O Homem que Matou Getúlio Vargas

O Homem que Matou Getúlio Vargas Jô Soares

Resenhas - O Homem que Matou Getúlio Vargas

Vicky.Schneider 05/09/2023

Gosto do estilo do Jô. As contextualizações históricas e as piadas sutis tornam a leitura prazerosa e leve. Não acho que seja uma obra extraordinária, mas vale a leitura.

westbob.harris 26/07/2023

Poderia ser melhor
Em certo ponto da leitura as tiradas e modo de agir do protagonista ficam repetitivos e o ritmo vai, mas a curiosidade sobre como vai ou não acontecer a morte do título é que dá fôlego para continuar a leitura.

Maria 13/07/2023

Esse é meu segundo livro do Jô, e assim como o "assassino de beker stret", "o homem que matou Getúlio Vargas" está indo pra os meus favoritos, a forma como é narrada a biografia é maravilhosa, o jeito que o Jô incorporou não apenas fatos sobre o Brasil, mas também adicionou um pouquinho sobre outros países e eventos canônicos que aconteceram em casa um, a comédia por trás de cada fato é real, e a forma que o Jô Soares recita isso é mágica

tella 18/06/2023

??????
Esse livro tinha tudo pra ser genial, mas, por algum motivo, não conseguiu me prender nem se fazer interessante.

No entanto, o recomendo. Foi uma boa leitura, e Jô Soares escreve bem.

Braguinha 08/06/2023

Um livro bem menor de Jô Soares.
Para mim, que já li o excelente “O Xangô De Baker Street”, esse livro foi uma tremenda decepção. Tenta, como não poderia deixar de ser um livro de Jô Soares, ser engraçado e cômico em algumas partes, porém sem alcançar o objetivo. Uma imensa perca de tempo em muitas páginas desnecessárias. Carece também carisma tanto ao protagonista quanto aos seus objetivos. A única coisa que se aproveita do livro é a boa pesquisa histórica que fiz ao ler sobre personagens reais que estiveram envolvidos com a Primeira Guerra Mundial. Mas isso é muito pouco para um livro de mais de 400 páginas.

Daniella.Mancino 13/05/2023

Ótimo livro
Jô Soares escrevia como poucos. Mais um livro inteligente e divertido. Vale a pena ler toda a sua obra.

Angelo.Pinto 13/05/2023

Confusões, humor e um pouco de história
Foi a primeira vez que li um livro do Jô Soares e foi uma grata surpresa. Ele propõe a ideia de uma biografia tão interessante que só um personagem tão peculiar como Dimitri Borja Korozec seria capaz de ter.

Idealista e impetuoso, como são os revolucionários, Dimitri tinha vários planos para mudar a história do mundo com seu principal objetivo de vida: matar todos os tiranos. O único problema era o fato de ser uma das criaturas mais desastradas do mundo.

O Jô leva o leitor para um passeio por eventos históricos, com um humor inteligente e até um pouco debochado (típico dele), misturando ficção com realidade de maneira tão fluida que, mesmo sabendo o que aconteceu, de fato, na história, você fica ansioso para ver como o Dimitri se encaixou nesses eventos.

Um pouco depois da metade do livro, porém, o autor se perde um pouco. Traz um punhado de informações que não parecem acrescentar muito a história, o que deixa um pouco chato. No entanto, nos últimos capítulos, ele consegue recuperar toda aquela curiosidade que deixa o leitor ansioso para ver o desenrolar dos atos do personagem no contexto histórico.

É um livro gostoso de ler, entretém muito bem e desperta aquela vontade de pesquisar e estudar alguns acontecimentos históricos. Dei 3,5, mas poderia ser facilmente um 4, só que a parte chata do livro (que mencionei no parágrafo anterior) me deixou bem incomodado em alguns momentos.

Recomendo!

Ge paiva 11/05/2023

Um bom livro, mas nada extraordinário.
O livro é bom, mas não diria que é MUITO BOM. Jô narra fatos históricos nos trazendo um noção de como tudo está interligado, além disso nos apresenta Dimitri, o protagonista, que é um sujeito muito desastrado, e isso dá traços de comédia a obra. Caso goste de história como eu, recomendo a leitura.

boscato 02/05/2023

Um presente aos amantes história e geopolítica.
"O homem que matou Getúlio Vargas" é um ótimo livro. Jô Soares escreve esta ficção com um toque de humor e crítica a velha política tirana do século XX, mesclando de uma forma muito bem feita a realidade com o irreal. Focado no ex-ditador brasileiro e Dimitri (o protagonista) o autor não peca em desenvolver os personagens secundários e dar um peso a cada arco narrativo, fazendo com que o leitor se importe com todas as personagens apresentadas.

Digo que é um presente para os amantes de geopolítica, pois apesar de se tratar da morte de Vargas, a história ocorre por um bom tempo ao redor do mundo e retratando todas as tiranias globais. O livro não para a nenhum momento e a história nunca se esfria, todos os arcos narrativos são bons e te prendem a querer mais e mais desse ficcional mundo criado por Jô. Outro detalhe a ser destacado é como o autor consegue inserir personas importantes do século XX e darem a eles papéis fundamentais na trama de nosso pequeno anarquista. Alguns nomes notáveis são: Marie Curie, Jorge Amado e Olga Benário.

Rebuscada e erudita. Assim classificaria a forma como Jô escreve esta história e esse é o principal (e talvez único) ponto negativo desta obra. Muitos decidem deixar o livro de lado sem sequer explorá-lo. Não taxo o vocabulário como desnecessário como em muitas resenhas que li antes de escrever, acho que para uma pessoa tão culta e inteligente como o saudoso Jô, isso se torna apenas mais uma de suas qualidades.

laAs74 24/04/2023

O homem que matou?
Um livro SENSACIONAL! Foi meu primeiro contato com Jô Soares como escritor e posso garantir que não fui decepcionada. Apesar do final ser um pouco mais apressado quando comparado ao desenvolver do resto do livro, recomendo muito pra quem deseja relembrar fatos históricos enquanto ri com as trapalhadas de Dimitri Borja Korozec

hi/lane 21/04/2023

A história começa contando a origem do protagonista, Dimitri Borja korozec, é narrado sobre sua descendência brasileira e sobre seu orgulho pelas origens da mãe. Após essa breve explicação da árvore genealógica de Dimitri, é possível entender de início a sua ligação com a família Vargas.
A entrada de Dimitri no anarquismo se deve ao pai, que desde cedo incentivou o filho a aprender sobre o movimento. Quando jovem sua carreira como assassino parecia promissora, mas, após algumas tentativas fracassadas de matar figuras históricas importantes, como o Arquiduque Ferdinando, é perceptível que mesmo suas notáveis habilidades, aperfeiçoadas durante a juventude, não superam suas confusões que o impedem de atingir seu objetivo.
Logo após chegar no Brasil e ser preso Dimitri vê seu plano de assassinar seu tio, Getúlio Vargas, cada dia mais distante por conta das intervenções de Maria Eugênia Pequeno "pequetita", com quem tinha um romance.
A narrativa consegue ser leve e com uma leitura fluida, mesmo com algumas palavras mais difíceis no decorrer do texto. O final é um pouco corrido comparado ao resto do livro, mas, ainda sim faz jus ao resto da história.

isa da anya 19/04/2023

O que foi isso
Achei a ideia do livro muito legal e interessante, já que nunca tinha lido um livro assim, que mistura fatos históricos com fantasia. A leitura também foi bem fluida e não tive dificuldades para entender, apesar de boa parte do tempo ter parecido uma tortura continuar... A história é legal e engraçada, mas mesmo assim me faltou algo. Muitas partes do livro foram sem sal, enquanto outras até que me entreteram. Mesmo não tendo achado um livro ruim, eu só leria denovo se fosse paga....

Sr. Quadros 11/04/2023

Divertido e empolgante
"O Homem que Matou Getúlio Vargas" é um livro divertido e empolgante que prende o leitor do início ao fim. A história é contada de forma leve e engraçada, fazendo com que o leitor tenha boas doses de risadas ao longo do livro.

A trama gira em torno de um narrador sem nome, que se envolve com um grupo de conspiradores que planejam assassinar Getúlio Vargas, o então presidente do Brasil. O protagonista é um personagem cativante, com um senso de humor afiado e uma visão cínica do mundo. Sua jornada para assassinar o presidente é repleta de reviravoltas e surpresas, mantendo o leitor entretido a cada página.

Além do aspecto cômico, o livro também apresenta uma visão crítica da política brasileira da época, mostrando as falhas e contradições do governo de Vargas. A obra faz um retrato satírico da sociedade brasileira dos anos 1950, com seus problemas sociais e culturais, e é uma leitura imperdível para quem deseja entender mais sobre a história do país.

"O Homem que Matou Getúlio Vargas" é uma obra que combina humor, política e suspense de forma brilhante. O autor, Jô Soares, demonstra mais uma vez seu talento como escritor, criando uma narrativa envolvente e divertida que agrada a todos os gostos. É uma leitura altamente recomendada para quem busca um bom entretenimento e boas risadas.

anaparizotto 02/02/2023

esperava nada e entregou tudo
eu nem queria ler pra começo de começo de conversa, mas li, e me surpreendi MUITO, é muito engraçado e divertido, o humor lembra muito Mr. Bean, Jô Soares simplesmente incrível ????
a mistura da ficção com não ficção, as celebridades e as fotos antigas trazem um brilho pra história q é maravilhoso!

Almecz vic 26/01/2023

O homem que matou Getúlio Vargas
É uma história no estilo Forrest Gump, em que o protagonista faz parte de forma indireta de vários momentos históricos importantes. A escrita é boa e dá para perceber que foi muito bem pesquisada as informações dele. Mas, eu achei que em alguns momentos forçou um pouquinho o humor e os acontecimentos, tudo muito induzido para dar certo ou errado.