Alien

Alien Alan Dean Foster

Resenhas - O Oitavo Passageiro

Clara1674 22/04/2023

Alien
Uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteróide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.

skuser02844 19/04/2023

Vai te prender
Alien é um livro que antecede uma trilogia (que também já adquiri) e que tem todos os elementos para um livro que nos prende a ele e nos faz não querer parar de ler.
Eis o que o autor escreveu em nota exclusiva para a edição brasileira: “Escrevi o livro à noite...eu me pegava olhando por sobre o ombro, ou através da janela...enquanto escrevia Alien, acabei me assustando em mais de uma ocasião. ...Então apagues as luzes, desligue os sons da cidade e imagine-se nos mundos desses livros.”
Ler o Alien não me deu tanto medo (como já senti com outros livros) mas foi uma leitura tão empolgante que já engatei a leitura do 1º livro da trilogia, ainda mais, porque fiquei sabendo que neste livro a personagem principal de Alien aparece novamente.
Quanto a parte física do livro, só tenho elogios, capa bonita e brilhante, alguns detalhes e desenhos internos que demonstram a preocupação da editora em entregar um material de qualidade.

site: Alien

Daniel.Malaquias 12/03/2023

Uma aventura tenebrosamente científica
Quando descobri esse livro na biblioteca do local onde eu trabalhava, é sou mesmo sortudo por contar com uma biblioteca no meu local de trabalho, eu já havia visto o filme. Eu mesmo não sabia que o filme fora baseado num livro e como sempre gostei de ler obras que influenciaram filmes, peguei esse 8° passageiro para ler. Confesso que a leitura começa bem arrastada, arrastada até demais, com muitos detalhes, o que faria nosso romancista José de Alencar muito orgulhoso, todavia quando a história engrena e ela engrena mesmo, aí nós temos uma trama de suspense, ficção científica e muita adrenalina a bordo da nave Nostromus. É uma leitura fascinante que apura a experiência audiovisual do filme, inovador para a época. Um clássico total e um dos ótimos livros do gênero.

mauricio.sperb 03/03/2023

Eita, que porre de leitura!

Consegue ser mais chato que o filme! Cenas longuíssimas de diálogos inúteis e os momentos de ação extremamente mal escritos, tem que reler algumas vezes pra realmente entender o que acabou de acontecer.

Nada de bom a comentar, além do fato de ser um livro curto.
Maria17697 03/03/2023minha estante
Que pena!

Amanda 01/03/2023

Não passa a emoção do filme
Como uma grande fã do filme comprei esse livro justamente esperando o que ele tinha a mais para oferecer. E sinceramente me decepcionei, pois os personagens não são compostos com tanta personalidade como no filme, e o ritmo de leitura é lento demais no início, cheio de detalhes desinteressantes e diálogos chatos. A estética do livro porém entrega muito, as cores, a capa, a diagramação são excelentes.
O diferencial são as entrevistas com Sigourney Weever e Ridley Scott no fim do livro que dão aquele ar de curiosidades que todo fã ama.

Guxta 13/02/2023

Nem tudo é igual ao filme
É uma história que nos joga no futuro, onde os seres humanos já conseguem viajar pelo espaço e acabam dando de cara com uma situação inusitada. O livro começa lento, só que apresenta uma escrita invejável e os diálogos bem costurados.

Julia.Miquelini 22/01/2023

O oitavo passageiro
Do nada eu tô decorando o universo alien... Coisas que esses apps que dão livros aleatórios nos fazem fazer...
Esse descreve toda a história do primeiro filme e traz tbm entrevistas com os atores e atrizes que atuaram. Um pouco rasa no sentido de detalhes, mas com toda certeza uma história que te prende do início ao fim.

Bibliotecário 19/01/2023

O 8° Passageiro
Uma nave espacial, ao retornar a terra, recebe estranhos sinais vindos de um planetoide. Enquanto a equipe investiga o local, um dos tripulantes é atacado por um misterioso ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante. O tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de se desenvolver e ataca toda a tripulação.

OCautum 11/01/2023

Mais que uma transcrição do roteiro, Alien adapta o filme adicionando cenas cortadas nele e, em especial, aprofundando as relações entre os tripulantes da Nostromo - tão reais já no material original. Além disso, as descrições do cenários inspirados na arte de H. R. Giger são fantásticas!

Para mim, faltaram algumas descrições do Xenomorfo e seus movimentos, o que o tornou um pouco abstrato - por mais que ele seja uma criatura traumatizante na mente de todos que gostem de ficção científica.

Felipe 10/11/2022

Xenoformo do meu coração, saí de perto do meu pulmão
Eu amo a franquia "Alien". Então, sou altamente suspeito a falar de qualquer obra que envolva ele.

Gostei da novelização do Oitavo Passageiro, a obra abordar aspectos que ficaram no vácuo ou mesmo não foram explorados no filme original.

Achei bacana a mentalidade dos personagens, a suspeita da Ripley e do Dallas sobre o Ash, o medo e a curiosidade do Kane ao entrar na Nave dos Engenheiros, entre outras coisas.

Recomendo para os amantes "a distância" de Xenoformos.

Sâmia 05/10/2022

Trilogia Alien
Os dois primeiros livros são melhores, o terceiro é bem cansativo. Gostei, de qualquer maneira. A interação com a personagem Ripley que torna os livros melhores.

Nat.Rizzo 01/10/2022

É ótimo porém mais do mesmo
Por ser um livro que veio de um universo que eu já estou familiarizada e por ser a novelização do meu filme favorito da franquia, o livro é previsível.

Caso você não saiba nada sobre xenomorfos eseu universo é ótimo que leia o livro por ser muito bom. Cumpre seu papel com personagens mais detalhados e complexos, além de uma imersão em sentimentos imperceptíveis no filme.

Yasser 30/09/2022

Xenomorph vs Ripley
Esta é a novelização do filme" Alien o Oitavo Passageiro".

O valor de ler o livro está na profundidade que se ganha para cada membro da tripulação, você se familiariza muito com eles e suas ações no decorrer dos eventos na USCSS Nostromo . A ambientação continua incrível. Um ponto a se levar em conta é que o livro possui em torno de 300 paginas, e a primeira ação de verdade ocorre na pagina 200. ou seja, o livro inteiro é baseado em discussões e diálogos estratégicos, parte do pressuposto que você já esteja habituado ao Alien, pois ele não é bem descrito, afinal quem nunca conheceu o Xenomorfo ?

Apesar do livro ser muito lento na narrativa, na minha experiencia foi sensacional com os eventos antes do banho de sangue, creio que isso seja por eu ser um grande fã da atmosfera do ser oculto nas sombras. Qualquer outro livro acharia entediante mas esse especificamente não se preocupa muito em descrever o cenário ou os personagens, o livro vai avançando de forma linear sem prender a nossa respiração (até o a criatura começar agir).

Nos apegamos a esta historia, pois diferente da maioria dos Sci Fi espacial, a Nostromo não é uma instalação cientifica/militar são pessoa comum exercendo o trabalho de uma corporação na expectativa de receber um bônus caso tudo chegue nos conformes. A nave não é bem equipada e nem na melhor das hipóteses (como demonstrado na narrativa próximo ao fim) ninguém se quer chegou a imaginar ter que combater algo tão além da compreensão humana e não humana.

Esta é uma obra para todos os fãs do universo Alien, e um ótimo ponto de partida para adentrar ao universo expandido com suas historias (que são MUITAS), nesta narrativa passamos a entender mais como a mente da Ellen Ripley funciona e sua humanidade tão comum quanto qualquer outra.
Mariana113 01/10/2022minha estante
Você chegou a jogar o jogo? É baseado na história, não chega a ser igual o livro mas é muito parecido.

Yasser 01/10/2022minha estante
Acabei de ler a HQ que precede o jogo Alien Isolation, estou adentrando ao mundo do Alien lendo tudo na cronologia, hoje mesmo inicio o game, todo mundo fala bem. Só to achando difícil encontrar as HQ/livros, vou ter que importar a maioria. mas amo a ambientação

Mariana113 01/10/2022minha estante
Também amo, estou assistindo os filmes por ordem cronológica. O jogo eu já joguei mais de 4x kkkk amo muito, da medo mas eu gosto kkkk

Yasser 03/10/2022minha estante
Assista os shorts films, de prometheus e convenant, no Youtube tem, foram vídeos promocionais pre filme que mostram detalhes interessante dos personagens, e pelo que li vai ter um novo filme e uma série em produção. ?

bobbie 12/09/2022

Apenas uma distração.
Nem ruim, nem excepcional. Como a maioria dos livros que surgem depois que seus filmes foram lançados no cinema, a narrativa nada mais é do que exatamente aquilo que foi visto nas telonas. Com este não é diferente.