Seus olhos viam Deus

Seus olhos viam Deus Zora Neale Hurston

Resenhas - Seus olhos viam Deus

Sandra 18/05/2023

Liberdade!
Seus olhos viam Deus é um livro envolvente. Traz a história de Janie, um mulher forte e com resiliência que determinou o seu caminho em um tempo, que uma mulher negra, estadunidense, ousaria fazer. Sua história é narrada pela própria personagem para uma amiga e traz uma linguagem poética e repleta de metáforas, o que torna a leitura prazerosa. Liberdade, igualdade, amor e lealdade são temas que permeiam a leitura. Gostei muito e recomendo?

Alice 17/02/2023

Clássico
Um clássico de Zora Neale Hurston, uma autora que surpreendentemente fora esquecida no movimento literário afro americano por suas divergências nas narrativas de suas histórias.
Seus Olhos Viam Deus é um romance que ao mesmo tempo te acolhe e soca seu estômago, mostrando a transição de uma mulher preta de objeto de desejo masculino e submissão branca a agente de sua própria vida e escolhas, por mais que estas tenham sido dolorosas.
É um romance lindo que deixa um gostinho de quero mais.

eyre0101 21/01/2023

Que leitura deliciosa. Vou começar dizendo que eu adoro a escrita da Zora e adoro como ela encorpora o AAVE tanto na fala dos personagens quanto na narrativa e na essência do texto. Os tradutores também fizeram um ótimo trabalho ao traduzir essa peculiaridade para o português.
A Zora revolucionou a literatura da época. Num contexto em que a literatura negra dos Estados Unidos era majoritariamente constituída de realismo social e que qualquer coisa diferente disso era mal-vista pelos movimentos sociais de emancipação negra, ela escreveu uma história sobre personagens negros que são pessoas além das reações que a opressão impõe a eles. É uma história que celebra a negritude e celebra o amor e a independência feminina, sem colocar a opressão racial como o único fator determinante da vida. É um tesouro.

fabio.orlandini 25/08/2022

Desconhecido
Embora a autora não seja tão conhecida no Brasil, essa obra é de uma grandeza de sentimentos inigualável. O que é o amor? Como ele se completa no casamento? Além de questões éticas, raciais, morais. Recomendo.

Laris 21/08/2022

Janie já no final do livro diz que devemos fazer duas coisas por nós mesmos: procurar Deus e descobrir como é viver a vida. Acho que isso resume bem o livro, no primeiro casamento ela viveu pelos sonhos da avó, depois tentou fugir disso e viveu pelo segundo esposo. Por fim, viveu por ela mesma e encontrou Deus no amor, mesmo sofrendo, percebeu que assim foi ela e teve momentos memoráveis.

Carol.Miotti 22/08/2023

4,5/5
Um clássico de Zora Neale Hurston que conta a história épica de Janie Crawford em sua busca por uma identidade. Uma jornada sobre o amor, as alegrias e as tristezas da vida. Aclamado como o mais belo romance da literatura negra norte-americana de sua época, Seus olhos viam Deus descreve a trajetória de Janie, uma heroína afro-americana que enfrenta o tabu de escolher o próprio destino na Flórida da década de
1930.Hurston não escreve, especificamente, sobre a discriminação num mundo dominado por brancos - o que lhe rendeu algumas críticas de militantes pelos direitos dos negros -, mas é precisa na construção da tensão dos relacionamentos.
O livro, através da mistura da primeira e da segunda pessoa, nos apresenta Janie em seu retorno para um cidade da qual havia saido há muito tempo, gerando dúvidas nos moradores da cidade. Ao ser questionada por uma amiga, Janie passa a narrar sua trajetória e é a partir daí que conhecemos sua história marcada por imposição do silêncio, violências simbólicas e muitas outras opressões em seus três casamentos. O uso de dialetos e da linguagem coloquial em Seus olhos viam Deus atraiu para a escritora a crítica de outros autores negros.

Côrtes 29/08/2023

Livro diferente do comum, um romance com trechos extremamente poéticos que você consegue sentir no âmago de sua alma, adorei o livro de Zora e queria conhecer mais seu trabalho( aliás é uma pena ter poucas obras dela traduzidas). Enfim,aconselho a todos a leitura!

Bruna.Toledo 05/03/2021

A linguagem simples da narração e os diálogos extremamente fiéis aos personagens me lembrou um pouco "Vidas Secas", de Graciliano Ramos. É simplesmente maravilhoso refletir como um vocabulário "requintado" e norma culta nada têm a ver com profundidade e qualidade literária.
"Seus olhos viam Deus" é a história de uma mulher que tem dentro de si muita força e que, contrariando os esforços da sua comunidade, tem plena consciência disso. Zora conseguiu trazer essa força ao cotidiano de um jeito muito bonito (e sem criar o estereótipo hollywoodiano da mulher bruta que suporta tudo mas "não sabe" amar).

JAQUELINE.ARGOLO 17/03/2024

Leitura obrigatória
É como afirma Henry Louis Gater Jr, no posfácio da obra: "Seus olhos é um ousado romance feminista", apresentando a história de Janie Starks e a afirmação do seu empoderamento ao longo dos seus relacionamentos, com ênfase ao terceiro e último: quando ela descobre a sua negritude e alcança maior liberdade, mesmo sendo uma mulher. Recomendo!

Geisi.Ferla 29/03/2024

Reinventar-se
O livro não deixa de ser um manifesto feminista, numa história que mostra as nuances do racismo de uma época.