dela, sua colega Lavínia e a diretora da escola, Srta. Minchin. Lavínia sentia inveja da popularidade da colega, já a Srta. Minchin, via em Sara a personificação de todos os seus desejos de infância, aos quais ela nunca conseguiu atingir.
Tudo ia bem até o dia do aniversário de 11 anos de Sara, neste dia ela ficou sabendo que seu pai havia morrido e a deixara sem nenhum dinheiro. A Srta. Minchin, cheia de raiva, aceitou ficar "cuidando" dela, agora que estava órfã, mas a obrigou a trabalhar por este sustento. Sendo assim, Sara passou a ser criada da escola, junto a Becky.
Apesar de toda a sua desgraça e pobreza, Sara jamais perdeu seu espírito generoso e humilde. Passava por diversas humilhações por parte de Lavínia e da Srta. Minchin e, mesmo assim, jamais perdia a postura e sua visão otimista da vida. "Quando você não cede à raiva, as pessoas sabem que você é mais forte do que elas, porque é forte o suficiente para conter a sua fúria enquanto elas não são, e elas dizem coisas estúpidas que depois gostariam de não ter dito. Não há nada tão forte quanto a raiva, exceto o que nos faz contê-la; isso é mais forte. É bom não responder os inimigos. Eu quase nunca o faço."
Para fugir de seu luto, esquecer um pouco a fome e sobreviver a todos os abusos que sofria, Sara imaginava que era uma princesa. "Quando as coisas estão horríveis, totalmente horríveis, imagino com a maior intensidade possível que sou uma princesa. Digo para mim mesma: 'Sou uma princesa, e uma princesa fada, e porque sou uma fada nada pode me ferir ou me deixar desconfortável'."
O livro é muito emocionante e a história de Sara é um exemplo de força e superação. Ao final do livro ela tem uma boa mudança em sua desgraça, mas não vou contar para não estragar a surpresa.
Nos anos 90 foi feito um filme baseado neste livro, é meu filme favorito da infância e ter enfim podido ler o livro, foi umas das melhores realizações de minha vida literária. No filme foram feitas diversas mudanças na história (o que sabemos ser uma prática normal), mas as duas obras são maravilhosas, em minha opinião, e o filme continua sendo muito emocionante para mim.

Liz 31/12/2020

Se você assistiu o filme na infância (como toda adaptação tem algumas coisas diferentes do livro mas nada absurdo) vai se encantar com o livro sobre a história da pequena Sara.

Sté 23/12/2021

Princesa Sara
Esse livro é perfeito, muito fofinho!!
Fiquei com os olhos cheios de lágrimas várias vezes. Sara é um ser quase irreal, mas sei que existem pessoas assim, só são raras. No início achei em excesso a esperteza dela, mas é inegável que ela é muito inteligente e teve todo tipo de orientação para ser assim. É provável que por ser criada somente com o pai e outros adultos (acredito), tenha esse ar mais maduro para a idade, além da época pouco se infantilizar as crianças. Não vou abrir margem para mencionar a humanidade dela, é só algo que devemos levar e praticar em nossa vida sempre.
Lendo este livro e 'Os miseráveis', me incomoda demais o tratamento que as crianças recebiam nessa época, era quase como se não fossem humanas. Se elas não possuíam família, eram totalmente desprezadas e direcionadas a trabalhos escravos ou quase, em troca de pão velho para comer e um lugar insalubre para dormir.

"Quando nosso corpo se sente desconfortável e triste, temos de fazer a mente pensar noutra coisa", p. 112

A imaginação fértil de Sara foi o que mais me cativou, me senti representada. Essa fuga da realidade é por vezes uma diversão e por vezes um alento em momentos tão difíceis. Pode ser um "pensar positivo" diferente, pensar que podia está acontecendo algo bom, pensar algo diverso e que acolha. Isso pode aliviar um pouquinho o que está doendo.
Sander.Garcia 30/12/2021minha estante
Esrou lendo.. encantador.. já comprei pra minha filha.

Sté 30/12/2021minha estante
Sim, essa é a palavra perfeita para descrever, encantador... ?

Amanda 12/01/2022

Bem fofo
É um livro bem leve e super rapidinho. Achei fofo, e fiquei bem emotiva em algumas partes.

Sara passa a morar em uma escola longe de seu pai. Por ser um homem rico, ela era tratada como uma mimada na escola, mas era muito atenciosa e gentil com as pessoas. Em seu aniversário de 11 anos, Sara perde seu pai e passa a ser desprezada na escola e feita de copeira. O que ninguém imaginava era que o seu vizinho poderia mudar o seu destino que seria tão sofrido.

Adorei a personalidade da Sara, ela é bem forte e consegue ser tão agradável e respeitável. Ela é o tipo de personagem que todo mundo quer ser amigo, mas sempre terá algum invejoso para odiá-la.

Kimberly.Bringel 12/09/2022

Maravilhoso
É um lindo livro que conta uma história maravilhosa e nos faz pensar bastante acho que várias pessoas deveriam ler essa obra prima

Nathália 23/01/2022

Quentinho no coração
Sara é uma princesinha e não por ter muito dinheiro,mas por ter fé em si mesma e na sua magia que a faz ser bondosa e gentil com todos. Mesmo com a situação mais trágica e horrível que poderia acontecer ela não deixou de ser quem é e não se abalou por conta da tristeza. Esse livro me ensinou que a força interna, a fé e autencidade são suficientes para manter a paz de espírito e a esperança. Se você perdesse tudo de material que tem e todas as pessoas que ama o que sobraria?, Apesar de tudo levar a crer que Sara sucumbirá a tristeza ela se mostrou firme. A leitura vale muito a pena.

Vanessa1561 24/01/2022

já com saudades da sara
sabe quando você fica tanto no mundinho do livro que sente que a protagonista é alguém próxima? foi bem isso. agora o que me resta é saudades dela e das personagens que peguei carinho. eu gostei muito da história, mesmo. só dei 4 estrelas porque o sofrimento da sara me deu muita agonia, eu estava sedenta para que as coisas começassem a dar certo pra ela.

sara é muito preciosa. impossível não se apaixonar. amei a experiência de ler este clássico, sempre vai estar em meu coração assim como 'o jardim secreto'. ?

Babi Padoan 05/10/2022

Uma fofura!
História triste, mas com um final feliz. A personagem central tem aquele ar de inocência comovente, mas ela também se mostra sempre forte e muito inteligente. Um clássico infanto-juvenil.

Esta edição é bem ruim, algumas frases incompreensíveis, tive que deduzir pelo contexto. Então se quiser ler recomendo qualquer outra edição, mas esta com certeza não!

Polly 29/01/2022

A princesinha
Apesar de ser um livro infanto-juvenil, o livro é lindo e trás muitas reflexões, entre elas, como lidar com situações difíceis de maneira positiva. Uma história contada a partir da visão de uma criança.

mafelivros 04/02/2022

RESENHA: A Princesinha; Frances H. Burnett - 5 estrelas
Sara Crewe sempre foi muito apegada ao seu papai. Desde a morte da esposa, a pequena "senhorinha" se tornou o bem mais precioso que o capitão Crewe possuía e, por esse motivo, ele sempre oferecia do bom e do melhor para ela. Apesar de possuir tudo o que sempre quis, no momento exato em que pedia, Sara não era uma garota mimada e egoísta, mas empática e generosa.

Ao atingir a idade de entrar na escola, Sara é levada para Londres, em um seminário para garotas, longe de seu querido e amado pai que morava na Índia. Apesar dos pesares, Sara segue sendo tratada como um verdadeira "Princesinha", o que causa admiração em umas e muita inveja em outras garotas que frequentam o seminário.

Mas após uma tragédia, Sara se vê sozinha no mundo e sem nenhum bem material. Abandonada, mal-tratada pelas mulheres e, grande parte das garotas do seminário e sem ter para onde ir, Sara se vê obrigada a trabalhar para poder permanecer no local.

Felizmente, nem tudo está perdido e reviravoltas incríveis acontecem, mas vocês precisarão ler para saber o destino da princesinha!

Apenas Evelim 23/02/2022

A princesinha
Leitura leve e tranquilinha, para o público infantil.

A Sara é uma menininha pra lá de especial.

Acredito que a leitura seja uma boa indicação para cultivar o hábito de leitura em crianças.