Emma

Emma Jane Austen




Resenhas - Emma


2034 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Rose.Diamond 25/01/2024

Cômico e romântico em doses perfeitas
Emma é um dos romances mais diferentes que já li. Ao acompanhar uma heroína que é claramente uma mocinha mimada com 0 consciência de classe, Austen, faz críticas sutiz e mordaz ao mundo a sua volta e a futilidade da alta sociedade rural.
Eu amei Emma, pois ela é exatamente o que foi construída para ser, um retrato da alto sociedade da época, tão refinada e com pensamentos muito elevados sobre si mesma. Acredito que foi um dos clássicos mais divertidos que já li.
O romance nesse livro, eu tinha minhas suspeitas desde o início, mas ao ser apresentada a declaração eu achei tão doce e delicado. É claramente muito bem construído.
10/10
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nickie Dias 25/01/2024

Um clássico sempre vale a pena
Acredito que um clássico sempre demanda de uma maturidade literária para compreender a obra em sua totalidade e enquanto leitora, acho que ainda estou chegando lá.

Porém, o livro foi uma forma de me reencontrar com os clássicos e a escrita de Jane Austen, com o retrato dessa sociedade patriarcal, seus mandos e desmandos em torno dos arranjos de casamento, e a incerteza que uma jovem sem recursos enfrenta diante do seu futuro, nesta pequena sociedade no início do século XIX.

Ainda assim, durante a maior parte do tempo estive entediada, lendo sobre as frivolidades de Emma, essa jovem, solteira e sua vida cheia de privilégios, sua arrogância e prepotência em achar que tem o direito e dever de interferir na vida de outras pessoas.

E provavelmente por isso, me identifiquei muito mais com as impertinências e simplicidade de Elizabeth Bennet em Orgulho e Preconceito, do que com as vaidades e a vida abastada de Emma Woodhouse.

No entanto, em algum momento durante a leitura aconteceu a mágica de Austen e a Emma arrogante do início que me manteve distante da protagonista em
alguns momentos, foi abrindo espaço para uma Emma arrependida e caridosa, buscando redenção no meu coração e no final me encontrei torcendo por sua felicidade.
comentários(0)comente



horoymato 24/01/2024

EMMA EMMA EMMA...
Literalmente uma novela, e das boas em...pude me sentir dentro da história. Tão gostosinha de ler, personagens bem feitos, as cenas, tudo! E no final Emma ficou com quem eu pensava. Teve tantas reviravoltas, brigas, traições. Tem um grande plot twist, porém, acabei não tendo ele, já que levei anteriormente um spoiler dos grandes. Eu não tenho palavras para demonstrar o quanto eu amei este livro, está história. MARAVILHOSA, EMMA INCRÍVEL, APESAR DE TODOS OS DEFEITOS!! ???
comentários(0)comente



Eliane406 23/01/2024

Uma engano
?Este romance histórico de 1815, assim como as outras obras de Jane Austen narra as dificuldades das mulheres inglesas, uma comédia de enganos baseadas em costumes, onde nem tudo é o que parece; onde prevalece os julgamentos baseados em conjecturas e conclusões pré-concebidas.
A liberdade é mais importante que qualquer situação falsamente confortável e durante a narrativa percebe-se para quem a liberdade é disponível.
Aparência, posses materiais, ststus sociais, dotes, tudo é cobrado das pessoas para que sejam considerados na existência e para as mulheres essa cobrança era em dobro, sobretudo a idade.
É um dos livros de Jane que também fala do mercado de trabalho para as mulheres e mais um que fala da condição das pessoas escravizadas.
Mas, falando sobre Emma a protagonista, Austen a descreve: "Emma Woodhouse, bonita, inteligente, e rica" e, principalmente mimada; ela superestima seu poder de manipular as situações, assim como não percebe os perigos de interferir na vida das pessoas e engana-se facilmente sobre o sentido das intenções e atitudes alheias.

?"- Palavra de honra, Emma, que ouvindo você abusar assim do raciocínio que tem, quase me leva a pensar igual. É melhor não ter bom senso do que empregá-lo como você o faz.....Quando a vaidade age sobre a cabeça fraca produz toda sorte de danos....."pág.51 ( é um diálogo bem grande e bem produtivo entre Emma e Knightley no capítulo 8)

?Assim, completei as resenhas de toda a obra de Jane Austen, escritora incrível.
comentários(0)comente



Joana 22/01/2024

Meu amor por jane austen só aumenta
Emma não é uma personagem em muitos aspectos excêntrica, mas com muitas características que nos fazem amá-la.

tudo sobre ela e o mr. knightley me deixou com tantas expectativas quanto à elizabeth e o mr. darcy (que são indiscutivelmente meu casal favorito da jane austen
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



camille56 21/01/2024

Emma woodhouse
Acho bom eu nao ter a maior ressaca literaria da minha vida dps de terminar esse livro PQ MDS.
demorei meio ano pra terminar, tive que começar a ler de novo umas 3 vezes, mas enfim mt bom.
te amo emma, adorei ler ler sobre os problemas futeis na vida de uma menina rica mimada em 1800
comentários(0)comente



Taty 21/01/2024

Incrível
Diferente de tudo o que eu já li.
A história tem milhões de coisas acontecendo, mas o fico sempre se encontra na personalidade da Emma. Ela acredita fielmente que é dona da razão e é incrível ver como ela quebra a cara várias vezes por conta disso.
Adorei a experiência de leitura

Obs: minha nota tá mais pra um 4,7. Senti que o final do livro foi corrido, tiveram mais cenas românticas dela com um personagem X (quem sabe sabe) do que com o seu par romântico de verdade. Mas adorei
comentários(0)comente



thalitaab 21/01/2024

"caridosa, sim; boazinha, não."
O que dizer sobre Emma? Personagem contraditória, que nos diverte e intriga. Obra totalmente moderna, Jane Austen conseguiu escrever um livro em que depois de décadas, nós mulheres conseguimos nos identificar com a persistência e audácia da srta. Woodhouse ou a inexperiência da Harriet. Emma erra e acerta, o que faz as opiniões relacionadas mudarem... mas uma garota tão nova não tinha o direito de errar? Naquela época do livro, não. Mas o que a escritora traz é uma visão mais feminista do mundo, porém com falhas e que agora se pode ver com um olhar mais crítico... De perto, meu livro favorito de Austen!
comentários(0)comente



joy 20/01/2024

Emma Woodhouse, segundo Jane Austen, foi a heroína criada para ninguém gostar, exceto a própria autora. Entretanto, ao longo da história percebe-se como a personagem é coerente de acordo com sua cosmovisão. Os acertos, erros, arrependimentos e reflexões tornam-na verossímil, então suas atitudes contribuem para uma história interessante.
comentários(0)comente



May 19/01/2024

Decepcionada
Assim como foi com "Razão e Sensibilidade", fui frustrada nas expectativas. Digo e repito: o maior sonho da Emma é chutar um pobre na rua, a diferença é que agora ela vai disfarçar porque casou com um homem decente.
As 2.5 estrelas é porque pelo menos esse livro me fez sentir algo (muita raiva).
comentários(0)comente



Marina 19/01/2024

Jane Austen retrata em seus livros a sociedade inglesa rural do fim do século XVIII e começo do XIX. Podemos observar nos romances dela quais eram os valores da época e todas as inúmeras regras comportamentais que cada pessoa tinha que seguir de acordo com a sua classe social. Uma coisa que eu gosto é como ela nos mostra os personagens a partir do olhar da protagonista e nos engana, mostrando que as aparências e primeiras impressões nem sempre são verdadeiras. Vamos aos poucos descobrindo o verdadeiro caráter de cada um e mudando de opinião no decorrer da história.
Emma tem um arco de amadurecimento muito interessante, aos poucos reconhecendo seus privilégios, sua influência e percebendo como seu egoísmo, seu orgulho e sua vaidade a fizeram prejudicar as pessoas à sua volta.
Uma única questão que não me caiu bem, mesmo sabendo que está ligado à época, é o casal com grande diferença de idade em que o homem admite estar apaixonado pela mulher desde que ela tinha 13 anos (e ele já era adulto).
comentários(0)comente



isa_nity 18/01/2024

Apesar de ter passado mais da metade do livro amaldiçoando todos os personagens por estarem insuportáveis, no fim somente a sra. Elton continua com sua inconveniência e sem nenhuma perspectiva de mudança.
gostei muito da evolução da emma e como os seus equívocos levaram ela a perceber o carinho que sentia e que lhe era dedicado. sempre estivera ali, mesmo que disfarçado de outros sentimentos

"Se eu a amasse menos, talvez conseguisse falar mais no assunto."
comentários(0)comente



Camila Felicio 17/01/2024

Prefiro outras obras
Acho que vendem muiiito mal esse livro! Ele como uma paródia sarcástica funcionaria melhor!
A Jane é famosa por descrever bem o período regencial, mas aí está a questão a Elliot segundo Woolf o faz como ninguém em seu Middlemarch... A própria Charlotte em Shirley descreve muito bem as questões sociais da época!
A Jane não odeia sua sociedade, ela aceita que vive ali e faz paródias bem humoradas, colocar ódios onde não existem é besteira, a Jane apenas encontra bizarrices em algumas atitudes e as critica com uma acidez e bom humor que é muito lovável, no entanto a crítica é sempre a mesma, o casamento! Já me cansou, e unido ao fato que me interesso muuuuuito mais pelo período vitoriano inclusive sua sociedade e literatura!
Com relação a narrativa, ela é muito muito enfadonha, o livro correu melhor em seu trecho final, igualmente acho que muitas editoras e resenhistas publiscitam mal o texto, encará-lo como uma paródia crítica é muito mais plausível que como um livro feminista! Jane Austen creio ser feminista ainda que não se auto proclamasse( feminismo não tinha nome na época), mas seus textos não tem a intenção de ser ainda que suas protagonistas tenhaam muuuita personalidade, amei o prefácio da ed espanhola da Alma Clasicos que nos avisa que não devemos encaixotar textos antigos em esteriótipos atuais porque seria menosprezá-los e colocar etiquetas... Charlotte Brontë e Anne Brontë eram feministas inclusive em suas narrativas, Emily Brontë , Elizabeth Gaskell, Jane Austen não focavam nisso em suas narrativas, devemos ter cuidado!
Sobre a história adorei Emma, a culpa da Harriet fazer besteira era dela própria e de sua falta de personalidade, a Emma nos cansava mas tinha sua personalidade cativante, seu interesse romântico como sempre era a voz da consciência inclusive do leitor que acompanhava... Com relação aos plots, eram bem previsíveis... Enfim, foi razoável porque o começo foi fraquíssimo, esperei encontrar um texto de uma Emma combativa que apontava dedos (me venderam assim, quase uma
Jane Eyre que peitava as situações) e tomei na cara recebendo uma fanfiqueira, e perdão ninguém supera minha Emma Bovary como a fanfiqueira mor!

O livro não é ruim creio, beem lento isso sim, pra mim muito abaixo de Persuasão e Orgulho mas a experiência é pessoal, e é somente a minha opinião, ainda pretendo voltar a ler a autora.
Gleidson 17/01/2024minha estante
Bom texto, amiga! Elucidativo e objetivo. Vou comprar sua ideia para esse ano ainda. ????


Camila Felicio 17/01/2024minha estante
Obrigada amigo ?


Fabio 17/01/2024minha estante
Adorei a resenha, Camila!
Muito bem escrita e sinterizada!
Parabéns, minha querida!?


Camila Felicio 19/01/2024minha estante
Obrigadaaa Fábio!!! ???




2034 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR