A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Renata Floro 23/12/2022

Um livro curtinho, uma história bem legal de ler, mas que tem uma narrativa um pouco cansativa e não tão fluida, mas é compreensível, devido a época que o livro foi escrito.

Ely 28/12/2022

Sara, tu praticaste a lei da atração?
Eu amei o livro. Sem enrolação, envolvente, personagens reais e que erram. Como Ermengarde, nada inteligente que ama a amiga e não percebe a situação em que ela se encontra. Mas que depois de tomar consciência disso, faz o possível para ajudar.
Eu tenho certeza que Sara recebeu tudo o que ela deu. É o karma. Fofa, uma verdadeira princesa.

Bárbara :) 18/06/2010

É adorável!
É uma linda história. Recomendável para todas as idades. Havia assistido o filme várias vezes e só agora me interessei pela leitura dessa história. O final do livro é bem diferente do filme, sendo mais coerente com a história de Sara e menos dramático. Emocionante!

Vanessa 23/08/2010

Magnífico *-*
foi o livro que me ensinou a gostar de ler... e me deu todo um aprendizado de vida, muito bom mesmo.

Debora_ribarski 04/12/2013

Lembro que o filme "A princesinha", baseado no livro, era um dos meus filmes favoritos na infância.
Naquela época, princesas não estavam na moda e, na verdade, essa pequena história pouco tem a ver com isso.

O que mais me prendia era o teor "fantástico". E isso apareceu ainda mais no livro, o que foi encantador!
Muito triste, é verdade. Quando as coisas estão ruins, ficam piores.
E Sara é uma criança tão imaginativa, sonhadora! É incrível como, com suas "ideias" a autora consegue transformar uma narrativa triste em algo tão bonito!

É lindo e extremamente tocante! É como se eu conseguisse olhar o mundo como uma criança novamente e viajar, longe, longe... criando mil histórias, dando um outro sentido pra dura realidade.

Ana 20/07/2014

Fiquei interessada na história porque todos os livros do "Diário da Princesa" começam com citações fofinhas de "A princesinha", e eu fiquei com vontade de conhecê-lo. Enfim, a história é ainda mais fofa do que eu poderia imaginar. Sério. Muito muito muito fofa. A autora, Frances Hodgson Burnett, escreve maravilhosamente bem, gosto muito deste e de outro livro dela, "O jardim secreto". Não sei se ela publicou mais livros, se sim, eu adoraria lê-los!! Enfim. "A princesinha" é a história de uma (tantantantan...uma plebeia? uma mendiga? uma condessa?) princesinha, como vocês bem podem imaginar. Ela é uma menina muito amada (entenda-se mimada) pelo pai rico. Gente mimada normalmente se torna (ou acostuma-se a ser) insuportável, mas Sara não: ela cresce em sabedoria e em graça. Duvido que haja personagem mais meiga e principesca em toda a literatura. Ela ajuda as pessoas, e é gentil, e não reclama de nada, nem quando sua sorte muda (ops, spoiler). Meu projeto de vida é ser como ela.

Maria 10/10/2014

a princesinha
o livro é espetacular! ,pois fala de uma menina chamada Sara e tinha um pai chamado capitão Crewe que a mandou a um lugar.Em suas aula de
francês ela não conseguia aprender...
Depois das aulas da professora Miss Minchim ela começou a entender.
Seu pai sempre mandava livro para Sara.Ela sempre era triste pois sua mãe morreu no parto.Miss Minche tratava Sara super bem pois seu pai era rico.
gostou!

20/08/2019

A princesinha
?Frances Hodgson Burnett
?A Princesinha

Sara Crewe é uma menina encantadora. Cresceu na Índia, onde seu pai trabalha e sempre foi muito apegada a ele, já que a mãe morreu no parto. Assim, ela sempre foi a melhor amiga de seu pai e tinha nele o seu melhor amigo.
Mas agora ela já é uma mocinha e precisa de uma educação mais adequada, que o pai não poderia lhe dar. Por isso, ela é enviada a um internato na Inglaterra. Lá é tratada como uma princesa, mas nem por isso se torna esnobe - é sempre muito educada e trata a todos com respeito e carinho. A Sra. Minchin, a responsável pela escola, a trata com mimos e mais mimos - ela tem um quarto de brincar só para ela, um pônei e até mesmo uma empregada francesa. O suficiente para causar inveja em algumas meninas. Tudo isso, entretanto, é apenas porque a menina é muito rica.
Mas essa vida boa termina abruptamente no dia em que a Sra. Minchin descobre que o pai de Sara morreu e perdeu toda a sua fortuna. A mulher se torna extremamente mal educada e acolhe a menina, por caridade com ela diz, mas faz dela uma empregada.
Assim, Sara acaba sendo tratada como criada no internato, obrigada a trabalhar muito, sempre maltratada pelos adultos. Ainda assim, ela tenta manter sua alegria e é sempre bondosa, acreditando em seu íntimo que ainda é uma princesa.

Mel 21/01/2020

Livro Encantador
É aquele tipo de leitura gostosa e despretensiosa, mas, ainda assim, muito tocante e rica.
É ótimo para ler para as crianças antes de dormir, habituando-as ao maravilhoso mundo da leitura desde cedo, sendo um texto recheado de boas lições (até mesmo para adultos).
Em suma, considero que resiliência, bondade, empatia e gentileza são os quatro maiores pilares (e aprendizados) desse livro, os quais se unem na máxima não faça aos outros o que não gostariam que fizessem como você, haja vista que tudo o que vai, um dia volta.
Assim, não se esqueçam de serem pessoas boas, respeitosas, gentis e solidárias, o mundo e o seu próprio espírito agradecem

Pdrosaleitor 20/02/2020

Ensina resiliência
Como uma criança consegue nos fazer acreditar que o melhor a se fazer nas horas mais difíceis é imaginar um cenário oposto do que está vivendo e assim acreditar que o espírito é forte embora a carne sofra?

Fê.Almeida 26/08/2020

Representatividade
Esse livro representa para mim muito mais do uma história, ele foi o primeiro livro que eu li! O que me fez gostar e começar a dedicar a leitura, eu li ele bem novinha e entender ele antes e hoje já adulta em uma nova idade e por já ter visto várias coisas de como a vida é, ele me emociona e mostra que tudo tem o seu tempo certo. Ele significa muito para mim e tenho um sentimento de gratidão! Vale a pena a leitura e releitura porque é extremante atual a cada dia ?

Camelo's 13/09/2020

A princesinha
Misericórdia como eu chorei lendo esse livro.
Teve momentos que meus olhos embaçaram completamente. A história é bem simples e linda! Me encantou como fazia muito tempo não acontecia.

Laurinha 02/03/2022

Meu favorito da Frances
Ahhh o que dizer de ter acompanhado a trajetória da pequena Sara Crewe? A garotinha de espírito alegre e gentil, perde o seu pai logo no início dos primeiros capítulos, e acaba saindo de uma vida de luxo em que era tratada como uma princesa, a uma vida de maus tratos e serviços que nenhuma criança teria forças físicas para fazer, mas calma que o final tem reviravolta e é feliz e lindo. Para quem assistiu à adaptação de 1995, deixo aqui minha dica de que leia o livro, pois foi extremamente modificado nas telonas. Já li outro livro clássico da Frances (e que também tem uma adaptação famosa da década de 90), mas este em especial ganhou meu coração. É o tipo de livro que todo mundo deveria ler e ter uma cópia em casa, pois nos ensina muito sobre resiliência, bondade, amizades verdadeiras e traz-nos belas reflexões. Se puder, dê uma chance a esse livro. Não vai se arrepender.