Tropas Estelares

Tropas Estelares Robert A. Heinlein

Resenhas - Tropas Estelares

Luis Felipe S. Correa 28/04/2022

Alerta de opinião exagerada
Recomendo cuidado aos fãs do filme homônimo dirigido pelo Verhoeven (1997) e que buscam reviver no livro a experiência do filme. Aqui deixo registrada minha paixão pela obra cinematográfica, que é uma das maiores da ficção científica (filme disponível no Star+ e Youtube na data de publicação dessa resenha). Tal paixão me levou a esgotar todos os assuntos, inclusive concluir a leitura do livro. E eu preciso dizer que o livro é demasiadamente prolixo, com narrativas arrastadas e descrições desnecessárias. Arrisco dizer que o autor se prolongou onde não devia e esqueceu de debater temas extremamente promissores, tais como a visão ética de uma sociedade militarizada, a cidadania, o direito ao sufrágio e mentalidade da sociedade distópica por ele idealizada. Tais temas são absurdamente interessantes, porém, ficaram em segundo plano. É um daqueles casos em que o filme é infinitamente superior ao livro (aqui eu poderia citar o caso Forrest Gump). É um livro que eu não recomendo de jeito nenhum e um filme que eu indico para todos.

Ayrton.Silva 16/04/2022

Um bom livro de ficção científica. Eu não conhecia o autor. Entendo boa parte das críticas ao livro, como o militarismo exarcebado. Considero também que a criatividade em manter um passado futurista faz com que a leitura seja prazeroso apesar de desagradável é difícil em alguns momentos. Senti falta de passagens mais dramáticas ou emocionais, talvez seja projeção minha sobre a história. Estou curioso para conhecer mais trabalhos do autor.

Camila1856 04/04/2022

Uma aventura não tão juvenil
Muito mais muito diferente do filme de 97. No livro todos os acontecimentos são narrados pelo ponto de vista do Jhonny, o que deixa a história dinâmica e vai apresentando aquele mundo extraterrestre a medida que ele vai descobrindo sobre ele. É um percurso do fim da adolescência até a idade sênior. A escrita é maravilhosa, Jhonny adolescente é um tapado e como leitora amei e me identifiquei por ele ser assim, sentimos sua transformação e o peso dos acontecimentos da vida o mudando, ele abraça a vida militar, ele acredita nisso. A ficção científica é o cenário de fundo pra nos apresentar o nascimento e estabelecimento de um soldado.

Renan Feitoza 01/04/2022

Diferente do que eu imaginava
Esse vai ser um dos raros casos onde acho que o filme pode ser melhor que o livro, porque aqui eu senti que era tudo mais sisudo/sério (com alguns tons de ironia) e no filme tudo parece ser levado 100% na sátira.

Foi uma leitura interessante, mas que levei um bom tempinho pra terminar

Mauricio.Souza 31/01/2022

Ideologia empurrada goela a baixo
Esse foi um dos livros mais difíceis de ler que eu já li, e não foi por sua complexidade, foi por sua chatice mesmo. Qualidade baixíssima de escrita, história, entre outras coisas.
No contexto histórico de seu lançamento esse livro pode até ter feito algum sentido, uma vez que não acho um problema a utilização de histórias como meio de propagação ideológica, mas quando esse passa a ser o maior objetivo( e não o de escrever um bom livro) acredito que isso se torna um problema grave, e contraproducente. O autor passa tranquilamente mais de 70% da história falando de ideologia quase diretamente, é muito chato, ainda mais quando a escrita do livro está desatualizada, quando se usa jargões próprios do meio militar americano e que parece ser traduzido ao pé da letra, fica muito difícil sustentar a leitura.
Antes de ler já sabia que era um livro que abordava muito essa temática militar e esse tipo de ideologia, além de falar bastante de treinamento militar, mas pra mim quando isso vem a frente de escrever um bom livro acaba sendo um desserviço. Hoje em dia quando queremos entender e ir mais a fundo a respeito de ideologias específicas, recorremos a livros específicos, por outro lado quando o autor passa a maior parte da história falando de ideologia, quando quero ação e combate passa a ser uma leitura bastante frustrante.
Por fim, é possível concluir que pra mim foi um formato que não funcionou nem um pouco, esperava algo diferente desse livro, pode ser até por conta da idade e do contexto histórico, mas hoje em dia não faz mais sentido abordar em um livro de ficção essa temática de forma tão densa e como foco principal.

Pedro.Henrique 22/01/2022

Tropas Estelares
Senti como se estivesse vendo Platoon, Nascido para Matar ou Tropa de Elite pela maior parte do tempo. Só que no espaço.

Os capítulos são enormes também. E eu estou com trauma da palavra "quicando".

Luciano.Pierre 20/01/2022

Magnífico!
Um dos melhores livros de ficção científica que já li. Divertido e repleto de ação. A adaptação para o cinema também é ótima!

Maria 16/01/2022

Eu estava esperando mais desse livro porque era aficcionada com o filme quando era novinha? acontece que tem menos (muito menos) cenas de ação do que eu esperava e fiquei um pouco entediada antes da batalha final! Mas a partir dos 90% ficou sensacional! É a história de um rapaz que decide se alistar na Infantaria Móvel pra conquistar o poder de voto? mas essa infantaria combate seres de outro mundo, rs! Premissa inclusive imitada por aí.. mas muito bom

Davi Busquet 20/10/2021

Não tão aventuresco
A expectativa em relação a uma aventura militar pode acabar um tanto frustrada quando nos deparamos com um livro excessivamente político e demasiadamente descritivo da vida militar de um personagem e sua carreira como soldado / sargento / oficial.

Não é exatamente ruim que uma história apresente uma versão alternativa de um governo mundial (e interestelar), baseado no militarismo, no amor à pátria e no compromisso cívico ? é, até, interessante ver como o personagem John Rico evolui, passando de um civil desinteressado a um cidadão militar responsável e comprometido com seu governo e espécie. Mas tudo isso, em algum momento do livro, passa da conta.

Subitamente, o leitor, antes interessado nos percalços do recrutamento de Rico e em suas descobertas sobre as nuances políticas desse mundo futuro de viagens e batalhas interestelares, se enfastia. A carga de informações que beiram o inútil e o excesso de detalhes técnicos minam a ação e desestimulam a leitura.

Se não parecesse tanto um manual militar e se focasse mais na aventura que a vida de um embarcado sugere, talvez impressionasse e cativasse mais.

Não é de todo ruim. O raciocínio político e filosófico do autor é sensacional e, embora alguém não concorde com suas conclusões, é bem difícil argumentar contra as mesmas. Afinal, numa coisa ele está certo: uma nação grande, unida, formada pelo pluriculturalismo da Terra, só é possível através do sacrifício pessoal, da responsabilidade cívica (que inclui direitos e deveres) e da consciência de espécie.

Marivaldo.Barreto 28/09/2021

Gosto muito do gênero ficção científica, não foi bem o que eu imaginei, mas não é um livro ruim. A alguma aventura, mas a maior parte do tempo são detalhes teóricos.

Bruna.Schleder 19/09/2021

Não sei se foi o momento ou o livro, mas foi sofrido ler ele, talvez até tenha sido a imagem que eu tinha do filme na minha cabeça, mas tem discussões interessantes ali no meio

.Igor 20/08/2021

Creio que "Tropas Estelares" é um exemplo clássico da hard sci-fi na literatura, ainda que relativamente desconhecido. O filme dever ser bem conhecido para alguns, com seus insetos monstruosos, atuações exageradas e as críticas sociais incríveis que marcam a obra do diretor Paul Verhoeven (particularmente, é um dos meus favoritos do gênero) mas o livro, na maioria das vezes, é um colosso injustamente subestimado.

Heinlein, no que é considerado sua obra-prima, cria um universo em franca exploração por uma humanidade que superou todas as guerras internas ao adotar um sistema de governo global - e, eventualmente, galático após a fundação de colônias em outros sistemas estelares - extremamente militarista. É uma civilização onde uma pessoa só é considerada um cidadão se servir voluntariamente ao exército por dois anos. Nesse ambiente, o leitor encontra Juan Rico, um jovem argentino que, ao atingir oficialmente a maioridade, se alista no exército e é por ele que a história é contada, desde suas desilusões amorosas antes do alistamento até a eclosão da guerra contra os insetos espaciais.

As características hard não são difíceis de encontrar. Tudo o que acontece é minuciosamente explicado: o funcionamento do sistema militar, naval e aeroespacial, o sistema político e até mesmo o funcionamento das armas que o soldado usa. De fato, é um mérito enorme da prosa dinâmica do autor que a leitura não se torna enfadonha ou um exercício de paciência em algumas partes. Pelo contrário, é um livro que aborda questões sócio-políticas e morais presentes até hoje em uma discussão crítica que em muitos momentos é super divertida, mesmo que isso reflita o estado mental de um soldado entorpecido pelo condicionamento físico e mental de uma máquina militar autoritária.

Graças a alguns desses detalhes, o relato de Johnny Rico tornou-se um verdadeiro marco na ficção científica e sua influência ainda pode ser vista facilmente nas mais diversas mídias dos últimos sessenta anos!

Emerson 07/08/2021

Treinamento insano e vida militar
Tropas estelares é um romance militar de ficção científica sobre guerra espacial. Conta a história de Rico desde o treinamento.

Fica enfadonho quando explica demais a situação política e o funcionamento das forças armadas da Terra.

Resumindo, tem um início promissor, mas depois, foi diminuindo o interesse até o final.

RNA 28/07/2021

Bacana
Adoro o filme e resolvi ler também por ser tratar de um clássico
da ficção cientifica, gostei da riqueza de detalhes sobre o treinamento
e o dia dia dos militares, mas achei desnecessário o Heinlein colocar
seus pontos de vista ideológico na historia, mas tirando isso recomendo
a leitura dessa obra.