Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Queridolivro0 17/07/2024

Sempre uma leitura maravilhosa ?
Amei a releitura, Jane Eyre é uma história que nos mostra que perdão, gratidão e o amor fazem nossa vida valer a pena. Nos ensina que todos são iguais independente de sexo , raça ou situação social.

Foi incrível acompanhar a trajetória e amadurecimento da Jane e a redenção de seu amado patrão Rochester.

Ainda estou emocionada, ler esse livro para mim é sempre maravilhoso e emocionante, é um misto de emoções que tocam fundo dentro de mim.
vanessa.pivotto 17/07/2024minha estante
Entre esse e Orgulho e Preconceito, eu fico com os dois ??

Estela135 16/07/2024

A narrativa é desenvolvida pela protagonista, que contextualiza sua trajetória de vida. Jane  é uma personagem carismática e intensa,  onde o leitor logo  cria empatia. O enredo tem como ênfase  os mistérios,  as emoções e as reflexões que envolvem a protagonista com os outros personagens. Algumas reflexões  por serem extensas deixam a narrativa pouco fluída. O final surpreende.

Renata.livrosecia 16/07/2024

Sacrifício
Jane Eyre é um bom clássico mas permeado pelo sacrifício.
Neste livro acompanhamos Jane desde sua infância, com uma tia que não queria ser sua guardiã, depois no internato de Lowood onde ela passou toda sua adolescência, estudando e se tornando a jovem mulher com conhecimento e dedicação que a levariam a ser preceptora de Adele em Thornfield Hall.
Neste ambiente que ela conhece o Sr.Rochester, seu interesse romântico, um homem deveras estranho e que guardou dela um enorme segredo, a enganando, mesmo que usando a desculpa do amor.
Fugindo de seu amor malfadado, ela acaba no meio da familia Rivers, que mais tarde se revela ter parentesco com ela, e também temos um segundo homem em sua vida St.John, um clérigo que acaba pedindo Jane em casamento apenas por desejar sua força de trabalho em nome do Senhor.
Como a autora deu a Jane uma herança, achei o retorno dela a Thornfield Hall algo desnecessário, um novo e bom amor poderia ser introduzido, mas fiquei com a sensação que este livro quer trazer a lição que amor é sacrifício, e considerando o quanto a Bíblia foi citada, faz muito sentido que seja assim...

aillia 16/07/2024

... você é o que provar ser...
Eu simplesmente amo histórias de época. Assim como sua irmã Emily, Charlotte Brontë usa de forma inteligente a escrita narrativa em primeira pessoa, acompanhando o desenvolvimento dos personagens da infância a fase adulta.
Eu me emocionei, me irritei bastante e senti muita pena da protagonista. Mas ri também, e várias vezes tive a sensação de estar lendo grandes conselhos, críticas sociais e lindas declarações de amor.
A história é totalmente envolvente, não fica um segundo sem um acontecimento significativo ou misterioso que não desperte a nossa curiosidade.
Amei muito a Jane Eyre, um equilíbrio de vulnerabilidade e força indescritível. E não vou conseguir esquecer da fé e amabilidade de Helen Burns.
Infelizmente, por mais que eu acredite em redenção, esperava um final diferente, mas aceito e respeito a decisão da personagem. Não somos perfeitos, esperar a perfeição de outras pessoas é completamente irracional, porém, temos o poder de decisão sobre como merecemos ser tratados, respeitados e amados.
Saio dessa leitura um pouco mais grata. Um pouco mais atenta aos meus limites e princípios.

"... lembre-se de seu lugar e tenha respeito por si mesma para não esbanjar o amor de todo o coração, alma e força, onde tal presente não é desejado e seria desprezado." (p. 210)

Larissa.Sousa 15/07/2024

As vezes não sabia se estava lendo um livro de época ou a bíblia, parece que a autora queria me converter, o que é totalmente compreensível pra época

mas mesmo assim é um livro que valeu a pena, a protagonista é forte e determinada, muito diva e muito querida.

é simplesmente viciante, você não quer parar de ler até saber tudo o que acontece com ela

da pra sentir todas as emoções possíveis enquanto lê, você sofre junto com e não vê a hora de tudo dar certo.

é bom ler algo sobre uma protagonista comum, é mais fácil se identificar e refletir sobre algumas questões que se passam no livro (de vida ou pessoais), porém, a partir do ponto de vista moderno

Nathalia 14/07/2024

Pessoas que acham clássicos entediantes nunca leram Jane Eyre!
A história te prende e faz se apegar a Jane e torcer a cada segundo por ela, você se pega lendo 200 páginas sem parar só pra ter certeza de que lerá que no final deu tudo certo com ela.
Novo clássico favorito!

sentirliterario 13/07/2024

Meu primeiro favoritado de 2024! 🩶
"A resposta continuou sendo implacável. Eu me importo comigo. Quanto mais solitária, quanto mais sem amigos, quanto mais sem amparo estiver, mais respeitarei a mim mesma."

Amei a Jane Eyre, a sua trajetória e tudo que ela representa! Ela é órfã e nós acompanhamos a sua jornada desde a infância até a vida adulta, repleto de momentos tristes e emocionantes. Acompanhar o desenvolvimento dela foi uma das coisas mais lindas e incríveis que já tive a oportunidade de experimentar! Jane é super cativante e é uma pessoa que se posiciona diante do mundo, desafiando os costumes de sua época.

Eu recomendo demais esse livro! Obrigada por essa obra prima, Charlotte Brontë.
Sara Marinho 13/07/2024minha estante
Esse livro é perfeito ????

sentirliterario 13/07/2024minha estante
Sim!! Quando terminei me perguntei porque não havia lido antes, kkk Bom demais!

Amanda3913 12/07/2024

"Eu não sou um pássaro e nenhuma rede me enlaça. Eu sou um ser humano livre com vontade independente.?

Esse livro me viciou, não conseguia parar de ler e quando não estava lendo só pensava nele o tempo todo! Jane é uma personagem incrível, uma mulher forte, decidida e com princípios. Um livro clássico que ensina muitas lições importantes para a vida.

Marcia277 12/07/2024

Essa foi a leitura escolhida para o clube do livro mês de julho 24, achei que seria uma leitura maçante, por ser um livro de época, porém me surpreendi com o tanto que gostei!
A personagem principal é encantadora, é um livro prazeroso de ler, com alguns acontecimentos durante a leitura que nos surpreendem e nos prendem.
Só não sou 5 estrelas porque o final não era o que eu esperava para a Jane, mas é um clássico que certamente vale a leitura

nataly192 12/07/2024

Consegui gostar de um clássico ???
Gostei bastante da leitura de jane eyre, me cativou bastante, principalmente o Edward hehehe. acho que os personagens divergiram muito de outros que li em clássicos, o Edward é super cativante com seu jeito engraçado e cadelinha da Jane. e a Jane também tem seu jeitinho super incomum e diferente de outros protagonistas que li. a coitada passou o livro toda sofrendo, mas o final foi super clássico, o que é super interessante de perceber como um clássico influenciou outras obras com o passar dos anos.

Natan.Bruno 11/07/2024

Era uma vez Jane Eyre
Um dos principais romances de formação da literatura universal, o livro trata da historia de vida de Jane Eyre, desde de sua complicada infância morando com sua tia e seus primos, se mudando após para um orfanato severo, que piora muito a sua situação, e por ultimo se muda para trabalhar como professora particular numa casa, onde seu senhor é bastante rico (e misterioso diga de passagem) se interessa afetivamente por ele.
É um livro muito bem escrito, Charlotte sempre conecta ao leitor com a historia, dá uma aula sobre resiliência em aceitar os problemas da vida e supera-los. Tem um final extremamente lindo e agradavel que aconchega qualquer coração.
Apesar de ter demorado um pouco para terminar a leitura, para mim foi um prazer ler cada palavra e folhar cada página deste exemplar, é um livro para sempre ser lembrado.

Stephanie 11/07/2024

Jane é uma moça órfã que desde muito cedo e também ao longo de toda vida conhece muito da dor e da solidão.
Mesmo quando encontra o que entende por amor, não escapa do sofrimento. Não pude deixar de notar que o sentimento de amor para ela está profundamente atrelado à servidão.
Minha impressão é de que o livro tem um exagero no quesito drama, não apenas no enredo, mas especialmente na forma como é escrito. Fica um pouco cansativo, mas ainda assim vale a leitura.

smoraisc 10/07/2024

Muito bom... pra dormir
Como pode um livro começar tão bem e se tornar uma chatice sem fim?
Antes mesmo de chegar na metade ficou super chato de ler e foi custoso aguentar o tédio dali em diante. Eu achei que o problema estava em mim, mas definitivamente o problema estava na Charlotte Brontë, lamento kkkkk

thexanny 09/07/2024

Jane Eyre
Jane Eyre foi pra mim o maior exemplo de mulher virtuosa, forte e determinada. Lendo o livro pensei em mim e em como se eu estivesse nas mesmas situações não iria conseguir encará-las tão bem quanto ela. Antes de ler o livro, eu não sabia muito sobre a história, porque apesar de ser um livro que sempre era recomendado, eu não tinha ideia qual rumo essa história ia tomar. A parte do cristianismo e do religioso tem uma parte bem significativa no livro, o que eu acho interessante e também esperado, porém, não sei exatamente porque, eu não esperava que o livro trouxesse tanto romance como trouxe. Em alguns momentos senti uma semelhança com“orgulho e preconceito” já que ambas as personagens são figuras fortes e também por conta do romance.

Sinceramente, não criei muita opinião ou afinidade com nenhum personagem masculino e isso se deve também ao Mr. Rochester e St. John Rivers. Eu realmente fiquei surpresa ao saber que ela voltaria para o Edward, pensei que se voltasse seria apenas para se despedir de forma correta. O Rivers eu me agradei em um primeiro momento, até porque ele acolheu Jane e se mostrava ser alguém de boa índole, porém aquele seu fanatismo religioso e pedido incessante de Jane em casamento, usando o nome de Deus para fazer com que ela o aceitasse fez com que minha empatia fosse imediatamente embora.

A questão da redenção, que permeia todo o livro, sem dúvida é a minha coisa preferida. Em vários momentos, lembrei do que Dostoievski disse sobre a redenção só existir após tristeza e sofrimento. O fato de que tudo o que aconteceu no livro foi necessário para a formação do caráter e personalidade de Jane. Apesar de ser uma história triste, é também uma das mais lindas que já li.

Sendo assim, como um livro de romance romântico, este com certeza não está no topo da minha lista. Mas eu gostei da história, da escrita e da personagem principal, o que ajuda a preencher essa parte. Além das milhares de referências, é um livro cheio de metáforas e analogias com frases bonitas e personagens instigantes.