Prelúdio à Fundação

Prelúdio à Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Prelúdio da Fundação

Erica 20/05/2020

Ok, o livro é um pouco arrastado às vezes. E repetitivo em algumas explicações. os arcos de Mycogen e da universidade são um pouco frustrantes. As perguntas vão surgindo e algumas questões parecem até falha no roteiro. A psico-historia parece impossível. Mas nada, NADA está lá por acaso.

O sentimento de frustração, de impossibilidade, de estar andando em círculos, tateando no escuro, de dúvida, é tudo Asimov entrando na sua mente. A resolução dos mistérios (que atiçam a curiosidade do leitor) nos dá aquela sensação maravilhosa de satisfação quando tudo se encaixa em reviravoltas de tirar o fôlego.

Como historiadora, é muito bacana ver a ficção científica imaginando instrumentos futurísticos com a minha ciência favorita. É claro, a psico-historia é refutável, mas qual seria a graça? É algo delicioso de se imaginar.

Estou lendo na ordem cronológica, então esse é o primeiro livro da Fundação que estou lendo. De Asimov eu conhecia apenas um conto sobre sonhos de robôs que li em uma coletânea. Estou muito feliz em conhecê-lo melhor e animada pra ler o restante.
Urias 20/05/2020minha estante
Amadah! Fiquei curioso... me indicaria agora ou espero mais leituras suas (um das que estão na ordem) para me iniciar?

Erica 20/05/2020minha estante
Olha, a experiência é ótima, mas esse livro vai te puxar pros outros da série. Se vc quiser esperar eu chegar na trilogia original vou poder dizer de vale a pena ler nessa ordem ou se é melhor ler pela ordem de lançamento.

Urias 20/05/2020minha estante
Beleza, será desta última forma. Vou aguardar e colocar em projeto para ter oportunidade de aproveitar mais de um.hahajah

Matheus.Andrade 21/05/2020minha estante
Esse é o que tem 2000 páginas ou é o primeiro da série? Cada vez mais tu tá me puxando pra Azimov.
Dele eu já li um livro MARAVILHOSO de conto. PERFEITO pra explicar a diferença entre ficção científica e fantasia: em uns contos Azazel é um demoninho pirracento e mágico; em outros ele é mais um alienígena vigarista. Muito bem humorado e bem significativo. Na vdd falta uns contos pra eu ler ainda, por isso não pus nos livros lidos

Matheus.Andrade 21/05/2020minha estante
Asimov** errei o nome dele hahshs
E o nome do livro que citei é Azazel* msm

Matheus.Andrade 21/05/2020minha estante
Depois dessa resenha eu já to inclinado a ler Asimov tipo agora

Erica 21/05/2020minha estante
Qual é o nome do livro?

As 2000 páginas são a série completa. O primeiro livro são uns 20%, ainda falta bastante hahaha

Erica 21/05/2020minha estante
Leiaaa vamos comentar. Gostei mais dele que de K. Dick

Café 06/05/2020

Excelente
Mais uma vez Asimov consegue ser genial. Com uma história que flui e prende do começo ao fim. Citações de forma indireta dos outros livros da série. Asimov é genial.
Viviane @litenatura 06/05/2020minha estante
Vou copiar quando eu ler um livro dele. Hehe

Café 07/05/2020minha estante
Não pode. Use sua criatividade

Viviane @litenatura 07/05/2020minha estante
Haha

Nícolas 29/06/2020

De volta nos trilhos
Depois de desviar do foco no último livro "Fundação e Terra" (ou deveria ser "Gaia e Terra"?) Asimov voltou nos trilhos da psico-história.

Nele acompanhamos o lendário Hari Seldon ainda em sua juventude quando começou a desenvolver sua matemática que mudaria o rumo da galáxia.

O livro teve algumas partes maçantes e outras com bastante ação. Alguns diálogos são um pouco repetitivos mas o livro eventualmente embala.

Achei a revelação final previsível, deu para perceber logo no começo do que se tratava, mas ainda assim resolveu algumas pontas soltas deixadas no último.

Agora é respirar fundo e mergulhar no último livro dessa séria lendária da ficção científica.
Inn Moura 14/09/2020minha estante
Mas esse é um prequel, então teoricamente não vem depois de Fundação e Terra e sim antes. É o primeiro dos 7 livros.

Nícolas 14/09/2020minha estante
É que eu me decepcionei um pouco com Fundação e Terra por ele ter meio que esquecido da fundação e do plano Seldon e quando eu fui ler esse livro, que foi escrito logo depois de Fundação e Terra, eu estava um pouco com medo se ele iria recuperar o foco e fazer uma prequel que encaixasse em tudo. No fim eu fui surpreendido positivamente.

Deco 03/04/2022

A história da Psico-história
Excelente livro! Asimov conseguiu deixar a saga "Fundação" ainda mais interessante. Talvez por ter sido escrito posteriomente a trilogia original, o autor conseguiu inserir alguns elementos, tanto no cenário (ainda mais tecnológico), quanto nos personagens, que tornaram sua obra ainda mais agradável.

O fato de abordar as culturas dos diversos setores de Trantor com mais detalhes e também explorar melhor o relacionamento entre seus personagens, desenvolvendo seus sentimentos em paralelo a história, tornou toda a narrativa ainda mais atraente.

O final é excelente, e possui várias reviravoltas que completam diversas lacunas dessa incrivel ficção.

Recomendo a todos os amantes de ficção científica.
GiSB 22/02/2023minha estante
Quero muito ler a saga toda. Comprei os 7 livros e os lerei em sequência. Haja fôlego!

Luciano Bernardo 19/08/2017

Poxa vida, Asimov, que mancada
Como fã da trilogia Fundação, esse livro gostaria de não ter lido.

Entediante. Prefiro manter na memória o Hari Seldon como uma figura misteriosa dos livros da triloga do que asse aí do livro.
Agnaldo Alexandre 31/12/2018minha estante
Interessante seu comentário. Na trilogia, avaliei o Hari como superior, dono de uma perspicácia e intelecto alr de seu tempo. Porém no começo desde volume,vi ele como uma figura inferior, amedrontada e apesar de inteligente e não estando ao nível da criação da fundação. Agora, (atualmente em 55%), vejo que Asimov quis apenas mostrar um Hari humano, com falhas e dúvidas, e que nem tudo foi ideia de sua mente, mas que soube aproveitar as ideias fornecidas a ele (não roubou as ideias) e torná-las possíveis e praticáveis. Ou seja, Asimov constriu o caráter dele enquanto líamos, tornando o forte e inteligente.

Eu vi desta maneira. O livro é lento para mostrar que ali está a contrição da ideia e não altas emoções e aventuras.

Abraços

Vininini 07/02/2022

A história da psico-história
Eu realmente não gosto do Hari Seldon como protagonista, de qualquer forma a psico-história é o eixo central da trama.
Os plots são engenhosos (como sempre), mas dessa vez parece que havia dicas demais, não foi nem um pouco difícil decifrar tudo
Betons Liguer 29/07/2022minha estante
Precisei de sete livros dele para decifrar este logo de cara, mas é isso aí ksksks

Roberto.Vasconcelos 21/04/2024

Plot twist salvou
Confesso que não estava achando o livro lá grande coisa, ele estava legal mas não parecia que a história estava avançando.

Fiquei pensando que parecia muito uma caça ao tesouro que não chegava a lugar algum , mas o final que o Asimov entrega foi de explodir cabeças!
Ele conseguiu unir as sagas de uma forma espetacular e fiquei muito nostálgico nesse final.
Ele conseguiu amarrar tudo muito bem no final e só por isso a nota subiu.

romulo mafra 16/02/2014

O primeiro!!!
Comecei a série da Fundação pelo livro da cronologia! E como não sei basicamente nada sobre os outros, já considero que comecei bem, pois o livro é MUITO BOM, li em praticamente uma semana!!!!! E estou louco pra começar o segundo (da cronologia)!!!!!!!

evaniobauer 04/12/2014

Livro 1 de 7 da série Fundação na ordem cronológica da estória.
Leitura leve e cativante que faz querer ler tudo de uma vez!
Leitura obrigatória para quem gosta de ficção científica.

Alvaro 15/04/2015

Excelente
Um dos dois livros que precedem a trilogia da Fundação do Mestre Isaac Asimov, inventor das 3 Leis da Robótica, lembrado pelo @paiwill no meu primeiro livro da trilogia.

Esse aqui, conta o começo do plano majestoso para salvar o império através da psico-história, desenvolvido pelo grande Hari Seldon. E, embora seja um livro da década de 80, ainda tem temas atuais como racismo e a discriminação para com as mulheres.
Não tem a temática das guerras como nos outros livros era possível ver, mas desenvolve o conceito apresentado como abstrato na trilogia da psico-história.
Não é no mesmo nível que a trilogia (contem algumas referências a elas e de como as emoções são a chave para mudanças, inclusive), mas mesmo assim é um bom livro. Vale a leitura.

Everton Vidal 04/06/2015

É como uma epopeia de Seldon no desenvolvimento da pisco-história, e faz um elo temporal interessante entre a série do império de Trantor e a Fundação, fornece alguns dados que, imagino, serão importantes pra quem vai ler a série fundação desde o início. Não foi o meu caso, e talvez por isso eu não desfrutei o livro como devia. Mas dentro do contexto do universo Asimov é essencial.

etsilvio 05/05/2016

Mais um excelente livro da Série Fundação
Mais um excelente livro da série Fundação. No princípio achei um tanto monótona a aventura de Seldon por alguns distritos de Trantor, mas como sempre titio Asimov explica as coisas muito bem, e temos um final esclarecedor, com reviravoltas e personagens que não são o que parecem (ainda bem). Valeu demais a leitura, agora resta apenas Origens da Fundação para eu concluir a saga (li na ordem de publicação, e não me arrependo).

LP 05/03/2017

Ação e mais ação
Asimov é um mestre da ficção e do futurismo. Esse livro inaugura a série da Fundação e apresenta os personagens ao leitor de forma empolgante.

Depois de ler o prelúdio, você se sente conectado a Hari Seldon e Dors Venabili como se fosse um robô ligado numa tomada. Suas aventuras são empolgantes e elétricas; tudo numa linguagem direta e que faz a leitura fluir.

O mundo fantástico e futurista do Império galático te deixa com a mente nas estrelas; é quase possível conhecer cada canto de Trantor e suas diferentes populações a cada capítulo.

É uma leitura leve e divertida. Vale a pena. E olha que ficção científica na literatura não é meu gênero preferido.

Elaine | @naneverso 22/02/2020

O livro em que Isaac Asimov inventou o Kindle
Prelúdio à Fundação apresenta uma narrativa aprimorada em comparação às obras anteriores, e consegue conectar todos os pontos, tanto para os leitores da ordem cronológica, quanto para os leitores da ordem de escrita.

Por vezes, o sentimento é de que poderia ter havido um equilíbrio maior na quantidade de palavras entre os primeiros livros e os que fecham/iniciam a saga; porém, ao mesmo tempo em que Asimov parece "enrolar" em alguns acontecimentos, discussões importantíssimas fazem aparições durante toda a história, mostrando que esta é uma obra de ficção científica no que o gênero sabe fazer de melhor: trazer a realidade para um mundo fictício. É de se assustar o tanto que alguns assuntos continuam atuais, mesmo tantos anos tendo decorrido desde sua escrita, e é de se assustar ainda mais o quanto algumas das tecnologias apresentadas imitam, tirando uma variação ou outra, algumas das tecnologias atuais (vide o título desta resenha).

---
A resenha completa vocês encontram em @naneandherbooks no Instagram

IGuittis 04/03/2020

Maravilhoso
O livro traz o início de toda a ideia da Fundação. Acompanha a chegada de Hari Seldon em Trantor e o início do desenvolvimento da psico-história.
A história traz suspense, ação, robôs, tudo o que o autor sabe desenvolver belamente.
A trama é envolvente demais e os personagens são muito bem desenvolvidos.