Prelúdio à Fundação

Prelúdio à Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Prelúdio da Fundação

edisik 09/01/2023

Quando li a trilogia fundação imaginei que estaria satisfeito, como estava enganado. Tanto os livros após e antes da trilogia são incríveis.

Diogo 08/02/2022

Boa leitura para conhecer melhor o Hari Seldon, criador da Psico-historia, não gostei tanto da leitura como gostei da trilogia principal, talvez devido a me decepcionar um pouco com o desfecho final da série no livro fundação e Terra( o qual no meu ponto de vista diminuí muito a importância da Psico-historia), o livro possui 512 páginas que na minha opinião poderiam ser reduzidas algumas passagens, fora isso é um livro bom para conhecer o início do desenvolvimento da Psico-historia.

Nícolas 29/06/2020

De volta nos trilhos
Depois de desviar do foco no último livro "Fundação e Terra" (ou deveria ser "Gaia e Terra"?) Asimov voltou nos trilhos da psico-história.

Nele acompanhamos o lendário Hari Seldon ainda em sua juventude quando começou a desenvolver sua matemática que mudaria o rumo da galáxia.

O livro teve algumas partes maçantes e outras com bastante ação. Alguns diálogos são um pouco repetitivos mas o livro eventualmente embala.

Achei a revelação final previsível, deu para perceber logo no começo do que se tratava, mas ainda assim resolveu algumas pontas soltas deixadas no último.

Agora é respirar fundo e mergulhar no último livro dessa séria lendária da ficção científica.
Inn Moura 14/09/2020minha estante
Mas esse é um prequel, então teoricamente não vem depois de Fundação e Terra e sim antes. É o primeiro dos 7 livros.

Nícolas 14/09/2020minha estante
É que eu me decepcionei um pouco com Fundação e Terra por ele ter meio que esquecido da fundação e do plano Seldon e quando eu fui ler esse livro, que foi escrito logo depois de Fundação e Terra, eu estava um pouco com medo se ele iria recuperar o foco e fazer uma prequel que encaixasse em tudo. No fim eu fui surpreendido positivamente.

joaoggur 30/01/2022

Seldom, o maior nerdola de todos os tempos.
Prelúdio a fundação é um livro que, como o seu próprio título diz, se passa antes aos eventos da trilogia da Fundação, livros escritos por Isaac Asimov.

Hari Seldon é um matemático, mas com um diferencial: ele, em suas árduas e complicadas pesquisas, inventara como uma nova tecnologia: a psico história, uma ciência que resumidamente consegue prever o que acontecerá no futuro. Mas, quando ele vai até o planeta de Trantor para apresentar a sua nova tecnologia ao mundo, ele começa a ser perseguido por guardas imperiais comandados pelos terríveis Imperador Cleon e o seu lacaio Eto Demerzel, e com a ajuda de Dors Vinabilli, ele passa todo o livro fugindo dresses perigos.

O livro tem uma história de extremamente interessante. Asimov tem uma mente extremamente inovadora, pois criara conceitos da ficção científica que são usados até hoje.

Mas infelizmente essa trama tem um problema: ela é arrastada. Não que ela não seja interessante, ela só é alongada para um número de páginas extremamente superior com a história em si. Senti inúmeros diálogos e partes que poderiam ser cortados.

Outro fato que foi do meu incômodo, foi (jamais faria a cretinice de escrever o que aconteceu em si aqui nessa resenha) o plot twist do final. Foi extremamente previsível e, até para quem não tinha descoberto, passou tao rápido que simplesmente não sentimos.

Faço o elogio que, mesmo sendo um livro ligeiramente arrastado, ele tem sim uma história de ouro e extremamente interessante.

Para quem deseja iniciar a leitura da Fundação, é uma boa leitura para se iniciar nesse universo antes dos livros em si.

Diego 09/10/2021

Impressionante
Pode ser uma reação adolescente tardia minha, uma vez que não tive a oportunidade de ler estas obras em uma época mais precoce da minha vida, mas estou achando muito agradável a forma como o autor costurou a série da Fundação com as do Império e principalmente dos Robôs!
Gostei de voltar de ter contato com alguns personagens dos quais estava com saudades!

Gabriel.Chiquito 13/10/2021

O Império precisa de uma nova fundação
Primeiro o essencial: para ler esse livro, você precisa ter lido pelo menos os 4 livros da saga dos robôs e, de preferência, também a trilogia da Fundação, senão não vai entender tudo e vai perder a essência dessa obra.

Como livro em si, ele é bom, tem uma história interessante, com cenários muito variados e chamativos, sempre prendendo a atenção do leitor e evitando que a história caia no marasmo. Aqui os problemas do Asimov na escrita são realmente bem escassos.

Já com relação à história como um todo, esse livro é maravilhoso, consegue pegar os acontecimentos importantes do passado e criar uma base sólida para a trilogia da Fundação, que vem cronologicamente mais tarde. Mesmo tomando alguns spoilers, esse livro tem tantas reviravoltas e revelações que é muito difícil prever a história por completo. Ótima leitura pra quem gosta da obra do Asimov.

Chiabaibr 09/03/2024

Ótimo livro de ficção científica
Gostei bastante do livro, pois traz muitos aspectos de ficção científica com história e desenvolvimento cultural de diversos povos.

Já quero ler a saga inteira!

João Victor 21/03/2022

Quando acabei a trilogia principal de Fundação tinha como certo pra mim que não iria ler as duas prequels porque não teria a mesma emoção da trilogia original, já que eu saberia o que acontece no final de tudo, graças a Deus não poderia estar mais enganado. Ver como a psico-história ganha forma na mente do Seldon, a decadência do Império, os vários setores e sociedades de Trantor e a ligação com a Série dos Robôs acrescentam muita pra saga e por si só já valem a leitura.

Kristian.Pacheco 29/03/2023

5 estrelas com louvor
Impressionante como o livro te envolve desde o primeiro capítulo. Arrisco a dizer que ele seja melhor que a primeira trilogia, porque, diferente dela, que é mais voltada para as reações da humanidade em si, esse primeiro livro da ordem cronológica estabelece Hari Saldon como personagem principal da trama, inserindo todos os conceitos possíveis para se apegar a um personagem: ação, aventura, desenvolvimento, romance e um final incrível e totalmente inesperado. Nenhuma apara fica solta, nenhum capítulo é menos importante.
O mais impressionante de tudo isso é o fato de ele ter sido escrito há mais de 70 anos.

Renan Feitoza 26/11/2022

O futuro da psico-história ?
E cá está num prequel da história de Haril Sheldon onde o vemos na sua caminhada para desenvolver a psico-história, tendo recebido a informação que o Império está em decadência e logo irá ruir.

Foi uma leitura interessante com uma reviravolta que eu já tinha pegado, mas que não tirou todo o impacto na hora da sua revelação.

Marcelo.Pedroni 03/08/2023

Mais um título (quase) perfeito da melhor série de ficção
Há muito que Fundação tem sido uma das (senão a) melhores séries de ficção científica que li. E neste volume, Asimov mais uma vez consegue criar uma ambientação rica envolta em uma atmosfera de suspense e intrigas.
A história cresce e ganha ritmo a cada novo capítulo da aventura de Hari Seldon em busca de conhecimento para criar a psico-história, contando com um plot muito muito muito legal nos capítulos finais que me deixaram ansioso por ler o último volume da saga.
É muito interessante ver como o autor consegue aos poucos e com premissas inteligentes, interligar a temática da trilogia original de fundação, com outras obras com a temática de robôs.
A sutileza com que o faz, desde o 4º volume, faz com que o leitor não sinta que é algo "forçado" e sim que realmente faz sentido e tudo parece ser um grande universo expandido na mesma linha temporal (ainda que as histórias sejam separadas por séculos e/ou milênios).
Uma obra quase perfeita, digo quase porque parece em alguns momentos que o autor escreve mais do que gostaria, para atender alguma demanda de contrato ou algo assim, mas de forma alguma chega a ser enfadonho ou cansativo.
Eu devorei o livro e mesmo após acabar ficou o gostinho de quero (muito) mais!

Gabriel.Maia 13/07/2022

Depois de Asimov acertar a mão em um romance eu não duvido de mais nada nesse mundo...
Prelúdio à fundação conta a história de Hari Seldon nos anos que antecederam a criação da tão famosa psico-história, uma ciência que tem o potencial de "prever o futuro" por meio de estatísticas e comportamento de massas, e narra as dificuldades que Seldon teve para tornar a psico-história uma ciência possível e viável, visitando algumas áreas do planeta Trantor, a capital do império, enquanto é caçado pelo imperador na tentativa de usar a psico-história como ferramenta política.
Esse livro faz parte da saga Fundação (7 livros no total) e foi lançado após a trilogia original (Fundação, Fundação e império e Segunda fundação), com os acontecimentos narrados se passando antes do primeiro livro da trilogia original, o que nos dá uma ótima noção de como Seldon, que é uma figura quase mitológica para quem leu apenas a trilogia, criou as bases da psico-história, uma ciência tão complexa e tão importante nesse universo.
Esse livro também é o responsável por fazer a ligação definitiva entre a saga dos robôs e a fundação, e enche os olhos do leitor a cada referência à Terra, ao planeta Aurora ou aos robôs presentes na obra irmã. Por esse motivo eu recomendo que antes de ler esse livro você leia a saga dos robôs (Cavernas de aço, O sol desvelado, Os robôs da alvorada e Os robôs e o império), pois além de ser uma saga fantástica e muito fácil de ler se você já gosta de Asimov, ela vai te dar o contexto de como era o mundo antes do Império Galáctico e vai te deixar até arrepiado com todas as referências colocadas com maestria durante o livro.

A ambientação de Trantor é um ponto que eu tinha curiosidade de explorar desde que li o primeiro livro da trilogia original da fundação, e nesse livro o autor nos mostra com detalhes alguns dos 800 setores desse planeta, nos apresentando suas diferentes culturas, ambientações e sociedades, e apesar de Asimov não ser o autor mais descritivo que eu já li na minha vida, nesse livro ele faz um trabalho bem satisfatório na questão de descrição de cenários.
Outro ponto que me impressionou muito nesse livro foi o fato de Asimov acertar em um romance. A relação entre Seldon e Dors é muito boa desde o primeiro contato, com um sempre jogando indiretas pro outro, e isso acaba criando uma vontade no leitor de que os dois fiquem juntos no final. Vivi pra ver Asimov acertar em um romance e estou muito satisfeito.
Os personagens também são um ponto a ser destacado: desde o misterioso e influente Chetter Hummin até o corajoso e esperto Raych, todos os personagens são muito bem construídos e a relação deles com Seldon é muito bem explorada. Dou destaque mais uma vez para Dors Venabili que se tornou minha personagem preferida do autor entre todas que já acompanhei, e não foram poucas.

Enfim, esse é um livro incrível por si só, com uma história fantástica e intrigante e que fica ainda melhor com o contexto da trilogia da fundação e da saga dos robôs, e meu único arrependimento foi ter esperado tanto tempo após acabar a saga dos robôs para começar esse, pois o último livro da saga (Os robôs e o império) é bem chatinho e eu acabei me esquecendo de boa parte dos acontecimentos do final dele, e tive que procurar alguns resumos pra poder recuperar minhas memórias e tirar o máximo de proveito desse livro. É uma história bem diferente da trilogia original da fundação pois foca seus acontecimentos em apenas um período de tempo e em poucos personagens, o que torna nossa afeição por Hari Seldon ainda maior, e nos deixa ansiosos para começar logo o próximo livro e saber mais sobre essa ciência tão incrível. Asimov estava provavelmente em um de seus melhores momentos como escritor quando elaborou essa obra de arte, não errou nos pontos que costumava errar em seus outros livros e não dá ponto sem nó, não deixa nenhum furo nesse roteiro tão incrível e empolgante. Simplesmente leiam!

Elaine | @naneverso 22/02/2020

O livro em que Isaac Asimov inventou o Kindle
Prelúdio à Fundação apresenta uma narrativa aprimorada em comparação às obras anteriores, e consegue conectar todos os pontos, tanto para os leitores da ordem cronológica, quanto para os leitores da ordem de escrita.

Por vezes, o sentimento é de que poderia ter havido um equilíbrio maior na quantidade de palavras entre os primeiros livros e os que fecham/iniciam a saga; porém, ao mesmo tempo em que Asimov parece "enrolar" em alguns acontecimentos, discussões importantíssimas fazem aparições durante toda a história, mostrando que esta é uma obra de ficção científica no que o gênero sabe fazer de melhor: trazer a realidade para um mundo fictício. É de se assustar o tanto que alguns assuntos continuam atuais, mesmo tantos anos tendo decorrido desde sua escrita, e é de se assustar ainda mais o quanto algumas das tecnologias apresentadas imitam, tirando uma variação ou outra, algumas das tecnologias atuais (vide o título desta resenha).

---
A resenha completa vocês encontram em @naneandherbooks no Instagram