Resenhas - Assassinato no Beco

Maria 18/02/2024

Encontrei na Agatha uma ótima companhia para quando quero passar o tempo lendo algo que sei vai me prender! ?

Wagner47 18/02/2024

O assassinato do inacreditável espelho em Rhodes
Obra com Poirot contendo quatro. Geralmente não costumo fazer resenha dos contos e sim de um apanhado total, mas dessa vez resolvi falar de cada um separadamente com uma visão mais geral do que achei.
Média das notas: 2,875

- Assassinato no beco - Nota 3/5
Após uma noite com muitos fogos de artificio, o inspetor Japp convoca Poirot para uma missão. Uma mulher descobre que sua amiga de apartamento se suicidou. Se recusando a aceitar que a amiga faria tal coisa e que toda a cena envolve uma armação, pede por ajuda para que o verdadeiro culpado seja punido por seus atos.
Ele é bem delineado e com desdobramentos bem usuais de um romance policial, mas peca em questão de posicionamento algumas vezes. Porém acredito que houve muito amadorismo de diversos lados, principalmente na cena do crime.

- O roubo inacreditável - Nota 2,5/5
Um documento de extrema importância some de forma misteriosa, uma vez que não existia a menor possiblidade de acontecer isso em uma sala vigiada. Sabemos quem é o culpado e que está naquela casa, juntamente a várias outras suspeitas convocadas para o jantar, mas como incriminá-lo sem provas? Talvez chamar Poirot seja a única solução.
Foi um conto que terminei de forma satisfatória, mas quanto mais eu pensava nele, mais irreal parecia (e falo pela sua credibilidade). Foi uma parada tão abstrata que não consegui nem imaginar a necessidade dele sequer ser um conto. Toda a estrutura do gênero está ali e funciona muito bem juntamente a uma escrita fluida, mas na minha percepção foi algo que nem precisava virar um caso a ser investigado. É como se tudo fosse feito de uma forma complicada apenas para virar uma história.

- O espelho do morto - Nota 3,5/5
Poirot recebe um bilhete de sir Gervase Chevenix-Gore, solicitando que fique atento e que o detetive esteja à disposição de seu solicitante no próximo telegrama. O bilhete em si não choca Poirot, mas a forma como é tratado com extrema arrogância. Quando Poirot finalmente chega ao seu destino, Gervase está morto, tendo cometido suicídio. Após verificar que a cena do crime foi alterada, não demoramos para saber que muita gente tinha motivo para acabar com o velho.
Aqui se destaca o drama familiar que Agatha sabe fazer maravilhosamente bem. Gervase é um personagem magnífico em seu orgulho e loucura e sequer chegamos a conhecê-lo. A narrativa segue no estilo clássico de perguntas e respostas geralmente curtas, cada um sendo entrevistado separadamente
Infelizmente a resolução que o final traz é muito fraca, apesar de motivações plausíveis. Como se toda a circunstância dependesse de muitas variáveis (e dependeu), mas acabar soando como premeditado

- Triângulo de Rhodes - Nota 2,5/5
Poirot está descansando em Rhodes, mas aparentemente ele é um imã para problemas. Ele vê um problema se formando bem na sua frente e que pode trazer consequências trágicas. O que o detetive belga fará para impedir isso? Sendo o menor dos quatro contos, dessa vez temos um triângulo amoroso observado bem de perto por Poirot e outros hóspedes do hotel.
Um problema desse conto é seu tamanho e com isso temos mudanças de comportamentos muito abruptas para o fim do livro. Mas a maior incoerência dele é a inação do Poirot, vendo uma tragédia prestes a acontecer e se recusar a mexer um dedo para evitá-la. O pior ainda é como ele se justifica no final, o que pra mim acaba virando uma mancha no currículo do detetive.
Pontos para a ambientação, que torna uma praia como muito Sol nada convidativa por causa da tensão no ar entre os personagens.

JuliaAbreu19 18/02/2024

Enganada
Ai sabe eu preciso aprender a ler sinopse antes de começar um livro, eu fiquei super perdida quando acabou a história do assassinato no beco e começou outra, não sabia que seriam vários contos KKKKKKKKK
Mas gostei muito, bem fácil de ler, o segundo conto que eu achei meio chatinho que a solução do caso foi sem graça, mas o restante foi bem legal de ler. O último me enganou completamente como sempre.

Wen 09/02/2024

No geral, não sou muito fã de contos, no entanto Hercule Poirot consegue deixar qualquer coisa boa, e o último concerteza é o melhor.

amalauxen 03/02/2024

Adorei todos os quatro contos, são todos bem diferentes entre si e são curtos, o que facilita a leitura e torna o livro mais dinâmico.

Nicholas.AbrahAo 30/01/2024

Assassinato no beco
Assassinato no beco:

O melhor conto desse livro é justo o que dá nome ao livro, achei sensacional a solução e o assassino poderia virar um gênio do crime se quisesse.

O roubo inacreditável:

Esse conto foi o que eu menos gostei, apesar da construção do roubo ser boa, a solução não é tão interessante assim, apesar de tudo n pode ser classificável com menos de 3,5.

O espelho do morto:

Esse é o maior conto do livro e foi o segundo que mais gostei, a solução é muito boa, e assim como em livros como ?Uma porção de centeio? e ?O natal de Poirot? envolve caso de família, ou seja, se você procura um livro desse tipo com intrigas e problemas familiares mas que seja menor do que os da Agatha você pode ler esse que é muito bom.

O triângulo em Rodes:

Esse livro foi interessante, o crime é pego em flagra, algo que nunca acontece nos livros da Agatha e achei ele um pouco forçado, pq parece que por ele ser em flagra, tinha que ter alguma complicação, então se você já tiver lido muitos livros dela e se sente burro por nunca acertar os crimes, você pode tentar esse.

Flavinha 29/01/2024

Não sou muito fã de contos mas esse livro vale a pena. Gostei dos 4 contos mas o terceiro e o quarto merecem o destaque. Poirot sendo Poirot, a percepção dele para desvendar os crimes é sensacional!!!

Gabi 24/01/2024

Livro policial confort.
Descobri lá pelas tantas que são contos, que não me agradam tanto.
Porém, Agatha Christie sempre vai bem nos momentos de pausa, e me recorda a adolescência, já que Poirot foi um dos primeiros personagens "de gente grande" que conheci.
São quatro pequenos contos policiais, todos com boas reviravoltas, que podem ser lidos de maneira independente.

Iris80 06/01/2024

Livro muito bom! Histórias curtas que prendem a atenção. O último conto apenas que achei sem graça e forçado

Douglas | @estacaoimaginaria 30/12/2023

Agatha Christie em seu melhor momento, no meu ponto de vista. Ler histórias de Hercule Poirot sempre são um entretenimento a parte. Você se diverte com o jeito dele, se assusta com a perspicácia dele (e da autora) e fica fascinado para descobrir a verdade, desvendar os casos. Nesse caso, temos uma coletânea de ótimas histórias que valem muito a leitura.

Mayara Valença 27/12/2023

Hercule Poirot
O livro tem quatro contos com Hercule Poirot, que nunca falha: Assassinato no Beco, O roubo inacreditável, O espelho do homem morto e O triângulo de Rodes.

Rafa 19/12/2023

Primeiro livro de contos que leio da Agatha Christie. Gostei bastante do formato, vai direto ao ponto. As histórias são boas e as resoluções também. Recomendo para quem quer começar a ler os livros dela.

Lets 13/12/2023

Nesse livro tem 4 contos com Poirot como investigador ????? e gostei de 3/4 pq achei o terceiro chatinho

JAlia 03/12/2023

Ok
Comprei o livro de contos, o que já não sou muito chegada, mas gostei da escrita de como o detetive sempre entende tudo antes de todos mas achei as histórias rasas, sem tempo pra apegar aos personagens ou ao mistério