A Princesinha

Resenhas - A Princesinha

20/08/2019

?Frances Hodgson Burnett
?A Princesinha

Sara Crewe é uma menina encantadora. Cresceu na Índia, onde seu pai trabalha e sempre foi muito apegada a ele, já que a mãe morreu no parto. Assim, ela sempre foi a melhor amiga de seu pai e tinha nele o seu melhor amigo.
Mas agora ela já é uma mocinha e precisa de uma educação mais adequada, que o pai não poderia lhe dar. Por isso, ela é enviada a um internato na Inglaterra. Lá é tratada como uma princesa, mas nem por isso se torna esnobe - é sempre muito educada e trata a todos com respeito e carinho. A Sra. Minchin, a responsável pela escola, a trata com mimos e mais mimos - ela tem um quarto de brincar só para ela, um pônei e até mesmo uma empregada francesa. O suficiente para causar inveja em algumas meninas. Tudo isso, entretanto, é apenas porque a menina é muito rica.
Mas essa vida boa termina abruptamente no dia em que a Sra. Minchin descobre que o pai de Sara morreu e perdeu toda a sua fortuna. A mulher se torna extremamente mal educada e acolhe a menina, por caridade com ela diz, mas faz dela uma empregada.
Assim, Sara acaba sendo tratada como criada no internato, obrigada a trabalhar muito, sempre maltratada pelos adultos. Ainda assim, ela tenta manter sua alegria e é sempre bondosa, acreditando em seu íntimo que ainda é uma princesa.

Mel 21/01/2020

Livro Encantador
É aquele tipo de leitura gostosa e despretensiosa, mas, ainda assim, muito tocante e rica.
É ótimo para ler para as crianças antes de dormir, habituando-as ao maravilhoso mundo da leitura desde cedo, sendo um texto recheado de boas lições (até mesmo para adultos).
Em suma, considero que resiliência, bondade, empatia e gentileza são os quatro maiores pilares (e aprendizados) desse livro, os quais se unem na máxima não faça aos outros o que não gostariam que fizessem como você, haja vista que tudo o que vai, um dia volta.
Assim, não se esqueçam de serem pessoas boas, respeitosas, gentis e solidárias, o mundo e o seu próprio espírito agradecem

Pdrosaleitor 20/02/2020

Ensina resiliência
Como uma criança consegue nos fazer acreditar que o melhor a se fazer nas horas mais difíceis é imaginar um cenário oposto do que está vivendo e assim acreditar que o espírito é forte embora a carne sofra?

Van 06/03/2020

Resiliência é uma base essencial nos tempos mais difíceis
Esse livro é um daqueles tipos de obra que você não espera nada mesmo, acha que é apenas uma história levinha pra passar o tempo, porém quando acaba o livro, você fica tão estupefato e feliz. É incrível como uma criança pode te ensinar tanto e ser tão madura como você nunca foi. É um livro que te ensina a ser gentil, a ter empatia (valor que considero um dos mais fundamentais) e, o mais importante de tudo, a construir a nossa resiliência frente as mais adversas situações, entendendo que existe gente que passou e/ou passa por situações semelhantes ou até piores. Essa obra nos mostra, através da sensibilidade de uma criança, que é possível lidar com a vida.

Bruno N. 08/03/2020

A Princesinha
"Onde se cuida de uma rosa, meu rapaz, uma flor de cardo não consegue florescer."
............................................................
"A Princesinha" by Frances Hodgson Burnett originalmente publicado em 1905 e publicado no Brasil em Nova Edição pela incrível e fantástica Editora Martin Claret (do gaúcho, Martin Claret) com um impecável trabalho gráfico com tradução de Vera Lúcia Ramos.
???
É uma história infanto-juvenil que pode lhe parecer a primeira vista, blasé, mas não se engane... já leu "Alice" de Carrol ou "O Pequeno Príncipe" de Saint-Exupéry? Pois bem, a narrativa tem tons adultos e por isso é uma leitura que tanto cativa uma criança quanto um adulto.
A história é simples porém cheia de energia boa, a situações desconcertantes no que diz respeito ao tratamento dado as crianças como se essa fase fosse um tormento na vida do ser humano, uma fase que merece desprezo, porém... é o contrario o que livros da época como este quiseram demonstrar, em que: A Sociedade deveria perceber a importância da fase infantil no caráter e constituição do HOMEM adulto.
O enredo conta a história da indiana Sara que tem um pai Capitão Inglês que a deixa num pensionato para jovens damas e retorno para seus negócios na Índia, porém ocorre algo fatídico (a morte do pai de Sara) e a partir daí a pequena se vê em maus lençóis, de aluna se torna uma escrava (uma ajudante, uma faz tudo), passa frio, fome e é negligenciada. Porém é a mente criativa da criança, seus "faz-de-conta", e "imagine" que a mantêm sã, e feliz em meio a miséria e sua boa conduta como ser humano. Uma história que trás alegria, pesar, esperança, dor e poder da amizade. Sinceramente, um enredo doce, aconchegante e que deveria ser leitura obrigatória para as crianças nas escolas.

Fê.Almeida 26/08/2020

Representatividade
Esse livro representa para mim muito mais do uma história, ele foi o primeiro livro que eu li! O que me fez gostar e começar a dedicar a leitura, eu li ele bem novinha e entender ele antes e hoje já adulta em uma nova idade e por já ter visto várias coisas de como a vida é, ele me emociona e mostra que tudo tem o seu tempo certo. Ele significa muito para mim e tenho um sentimento de gratidão! Vale a pena a leitura e releitura porque é extremante atual a cada dia ?

Camelo's 13/09/2020

A princesinha
Misericórdia como eu chorei lendo esse livro.
Teve momentos que meus olhos embaçaram completamente. A história é bem simples e linda! Me encantou como fazia muito tempo não acontecia.

Lucyola 21/01/2022

PRINCESINHA
Livro bem chato muito parado,mesmo quando acontece alguma coisa que deveria ser ual continua chato,li até o final pq era curto,mas não vale a pena.tem as questões sociais importantes lógico,mas achei chata a leitura

Suellen 24/01/2022

Uma cinderela mirim
Muito fofo esse livro, bom para as crianças, é lúdico e passa uma mensagem bonita. Fala da importância da gentileza, apesar de que hoje em dia eu acho que não faz bem ser bom demais, mas é um bom livro.

@jaquepoesia 26/01/2022

Esse é um livro que todo mundo precisa ler, crianças e adultos! 💛
• A Princesinha
• Frances Hodgson Burnett
• Editora: Ciranda Cultural

"Se a natureza fez de você um doador, suas mãos nascem abertas, e assim também é o seu coração; e embora possa haver momentos em que suas mãos estejam vazias, seu coração está sempre cheio, e mesmo disso você encontra o que doar: coisas quentes, coisas gentis, coisas doces; ajuda, consolo e risos; a às vezes o riso alegre é o melhor auxílio de todos"

📖Sara Crewe de apenas sete anos foi trazida da Índia pelo pai para estudar em uma escola para meninas em Londres. Bastante rica a garota logo chama atenção das demais alunas, mas não é pela sua riqueza que Sara atraí para si boas amizades e notoriedade, mas sim por sua criatividade e bondade.
Com um comportamento humildade e cheia de imaginação, Sara ganha pouco a pouco o coração de suas colegas, que passam a tê-la em grande estima mesmo quando com o falecimento de seu pai ela passa a ser uma empregada da escola.

Ainda muito jovem Sara precisa encarar tarefas exaustivas até para um adulto, e enquanto cresce passa a ter ainda mais obrigações. Mas decide que mesmo assim continuará a ter as atitudes de uma princesa. Apaixonada por literatura, contadora de histórias (que ela mesmo inventa), essa personagem embora até me lembre Pollyanna por sua bondade e positividade é ao meu ver mais humana.
*Pollyanna é incrível, mas é quase surreal! rs

Sara chega a querer revidar todas as humilhações de algumas alunas e da própria Senhora Minchin, mas realmente se esforça para apesar de tudo ser uma verdadeira princesa.

💬Confesso que me emocionei diversas vezes durante a leitura. Seja por pensar nas tantas crianças Saras que existem no mundo real, seja por ter de encarar o fato de que infelizmente existem pessoas como Minchin, totalmente desprovidas de empatia e humanismo.
Minchin é a personificação daquelas pessoas que adulam os ricos esperando receber algo em troca, enquanto humilha e escraviza sem piedade os pobres por crer que eles não podem lhe oferecer nada além de trabalho duro.

Embora esta seja uma leitura leve, as lições que a pequena Sara Crewe transmite através da sua forma de lidar com as diferentes personalidades das outras meninas e as difíceis circunstâncias, ensinam muito! O que faz deste um livro essencial para crianças e igualmente essencial para os adultos.
❤ Algumas das personagens amigas de Sara:
Ermengarde é uma garota com muita dificuldade de aprendizado, principalmente se tratando de francês, idioma que Sara domina por ouvir desde muito nova do próprio pai. Mas invés de zombar de Ermengarde, Sara se torna amiga dela e se propõe a ajuda-la com as lições de francês.
Já Lottie é uma garota mimada acostumada a fazer pirraça para conseguir o que quer, e sempre que não quer fazer algo lamenta aos berros que não tem mãe. Mas sendo Sara também órfã de mãe não demora muito para que se tornem amigas, e a postura de Sara em relação a este fato a influencia positivamente, passando a lidar melhor com a ausência da mãe.
🍂 Trechos:
"(...)as histórias pertencem a todo mundo."
"Como é que os animais entendem as coisas é algo que desconheço, mas é certo que eles entendem. Talvez haja uma linguagem que não seja feita de palavras e tudo no mundo a compreenda. Talvez exista uma alma dentro de tudo e que consegue falar com a outra alma, sem emitir um som sequer."
"Quando você não cede à raiva, as pessoas sabem que você é mais forte do que elas, porque é forte o suficiente para conter a fúria enquanto elas não são, e elas dizem coisas estúpidas que depois gostariam de não ter dito. Não há nada tão forte quanto a raiva, exceto o que nos faz contê-la (...)"
"Talvez pensamentos gentis alcancem as pessoas de alguma maneira, apesar das janelas, das portas e das paredes."

carlanagy 14/02/2022

Nostalgia
Como a maioria meu contato inicial com essa história se deu por conta do filme dos anos 90, eu nem sabia que ela era baseado em um livro, que grata surpresa. Essa leitura foi uma grande nostalgia do começo ao fim, uma história muito fofinha e emocionante. Tem algumas questões da época que causam um desconforto se comparadas à nossa visão atual de mundo, mas ainda assim uma bela história.

lovbunniesm 20/02/2022

A princesinha
Com 7 anos, Sarah Crewe, a vontade de seu pai, ingressa em um internato para meninas. Assim como em sua vida conjunta à seu pai, o mesmo pede que Sarah tenha todas os seus desejos atendidos perdurante sua estadia no colégio, o que se torna motivo de antipatia e adoração por parte de suas colegas e do corpo docente.
Ao longo da história, vê-se que Sarah não conta só com uma grande riqueza material, mas também espiritual, que continua com ela mesmo na falta de riquezas materiais. Desse modo, ao ler o livro deparei-me com a vontade de incorporar, eu mesma, os modos e pensamentos de Sarah Crewe, tão espirituosa para sua idade, ao passo que me vinha ao pensamento que ninguém possuira tal auto controle.
De fato, Sarah Crewe é uma ampliação do que todos queremos ser, afinal: seria fácil ser uma princesa se andasse vestida de ouro, mas parece-me que será mais meritório ser uma princesa sem que ninguém saiba que o sou.

Laurinha 02/03/2022

Meu favorito da Frances
Ahhh o que dizer de ter acompanhado a trajetória da pequena Sara Crewe? A garotinha de espírito alegre e gentil, perde o seu pai logo no início dos primeiros capítulos, e acaba saindo de uma vida de luxo em que era tratada como uma princesa, a uma vida de maus tratos e serviços que nenhuma criança teria forças físicas para fazer, mas calma que o final tem reviravolta e é feliz e lindo. Para quem assistiu à adaptação de 1995, deixo aqui minha dica de que leia o livro, pois foi extremamente modificado nas telonas. Já li outro livro clássico da Frances (e que também tem uma adaptação famosa da década de 90), mas este em especial ganhou meu coração. É o tipo de livro que todo mundo deveria ler e ter uma cópia em casa, pois nos ensina muito sobre resiliência, bondade, amizades verdadeiras e traz-nos belas reflexões. Se puder, dê uma chance a esse livro. Não vai se arrepender.

Aline327 07/04/2022

Que história mais linda. É pra deixar qualquer um com o coração bem quentinho.
Como a imaginação pode ser poderosa quando não se tem mais nada.
Um livro cheio de lições, vale a pena ser lido e relido.