O Natal de Poirot

Agatha Christie

Resenhas - O Natal de Poirot

Melimë 21/12/2023

Meu primeiro Agatha Christie
Então, comecei a ler Agatha com esse livro, neste Natal, e sei que provavelmente vão julgar minhas escolhas, mas eu as fiz então ????? Bom, eu curti bastante a leitura, achei que os personagens foram muito be construídos, tenho consciência que existe livros melhores da Agatha, mas realmente achei que foi tudo muito bem montadinho nesse. Eu não tenho muito a falar, mas gostei muito do Poirot, gostei da diferença gigante entre a personalidade dele e a do Sherlock com quem eu estava acostumada, foi um bom ar fresco pra mim, achei o Poirot fofo as vezes, gostei de como ele é tão cuidadoso com as pessoas. É isso, acho. Não vou falar do mistério pra não dar spoilers, mas gostei da resolução e eu definitivamente não estava esperando de maneira alguma, quando achei que sabia o final, turns out que eu não sabia de absolutamente nada. Eu gosto disso.

Michela Wakami 21/12/2023

Ruim
Achei as coincidências forçadas demais e o assassinato muito mirabolante.

E como sempre, não acertei quem era o assassino, Agatha sempre me faz de trouxa.
Marisa 21/12/2023minha estante
Sabe Michela, eu não consigo gostar dos livros da Ágatha. Que perdoem os que amam.

Marisa 21/12/2023minha estante
Já tentei, mas não rolou.

Michela Wakami 21/12/2023minha estante
Marisa, eu me propus a ler todos os livros dela.
Tem alguns que amo, outros que acho mediano e uns que acho muito ruins.
Eu entendo o fato de você não gostar, e acho que as pessoas super valorizam os livros da autora.
Não acho que ela seja tudo isso que dizem.
Até mesmo porque ela escreveu muitos livros, acho que pensou mais em quantidades de livros do que em qualidade.

Acredito se eu for fazer um balanço de todos os livros que li dela, a maioria serão medianos.

Marisa 21/12/2023minha estante
Então, acho que os dois que li, não gostei e então desisti.

Marisa 21/12/2023minha estante
Eu amava o Sidney Sheldon. Dele eu lí todos, menos os juvenis.

Michela Wakami 21/12/2023minha estante
Qualquer coisa tenta pegar os mais acalmados da autora, quem sabe funciona.
Eu nunca li nada do Sdney Sheldon, mas tenho curiosidade.

Marisa 22/12/2023minha estante
Os livros dele são muito bons. Acredito que vc goste. Tente ler um tb.

Marisa 22/12/2023minha estante
Indico "Um capricho dos deuses". "Se houver amanhã". Bem, sou suspeita, gosto de todos.

Michela Wakami 22/12/2023minha estante
Obrigada pelas dicas, Marisa. Vou pô-los na minha lista e espero me tornar fã dele, assim como você.
Se eu não lê-lo no próximo ano,, de 2025 não passará.
???

Valesca.Castelani 22/12/2023minha estante
Detesto quando não compro a ideia do livro

Michela Wakami 22/12/2023minha estante
Somos duas, Valesca.

Ditorory 20/12/2023

Final surpreendente
As vésperas do Natal, o patriarca dos Lee decide reunir sua família, que há muito não se encontrava e cujas relações estavam estremecidas. No entanto, nada sai como o esperado, e Poirot é chamado para resolver este mistério: Simeon Lee está morto, e tudo indica que alguém de sua família o matou.
Confesso que até pensei no tal personagem como assassino, mas depois de um tempo descartei a possibilidade por não conseguir criar um cenário que fizesse sentido, então o final me surpreendeu muito.
Adorei os personagens, principalmente Lydia, Pilar e Alfred.

Pamela543 20/12/2023

Me senti parte da história enquanto estava lendo, tentando pegar todas as pistas deixadas durante a narrativa.
Alguns palpites meus estavam realmente certo, mas o plot final me surpreendeu

Thatiane.Cristina 20/12/2023

É um livro com muita informação jogada no início e ele demora a engatar. Só fica mais interessante depois q passa da apresentação dos personagens e da vontade de desistir nesse espaço de tempo. Mas depois fica melhor mas não excepcional. É lento e a explicação da morte pra mim foi uma chatisse tb. Enrolou demais falando coisas desnecessárias. Um bom livro mas não um que eu convenceria alguém a ler.

Beehlla 19/12/2023

Um suspense em que você desconfia de várias pessoas, e que só vai descobrir o real assassino nas últimas páginas. Isso é bem típico de Agatha Christie, e é isso que me faz amá-la demais. Sem palavras, esse é um dos melhores que já li dela.

Elvis23 19/12/2023

O Natal pra esquecer kkkkk
A história se passa na casa de campo do famoso detetive Hercule Poirot, onde uma reunião de amigos é interrompida por um assassinato. Com sua astúcia e perspicácia características, Poirot mergulha na investigação, desvendando pistas, motivos e segredos dos convidados, revelando um desfecho surpreendente. A atmosfera festiva contrasta com a tensão do mistério, proporcionando uma leitura cativante e cheia de reviravoltas, típicas das tramas de Agatha Christie.

Maria Eduarda 18/12/2023

E o próprio sangue de Simeon Lee que se ergue contra ele...
Espetacular.
Não tenho nem palavras para descrever esse desenrolar metódico que a Rainha do Crime me proporcionou. Sem dúvidas a minha melhor leitura do ano, e meu segundo livro favorito da autora, sendo o primeiro ?A morte no Nilo?.

A história foi extremamente magnética, mergulhei por completo no livro, participei das investigações, das confissões, do estudo psicológico dos suspeitos, e melhor, dos não suspeitos! Acredito que de tanto ler romances policiais, desenvolvi uma aptidão incrível para desvendar enigmas literários, e nesse livro, para não perder o costume, eu adivinhei o assassino, e de maneira surpreendente, foi o mesmo suspeito desde as primeiras páginas. Comprei o ?Natal de Poirot? para ser um livro temático desse natal, e inesperadamente foi um dos livros que mais me envolvi mentalmente, repleto de enigmas, pistas falsas, situações, assassinatos, roubo e a minha parte favorita são as suposições ao decorrer da leitura, por que ele faria isso? Motivações? Ele possui álibi? É verídico? Enfim, eu amo romances policiais, poderia passar horas falando disso.

Em ?O natal de Poirot?, acompanhamos a história do patriarca Simeon Lee, que em uma noite de natal resolveu reunir toda a sua família para uma ceia e a celebração do amor, podemos afirmar que os familiares não se davam bem, entretanto faziam para satisfazer o idoso. A preparação natalina que deveria ser um momento de reconciliação e paz torna-se algo sádico e obscuro, como se fosse um jogo para vingativo e amargurado Simeon Lee.
Portanto, um cenário propício para um crime está montado. Porém, não contavam que encontrariam o senhor assassinado brutalmente na manhã seguinte, um crime metodicamente calculado e com muito muito sangue.

Hércules Poirot protagonizou sendo o detetive do enigma regente, sempre tendo calculado que a personalidade da vítima sempre tem a ver com a sua morte, o caráter do morto rege, afinal Simeon Lee era perverso, ardiloso, e não se importava em ser cruel com as pessoas, logo, todos no jantar teriam motivos suficientes para matá-lo. ?E ele era orgulhoso, também, orgulhoso como Lúcifer.?

No entanto, eu tenho o forte sentimento de que não há nada de absurdo a respeito desse crime, que ele é, ao contrário, um crime muito bem-planejado e executado de maneira admirável. Que ele, na realidade, foi bem-sucedido. Como poderia a Hilda Lee ter ouvido cenas de lutas e gritos no quarto do crime, e quando ela e as demais pessoas arrombaram a porta não havia ninguém dentro? Apenas o corpo de Simmeon Lee jazia no chão do quarto. Como isso poderia acontecer? Todos os outros familiares estavam do lado de fora, viram o corpo no mesmo momento, como isso poderia acontecer? Quem foi o assassino?

O desenrolar desse mistério é surpreendente, não é à toa que a Agatha Christie é a minha literata preferida, essa mulher é engenhosa, inteligente, e metódica, indico muito!
Warley Pablo 19/12/2023minha estante
Livro impressionante!! Incrível como muitas das suas novas leituras da Aghata sempre entram pros seus favoritos!! Conhecendo seus níveis de exigência, sei que é um feito praticamente milagroso dessa autora!!!

aylapsb 18/12/2023

? O Natal de Poirot, 1938

bem, não tenho muito o que dizer sobre esse livro, ele é bem rapidinho de se ler tanto pela história que se desenrola rapidamente por conta do livro ser curto e também por seguir 6 dias (22 - 28 de dezembro)

o plot desse livro me pegou bastante de surpresa, realmente não esperava essa reviravolta e eu gostei muito de como o livro foi finalizado

o livro tem bastante daquela ?fórmula? da agatha que ela usa bastante em suas obras, e foi uma experiência bem gostosinha de leitura, o hercules poirot é simplesmente um gênio

Wanessa_Gabriela 18/12/2023

Sempre nota mil
O Natal de Poirot é uma trama muito boa de se ler! O desenrolar dos fatos sempre se mostra surpreendente, mesmo quando suas suspeitas recaem sobre o correto.
Desse livro só posso dizer que foi bom, e ponto! Nada de spoilers! Kkk

Beatriz.Esslinger 18/12/2023

Um crime de sangue
O Natal de Poirot é mais uma boa escolha entre os inúmeros títulos da rainha do crime. É sem dúvidas um vira-páginas, e apesar de ser escrito de uma forma diferente e por vezes parecer repetitivo, a grande lição aqui é que nem tudo o que parece é - ao mesmo tempo em que nada é tão diferente assim? especialmente em uma família, com os laços de sangue.
Um bom livro para sair de uma ressaca literária ou quando se quer a certeza de ler uma boa história.

Lu R. 18/12/2023

Primeiro livro da Agatha que eu termino. Gostei bastante, não esperava esse final. Nunca tinha lido um livro policial/investigativo sem aquele suspense dark por trás. Lerei mais obras da autora. Curti.

Van Bracisiewz 17/12/2023

Um dos meus preferidos da Agatha Christie!!
A história se passa no Natal, quando uma festa familiar é interrompida por um assassinato!

Poirot usa sua inteligência para resolver o mistério, revelando segredos e surpresas ao longo do caminho.

Com muita emoção e reviravoltas, o livro é ótimo para quem gosta de histórias de investigação e mistério, com um final que vai te deixar impressionado!