O Natal de Poirot

Agatha Christie

Resenhas - O Natal de Poirot

Natália Coelho 28/08/2014

Famílias incomuns, natais incomuns
Não havia dúvidas que Simeon Lee gostava da discórdia.
Naquele Natal, ele resolveu chamar todos os membros da sua família. O filho que o odeia e a esposa, a neta espanhola de sangue quente, o filho ovelha negra e o político, além dos que já moravam na casa. Mas todos não tinham dúvidas que ele sentia repugnância por todos da família, com exceção da neta.
Mas quando seus diamantes brutos são roubados e o velho inválido chama a polícia de forma incomum, parecia inevitável, considerando sua riqueza e suas atitudes que um assassinato acontecesse. Mas parece que acontece de fora inexplicável e os suspeitos são todos da sua família, além de um filho de um amigo que aparece de surpresa. E Hercule Poirot terá que analisar muito mais do que simples acontecimentos para decidir que é o verdadeiro culpado. E descobrirá muito mais que isso, já que havia muitos segredos rondando aquelas pessoas.

site: http://leioreleio.blogspot.com.br/2014/08/o-natal-de-poirot-agatha-christie.html

ntampinha 15/09/2014

Você começa a errar, quando não consegue captar as pistas ao mesmo tempo que Poirot...
Sempre ouvi falar muito bem dos livros da Agatha Christie e apesar de ter ganhado três deles em 2010, nunca tinha os lido. O Natal de Poirot foi o primeiro que li da autora e minhas opiniões foram como a de todos: ela é a rainha do crime. Não tenho o hábito de ler livros policiais, até porque minha jornada de leitura nem é tão extensa assim, mas desta vez resolvi encarar e fiquei encantada com a genialidade da história de Agatha Christie.

Fiquei maravilhada com a narrativa da autora, sempre deixando lacunas, mostrando trechos sem nunca culpar ou inocentar ninguém. Isso me deixou cheia de suspeitas, todos pareciam culpados, todos odiavam o morto de uma maneira e na tentativa de resolver o mistério antes do livro acabar, já fui logo escolhendo meus suspeitos...

Descobri que para uma detetive, eu sou uma ótima cuidadora de cachorros. Não peguei nenhuma pista, só ia me dar conta das coisas quando os personagens diziam e frequentemente me esquecia de pequenos fatos explicados nas páginas anteriores, o que não é necessariamente ruim já que, se tudo fosse fácil de resolver, o livro não teria graça...

O desfecho da investigação foi de arrepiar e o caso teve uma reviravolta de primeira, com Poirot revelando o culpado de maneira certeira, encurralando-o e o acertando como o golpe de uma navalha. Amei a genialidade dessa história e pretendo investir nas demais obras da autora para minha estante.

>> Opinião final: Sem poderes sobrenaturais, sem criaturas míticas, sem terras encantadas... Somente a boa e velha logística do crime, e um detetive de ponta para desvendá-la! Amei, viciei. Recomendo até de ponta cabeça...

Linda 16/09/2014

Muito interessante, prende o leitor do inicio ao fim cheio de mistérios e principalmente nem tudo é o que parece ser........

Janaína Oliveira 02/10/2014

O Natal de Poirot, Agatha Christie
Olás!

Hoje tenho o prazer de compartilhar com vocês mais um livro da grande escritora Agatha Christie. Confesso que esse livro O Natal de Poirot não é tão entusiasmado quanto aos outros que apresentei aqui para vocês, mas também não é um livro que deixa a desejar, é repleto de um suspense investigativo que só a brilhante Agatha Christie sabe fazer. Vamos lá então!
Natal é tempo de paz, felicidade, confraternização e união entre as famílias. Em o Natal de Poirot, vivenciamos um crime que ocorre justamente nesta data e o pior, os familiares são os suspeitos do crime. Quem poderia cometer um assassinato, justo nessa data e exatamente quando Simeon Lee, um velho rico, poderoso, arrogante, tirano e desagradável resolve reunir toda a sua família? Alguns de seus filhos ele não via a mais de dez anos. Alfred e sua esposa Lydia vivem com ele. Alfred é considerado o filho certinho da família e que faz de tudo para seu pai, ao contrário de Lydia que nutre uma enorme antipatia pelo sogro devido à submissão que seu esposo vive em relação ao pai. David é casado com Hilda e guarda mágoas do seu pai por causa do que ele fez com sua mãe no passado. George é um político ganancioso e mão de vaca, casado com Magdalene, Harry é o filho prodígio e Pilar é sua neta, filha de Jennifer que morreu há uns dois anos. Apesar da surpresa do convite, seus filhos com suas esposas e sua neta, reúnem-se na sua casa e também um convidado inesperado, filho de um antigo amigo de Simeon Lee que foi convidado para a ceia.
Casa cheia e todos receosos sobre aquela inesperada reunião de família. Na véspera do natal escutam móveis sendo quebrados no quarto de Simeon Lee e depois um grito agonizante. Quando a porta é arrombada, encontra-se um corpo deitado em uma poça de sangue, Simeon Lee estava morto.
Em toda a trama, percebemos que todos do núcleo familiar têm algum motivo para odiar a vítima. Começam as investigações, o policial Sugden e o coronel Johnson ficaram responsáveis em administrar o caso. Hercule Poirot que estava na cidade para passar o Natal com seu amigo Johnson percebeu que ia ter um Natal daqueles e resolveu auxiliá-los no caso.
E mais uma vez a autora conseguiu me surpreender ao revelar o assassino de Simeon Lee. Todas as vezes que tento acertar, sempre erro na escolha, porque é quase sempre inimaginável. A cada página é um segredo revelado e quando você pensa que é um o assassino já está diante de outra possibilidade e mais a frente pensa que é outro e na verdade descobre que pode ser outro, e assim você vai devorando todo o livro para ser extremamente surpreendido e ficar com o pensamento: Porque eu não pensei nisso?!.
Fica então a dica para conhecerem ou continuarem a ler as histórias da genial Agatha Christie.

Abraços e até a próxima!

Pontos positivos: Livro sensacional! Apesar de ser um livro antigo a narração flui muito bem.

Pontos negativos: Apesar de ser um livro composto de folhas brancas no miolo, o que mais deixou a desejar foi a encadernação. Ela não permite um manuseio confortável, as folhas amassam ao meio, deixando várias marcas nas folhas e contribui para a redução da vida útil do livro. Os estrangeirismos usados sem tradução no rodapé incomodaram um pouco.

Monique 29/01/2015

Um bom livro
Esse livro é o primeiro livro de suspense/policial que li. Procurei muitas resenhas sobre ele e todas eram satisfatórias e com pouca ou quase nada de reclamações.
Como é um suspense/policial de época, escrita por alguém de época, tudo é muito enredado nos costumes e nas convenções. Agatha Christie faz muito a gente perceber como os detetives e as pessoas se comportam frente a educação, modos e maneiras de falar, se expressar e se vestir. Tudo é muito formal.
Em contrapartida, a forma como ela narra a história me fez perceber como chega a ser pouco engenhoso e muito mais cândido. Dá para perceber que o mistério não é muito rebuscado ou cheio de controvérsias. Ele é um simples mistério, se é que me entende.
O que me incomodou durante a leitura, a escritora me levar a crer que podia ser alguém próximo, quando no final, é outra pessoa que se tem 5 ou 6 falas durante o livro inteiro é muito.
Penso eu que esse tipo de mistério e narrativa, ela deve fazer em todos os seus outros livros, então fiquei muito na dúvida de comprar ou não outro livro dela. Acabei perguntando para o meu namorado e ele me confirmou que é assim mesmo: ela norteia determinados personagens durante a narrativa levando a crer que é um deles e, no final, não é nenhum deles; na verdade, é um personagem que nem se levanta suspeita.
Não posso dizer que Agatha escreve mal ou que a história é enfadonha. Ela escreve bem e suas histórias são bem escritas. Não posso também culpá-la pela ingenuidade da época, dado que hoje temos suspenses muito mais elaborados e enredados. Cada época em seu devido tempo. Se Agatha vivesse hoje e escrevesse romances assim, dai poderia julgá-la muito ingênua, mas, na época em que viveu, Agatha está muito bem enquadrada e desenvolvida.
Ela é uma ótima escritora. =)

larimauve 29/04/2015

Agatha sendo Agatha
O livro é pequeno, o li em .pdf então tinha mais ou menos cento e sessenta e cinco páginas, contando com a capa, dedicatórias e o resto. Apesar de parecer poucas as folhas para se desenrolar uma boa história, a Agatha conseguiu fazer isso com maestria.

Somos levados a conhecer a história da família Lee, na velha mansão Gorston. Uma família como todas as outras, com seus segredos e desavenças que muitas vezes são engolidos goela abaixo devido à festança natalina. O problema é que alguém não consegue se segurar mesmo diante desta data e acaba assassinando o horrível e multimilionário Simeon Lee, de modo brutal.

Como resolver esse mistério? Para Agatha, e é claro para mim também, ninguém melhor que seu detetive belga mais famoso, Hercule Poirot. Acompanhado de suas células cinzentas (maneira como ele gosta de dizer do seu cérebro), com o chefe da polícia de Middleshire, e com o superintendente da polícia local, Sr. Sugden, eles começam a desenrolar o incidente, que parecia insolúvel.

Fiquei muito feliz por ter acertado o(a) Criminoso(a) no final da leitura. Admito que sou uma anta para certas coisas , mas adoro me sentir uma detetive quando leio as aventuras de Poirot. Nos são mostrados muitos personagens que poderiam ter cometido o crime contra Simeon. Seus filhos tinham motivo de sobra para isso, cada um com seus problemas em especial com o pai. Até os criados entraram na lista. Porém é realmente complicado para mim falar muito sobre a história , pois eu poderia dar alguma dica do real assassino.

É uma leitura recomendadíssima , como todos os outros livros da Agatha. Espero que assim como eu , muitos de vocês levem adiante o nome dessa grande escritora. Agora eu não poderia me despedir sem deixar uma pequena dica para vocês. Fiquem tranquilos, não é spoiler , mas sim uma passagem do livro que vale a pena vocês guardarem se quiserem descobrir quem matou. A passagem é: "Essa é outra característica dos Lee: eles não esquecem! Eles vingarão uma afronta mesmo que tenham de esperar anos para fazê-lo."

site: http://estrelaliteraria.blogspot.com.br/

Carlos Tourinho 22/05/2015

Excelente livro
Agatha Christie mais uma vez se supera nos seus mistérios. O Natal de Poirot te guia durante toda a trama por um caminho e acaba o livro nos desnortea-no completamente (característica da "Rainha do Crime").

Nélio 02/06/2015

Como sempre, um ótimo livro da Rainha do Crime. Vale a pena!
Nem é pelo clima de mistério e suspensa que o livro possui, mas pela forma de construção do perfil das personagens que a autora utiliza.
Um crime, muitos suspeitos, muitas mentiras e um sagaz detetive que não perde nenhum detalhe de falas e/ou fatos.
Como exemplo, cito uma pequena passagem:
"Hercule Poirot fez um gesto enfático com a mão.
__Numa conversa, as coisas surgem! Se um ser humano fala muito, é impossível evitar a verdade!
__ Acha, então, que alguém está mentindo?"
(Agatha já conhecia de Análise do Discurso, tenho certeza!!!!)
Uma leitura que prende e que nos faz pensar sobre como o ser humano consegue articular crimes com tantos requintes para se "vingarem" daqueles que o atingirem...
Gostei!
Também publiquei no Facebook essa resenha.

Felipe 16/06/2015

nenhum com natal no titulo dela é bom tb...

Arctos 05/07/2015

Um clássico de uma escritora clássica. Não é uma leitura pesada ou longa, ainda assim com um enredo cativante e melhor que muitos longos livros ou coleções.

Sandra.Belmok 05/09/2015

Livro maravilhoso, super indico para quem queira conhecer esta história.

A Holdford 14/09/2015

Simon Lee é uma figura odiosa, destratava a mulher e adora colocar seus filhos uns contra os outros. Rico e totalmente avarento, ele gosta de jogar na cara dos filhos as questões que envolvem dinheiro, o que fez com que a maioria deles saísse de perto.

Agora, idoso, ele só tem o filho Alfred e a esposa dele, Lydia, por perto, fora os criados. Mas embora o filho faça todas as suas vontades, a nora sabe bem que o velhaco de santo não tem nada. Alfred teve que deixar todos os seus planos e sonhos de lado para satisfazer o pai, mas isso não parece ter feito nenhum efeito, já que ele não parece se importar com o filho.

Porém, Simon parece ter sido tomado pelo espírito natalino e convoca seus filhos para a ceia, isso sem conta ao filho e a nora seu planos, ele quer causar mau estar em família, é fato, já que até um de seus filhos renegados faz parte dos convidados, Harry.

Harry saiu de casa anos atrás, disposto a a venturar-se e conhecer o mundo. Seu pai o havia difamado e ameaçado deserdá-lo, porém pagava todos os caprichos dos filhos em qualquer parte do mundo. Agora, cá está ele na mansão, vindo por conta de uma carta.

George é outro dos filhos de Simon. Este trabalha na política e se acha alguém muito importante, mas junto com sua esnobe esposa (muitos anos mais nova que ele), ganha mesada de seu rico pai para sustentar-se.

Outro filho é David, casado com a bondosa e complacente Hilda, mulher de fibra, que parece mais agir como mãe do bondoso rapaz do que como esposa. David era, dentre os filhos, o mais ligado com a mãe e sua morte após anos de sofrimento nas mãos de Simon ainda é amplamente sentida pelo rapaz.

Fechando os familiares está a jovem Pilar, filha da única menina de Simon, Jenifer, que faleceu algum tempo atrás. A menina é filha da moça com um espanhol, a única neta do velho Simon, embora ele tenha renegado a própria filha após ela se casar com um pobretão espanhol.

Fechando os convidados está o misterioso Stephen Farr, filho de um amigo de Simon Lee dos tempos em que ele fez fortuna nas minas de diamante na África e que agora está em visita.

Todos estão na mesma casa agora e Simon Lee fará da vida de seus familiares um inferno sem fim, até que ele é assinado de forma abrupta e todos podem ser culpados ou inocentados.

Hercule Poirot estava próximo ao vilarejo do crime, na casa de um amigo da polícia e acaba sendo levado a ajudar a investigar o crime ocorrido no Natal. Isso após o amigo dizer que nesta época do ano nada de ruim acontece e o detetive contestar. Ou seja, depois desta, ajudar o oficial Sugden passa a ser praticamente uma intimação.

Eu confesso que montei mil teorias durante a leitura e que errei feio quem era o culpado. Deixe-me ser honesta, o culpado nunca passou pela minha cabeça como alguém suspeito, mesmo sendo uma das figuras mais frequentes durante toda a trama.

Este é um daqueles livros que você lê e depois fica lembrando os detalhes e pensando "como fui estúpida, estava na cara". Se você gosta de suspense, aposto que vai gostar.

site: http://tudooqueeuleio.blogspot.com.br/2015/09/livro-o-natal-de-poirot-de-agatha.html