Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Wiulayne.Souza 02/02/2024

Que final emocionante!
O livro, apesar de grande, te envolve muito com a história de Jane.
Simplesmente lindo lindo lindo.

Dhienyfer 01/02/2024

Jane Eyre
No mundo literário quem não ouviu falar de Jane Eyre?! o livro ?Morro dos Ventos Uivantes? da Emily Brontë é o meu livro favorita da vida, quero muito conhecer todos os livros das irmãs Brontë, então meio que esse foi uma leitura obrigatória para mim. Já tinha começado a ler esse livro duas vezes e em nenhuma dessas a leituras engatou, mas dessa vez ela não só engatou como também encantou. A escrita da Charlotte Brontë é primorosa, um livro delicado com uma maestria de escrita admirável, a autora conseguiu passar muito bem todas as emoções que os personagens estavam vivendo. Neste livro foi muito difícil separar a obra da autora, em vários mementos senti que estava lendo uma biografia da charlote, era como se os sentimentos descritos no livro fossem todos sentimento que ela estava sentindo.
Em um primeiro momento fiquei querendo que esse livro fosse sobre vingança, ver o sofrimento da Jane criança é de partir o coração, é de ficar revoltada com tamanha maldade com as crianças naquela época, por mais que esse livro seja uma ficção ele é um livro histórico, a autora se baseava nos costumes e regras da época, então sim muitas coisas que a nossa protagonista passou foi passível de acontecer. Começamos a acompanhar uma Jane Eyre de 10 anos de idade, e vamos acompanhar gradativamente a vida dela. A jornada da protagonista não é fácil, ela passa por negligencia, abandono parental, abuso físico e psicológico. É com muito anseio que o leitor acompanha essa jornada.
Diferente da minha vontade que a história fosse sobre vingança como ??O Conde de Monte Cristo??, Jane Eyre é um livro dramático, a difícil sobrevivência dessa mulher, que seu único ??erro?? foi perder os pais ainda criança. Quando a Jane começou a trabalhar em Thornfield Hall sua vida muda para melhor e acompanhar essa nova fase é gratificante, em dado momento da narrativa o leitor acredita que ela não estará mais sozinha que será feliz, mas verdades vem a tona e voltamos ao ponto da nossa protagonista estar sozinha e quebrada novamente, mais uma vez o leitor tem que ver o caminho sofrido que ela avança para só então podermos nos agraciar com a tão esperada e desejada felicidade para esse coração sofredor. Uma coisa que aprendemos com a Jane é como ser forte, desde criança ela foi forte, destemida e corajosa. Foi inspirador ler sobre a vida e bravura de Jane Eyre.

lpriante 01/02/2024

Um interessante romance de formação, além de ser um clássico. Gostei mais do que esperava. Aborda muito bem princípios e a dualidade entre razão e sentimento, dever e querer...

Thaisa 01/02/2024

Foi o primeiro livro que li da autora e fiquei imensamente feliz por ter escolhido ler esse clássico da literatura mundial.

É um livro extenso, mas em nenhum momento fiquei casada. Na verdade, passei um domingo inteiro presa ao enredo da história e li quase 300 páginas seguidas.

Com certeza irei ler outros livros da autora.

Isabelle (@falandocomlivros) 31/01/2024

Jane Eyre
Jane Eyre, escrito por Charlotte Brontë, foi publicado em 1847. Essa história acompanha a personagem título a partir de sua infância, ela tem 10 anos e é uma garotinha de personalidade forte que vive com uma tia que a detesta, por isso Jane Eyre é enviada para a instituição Lowood, a fim de aprender a controlar seus modos. No colégio, Jane torna-se amiga de uma menina chamada Helen, que a ajuda a se aproximar de Deus, e mostra a Jane a importância de Perdoar e amar o próximo. Para Jane, isso não é algo fácil, já que ela passou por situações difíceis com a tia e na própria escola, além disso, ninguém nunca lhe deu motivos para ser boa a quem lhe fez mal. Anos depois, Jane tornou-se uma jovem muito inteligente, chegando até a lecionar na instituição na qual outrora foi aluna. Todavia, Jane almejava novas experiências, e saindo de Lowood, partiu rumo a Thornifeld, onde foi encarregada de ser a preceptora de Adele, uma garota que ficou aos cuidados do Sr. Edward Rochester (Patrão de Jane).
Rochester é um homem taciturno, amargurado e desesperançoso. A primeira vez que ele vê Jane, é quando estava cavalgando. Edward fica intrigado, pois ela não mede esforços para socorrê-lo. Para Rochester isto é surpreendente, por que alguém que não o conhece faria isso por ele? Além do mais, Jane não tem medo de falar o que pensa, e isso é uma das características que a difere das demais moças de seu tempo.
Esse acontecimento muda os planos do homem, pois ele pretendia ir a outro destino, todavia, sem saber, Jane o faz decidir ir para Thornifield, um lugar que, apesar de agradável, é de certo modo detestável para Rochester, aquela casa tem segredos sombrios que o atormentam.
Jane passa por muitas adversidades, que colocarão em cheque seus desejos e princípios. Será que Jane Eyre os vencerá?

Que livro ?, certamente é um dos meus favoritos do ano. Foi esplêndido acompanhar as fases da vida de Jane, ver como ela saiu de uma garota impulsiva e cheia de mágoas, para uma jovem sábia, que compreende, através da sua fé em Deus, o valor do perdão e de como se arrepender dos erros do passado, permitindo um recomeço, buscando tornar-se alguém melhor. O arco de Edward Rochester também é interessante, porque ele tem que passar por uma provação física, até compreender que existem certas coisas que não podem ser resolvidas com a força do próprio braço, e que tirar a vida daquela que o torna infeliz, não é a solução.
O amor que Jane e Rochester nutrem um pelo outro transcende a fisicalidade, já que perante a sociedade eles são considerados feios, mas isso não os impede de compreender a natureza do amor, que é zelar um pelo outro, ser paciente, bondoso e suportar os momentos difíceis.

Isso me fez lembrar da irmã de Charlotte Brontë, Emily, que escreveu o morro dos ventos uivantes. Seus personagens, Catherine e Hatcliff, são o oposto de Jane Eyre e Edward Rochester. Por que digo isso? Cathy e Hatcliff não compreendem a essência do amor, ela deixa-se levar pelo temperamento explosivo quando contrariada, pois nunca lhe foi negado coisa alguma, Hatcliff é consumido pelo desejo de vingar-se daqueles que o fizeram mal, ou ficaram em seu caminho, nem por quem ele dizia amar interrompeu sua vingança, destruindo assim a vida dela, dos descendentes de seus inimigos e a dele mesmo. Ambos escolheram dar razão às suas vontades ao invés de lutar contra elas e fazer o certo. E isso é o que torna o destino destes casais tão diferentes, um conduziu a própria tragédia, o outro fez o que era correto, mesmo que doesse, e por isso Deus abençoou a união de Jane Eyre e Edward Rochester, e realizou um milagre que trouxe alegria aos dois.

gabzsch 31/01/2024

Jane Eyre
Jane Eyre é o segundo livro que leio das Irmãs Brontë, e é mais uma experiência magnífica e perfeita, sem dúvidas.
A personagem principal é ótima e muito real, tendo um arco muito bem trabalhado até conquistar toda a sua independência.
O Rochester é meio cabeça dura, mas é muito bom também.
O livro de forma alguma se tornou cansativo durante essas quase 800 páginas. Sempre tinha um mistério que te mantinha concentrado nessa leitura.
Achei muito interessante o desfecho da mansão e daquela pessoa em específico, foi ótimo.
Esse livro é simplesmente maravilhoso! Preciso ler mais das Irmãs Brontë.

Lavínia!! 31/01/2024

Jane Eyre
COMO um romance de época escrita por Charlotte Brontë pode ser tão lindo????????cara eu amei cada parte desse livro,principalmente o plot, e cada coisa que acontece que eu fico de boca aberta kkkk,recomendo muito!

C4nteiros 30/01/2024

Uma terapia cairia bem
Eu sei, eu sei..."é preciso contextualizar o homem ao seu tempo", mas que $#&$#@ de livro! Só senti revoltada e só revirava os olhos durante a leitura!
Vania.Cristina 31/01/2024minha estante
??

Vania.Cristina 31/01/2024minha estante
Eu gostei do livro. Só me incomodou a parte religiosa perto do fim. De resto achei bem legal. Mas cada pessoa uma experiência né. É subjetivo demais

Layse 30/01/2024

Jane e Edward
"Embora a posição social e o dinheiro nos separem muito, tenho algo em meu cérebro e meu coração, em meu sangue e meus nervos, que me assemelha mentalmente a ele."

Tenebra 30/01/2024

A personagem por quem me apaixonei
A britânica poetisa e romancista Charlotte Brontë é a terceira de seis irmãs, sendo dentre seis, três se destacam por também serem escritoras, Emily Brontë (famosa por escrever O Morro dos Ventos Uivantes), Anne Brontë (principal obra A Inquilina de Wildfell Hall). Charlotte (ou para época em que viveu Sra. Brontë) teve sua educação em uma escola clérigo chamado Lowood School, essa escola é citada detalhadamente neste livro (Jane Eyre), a saúde de Charlotte assim como a da personagem Jane Eyre, foram afetadas permanentemente por viverem nessa escola, sendo esse um dos motivos da morte prematura de Charlotte, mesmo a expectativa de vida do séc. XIX não ter sido relativamente alta. Charlotte tem como características em suas personagens, heroínas independentes e decididas, marca fundamental em Jane Eyre.

O livro “Jane Eyre” tem como narrador em primeira pessoa, onde é a própria Jane que recorda os próprios acontecimentos e os descrevem do começo ao fim. A escritora gosta de descrever tudo que a chama atenção. Em Jane Eyre, se Jane está caminhando por uma campina ela vai descrevê-la nos detalhes que achar importante, se ela está adentrando uma casa, vai descrever os móveis onde estão, como estão, cores e até a luminosidade do ambiente, e as descrições não se limitam somente a objetos e paisagens, mas às pessoas. Neste livro qualquer personagem apresentado terá a descrição que a personagem Jane Eyre achar necessário nos dizer, seus nomes, suas roupas usadas cada vez que aparecem em cena, sua fisionomia, características físicas e da personalidade, Charlotte Brontë não gosta de deixar passar um só detalhe. Mesmo essas descrições parecerem excessivas, na maioria dos casos elas tem um propósito, mesmo que implícito, e não eu não defendo que algo deva estar na história se apenas for necessário, essa é uma ideia que pode contribuir para afogar a criatividade.

“Jane Eyre” não é apenas um livro de romance, os personagens não são meros coadjuvantes que preenchem a sua utilidade. A mulher Jane Eyre não é para qualquer um, mesmo sendo pobre e feia (como diz várias vezes no livro), Jane se ama e sabe o que quer, para mim essa história é sobre amor-próprio, e a importância do autoconhecimento, sobre ser verdadeira consigo mesma, mesmo que tenha que passar por cima do próprio coração. Essa é com certeza uma obra à frente do seu tempo (escrito em 1847).

Por fim, “Jane Eyre” é um livro clássico, sendo assim requer atenção que um livro clássico exige, mas com certeza não é uma leitura cansativa nem lenta e muito menos difícil. Esse livro não é aqueles para “bater meta”, ele requer tempo e reflexão, ou seja, que seja digerido. Eu sinto que esse livro seria muito importante para mim há alguns anos atrás, veio tardio para me ensinar, mas mesmo assim foi bem-vindo e muito proveitoso.

P.S: Uma música que me lembra a personagem por quem me apaixonei; Jane Eyre, é a música que faz sucesso agora “Who is She by I Monster”.

Giseleonina 29/01/2024

Sofreu mais que a Ju do BBB ?
"Jane Eyre", a personagem principal e heroína de Charlotte Brontë (a melhor das irmãs Brontë), desafia todas as expectativas da época ao rejeitar seu papel tradicional e a busca pela autonomia e identidade além das convenções sociais. As relações amorosas fogem do convencional romântico típico do séc XIX, pois também explora as dinâmicas de poder e a busca por igualdade em um contexto histórico marcado por desigualdades de gênero.
E não é só Jane que tem a sua jornada de luta nessa narrativa, a própria Charlotte Brontë teve que publicar a primeira edição sob o pseudônimo masculino de Currer Bell e chocando a sociedade da época quando a verdade veio à tona, respondendo todas às críticas na segunda edição devido o seu comportamento lido como "imoral", mas tudo com muita classe ??

Gomor 28/01/2024

A história de Jane Eyre narrada por ela mesma. A menina, após ser desprezada pela tia, foi enviada para um orfanato que ensinou a ela os bons modos e tantas coisas necessárias para que se tornasse uma adulta responsável e honesta, além de professora. Foi contratada como preceptora de Adele, uma menina protegida de Mr. Edward Rochester, dono e morador de Thornhill. Apaixonam-se como tinha que ser, mas muitos percalços estão à sua frente ainda. Fato que o amor sempre vence!
O romance clássico me surpreendeu apesar de não ser muito fã do estilo. Mas valeu!

Bru 28/01/2024

A Jane é uma personagem cativante
A minha primeira leitura do ano foi surpreendente. A leitura desse clássico chegou até mim através de um clube de leitura que eu decidi participar..

A história da pensagem Jane é cativante, você quer acolhe-la desde o início e você se surpreende com a construção e evolução da mesma.. suas atitudes e reações perante a sociedade e principalmente diante os personagens masculinos é revolucionária para a época, afinal não se pode esquecer que esse romance teve sua primeira edição em 1847, e como pode ser tão antigo e ao mesmo tempo tão atual?

Durante a leitura eu ri, chorei, senti raiva, condolência, me emocionei de diversas formas!!

carolzinha41 27/01/2024

Romance gótico é muito mulher.
Gostei muito de passar esse tempo com a senhorita Eyre, ela é um ser humano complexo, com muita vivência, muita percepção, muito inteligente, ao mesmo tempo que consegue ser racional e comedida no fundo ela é intensa e sensível, quando explode é sensacional, espera tanto da vida, tem tantos desejos e vontades, uma chama dentro de si, e ainda consegue ser paciente e persistente.
Me vejo nela, acredito que muitas podem se ver nela, na sua sede mesmo sendo tão ?ordinária? (sabemos que Jane Eyre não é nada ordinária), no seu MUITO, nas suas descobertas da vida. Me senti vista, me reconheci nela, um espírito semelhante, uma mulher como eu.
Lendo no posfácio sobre a vida de Charlotte Brontë, me senti mais tocada ainda, sabendo que colocou parte de si em sua obra, admiro isso; e admiro ela pois admiro Jane.