Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Maria 09/07/2024

Livro da época
A escrita é muito gostosa e existem muitas temáticas boas para se pensar, sobretudo a respeito da formação e crescimento da personagem Jane Eyre. Acredito que não consigo dar 5 estrelas pelo final não ter sido do meu agrado, mas isso foi uma questão muito mais pessoal do que estética.

Manoela138 08/07/2024

Jane Eyre
Jane Eyre estava na minha lista pra ler faz tempo e gostei bastante desse clássico! Fiz várias marcações ao longo do livro, tem trechos muito interessantes.
Com certeza, Jane Eyre é uma protagonista memorável, forte, determinada e que, mesmo com medo, toma as decisões que considerada certas para si mesma. Foi ótimo acompanhar a jornada dela, desde pequena morando com a tia até a fase adulta, com todas as suas decepções e alegrias.
Dei 4.5 estrelas só pelo fato de que no meio do livro teve algumas partes que considerei paradas e que me fizeram deixar a leitura um pouco de lado.
No geral, é um clássico muito bom e essa edição da Zahar é linda, contando com ilustrações e notas de tradução ao longo da história que enriqueceram a leitura.

Andre.Coletta 08/07/2024

Jane Eyre e a busca por uma identidade
É simplesmente lindo acompanhar todo o desenvolvimento da personagem, desde sua sofrida infância até de fato se tornar uma mulher independente e aí escolher seu próprio futuro.
Sempre buscando o amor que nunca teve, mas sempre com um receio extremo de criar uma expectativa, de tentar não criar falsas esperanças, algo que não condiz com sua classe social ou com suas belezas.
Assim a personagem vive nessa dicotomia quando um amor verdadeiro bate a sua porta, mas ela continua esperando pelo pior e de fato ele acontece.
Nisso há uma quebra de qualquer sonho, qualquer romantismo e tudo parece um mar de desesperança.
Entretanto, ela recomeça sua vida, um novo mundo se abre, novos vínculos, uma verdadeira família a acolhe e é nesse espaço de cura que ela enxerga a necessidade de voltar ao amor verdadeiro e vivencia-lo, se enxergando não apenas como uma pessoa amorosa, mas merecedora do amor.
liaentrelivros 08/07/2024minha estante
Ahhhhh eu amei sua resenha! Jane Eyre é uma das personagens que mais amo! ?

Andre.Coletta 08/07/2024minha estante
Se tornou uma das minhas personagens favoritas tbm ?

Luuaraa 07/07/2024

Querida Jane!!
Que lindo romance, obrigada Charlotte Brontë!

Comecei está obra sem nenhuma expectativa e certamente vai ficar em meu coração.
Já de cara, nas primeiras 20 páginas lágrimas escorreram ao acompanhar os sofrimentos da pequena Jane com sua tia e seus primos, neste momento já queria abraçar ela, os capítulos foram passando e fui gostando dela cada vez mais, confesso q em alguns momentos fiquei um pouco irritada com suas atitudes, mas todas compreensíveis.
Os personagens masculinos são, em sua maioria esmagador, detestáveis de uma forma que dá ódio.

O final do livro e incrível e da um quentinho no coração. ??

Jane Eyre, assim como a maioria dos clássicos, foi uma obra muito a frente do tempo em que foi escrita, personagens femininas fortes e marcantes, Jane é afrontosa e muito inteligente.

Quem empreender a leitura deste livro em nenhum momento irá se arrepender.
Finalizo minha resenha com um trecho da apresentação da obra:

"Um clássico só se torna um clássico por sua capacidade de encantar gerações e gerações. Não o ter lido é tão maravilhoso que me causa inveja. Porque então você tem a oportunidade de ler com olhos frescos."

Andressa 06/07/2024

Que livro!!! ??
O começo é meio monótono, mas conforme vai passando os capítulos a história vai ganhando forma e vida.
A Jane é uma personagem incrível, complexa e completa.

Esdras 05/07/2024

Jane Eyre uma mulher a frente de seu tempo.
Quando ouvi pela primeira vez, nas aulas de Literatura Inglesa, sobre o quão Jane Eyre estava muito além dos outros romances das Irmãs Brontë, eu não imaginava me deparar com uma personagem tão marcante e tão cheia de cicatrizes que em nada maculou sua personalidade.
Jane Eyre, desde o princípio, apresenta uma resiliência muito grande frente a diversos impropérios ao qual foi condenada, quando foi entregue a sua tia, a Sr. Reed.
A cada página lida, um sofrimento diferente e isso desde o primeiro capítulo até o último. Por mais que a cada fase um diferente tipo de obstáculo se apresentava, no entanto, nossa protagonista manteve se fiel, firme e abnegada aos seus princípios, que mesmo sendo tão maltratada, eram voltados para o bem.
Em uma época em que a mulher era tratada como objeto de servidão e que ainda nem se falava em luta por igualdade e equidade feminina, temos Jane Eyre, figura que se adequa aos padrões esperados pelas educadoras da época, mas que não se limita a admoestar se àquilo que lhe é contrário aos seus ideais.
Charlotte Brontë nos presenteou com sua obra de forma serena mas que se transforma numa trama eletrizante, trazendo elementos góticos que as vezes nos questionamos: é uma história de amor ou um uma história de terror?
Ainda não tive a oportunidade de conhecer as obras da terceira Brontë, Anne, mas Jane Eyre figura, para mim como a melhor história das irmãs Brontë, até o momento.

quequelies 05/07/2024

Eu amei esse livro, definitivamente virou um dos meus favoritos! é incrível como pude me identificar com a protagonista escrita a tanto tempo, e o quanto pude me inspirar nela. esse livro definitivamente mudou a minha vida.

Cristiane 04/07/2024

Inspiração para várias outras obras
Infelizmente fiquei com uma ressaca literária no meio da leitura, e demorei muito para finalizar a leitura. Mas o livro é uma obra prima inquestionável.

O livro é escrito em primeira pessoa, e é muito interessante acompanhar Jane desde sua infância até a vida adulta. O final não me agradou, mas não tira a grandiosidade da história!

Agda.Marielly 02/07/2024

Minha segunda Jane
Em questão de fazer acontecer, ela fez mais que Elizabeth Bennet. No entanto, foi maçante ler tantas descrições de montes e lagos, ainda por cima da maneira mais subjetiva possível.
Não acho o par romântico dela bom, Darcy ao menos fez um pedido de desculpas.
Contudo, o livro é muito bom para quem quer aprender a lacra com a cara mais passível do mundo kkkkk, um dia reproduzo uma das falas dela, ícone kkkkk
No fim, para próximo leitor, tenha paciência, Jane erye vale o seu tempo e atenção.

ally53 01/07/2024

Jane Eyre
É difícil escrever sobre algo tão intrínseco e esplêndido como esse livro.

Jane Eyre não é só uma obra, é uma pessoa, uma personagem cheia de determinação, personalidade e coragem, que sabe quem é, mesmo quando os caminhos a fazem se questionar. Ela sabe de sua essência, e do que considera justo e certo. Firme e impetuosa, muitas vezes submissa de uma forma quase irritante para uma leitora do século 21, mas tão compreensível e comandante para sua própria época.

Charlotte sabia quem era Jane enquanto escrevia. A conhecia de uma forma que vi poucos autores conhecerem seus próprios personagens.

A obra em si é tão fluida de uma forma que espanta por ser tão antiga. Os pensamentos são precisos e relevantes, o romance é realista, em certo ponto, de uma forma dolorosamente bem detalhada e real. Vai se tornando amável após certas trilhas intensas que prende o leitor até a última página, desejando, porém, que venha mais e mais.

A trama é bem trabalhada. Há suspense de uma qualidade impressionante, um mistério fiel e intrigante. Os personagens são profundos, mesmo os mais esquecíveis. O drama é coerente e bem trilhado. Tudo nesse livro me soa muito genial, principalmente considerando sua época de escrita.

Jane Eyre é uma mulher independente e que traz orgulho a todas nós. Claro que, em pontos e outros, algumas coisas poderiam ter sido diferentes, mas sempre penso no contexto da época. E nesse mesmo contexto, deixo infinitos elogios para algo tão bonito como essa história.

Tive surtos, risadas, anseios, medos (reais, tive medo de ler durante a noite), todas as sensações indescritíveis que só uma boa leitura traz. Cinco estrelas é pouco para Jane.

Anna.Clara 01/07/2024

A vida de Jane Eyre
O livro é realmente bom, porém é um pouco grande. Eu gostei muito da Jane, mas o final não me agradou muito. Pelo menos ela teve um final feliz.