Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë




Resenhas - Jane Eyre


2659 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


darabwl 16/06/2024

Não sei nem por onde começar essa resenha: com certeza esse livro nao sairá nem tao cedo da minha mente e sempre levarei ele comigo.
apesar de ser um clássico, e ser um pouco grande, me senti logo conectada a jane eyre e a todo o mundo a sua volta, sentindo como se fosse meus seus mais profundos sentimentos expostos no livro. no início, achei que a história nao iria me pegar muito, pq achei a narrativa dela na escola meio entediante, mas quando ela chega em thornfield hall e conhece o sr.rochester me apeguei mais a leitura e ao relacionamento dos dois. reconheço toda a dor e senti muita raiva dele pelo que ele fez com a jane, mas que ele a amava era inegável, ainda mais depois daquele final? e que ela o amava tambem. to completamente apaixonada pela jane eyre, de verdade, que livro bom!! definitivamente amo as irmas bronte ???? sinto que ainda tenho mt pra falar desse livro, mas nunca vou ter as palavras suficientes (acho que foi o livro que eu mais fiz marcações)
comentários(0)comente



minseo 16/06/2024

Acho que esse é o meu livro favorito da vida
Como posso começar essa resenha??

Eu simplesmente tenho que dizer que estou encantada, arrebatada, apaixonada, enfeitiçada, energizada, por este livro. Jane Eyre é uma das melhores heroínas que ja li.

A Jane é uma mulher de personalidade que apesar da época conservadora e ser nova, ela ja sabe o que quer. A Charlotte Brontë foi brilhante ao escrever esse livro! A cada página você vai se apaixonando pelos personagens e apesar do mistério o livro não fica menos instigante e sim mais interessante.

O sr. Rochester é aquele famoso personagem byroniano, que te faz se apaixonar por ele ao mesmo tempo que te faz se sentir enganada, ou então louca (eu amo ele) kskskskskks

O romance dos personagens é incrível, as declarações de amor, a química transbordando entre as páginas, a Jane guarda para si o amor e não se importa se o sr. Rochester ja tem uma filha ja que ela adora a criança. E apesar o plot do final (o que eu não deixei de gostar) é ainda mais incrível em como o livro de cativa, em como os personagens tem falas que poderiam ter sido ditas ainda hoje.

A Charlotte Brontë era uma mulher a frente do seu tempo, e agradeço muito ela ter escrito Jane Eyre porque esse livro é um dos amores da minha vida e eu sempre mergulho na sociedade vitoriana que ela descreve. Eu recomendo muito esse livro de 1845, leia que não vai se arrepender.
comentários(0)comente



Maria20394 15/06/2024

Uma obra prima
Inicialmente, preciso pontuar as diferenças de um texto de mais de 150 anos com as leituras atuais que estava tendo ultimamente. No começo, o tanto de palavras rebuscadas e a construção do texto me pegaram desprevenida, mas ao me acostumar percebi um excesso de piadinhas e falta de seriedade nos textos atuais. Atribuem personalidade forte à petulância e capacidade de fazer trocadilhos.
A escrita é tão bonita e delicada, e apesar de rebuscada não é complicada de entender. A leitura flui e as palavras começam a soar como música.
Jane Eyre, em seu relato autobiográfico, é séria e questionadora. O livro, mesmo datado de 1847, traz questionamentos até hoje pertinentes. Algo ousado, a coragem dela, as respostas, a personalidade subversiva que, mesmo submissa, não acata ordens que dobram seu espírito, que ultrapassam seu limite.
Por vezes, a diferença temporal e cultural me pegou, principalmente no que diz respeito ao St. John.
A história é ótima, o romance bem construído e doce na medida certa, talvez até um pouquinho doce demais. O fato é que ela sofreu, e uma lição importante é que mesmo presenciando os horrores da vida, Jane Eyre permanecei boa e gentil em sua essência, tão boa que conseguiu iluminar a alma de um coitado pecador que já havia desistido da felicidade, não?
Para quem quer se aventurar nos clássicos, esse livro é uma boa porta de entrada e com certeza deveria estar na lista de leitura de todo mundo.
comentários(0)comente



Maih Lima 15/06/2024

Narra a história de Jane Eyre, órfã de pai e mãe que vivia com familiares que acabam a colocando em um colégio interno onde passa toda sua adolescência e se torna professora. Ao procurar emprego o encontra no solar Thornfield como governanta de Adèle, uma jovenzinha, amparada por de Lord Rochester, seu responsável.
Jane e Rochester possuem uma convivência cheia de farpas, mas acabam por se apaixonar. Porém, mistérios e segredos que rondam a propriedade e a vida de Rochester surgem inesperadamente e abalam essa relação.
comentários(0)comente



Prim 15/06/2024

Jane Eyre
Essa leitura me trouxe muitos sentimentos conflitantes. Gostei bastante do começo e do final, mas o meio - praticamente toda a parte após a Jane deixar Lowood e antes de chegar a Morton - foi tão chata pra mim que algumas vezes me peguei querendo abandonar o livro.

Não sou a mais romântica das pessoas, mas ainda gosto de um bom romance romântico. Todavia, o estilo da Charlotte Brontë foi um pouco demais. As longas e exageradas declarações em vez de me arrancar suspiros acabavam me fazendo revirar os olhos e ficar com dor de cabeça. Todas as vezes em que os personagens masculinos começavam a falar, eu já ficava com preguiça.

Sendo bem sincera, literariamente falando, Jane Eyre é fenomenal. É construído no limiar entre respeitar o padrão de gênero da época e questioná-lo em quase todos os aspectos. A Jane Eyre personagem possui uma das mais notórias personalidades que já tive o prazer de conhecer. Mais do que uma história de amor ou a biografia de uma mulher fictícia, esse livro funciona bem como um manifesto em favor do feminino. Emoções transbordantes, força de caráter, praticidade, clareza de pensamento, reconhecimento dos limites, empatia, docilidade, coragem, inteligência e resiliência são só algumas das características das personagens que podem ser vistas durante a leitura.

Agora, analisando à luz apenas do meu gosto pessoal, é um livro meloso que não me agradou muito algumas partes. É um clássico excelente, mas o excesso de açúcar acabou me deixando um pouco enjoada durante boa parte da leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
lujin 15/06/2024minha estante
que linda resenha ?




Luanna 13/06/2024

Muitas emoções
Jane Eyre narra, em forma de autobiografia, a sua trajetória, todas as suas dificuldades e desafios até conseguir encontrar seu lugar no mundo.

Esse livro me trouxe tantas emoções. Por ser o meu primeiro das Irmãs Brontë eu programei o mês de maio todo para lê-lo, porém, consegui concluir antes de tanto anseio de conhecer mais e mais da pequena (grande) Jane Eyre.

Se tornou meu favorito! Como foi gratificante acompanhar o crescimento de Jane Eyre, suas lutas, seus amores, seus erros, suas virtudes?

Perfeito!! 5??
comentários(0)comente



Luciana 11/06/2024

Superou minhas espectativas
Esse foi meu primeiro contato com as irmãs Bronte.
Por ser um clássico, iniciei a leitura com um certo receio de ser uma leitura maçante, monótona.
Porém, apesar de mais de 700 páginas, não vi o livro passar. Que personagem incrível e cativante é Jane Eyre. A escrita de Charlotte Bronte é apaixonante, poética e muito além de seu tempo. Agora entendo toda a fama desse livro.
comentários(0)comente



livroslunaticos 10/06/2024

Um romance construído e bem desenvolvido!
Uma história que faz com que fiquemos em dúvida do que realmente vai acontecer até as últimas páginas. O início é bastante longo e do meio em diante começa a ser muito mais interessante. Uma leitura que poderia ser considerada maçante, se não fosse pelo casal que se desenvolve a partir de um determinado ponto. Por fim, eles acabam por fazer que a torcida por eles seja natural e o amor que ampara a relação se torne cheio de ternura e companheirismo.
comentários(0)comente



xzsatur.no 09/06/2024

?Quanto mais solitária, [...] mais respeitarei a mim mesma?
?É sabido que os preconceitos são mais difíceis de erradicar de um coração cuja terra jamais foi afofada ou adubada pela educação; ali eles crescem vigorosos como ervas daninhas entre as pedras.?

Charlotte Brontë (1816-1855) é uma das autoras mais importantes da literatura inglesa. Deixou um legado literário duradouro na literatura. Além disso, ela é considerada uma das primeiras autoras feministas. Nascida em 21 de abril de 1816, em Thornton, West Yorkshire, Reino Unido, Charlotte Brontë foi uma escritora e poetisa inglesa. Ela iniciou sua carreira como escritora em 1847. Juntamente com suas irmãs Emily e Anne Brontë, publicaram suas primeiras obras nesse mesmo ano. Para evitar o preconceito da época contra escritoras mulheres, as irmãs lançaram seus livros sob pseudônimos. Charlotte Brontë escolheu assinar ?Jane Eyre? como Currer Bell. Emily Brontë, autora de ?O Morro dos Ventos Uivantes?, assinou como Ellis Bell, e Anne Brontë, autora de ?Agnes Gray?, assinou como Acton Bell. Essa prática era comum na época para evitar preconceitos de gênero e permitir que suas obras fossem avaliadas de forma imparcial. A escrita inspiradora de Charlotte Brontë nos presenteou com personagens cativantes e paixões ardentes, oferecendo uma visão única da sociedade vitoriana.

?Jane Eyre?, de Charlotte Brontë, é um clássico da literatura inglesa. Publicado originalmente em 19 de outubro de 1847, o livro retrata a história de Jane Eyre, uma menina órfã que, após a morte de seus pais, foi morar com a família de seu tio materno, os Reed, na Gateshead Hall. Maltratada por sua tia e primos, Jane, no entanto, era tratada muito bem por seu tio, que expressou em seu leito de morte o desejo de que ela fosse cuidada como se fosse uma de suas próprias três filhas.

Ao longo da história, Jane Eyre é enviada para a escola por Mrs. Reed, sua tia-guardiã, após um relacionamento deteriorado entre elas. Jane é registrada no Lowood School, uma instituição religiosa e disciplinada, onde enfrenta dificuldades, mas também encontra amizade e educação. Posteriormente, Jane torna-se preceptora na mansão Thornfield, onde conhece o enigmático Sr. Rochester. Thornfield esconde segredos sombrios, incluindo a existência da primeira esposa louca de Rochester, Bertha Mason. Jane descobre a verdade sobre Rochester e enfrenta dilemas morais. Apesar dos obstáculos, Jane e Rochester se apaixonam. No entanto, um terrível segredo ameaça seu relacionamento, levando Jane a partir em busca de independência e integridade.

?Eu não tinha a intenção de amá-lo; o leitor bem sabe que muito havia me esforçado para extirpar da minha alma as sementes do amor ali detectadas; e agora, na primeira vez em que tornava a vê-lo, elas brotavam de novo, espontaneamente, novas e vigorosas! Ele me fez amá-lo sem olhar para mim.?

?Jane Eyre?, de Charlotte Brontë, é uma obra-prima atemporal. A protagonista, Jane Eyre, é uma mulher forte e independente que busca sua própria identidade, recusando-se a se submeter às expectativas sociais impostas às mulheres da época. Ela luta contra as limitações que restringem as mulheres e busca encontrar sua própria voz e lugar no mundo. A obra também critica as desigualdades sociais, especialmente as condições de vida das crianças órfãs e dos pobres. O romance clássico se passa na Inglaterra da época vitoriana e acompanha a trajetória de Jane desde a infância até a vida adulta, passando por diversas casas que moldam sua personalidade e valores morais. ?Jane Eyre? revolucionou a arte da ficção, abordando temas como classismo, sexualidade e religião, enquanto apresenta uma protagonista que desafia as normas sociais e busca sua própria voz e identidade.

?Não sou um anjo, nem o serei até o dia da minha morte; serei eu mesma.?

Lembro que, quando li pela primeira vez, fiquei sem palavras. Sabe aquele livro que, ao terminar a leitura, você fica triste por simplesmente ter acabado? Foi exatamente assim que me senti. No entanto, também fiquei muito feliz por tê-lo lido. Senti tantas emoções, fiquei realmente encantada, apaixonada, em êxtase. A jornada de Jane é muito linda e inspiradora. Ela é uma menina forte, dona de si mesma, mas que, no fundo, está apenas em busca da felicidade. Recomendo muito mesmo, com muito carinho! Com certeza, é um dos meus livros favoritos da vida. Quero relê-lo, muito mesmo! Uma leitura com muitas reflexões, escrita poética e fluida. Esse livro é tudo de bom! Leitura indispensável. Mulheres, todo mundo, simplesmente leiam ?Jane Eyre?.

Irmãs Brontë, nossas verdadeiras viajantes do tempo no meio da literatura! Mulheres maravilhosas à frente de seu tempo.

?Leitor, eu me casei com ele. Tivemos um casamento discreto: os únicos presentes foram ele, eu, o pároco e o escrevente.?
Sr. Melo 09/06/2024minha estante
sua resenha descreveu todas as minhas emoções que senti ao ler Jane Eyre. Eu sou simplesmente apaixonado pela escrita de Charlotte e esse livro me prendeu de uma maneira inexplicável. Tenho um prazer e orgulho em dizer que é meu livro favorito da vida!! Tenho duas edições e esse ano, com toda certeza, farei novamente a leitura desse clássico ??


Cris 09/06/2024minha estante
Perfeita sua resenha! Esse livro é sensacional.


Lari ... 09/06/2024minha estante
Resenha impecável, Kakau! ?
Todas as irmãs Brontë, são incríveis.


Pâm 09/06/2024minha estante
Ótima resenha!!


Martins 09/06/2024minha estante
Despertou minha vontade ler, hein... ????????????


Martins 09/06/2024minha estante
Vi uma edição da Principis de O Morro dos Ventos Uivantes por apenas R$ 20, me arrependo até hoje de não ter comprado ?


olivversion 10/06/2024minha estante
Irmãs super talentosas.


Clara 10/06/2024minha estante
Saudades desse livro incrível.


Evy The Creator 10/06/2024minha estante
Parabéns pela resenha, ficou incrível! Esse livro é maravilhoso. ???


Fabio 10/06/2024minha estante
Lindíssima resenha, Kakau!!
Parabéns, minha querida! ??????


xzsatur.no 10/06/2024minha estante
@Sr. Melo, a escrita da Charlotte é incrível mesmo!! Digo o mesmo sobre a releitura, também pretendo!! Muitas saudades.


xzsatur.no 10/06/2024minha estante
@Cris, muito obrigada, Cris!! Que bom que gostou. Esse livro é perfeito!!


xzsatur.no 10/06/2024minha estante
@Pâm, muito obrigada!!
Que bom que gostou.


xzsatur.no 10/06/2024minha estante
@Lari, muito obrigada, Lari!! Elas são maravilhosas, super talentosas!!


xzsatur.no 10/06/2024minha estante
@Martins, o livro é maravilhoso!! E sobre o arrependimento, eu também teria me arrependido!! KKKKKKKKKKKK rs.


xzsatur.no 10/06/2024minha estante
@olivversion, como pode todos as irmãs serem igualmente incriveis, não é?! Maravilhosas demais e super talentosas.


xzsatur.no 10/06/2024minha estante
@Clara, demais, Clara!! E? maravilhoso, por isso é um dos meus favoritos.


xzsatur.no 10/06/2024minha estante
@Evy The Creator, muito obrigada, Evy!! Que bom que gostou.


xzsatur.no 10/06/2024minha estante
@Fabio, muito obrigada, Fabio!!
Que bom que gostou.


olivversion 10/06/2024minha estante
@xzsatur.no SIMM




spoiler visualizar
Valentina.Bilibio 13/06/2024minha estante
Nossa, sim!!! Eu pensei exatamente isso sobre o livro, a história é perfeita, mas esse final? Jane Eyre é independente e O Sr. Rochester não merece ela!




Lucas.Castelo 08/06/2024

Atemporal
Esse livro é uma montanha russa de emoções, é impossível enumerar tudo de bom que há nele. A escrita, o plot, a protagonista. Enfim, demorou mas valeu a pena
comentários(0)comente



Uyuuu08 07/06/2024

Recomendo como começo para Clássicos da Literatura Inglesa.
Um livro incrível e fantástico, não deixa brechas para nenhum tipo de erro no desenvolvimento da narrativa, completamente fluido e divertido de se ler. Chorei, ri e analisei partes chocantes como se eu estivesse imersa no próprio mundo de Jane Eyre.

Enfim, não tem muito o que eu posso falar, a não ser: Leiam, leiam, leiam!
5/5
comentários(0)comente



Bia Coelho 07/06/2024

Novo livro favorito!
Tinha começado a ler há uns dois anos, parei na página 70, porque eu assisti ao filme antes e esperava o foco em romance, e quando o livro começou na infância da personagem e se estendeu lentamente na história acabei desanimando.
Ao mesmo tempo que me sinto uma tola por ter abandonado esse livro excepcionalmente bom, fico feliz pois acredito que estava mais madura e com outros pensamentos e intenções nessa nova tentativa.
Demorei cerca de um mês e meio para ler o livro, cheguei há ficar dias sem ler por simplesmente não querer acabar a leitura. Tudo nesse livro me agrada, fui novamente pensando no romance, dessa vez com uma recordação mais triste da história revivida por uns vídeos da internet do filme, mas a surpresa da profundidade da história, personagens, sentimentos, realmente tudo não poderia ser mais agradável.
Não quero dar spoilers, mas se você tem interesse em uma personagem que divaga sobre reminiscências de pensamentos, de acontecimentos, de sua vida e aqueles com quem convive, mergulha de cabeça nesse livro.
A história também tem a presença muito forte da religião, como sou católica essa perspectiva me agradou muito, a maneira como a autora deixa os personagens mais humanos na religião, sem falsas pretensões de nos dar modelos perfeitos a ser seguidos, mas fiéis pecadores que seguem seus caminhos pedindo forças a Deus.
Eu senti tanta coisa com essa leitura e acho realmente que é meu novo livro favorito da vida, tão feliz por tê-lo lido!
Para mim realmente o início, me acostumar a narrativa, ambientação e tudo o mais foi o que dificultou minha primeira tentativa de leitura, mas como um olhar diferente essa mesma situação, as mesmas 70 páginas tiveram novas impressões em mim.
Recomendo com toda a certeza!!!
comentários(0)comente



Tay 06/06/2024

Essa é uma das grandes obras da língua inglesa realmente. Apesar de ser, hoje em dia, considerada em alguns momentos como "boba", sua importância para o tempo em que foi escrita é grande. Indo contra sua época, Charlotte Brontë queria ser escritora. Sob um pseudônimo masculino, publica seu livro e tem sucesso relativo.

"Jane Eyre" é um relato pessoal em muitos momentos. Escrito em 1°a pessoa, o leitor tem acesso a todos os pensamentos e sentimentos da protagonista. Acompanhamos Jane desde sua infância, o que pra mim demonstra esboços de um romance de formação. A descrição dos personagens é bem crua. Jane não é vista como uma mulher bonita e constantemente ouve isso das pessoas, de forma super natural. Assim como ela se sente confortável para fazer a mesma coisa com o Sr. Rochester. Jane Eyre aceita sua insignificância.

O que foi meio bobo pra mim, surpreendentemente, é todo o enredo da mulher aprisionada. Cara, isso pra mim quebrava a graça do livro, porque, pra mim, não era o perfil daquela obra. Jane Eyre é um romance sobre a vida de uma órfã que se apaixona pelo patrão. A pegada de "fantasmas" é mais pra sua irmã, Emily. Não combina com esse livro. A beleza desse livro é ver o desabrochar de Jane, sua formação. Foi uma leitura muito tranquila, que distrai bastante. Gostei!
comentários(0)comente



2659 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |