Emma

Emma Jane Austen

Resenhas - Emma

SophiaSenne 15/07/2024

Realismo em Emma
O melhor livro da Jane Austen, representa de forma incrível a sociedade e as característica humanas, em nivel de outros grandes nomes da literatura, como Machado de Assis.

Isabelle 14/07/2024

O primeiro age gap da história??
Bom, sou apaixonada por Orgulho e Preconceito, confesso que comecei a ler Emma após uma amiga me falar que se eu tivesse gostado de As Patricinhas de Beverly Hills, iria amar Emma. E não é que ela estava certa?! Jane Austen faz com que o leitor se apaixone pela rotina de Emma, pela sua personalidade e sagacidade. Emma, apesar de ter todos os estereótipos para não cair na simpatia de muitos, cativa os leitores com sua sina casamenteira, amor pelo seu pai e vivacidade de espírito. A leitura pode começar um pouco arrastada, por estar apresentandi os personagens, mas a partir dos 30% já começa a prender o leitor. Uma coisa que também adorei e que para mim acabou sendo algo bem característico de Austen é que os protagonistas sabem reconhecer seus erros e isso é algo que mais admiro aqui, como não sentir orgulho de Emma quando ela percebe os seus erros e tenta consertá-los? Isso para mim aproxima os personagens da realidade que temos.

O romance também é mais que perfeito, ultimamente tenho gostado cada vez de slow burn, e aqui a autora cria um perfeito que envolve completamente os leitores nessa jornada, como não se emocionar quando os protagonistas começam a perceber que estão apaixonados e é recíproco?! Incrível demais.

Eu dei 4 estrelas e meia porque algumas coisas me causam estranheza, por ser uma época diferente, mas não é algo que atrapalha a leitura e com certeza eu vou reler esse livro novamente.

Sthephani0 14/07/2024

Protagonista muito chata
Adorei a história mas achei impossível dar a nota maior do q essa porque a Emma é insuportável a maior parte do livro, inclusive só consegui terminar o livro todo depois de ter começado o mesmo três vezes. Porém mesmo com esse fato eu achei o melhor livro da autora ( que eu li ) em questão de humanização dos personagens pois mostra o quanto temos defeitos e precisamos sempre de alguém para nos aconselhar para podermos ser pessoas melhores, mas isso também pode nos transformar em pessoas piores. Emma é insuportável a maior parte do livro por causa de sua grande mesquinhez com as classe inferiores, e isso talvez venha pela sua criação por seu pai que sempre a mimou e, com os seu conselhos, levou sua amiga de classe inferior a perder a humildade também, mas graças aos conselhos de seu adorável vizinho podemos ver ela melhorando cada vez mais ao longo do livro, e eu acredito que essa tenha sido uma das melhores coisas da história. O amadurecimento de Emma é algo que nos traz ao segundo XXI mesmo sendo uma história do século XIX, pois mostra que todos somos imperfeitos mas podemos sim melhoras ao longo dos anos, afinal todos conhecemos alguém ( ou somos essa pessoa ) que jurava que estava arrasando em algum momento da vida e sempre olha pra trás com vergonha do comportamento.

Ly. Su 11/07/2024

Não era bem o que eu esperava
Sem dúvidas, é uma obra muito bem escrita... Mas as comparações são inevitáveis. Não é o melhor de J.A., na minha opinião.
Verdade (bem verdadeira), não foi um livro que gostei de ler. Esperava mais.
Não consegui envolver-me com o enredo. Nenhuma das personagens mexeu comigo ( nem bom nem ruim).
Mas valeu a leitura.

Luiza1702 11/07/2024

Muitooo bommm! De verdade, esse livro nos cativa e envolve tanto a gente ,JUROOO eu AMEIIIII! E o final que é totalmente surpreendente, tipo muitoooo ,eu ameiiii! Jane Austen não erra em nenhum!

Maria22510 11/07/2024

Como pode uma personagem ser tão chataaaaaa????? Juro, por diversas vezes eu quis bater nessa menina de tao soberba que ela é.

anavale 11/07/2024

Um sentimento de amor e ódio
Realmente, o dom de Jane Austen de conseguir despertar no leitor um misto de sentimentos e sensações no decorrer da leitura é admirável. No começo da trama foi muito difícil continuar a leitura pela protagonista Emma ter uma personalidade fútil, egocêntrica, superficial... em suma, mimada. Mas no desenrolar da história percebe-se que apesar disso Emma não é uma pessoa de índole ruim, apenas está aprendendo a amadurecer. O que chama mais a atenção é a sua humildade ao ser corrigida (principalmente pelo Sr. Knightley) e a sua capacidade de profunda reflexão e auto análise sobre seus próprios erros. Sendo assim, nota-se a exímia capacidade da autora na construção de personagens complexos, humanos, com erros e falhas, que despertam no leitor amor e ódio ao mesmo tempo, longe do clichê de muitos romances onde a protagonista é sempre perfeita. Da metade para o final da história, o leitor se torna testemunha da evolução da maturidade de Emma, que reconhece seus erros perante Harriet e Jane, conquistando no final, o amor de Sr. Knightley, a figura principal responsável pelo seu amadurecimento.

Em termos gerais, a complexidade na construção da protagonista é o ponto alto desta obra, apesar da leitura muitas vezes se tornar maçante e arrastada, além de que logo na leitura dos primeiros capítulos o leitor atento já pode captar qual será o desfecho final.

Não é a obra mais bem construída de Jane Austen em relação ao enredo e ao poder de cativar o leitor na história, porém não deixa de ser ruim.

------------------

o que aprendi com o livro foi que a complexidade humana não possibilita a existência de pessoas totalmente boas ou ruins. O quão importante é estar rodeado de pessoas que nos ajudem a evoluir e melhorar nosso caráter, índole e postura. Refletir constantemente sobre a motivação de nossas ações e aber reconhecer nossos pontos fracos com humildade e estar disposto a mudar.

Monica.Graziela 11/07/2024

O que dizer...
Quase que desisti dessa leitura, pois são muitas partes da Emma sendo imatura e só se importando com o próprio umbigo. O que não me fez desistir foi a história da Sra. Harriet, a qual fiquei muito curiosa de saber como acabaria.

Outras coisas que também me incomodaram durante a leitura foi o fato da diferença de idade entre a Emma e o Josh, o insuportável sr. Elton, o pai pamonha de Emma, entre outras coisas. Senti que o livro deu muitas voltas e focou em personagens que não mudariam em nada o rumo da história.

Certo que amei as implicâncias entre os protagonistas, mas ainda sinto que Emma não merecia alguém como o sr. Knightley, exatamente por ser insuportável quase que todo o livro. E a descoberta dos sentimentos dela por ele foi bem rápido.

Contudo, depois da fase infantil da Emma, a leitura flui de forma mais rápida, porém o ranço permanece kkkkkk. E caso ainda não tenha lido nenhum livro da Jane Austen e tenha curiosidade sobre sua escrita, recomendo que inicie por outro livro da autora ?.

Bêh 11/07/2024

Uma leitura boa e fácil, que em alguns momentos fica muito lenta.

Eu ainda tenho a sensação de que essa história não precisava de 300 páginas, umas 200 seria suficiente, em alguns momentos a leitura fica bem devagar e em outros são diálogos que não acrescentam em nada à história.
  Mas no geral, o livro é bom, tem personagens cativantes, principalmente o Senhor Knightley e o Frank Churchill, gosto da personalidade de ambos. Em relação à Emma para mim foi difícil estabelecer uma conexão com ela, é bem verdade que ela no início é insuportável e é aqui que a Jane Austen está de parabéns, ela criou uma personagem arrogante, prepotente e orgulhosa para no final a redimir e fazer dela um alguém para se criar afeto e saudade ao final da leitura, sem contar na própria Jane que é quase o oposto da Emma.
 Com certeza, é uma leitura que vale a pena.

ary^^ 03/07/2024

Gostei muito de Emma, acho interessante que são pequenos gestos que constroem o romance nesse livro, e eu gostei muito disso, os detalhes são essenciais.

Emma é uma personagem forte, sabe quais são seus princípios, acompanhar as coisas pelo seu ponto de vista é muito bacana.

Alícia 02/07/2024

Gostei, porém em alguns momentos a história fica meio maçante, por ser um livro de quase 600 páginas. É uma história bonita, a Emma é uma personagem complexa (confesso que, no começo, achei muito chata), mas que tem um crescimento interessante de ver ao longo do enredo. Os personagens cômicos são realmente engraçados, e a ?lição? que o livro deixa também é bonita!

Supercut09 01/07/2024

Releitura Jane Austen #1: Emma
Na primeira vez que li Emma achei muito longo e cansativo não aproveitei a leitura como deveria com mais calma e atenção, olhando hoje consigo perceber aquilo que me faltou na primeira leitura algo como um discernimento melhor para olhar essa redoma de vidro que Jane Austen criou tão primorosamente chamada Highbury.

Em relação à personagem Emma concluo que ela não e uma pessoa maldosa ou de caráter duvidoso, talvez um pouco fútil admito kkk, mas nunca cruel ou desumana, algumas vezes até divertida e engraçada e acho o romance dela com o Sr. Knightley(mesmo que aparecendo tardiamente no enredo) uma adição para melhorar o caráter da Emma que por muitas vezes beira ao supérfluo.

Ananaxlz 01/07/2024

Emma
Então, esse livro tem coisas boas e ruins. Emma ela é uma garota bonita, inteligente e rica, então meio que ela é mimada, às vezes é chato vê a perspectiva de uma pessoa tão mimada, mas apesar disso ela é uma pessoa boa, engraçada, muito carismática. Eu achei o livro muito legal, o início do livro para mim foi um pouco arrastado, mas no fim gostei da leitura.
Aliás, relação de amor e ódio com a Emma.

Quesia.Marco 30/06/2024

Inteligente e divertido
Confesso que não tinha expectativas altas para ler Emma, por ouvir tantos comentários negativos sobre ela, mas fui surpreendida muito positivamente ao fazer a leitura.

Emma é uma jovem muito bela e inteligente, decidida a nunca se casar para cuidar do pai, mas que gostava muito de ser casamenteira e unir casais, julgando que seu bom senso era muito apurado para tal tarefa.

Ao longo da leitura, vemos ela se aproximar da simples jovem Harriet com o objetivo de transformá-la em uma moça elegante e digna de um bom casamento. Emma está sempre maquinando alguma coisa e tentando manipular a amiga, bem como diversas situações sociais. Ela se julga muito inteligente em alguns momentos, quando na verdade está sendo ingênua. E em variadas situações, é seu fiel amigo Knightley quem a aconselha a melhorar seu comportamento. A história é bem longa, cheia de pequenos acontecimentos.

Eu gostei muito de acompanhar as maquinações e o divertimento de Emma, achei ela diferente das outras protagonistas de Austen, geralmente mais caladas e reservadas. Emma é cheia de personalidade e de vontade própria e isso me encantou.
Deysiane 30/06/2024minha estante
Emma é uma querida ??