Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

JuKirchhof 28/07/2024

Jane, Jane, aceita logo!!!
Tinha fugido da primeira oportunidade de ler Jane Eyre e foi com surpresa que avancei pelo texto desta vez. A edição da Zahar é sempre uma escolha impecável, texto fluído e boas notas e comentários. Acompanhei por outras duas edições e, sem dúvida, minha preferida é a Zahar.

JH73 28/07/2024

I am no bird?
?I am no bird; and no net ensnares me: I am a free human being with an independent will.? (E. Brontë)

Júlia 28/07/2024

A personagem principal, Jane Eyre, conta sua história. A infância difícil, as descobertas, o primeiro e grande amor. É um livro gostoso de ler, com reviravoltas e alguns dramas. Acho que o ponto principal no romance é como Jane Eyre é fiel a si mesma e seus valores, algo que está muito raro hoje em dia. Ela foi capaz de abdicar de desejos e situações que distanciariam ela de coisas que são importantes para ela e do valor que ela dá a si mesma.

dudapisano 25/07/2024

Brontë, espetacular.
Não gosto de ler resenhas gigantes ou mesmo prefácios das próximas leituras, acredito que cada uma mereça seu espaço de mistério, descobrir uma obra por si só sem grandes referências externas é viciante.

O que me fez começar Jane Eyre, e terminá-lo em 4 dias, foi simplesmente: a história de uma órfã, desprovida de beleza e recursos financeiros, porém, dotada de um intelecto e personalidades fora do comum. Além do sobrenome da autora, Brontë. Para quem ainda não leu a espetacular obra de sua irmã Emily (O Morro dos Ventos Uivantes) afirmo: para mim, Jane Eyre conseguiu me prender da mesma forma, na primeira página.

Não há comparação entre uma e outra, há somente aplausos para as duas, o livro de Emily é devastador, me peguei chorando. O de Charlotte, você chora também, e sai renovada. Te aproxima do mais belo, de uma moralidade ímpar, de valores cristãos, é impossível sair dessa leitura com o mesmo olhar de quando entrei.

Tenho certeza que levarei comigo essa obra, na busca de uma vida com mais dignidade, suas reflexões a cerca do caráter de cada um e escolhas que fazemos.

Somente agradecer novamente, por essa obra magnífica.

Cada clássico que leio, sinto que ainda não sei nada, no entanto, me faz buscar cada vez mais.

Júllia 24/07/2024

Simplesmente sensacional
Esse livro foi sensacional. Eu não esperava gostar tanto dele , ele começou assim eu pensei Ai meu Deus não vou conseguir ler, mas é um romance de formação é uma autobiografia da autora então assim é maravilhoso, é cristão e você precisa ler; mas uma breve resenha:
Jane é uma menina Órfã que foi levada para casa da sua tia em que ela é destratada pelos seus primos não só destratada mas ela é humilhada, aí depois ela vai para a escola um internato e completando uma idade de 18 anos ela vai ser preceptora que é uma professora para pessoas mais ricas .
E assim ela acaba conhecendo um homem que põe sua fé em risco, qual será a atitude dela mediante essa possibilidade de felicidade que ela nunca teve ?
Leia Jane Eyre
Li de graça pelo app da biblion

Mari 24/07/2024

Obra prima
Não tem muito o que se dizer sobre um clássico! E que clássico!

Livro maravilhoso! Jane Eyre é inigualável!

Não espere um romance tal qual os filmes já encenaram deste livro. Espere uma leitura de um romance histórico, de formação - da Jane Eyre criança até a vida adulta.

Paty 23/07/2024

Contraditório
Muitas vezes Jane é admirável, mas Charlote Bronte parece querer descrevê-la de uma forma muito mais forte, sagaz e empoderada do que realmente ela é. Achei forçado.
A narrativa em primeira pessoa já torna a personagem suspeita, desconfiável e realmente Jane se monstra contraditória. Ela quer independência, mas a todo momento procura alguém para se tornar emocionalmente dependente. Duas vezes ela cai na mesma enrascada, apenas indo de mal a pior. Sério?
Quer mostrar que consegue se manter sozinha, ser independe, porém é uma presa fácil.
O princípio ao qual aludiu foi por água abaixo quando foi embora, mas não deixou a sua idolatria e voltou atrás! Mandou cartas, fez viagem e foi procurar por ele. Sem nenhuma notícia ou indício na mudança da situação do seu mestre e quando o encontra ainda fica feliz por vê-lo naquela situação em que ele pode ser (ao menos de início) totalmente dependente dela. É uma vontade de agradar, exageradamente, dolorosamente.
Ainda assim, não deixa de ser um livro interessante, o qual eu provavelmente relerei um dia.
Jane sofreu traumas, abusos e rejeições, nitidamente isso continua a perseguindo, apesar de não ser algo o qual ela parece ter consciência sobre em nenhum momento. É como se ela tivesse superado e tudo tivesse ficado para trás, porém está marcado nela, em suas atitudes, comportamento, escolhas, etc.
Victoria848 23/07/2024minha estante
Ele tem hot, moça?

Paty 24/07/2024minha estante
Desculpa, mas não entendi a pergunta.

Victoria848 24/07/2024minha estante
Esse livro tem cenas +18?

Paty 24/07/2024minha estante
Não tem não.

Nicole.Avancini 23/07/2024minha estante
pra mim, a genialidade da obra se encontra na faceta psicológica que a autora desenvolve, além da faceta social. isso se mostra em certos personagens que representam sentimentos reprimidos da Jane, como a amante de Rochester, Bertha.

MarcelleC. 20/07/2024

A gente sofre e ama junto com a Jane
Que linda história e rica em linguagem. Foram tantos os adjetivos, que precisei buscar significado. E a Jane, vou sentir até saudades dela, como se fosse pessoa real. Não há romances assim na atualidade, creio eu. ??

Helô 19/07/2024

Brilhante!
Absolutamente fantástico! Jane Eyre foi definitivamente um dos melhores romances que já li até então, cativante do início ao fim, repleto de drama, mistério e amor, fiquei presa na história de Jane em todo o tempo. A personalidade dela é simplesmente admirável? ela é determinada, inteligente, convicta de seus princípios, abnegada, leal e entre tantas outras qualidades.

Do início ao fim ela enfrenta diversas questões relacionadas a família e solidão, por ter sido alguém que cresceu sem ninguém, nem família e nem amigos, mas ao longo de sua jornada ela vai encontrando sentido, propósito, uma família e desenvolvendo o sentimento de pertencimento através do seu amor pelo Sr. Rochester e dos amigos que ela encontra na caminhada. Dentre essas pessoas eu destaco a fé de dois deles: sua amiga Helen de infância e St. John (o missionário), aprendi muito com esses dois e com os olhos deles, que eram tão voltados para as coisas eternas e para o Senhor Jesus e o propósito e missão deles aqui na terra.

O amor dela e do Sr. Rochester também é algo lindo e que vai se transformando e ganhando força durante a história. Charlotte Brontë estava muito a frente do seu tempo ao escrever sobre um amor que foi tão paciente, impetuoso, contraditório (aos olhos da sociedade) e altamente recíproco.

Deixo aqui todas as minhas estrelas e completa alegria por ter lido essa obra clássica, atemporal e brilhante!