Resenhas - Assassinato no Beco

las.anjos 05/05/2019

O livro Assassinato no beco é um livro com quatro contos, todos guiados pelo famosíssimo detetive Hercule Poirot.
No primeiro conto "Assassinato no beco" Poirot tenta desvendar um suicídio para lá de estranho, é uma história instigante e com um plot maravilhoso. ❤❤❤❤❤
Já em "O roubo inacreditável", um documento foi roubado e o assaltante é um dos hóspedes da casa. Possui um plot meio xoxo, os personagens são meio palha, as costas do Poirot devem estar doendo de tanto carregar a história nas costas. ❤❤
"O espelho do morto" segue a história de um outro suicídio, a única coisa que o torna estranho é o fato do morto ter chamado o Poirot antes de morrer. É um conto magnífico, Christie narrou a história de forma que o leitor se mantivesse as escuras do início ao fim. ❤❤❤❤
O quarto e último conto, "Triângulo de Rhodes", desenvolve mais o caminho até o crime do que a descoberta do assassino. Apesar do conto ser quase todo guiado com maestria, o final se tornou atropelado dificultando a apreciação da descoberta feita por Poirot. Eu ❤❤❤

Nathalia Almeida 19/11/2018

Diversidades
"Mas o senhor sabe, não existe o que chamam de morte. Apenas mudança, transformação [...] Não importa, poucos acreditam .Para mim o mundo sobrenatural é tão real quanto o material[...] Não estou abalada, por que aceito tudo como obra da fatalidade. Ninguém pode escapar do seu próprio destino. Tudo se ajusta "

Fimbrethil Call 06/11/2018

Bom livro, quatro contos muito interessantes e com um Poirot afiado.

Cris Paiva 18/07/2018

Quatro contos com o Poirot formam esse livro. As três primeiras histórias foram boas, mas a ultima, e menor de todas, foi a melhor para mim.
Que homem genial!
A primeira, Assassinato no beco, Poirot é chamado para investigar um suicídio muito suspeito, e ele, é claro, prova que todo mundo estava errado juntando pistas que ninguém conseguiu ver.
A segunda, O Roubo Inacreditável, Poirtot é chamado para investigar o roubo de documentos secretos, realizado durante uma festa, e surrupiados praticamente debaixo das barbas do dono da casa. De novo, o cabeça de ovo, prova que é dono de um intelecto superior.
A terceira, O Espelho do Morto, de novo, temos um suicídio suspeito, de uma figura que todos julgam incapaz de se suicidar por se julgar muito superior aos reles mortais, mas é claro, que sempre há interessados em cometer um assassinato contra pessoas desse tipo. Muitas intrigas para Poirot desvendar.
Na última, Triângulo de Rhodes, nem nas férias Poirot consegue um pouco de paz. O nosso detetive bigodudo preferido está tentando aproveitar uma praia quando é envolvido em um triângulo amoroso com enormes chances de acabar de modo nefasto. A história é a mais curtinha e a que mais me deixou admirada.

Casa da mãe Joana 28/05/2018

Bom para passar o tempo.
É um bom livro para passar o tempo, mas só.

tati_loverock 27/03/2018

Esse é o primeiro livro que leio da Agatha Christie e já me tornei fã. Adorei as histórias, me prenderam do inicio ao fim. E estou encantada com Hercule Poirot, ele é um homem extremamente inteligente, com grande carisma e uma visão das coisas muito mais ampla do que se imagina. Acabou de se tornar um dos meus personagens favoritos.

Mr. Jonas 11/02/2018

Assassinato no beco
uatro estranhos casos desafiam a inteligência de Hercule Poirot. No primeiro, que dá título ao livro, o detetive belga investiga a morte de uma mulher. Todas as pistas indicam que se trata de um suicídio, mas Poirot desconfia de assassinato. Em O Roubo Inacreditável , Hercule Poirot é contratado para desvendar o desaparecimento de documentos secretos do governo inglês. Em O Espelho do Morto , ele se depara, mais uma vez, com um estranho suicídio. Agora, a vítima é um excêntrico aristocrata, encontrado morto dentro do próprio quarto com todas as portas trancadas pelo lado de dentro. O último caso é Triângulo de Rodes . Um assassinato brutal é cometido, e um inocente está prestes a ir para a cadeia. Hercule Poirot põe suas “pequenas células cinzentas” para funcionar até descobrir a verdadeira identidade do culpado.

Carla 28/05/2017

Não inicie por está obra...
Se você gosta de livros policiais e de suspense e nunca leu Agatha Christie, não comece por esta obra. Ela deixa muito a desejar aos demais títulos da grande escritora do gênero que é.
Vários contos com mistérios interessantes, mas longe de serem brilhantes, um Hercule Poirot sem muito entusiasmo e muitos diálogos desnecessários desmerecem essa obra que parece ser uma coletânea de contos "não tão bons" da nossa escritora favorita.
Não deixe de lê-lo se pretende uma leitura minimamente agradável, mas não comece a obra de Agatha por ele para não se decepcionar.

Thiago Barbosa Santos 05/03/2017

Poirot em grande forma!
Agatha coleciona sucessos retumbantes, livros com desfechos surpreendentes. Assassinato no Beco é mais um dos grandes livros da nossa eterna Raínha do Crime. São quatro histórias curtas, quatro suspenses desvendados com maestria pelo lendário detetive Hercule Poirot, que mostra estar em grande forma. Um dos melhores livros que li de Agatha Christie!

Karol 05/12/2016

Gostei muito
Este livro nos mostra quatro casos solucionados pelo detetive Hercule Poirot. Com toda a sagacidade desse cérebro brilhante, Poirot desvenda os mistérios de cada caso. Todos possuem uma mesma característica: Nem tudo é o que parece. Para Hercule, porém, isso não o impede de desvendar cada segredo envolvendo as personagens. Muito bom.

Bia Morais 18/09/2016

Assassinato no beco - opinião
Gostei muito do livro, já tinha lido outro com pequenas histórias de casos do Poirot, então não foi surpresa para mim serem 4 casos curtos, como foi para outros. Na minha opinião, as duas últimas histórias são as mais interessantes. A segunda, me pareceu quase idêntica a outra que li em 'Os primeiros casos de Poirot' e estranhei que ninguém mais comentou isso nas resenhas. Recomendo a leitura, pois os casos fogem um pouco do comum encontrado em outros livros.

Samara 25/07/2016

As quatro histórias com desfechos inesperados
Poirot com sua sagacidade, deduz os fatos com sua ampla inteligência e diz a cada suspeito o que eles querem ouvir e o que é agradável saber, mas sobre a mente de Poirot só sabemos que é dono de uma privilegiada massa cinzenta e o desfecho revelado no final. Poirot formula as várias possibilidades e segue os detalhes que parecem insignificantes mas curiosos e guarda a montagem do quebra-cabeça para si. O que nós leitores, podemos fazer? Apenas tentar adivinhar a solução, e admirar a inteligência de Poirot quando finalmente desvenda cada crime deste livro que trás quatro histórias diferentes, mas tem em comum crimes que só ele pode decifrar.

Ana Cristina 29/05/2016

As soluções mais improváveis para os crimes mais bizarros.
Agatha Christie é a autora que mais se repete na minha estante. Isso porque suas histórias prendem o leitor sem, no entanto, cansá-lo da leitura, mas deixando-o ansioso por mais. Eu sempre procuro Agatha quando preciso relaxar literariamente, quando quero algo rápido de ler, interessante e que possa me distrair, leituras de entretenimento. Dos livros da Agatha não vou tirar grandes lições de vida ou reflexões muito aprofundadas, mas irei me divertir com seus personagens caricatos e me surpreender com as soluções mais improváveis para os crimes mais bizarros.

“Assassinato no Beco” é o título do primeiro dos quatro contos que compõe essa publicação. Todas histórias ilustradas pelo mais famoso detetive de Christe, o belga presunçoso Hercule Poirot. Falarei brevemente sobre as quatro histórias separadamente, sem (é claro) dar muitos detalhes da trama, mas comentando minha satisfação na elaboração e resolução que a autora deu a esses crimes.

Lembrem-se, lembrem-se,
do 5 de novembro,
pólvora e conspiração.
Não há razão
para jamais esquecermos
uma grande traição.

“Assassinato no Beco” já começa em clima revolucionário e perfeito para um suicídio mal explicado: as comemorações de cinco de novembro. Em meio aos fogos de artificio ninguém ouve o tiro que mata Bárbara Allen e configura um suposto suicídio cheio de incongruências. Até aqui nenhuma novidade, é muito comum que os suicídios em romances policiais acabem não sendo suicídios, mas a resolução que Christie dá para essa história é magnifico, compensando de maneira extraordinária esse pequeno clichê literário. E o contexto (5 de novembro) faz o leitor refletir uma relação muito interessante entre o desfecho e a representatividade da data, certamente Agatha soube bem onde ambientar sua história.
“Será Mr. Carlile tão inocente quanto Lord Mayfield acredita? Lord Mayfield o considera acima de qualquer suspeita. Por que tanta certeza? Por que no fundo desconfia de seu secretário e sente-se envergonhado por isso? Ou por que tem suspeitas fortes sobre uma outra pessoa? Uma outra pessoa que não seja Mrs. Vanderlyn?”

“O roubo inacreditável” é o que eu chamo um clássico de Agatha Christie: um crime cometido de forma muito clara, com apenas uma solução possível, um culpado evidente, porém...nosso detetive belga favorito consegue firmar uma explicação convincente sobre outra possibilidade que não passa pela mente do leitor comum (ou talvez eu seja uma péssima detetive). O tipo de história que se espera dessa autora, sem deixar de ser uma leitura apreciável.
“Miss Lingard, é horrível quando uma família orgulhosa de sua história se vê subitamente confrontada com uma desonra. Se bem que a vinda de Monsieur Poirot já não adianta de nada. É tarde demais.”

“O espelho do morto”, por outro lado, foi a primeira história de Agatha em que achei uma explicação forçada demais para as deduções de Poirot. Outro suicídio estranho envolvendo um personagem que nunca de suicidaria (a psicologia simplesmente não condiz) e um grupo de personagens bem “interessantes”. A resolução de Poirot tem um único ponto que achei um pouco forçado, mas no geral trás uma explicação interessante e até surpreendente para o caso e por todas os desfechos magníficos que a autora me apresentou antes esse pequeno lapso é facilmente perdoado, além disso, é literatura de entretenimento não ciências exatas (felizmente!).
“- O triângulo está cada vez mais complicado. Ontem à noite, eles se sentaram um de cada lado dela...e o senhor precisava ver os olhares que um dirigia ao outro. O que o senhor acha que vai acontecer?
-Estou com receio...estou com receio...”

“Triângulo de Rhodes” é uma história bem diferente do que já li da autora e me apresentou de modo mais explicito a análise de Poirot sobre as condutas humanas. O cenário é uma belíssima praia e um triangulo amoroso que acaba, obviamente, em tragédia antecipada pelo detetive. O que interessa aqui é como a autora nos leva a visualizar uma imagem muito clara dos acontecimentos e prever o desfecho e, no fim, nos mostra como estávamos errados e interpretando a natureza humana precipitadamente. Chega a ser um exercício interessante sobre o julgamento que fazemos das pessoas de modo tão simplório.

Do título: no geral, os títulos de Agatha Christie não são os mais criativos e incríveis da literatura e isso se repete nessa pequena coletânea. Não chegam a ser ruins, mas também não há elogios a serem feitos, eles simplesmente servem às suas respectivas histórias.

=)

Suellen 07/04/2016

Esse livro na verdade é um reunião de 4 contos. Em todos eles temos o famoso detetive Hercule Poirot envolvido, mas nem todos os contos são de assassinato.

1-) Assassinato no Beco
Uma mulher é encontrada em seu quarto, com a porta trancada, morta.
As evidências levam a crer que seja um suicídio, mas há um porém! Como uma mulher poderia segurar um revólver com a mão direita e, ao mesmo tempo, conseguir atirar na própria têmpora esquerda? Jeito estranho de se tirar a própria vida não?! Mas Poirot observa os pequenos detalhes da cena e afirma que foi um assassinato e a pessoa quem fez isso alterou a cena do crime.

2-) O Roubo Inacreditável
Há uma espiã entre os convidados de uma casa. Um político quer desmascara-la então arruma essa reunião para fazer isso.
Durante a estadia dessas pessoas, um projeto ultra-secreto é roubado e as suspeitas caem sobre a espiã. Mas como isso poderia ter acontecido se não havia como alguém entrar na sala sem outra pessoa perceber?!
Poirot desta vez não está envolvido em um assassinato, mas como sempre, encontra a solução para o crime.

3-) O Espelho do Morto
Poirot recebe um chamado de um aristocrata para ir à sua residência. Chegando lá, ele encontra com alguns moradores da casa, mas ninguém sabia de sua vinda.
Todos estão se preparando para o jantar, mas o dono da casa não aparece, e ele não se atrasa nunca. Então o acham morto com um tiro na cabeça em seu escritório. A porta fechada a chave e não havendo como sair pelas janelas.
A posição do morto é estranha na cadeira.... A bala atinge um espelho do outro lado da sala e a viúva transtornada afirma que a alma de seu marido está preso nessa sala e que o espelho é uma prova de uma maldição.
Mas, se ele se matou no próprio escritório, como ninguém ouviu o som de um revólver?
Poirot, intrigado com o chamado do aristocrata e sua repentina morte, começa a fazer suas investigações e desvenda mais um mistério.

4-) Triângulo de Rhodes
Poirot decide tirar umas férias, mas infelizmente os casos de assassinato não querem isso.
Poirot está em um hotel para um descanso. Mas chega uma mulher famosa, linda e que é casada pela quarta vez. Ela começa a se interessar por um outro homem casado que também está hospedado no mesmo hotel. Seu marido percebe esse interesse. Mas ele não tem o menor interesse em lhe dar o divórcio.
Poirot percebe que alguma coisa ruim irá acontecer e avisa a única pessoa que poderia evitar uma tragédia.

site: https://www.instagram.com/sula_fenix_