Saga brasileira

Saga brasileira Miriam Leitão

Resenhas - Saga Brasileira

Palazo 15/07/2011

Saga brasileira, de Miriam Leitão
"O Brasil não teve guerra? Teve, sim, guerra psicológica. Todos nós participamos dessa guerra na economia” – Ignez Santiago Lopes Carreiro Fiel

A palavra “guerra” pode soar forte para muitos brasileiros. Mas procure imaginar um ambiente com altos índices de inflação, que preços de produtos e serviços são reajustados diariamente, que encher o tanque do carro de gasolina pode custar quatro milhões da moeda vigente, que produtos essenciais podem desaparecer das prateleiras, que o descontrole dos preços é tamanho que um blazer de linho pode custar o mesmo que uma geladeira e que depois disso tudo você descobre que todo seu dinheiro da poupança está preso e não pode ser sacado.

A situação parece absurda, mas foi real. Brasileiros viveram os tempos de alta inflação há pouco menos de 30 anos, conviveram com diversos planos econômicos1 e a troca constante de moedas2 em tentativas fracassadas de tentar conter a inflação até chegar a estabilidade atual com o Real. Essa história, quase surreal, é contada de forma viva pela jornalista Miriam Leitão no livro saga brasileira, publicado pela editora Record.

Miriam é conhecida por ser uma jornalista que atua basicamente na área de economia e de negócios. Isso leva logo a crer que saga brasileira é uma obra técnica da área de economia, recheado de índices e análises da situação econômica brasileira desde 1986, época do primeiro plano econômico no governo Sarney, até os dias de hoje.

De fato o livro contém uma infinidade de índices de inflação, detalhes de cada plano econômico e cada moeda. Assim transcorrem os fatos do choque de congelamento de preços do plano Cruzado, do absurdo da retenção do dinheiro nas poupanças do plano Collor e dos desdobramentos do Plano Real, suas crises e desafios que a atual moeda enfrenta para tornar-se estável e dar segurança e planejamento para qualquer cidadão brasileiro.

Porém a magia da obra está na infinidade de histórias que a jornalista nos conta do cotidiano de brasileiros que viveram o dia-a-dia da economia louca daqueles tempos. O olhar para o cidadão brasileiro é explicado pela jornalista:

“Aprendi com minha mãe que o jornalismo econômico não é uma abstração; trata das alegrias e tristezas das pessoas, e que a percepção dos leigos sobre economia é bem mais ampla do que se imagina.”

O aprendizado dá a obra um olhar do povo brasileiro de todo o cenário econômico vivido desde 1986. São tantas histórias tragicômicas que é inevitável rir, chorar e sentir o sentimento de revolta por tantas atitudes impensadas tomadas por governos e que geraram tanto sofrimento.

Para os que viveram essas experiências o livro relembra uma época difícil em que todo povo brasileiro superou cada plano econômico até chegar a estabilidade do plano Real. Para os mais jovens, como é meu caso, é inevitável não pensar o que nossos pais e parentes viveram.

Pela proximidade histórica retratada no livro foi inevitável perguntar para amigos, conhecidos, parentes e transeuntes sobre suas lembranças dos tempos de inflação desgovernada. E é incrível a número de histórias que é possível colher para dar mais cor e vida a obra.

Assim descobri que meus pais ficaram alguns dias sem botijão de gás para cozinhar por que o mesmo estava escasso no mercado; que o tio de uma amiga perdeu tudo durante o plano Collor e nunca mais conseguiu se recuperar; que a compra e venda de dólares ajudaram uma amiga a mobiliar a casa dela; que o mesmo dinheiro depois de três meses valia menos da metade, entre outras tantas histórias.

Além das histórias do povo brasileiro o livro ainda contém os relatos de implementação de cada plano, seus personagens e detalhes curiosos conseguidos em entrevistas e depoimentos. A parte central do livro trás fotos que ilustram os causos curiosos de cada plano como filas enormes nos bancos, falta de produtos e máquinas remarcadoras apreendidas pela polícia. Contém também fotos de cada moeda e de um gráfico cronológico dos índices de inflação dos últimos 30 anos.

É inegável que Saga brasileira seja um livro da história econômica do Brasil nos últimos 30 anos. Mas é um pecado resumí-lo desta forma. A obra da escritora Miriam Leitão trata do cotidiano dos brasileiros, das histórias do cidadão comum na batalha para enfrentar a inflação.

Enfim, saga brasileira é um livro de todos os brasileiros. Povo que é descrito assim pela jornalista:

“Nosso mérito (…) é o de superar traumas, mesmo quando são difíceis e dolorosos. Amadurecer talvez seja adquirir a capacidade de entender a dor passada. Não é negá-la, mas superá-la.”

Em tempo, vale a pena conferir o video em que a jornalista e escritora Miriam Leitão fala sobre seu livro: http://www.youtube.com/watch?v=9MdAD1sY5LU
Edson408 07/02/2024minha estante
Esse livro mostra o quão o brasileiro é forte e criativo.

Leonardo 18/08/2012

Excelente tema, porém poderia ter sido melhor apresentado.
A autora, Miriam Leitão, é provavelmente uma das melhores repórteres do Brasil, sem dúvida.

Mas oriunda dos jornais escritos e da mídia audio visual (TV e Rádio) e seus curtos textos / falas / Reportagens ela se confundiu um pouco ao escrever um texto longo, como o do livro.

O conteúdo é soberbo, sublime, é mais velho? se relembrará de coisas incríveis da sua vida, é uma pessoa nova para quem o dinheiro sempre foi o real? aprenda como o seu país já foi (muito) mais caótico que hoje.

Mas, voltando ao primeiro parágrafo, o conteúdo é sublime, a apresentação do mesmo poderia ser melhor, mais ordenada, diria que tal livro deveria ter sido escrito a quatro mãos, o conteúdo da autora em questão e o texto final de alguém com mais experiência em textos longos (os capítulos são imensos, a mesma estória é contada várias vezes, aspas abrem e não se fecham, e por ai vai...).

Mas, só uma palavra, LEIA, vale a pena, de longe as qualidades superam os defeitos, é literalmente uma leitura imperdível.....

Até
Winder 28/12/2012minha estante
Tive a mesma sensação. Orações curtas iam se seguindo, quebrando o ritmo da leitura.

O livro é muito bom, mas percebe-se que fora escrito por uma jornalista de diários.

denes_dias 14/06/2011

13.342.346.717.617,70% como sair de uma inflação de 13 trilhões de por cento em 15 anos?
"Quem viveu, vai se identificar; quem não viveu, se espantará com o que se passou".
E decididamente, o espanto é enorme. Mais assustador ainda é dar-se conta de que todo o sofrimento é causado por erros de políticas públicas. Muitas vezes amparadas por uma teoria econômica errônea, quando não criminosa.
Miriam escreveu este livro para que "os que já se esqueceram possam se lembrar, para que os não viveram possam saber.

A leitura desta obra é obrigatória para economistas e leigos interessados em conhecer o passado recente e louco que o povo brasileiro enfrentou. No entanto, ao terminar o livro, algumas perguntas permanecem sem respostas conclusivas: quem é o inimigo? O que causa a inflação? O que é a inflação?

Inflação é uma política, não um fenômeno sem causa conhecida. O responsável por aumentos de preços de mais de 80% ao mês, 20%, ou 0,5% ao mês, continua sendo o mesmo, o Banco Central. Sendo parte intrínseca do problema, o BC jamais será a solução.
O país não venceu a hiperinflação. O governo parou de hiperinflacionar. Enquanto não desmistificarmos definitivamente o inimigo, jamais poderemos erradicá-lo. Enquanto a população acreditar que a inflação é algo do além, sem causa devidamente explicada, a ser combatido por todos e, ironicamente, capitaneado pelo governo, jamais poderemos por um fim nesta política insana.

Miriam Leitão define a "Saga Brasileira" como sendo "a longa luta de um povo por sua moeda". Humildemente, ofereço uma leve, mas essencial, alteração: a longa luta de um povo contra a moeda imposta pelo estado.

Luiz Correa 28/01/2012

Importante Leitura.
O livro parece bem como o Brasil, tem altos e baixos. Um início legal, informações importantes, muita história interessante...

Algumas poucas partes do livro são um tanto entediantes, porém a leitura no geral acaba sendo muito prazerosa.

Para nós, que somos considerados um povo de memória curta, trata-se de uma forma de reavivá-la, ou ainda, para os mais jovens, uma forma de perpetuar um conhecimento importantíssimo para uma nação que já passou por inúmeros problemas, e ainda passa, porém sabe sempre como superá-los.

Gostei muito da forma como os fatos foram sendo apresentados. Questões políticas e econômicas sendo abordadas mas sem perder a conexão com a realidade do povo.

O último capítulo intitulado: 'Economia, a que é que se destina' fecha com chave de ouro esse livro que é uma leitura obrigatória para todos os Brasileiros e Brasileiras, Companheiros e Companheiras, e para a Minha Gente em geral.

Parabéns Miriam por esse excelente e necessário trabalho.

Pedro Ivo 19/08/2011

Num passado não tão distante...
A jornalista faz um excelente retrato do caminho econômico que o país percorreu desde o advento da república, com enfoque nos anos desde a redemocratização até o advento do plano real, que acabou com o pesadelo da inflação galopante.
Ela conseguiu o dificil equilíbrio ao tratar de um tema pesado como a economia de forma acessível, destrichando aspectos maçantes das políticas monetária, financeira e fiscal dos diversos ministros e formuladores do país ao longo desses anos. E, suponho que esse seja o maior trunfo do livro, jogando luz sobre o caráter humano da crise e como cada medida repercutia na vida dos milhares de brasileiros afetados.
É um livro bastante rico, bem escrito e interessante. Vale ser lido por quem viveu aqueles anos, mas sobretudo por quem não faz ideia do furacão por que noss país passou sob os ventos da hiperinflação.

thix 15/10/2011

Ótimo instrumento para entender a história do brasil na época da hiperinflação
Fui relutante em escrever uma resenha sobre 'Saga Brasileira', pois, tive e tenho medo de não escrever algo digno a respeito do livro. Este é composto por diversos relatos do cotidiano dos brasileiros no aglomerado de moedas, números, ministros e inúmeras decisões que fizeram com que tenhamos a moeda relativamente estável chamada real. Alguns momentos a leitura pode parecer fadigante para aqueles que não sejam acostumados com informações sobre a política brasileira, outrora, os relatos de pessoas comuns são extremamente intensas e nos remetem a uma época em que o preço do açúcar poderia ter sido alterado inúmeras vezes enquanto escrevo esse texto. Um livro muito bem escrito por Miriam, com aquele aspecto jornalístico que nos é característico das colunas de economia, mas, que se aproxima muito bem da realidade do povo brasileiro. Uma saga, uma história fascinante, que não teve fim, mas, que é construída dia-a-dia por nós todos. Leitura recomendadíssima.

Foly 21/12/2011

O que deu errado? O que não deve ser tentado de novo? Quais os velhos erros de sempre?
Quando uma nova crise mundial apavora o mundo, é tempo de fazer reservas, mas vendo o nosso atual governo se endividar e fazer péssimo uso do dinheiro arrecado, penso que deveriam tornar a leitura desse livro obrigatória para todos que se dizem servidores públicos, principalmente aqueles que nos governam. #sagabrasileira de @MiriamLeitaoCom

jonasdanker 29/06/2012

Viva a estabilidade.
Leitura excelente para se entender a história dos últimos 30 anos do nosso país. Miriam Leitão escreveu sem carregar o livro com economês, pelo contrário, o foco é mostrar os impactos na sociedade da inflação galopante e dos planos bem e mal sucedidos no seu combate. Nos 15 anos que antecederam o Real tivemos 5 moedas, 9 zeros foram cortados, a inflação somou 13,3 trilhões de porcento e a poupança foi bloqueada. Nos 15 anos posteriores a inflação acumulada foi de 198%. Não é mais preciso comida no freezer e podemos planejar compras parceladas sabendo quanto vamos pagar. Que loucura foram aqueles tempos.

Marcilio 09/02/2012

Excelente livro
Excelente análise de como foi possível para o povo brasileiro sob o peso de muita luta e grandes perdas,conquistar a necessária estabilidade econômica.

Clicnatan 21/05/2012

Uma saga de uma moeda
Se fosse para descrever esse livro em uma única palavra seria: Emocionante!
O livro aborda o problema da inflação no Brasil e a busca por uma moeda estável. Os problemas enfrentados pela corrosão do valor real das moedas implantadas pelos diversos planos econômicos que o país adotou. Bem como o drama dos cidadãos diante das "burradas" cometidas pelas equipes econômicas bem como o acerto com o plano Real. Um livro que todo estudante brasileiro deveria ler!

Gustavo 13/09/2012

O caminho da Estabilidade
O livro da jornalista Miriam leitão, retrata um periodo conturbado na economia brasileira com a políticas econômicas que buscavam exaustivamente o controle da inflação. Livro essencial para quem se interessa por Economia.

Filipe 10/01/2013

Um dos melhores livros que já li sobre época pós governo militar. Acho que Miriam Leitão foi sagaz em demonstrar histórias de pessoas comuns e que tiveram suas vidas mudadas na busca de um plano de estabilização da moeda.
Foi possível ver que muitas coisas que o atual governo se mostra ser mérito dele, é na verdade uma junção de erros e acertos do governos anteriores. Percebi que não existiria um Lula com 80% de aprovação sem que antes houvesse um Fernando Henrique.
Lido e relido vejo que a Miriam Leitão está de parabéns em produzir um material tão rico em detalhes sobre os sofrimentos, angústias e vitórias de um povo atrás de sua moeda.

Daniel432 29/01/2013

Inflação, um monstro à espreita
O assunto do livro é muito interessante ainda mais para quem, como eu, vivenciou todos os planos malucos (do Sarney para frente) elaborados por estes economistas muito loucos. É reviver o passado!!!

Apesar de ser um livro que trata de um assunto técnico (a inflação e seu combate) a autora escreveu de forma que a leitura não ficasse entediante, técnica, difícil. Ponto para ela.

Entretanto, a autora é reconhecidamente neoliberal, ou seja, adepta das teorias tucanas e, infelizmente, ela não conseguiu separar suas opiniões econômicas, fazendo com que o livro ficasse tendencioso, parcial. Tudo que veio do FHC ou de seus economistas é bom, o governo é elogiado. Quando alguma coisa dava errado a culpa era de um órgão (Bacen) mas não do governo. Tudo que veio do Lula é ruim e a culpa era do governo, quando alguma coisa era impossível ser tachada de ruim ela diz que o mérito é do órgão (Bacen) e não do governo.

Este livro eu ganhei de uma amiga. Nunca o compraria, pois sabia que a autora não conseguiria ser imparcial, mas como ganhei, li.

Um bom livro que trata de assuntos que fazem parte de nossa história sempre contará com a imparcialidade do autor, reconhecendo e criticando o que merece ser elogiado e o que merece ser criticado, independentemente de posições políticas, econômicas, religiosas, sexuais, etc.

O Brasil venceu a batalha contra a inflação ... A autora não venceu sua parcialidade.

Este livro merece ser lido, principalmente por aquelas pessoas que não vivenciaram esta época de inflação tresloucada, mas leia-o sabendo que a autora não é imparcial em suas exposições.