Anna e o Beijo Francês

Anna e o Beijo Francês Stephanie Perkins

Resenhas - Anna e o Beijo Francês

Carol.tfc 26/05/2021

Chocada
Comecei o livro sem pretenção nenhuma, adicionei quando criei o Skoob, é só li para tirar do quero ler, mas fui surpreendida por uma linda história de amor, com personagens bem desenvolvidos, incrível Plot, e todos os clichês que amo, Friends to lover?s e ?ah meu Deus vamos ter que dividir uma cama? é um dos plot twist me pegou realmente desprevenida, indico para todos, leitura super levinha

Jaqueline 26/06/2011

“Anna e o Beijo Francês”, lançado no Brasil pela editora Novo Conceito, conta a história de Anna Oliphant, uma jovem americana de 17 anos que, por obrigação de seu pai, vai estudar em um internato em Paris, a Cidade Luz. Grande oportunidade? Não para Anna! Relutante em abandonar seu trabalho em um cinema na sua cidade natal, Atlanta, sua melhor amiga, Bridge, e seu possível futuro namorado, Toph, ela encara sua mudança para a França com receio. Sem saber falar uma palavra sequer do idioma local, deprimida com seu futuro em um país estrangeiro e morrendo de raiva de seu pai, um escritor de livros best sellers de quinta categoria, ela chega ao seu novo colégio, a School of America, criada apenas para alunos americanos. E é lá, caros amigos, que ela conhece o lindo, carismático, inteligente, perfeito....Étienne St. Clair, o garoto mais popular e irresistível da escola! O problema? Ele tem namorada.

O livro é muito mais juvenil do que acreditava ser, acompanhando a verdadeira roleta-russa emocional da adolescência. O que começa com uma premissa muito legal sobre descoberta e adaptação, porém, acaba se tornando extremamente arrastado quando Anna começa a pensar em St. Clair o tempo todo. Mesmo reconhecendo sua obsessão pelo agora amigo (“Garotos deixam garotas imbecis”), seu coração não consegue deixar de pular uma batida a cada vez que se encontra com ele, mesmo ainda pensando em Toph, um antigo colega de trabalho com quem havia trocado um beijo antes de sair dos Estados Unidos. O livro aborda estas emoções conflituosas de uma maneira muito doce e cativante, o que considerei o ponto alto da obra. Um detalhe, porém, me irritou além da conta: a perfeição de Étienne.

Em certo momento, Anna descreve St. Clair como “bonito, lindo, perfeito, maravilhoso”, tudo na mesma frase. Não sei se é pela quantidade exagerada de livros que tenho lido ultimamente e que apresentam esse mesmo de descrição de um tipo ideal de mocinho, mas com “Anna e o Beijo Francês” isso me aborreceu profundamente. Que a paixão deixa os nossos sentidos um pouco “bagunçados”, tudo bem, mas isso não justifica o interminável “blá blá blá” sobre a beleza física do protagonista. A impressão que eu tenho é que baniram todos os carinhas “normais” da literatura jovem contemporânea em troca de miniaturas de estátuas gregas anatomicamente perfeitas. Um tédio só!

A narrativa é leve e bastante simples, com frases verdadeiramente divertidas e sagazes por parte de Anna, a narradora da história. Porém, algumas complicações da tradução muitas vezes me deixaram confusa. Falas de St. Clair e Anna zombando dos sotaques um do outro ficaram sem pé nem cabeça, o que comprometeu o entendimento de várias piadinhas entre os dois. Ele, filho de uma americana e um francês, foi criado na Inglaterra (sotaque britânico = ponto para ele!), mas domina a língua francesa com perfeição. Anna, por outro lado, mal consegue pedir comida na nova cidade.

Os personagens são apresentados ao leitor de uma forma bem construída e instigante, mas a maioria acaba sendo bastante mal aproveitada ao longo do livro por conta da paixão de Anna por Étienne e por uma situação bem triste se impõe sobre a complicada família do nosso galã e acaba dominando a metade final do livro. Meredith, a vizinha de quarto de Anna, acaba se tornando uma grande companheira da nossa protagonista, mas possui um grande problema: também é apaixonada por Étienne. Josh, o melhor amigo de St. Clair, é talvez o personagem que mais me intrigou. Com uma personalidade divertida, mas bastante retraída, ele é um talentoso desenhista que teve sua trama totalmente deixada de lado – uma pena! Rashimi, a namorada de Josh, não chega a passar de mais uma integrante do grupo de amigos de Anna, coitada. Já Ellie, a namorada universitária de Étienne que também estudou na School of America, funciona apenas como antagonista de Anna.

Nosso casal protagonista vai se tornando cada vez mais amigo, e é graças aos passeios dos dois que conhecemos um pouco mais de Paris, cidade encantadora que é belamente descrita no livro. Anna é apaixonada pela sétima arte (ponto para ela!) e encontra nos inúmeros cinemas da cidade um refúgio para a confusão de seus sentimentos. Todos os filmes citados no livro (com seus nomes originais, o que soou bastante estranho quando muitos deles são bastante conhecidos no Brasil com seus títulos nacionais) são ótimos e merecem ser assistidos! “Anna e o Beijo Francês” é um livro divertido, sem grandes pretensões, sem grandes reviravoltas, mas que traz toda a emoção adolescente que mexe com nossas lembranças mais doces e apaixonantes – tudo isso acontecendo em Paris, uma das cidades mais românticas do mundo!

>> Resenha publicada em www.up-brasil.com
anat1506 29/06/2011minha estante
Exatamente, nõ tem resenha melhor para definir esse livro.
Parabéns.

Jaqueline 05/02/2012minha estante
Obrigada pelo comentário, anat1506! :D

Sweet-Lemmon 09/06/2011

Simplesmente me apaixonei por esse livro.
Eu simplesmente amei o livro. Anna e o Beijo Francês é uma leitura leve e simples que cativa o leitor completamente. Não tem como não se apaixonar pelas aventuras e desventuras da adolescente Anna em Paris.

A estória é bem simples. Começa quando Anna, uma jovem americana de 17 anos, é ‘obrigada’ pelo pai a estudar o último ano do Ensino Médio (High School) em um internato em Paris. Anna não tem nada contra Paris ou a France mas ela está menos que entusiasmada com idéia- afinal, o que ela vai fazer sem a melhor amiga Bridge e o ‘quase’ futuro namorado Toph?

Em Paris, ela conhece novos colegas- entre eles Etienne St. Clair. Etienne é lindo, simpático, divertido e tem um maravilho sotaque britânico (apesar de ter nascido nos Estados Unidos, ele foi criado em Londres). Etienne é tudo bom e a ‘simpatia’ entre ele e Anna quase que imediata. Logo eles se transformam em melhores amigos e poderiam ser ‘muito mais’ se não fosse por um ‘pequeno’ detalhe: ele tem namorada.
Anna e o Beijo Francês é sobre essa amizade que quer ser algo mais mas também é sobre as dificuldades de Anna em uma cidade estranha, em um país estranho- onde ela nem sabe falar a língua. O livro é um YA mas ele não está restrito apenas a adolescentes. Pelo contrário. É o tipo de leitura para todas as idéias. Sim, ele também fala das dificuldades em se tornar adulto, a dificuldade de afirmar- mas, diga, quem, qualquer idade que tenha, não se sentiu ‘perdido’ uma vez na vida?

Geralmente, eu não gosto de livros escritos em primeira pessoa- principalmente quando é uma mulher (geralmente as personagens são extremamente irritantes) mas aqui este fato não me incomodou nem um pouco.

"I'm a little distracted by this English French American Boy Masterpiece."

A protagonista, Anna, é ótima. Claro que ela não é perfeita, nem belíssima e sim, ela tem uma tendência para o ‘drama’ mas em nenhum momento ela é chata ou insuportável (por favor, autoras de YA e chick-lit: mirem-se no exemplo de Stephanie Perkins- uma mocinha/protagonista não precisa ser irritante!). Outro aspecto que gostei em Anna foi que ela adora cinema.

Étienne é o máximo. Sério, eu queria um que nem ele pra mim (tudo bem, uns 20 anos mais velho, mas mesmo assim...) Ele é típico cavalheiro: simpático, amigo, divertido, lindo... não tem como não se apaixonar.
A autora é muito feliz em não fazer um livro com ‘emoções apressadas’ onde o ‘Eu te Amo’ aparece logo na terceira cena. Não, as emoções e sentimentos vão surgindo suavemente, a partir que a amizade entre Anna e Étienne cresce. É delicioso perceber o amor, a paixão nas meias palavras, no olhar.

"I love you as certain dark things are loved, secretly, between the shadow and the soul."

Os livro tem ótimas passagens sobre Paris- descrevendo, sem parecer maçante, ruas e monumentos. A autora nos faz sentir como se estivéssemos realmente na cidade-luz. Paris é realmente uma cidade maravilhosa.

"Will you please tell me you love me? I’m dying here."

Eu também não gostaria de mencionar o pai dela. Não tem como não fazer uma relação entre a descrição dele e o famoso autor Nicholas Sparks. O pai de Anna é descrito como um homem de compleição forte, bronzeado artificialmente... mas o principal: ele é um famoso autor de bestsellers medíocres com finais tristes mas que a mulherada adora. Fiquei com a impressão que Perkins não é muito fã de Sparks (pessoalmente, mais um ponto pra ela).

"Is it possible for home to be a person and not a place?"

Em suma, Anna e o Beijo Francês é uma ótima leitura. É o típico livro para se divertir, se emocionar. Ele não contém riquinhos esnobes (certo, eles não são ‘pobres’ pois para se estudar naquele colégio, um pouco de dinheiro tem que ter, né?), nem pobres revoltados ou vampiros apaixonados ou adolescentes paranormais. Não, Anna e o Beijo Francês possui apenas personagens ‘comuns’, com situações ‘comuns’. E é por isso mesmo, um livro maravilhoso.

Recomendo. E muito.

Série

Anna e o Beijo Francês Não faz parte, exatamente, de uma série, mas a autora vai lançar dois ‘companion pieces’ do livro:

Anna e O Beijo Francês- Lançado em 2010 (No Brasil, em 2011)

Lola and the Boy Next Door- Previsão de Lançamento: Setembro de 2011

Isla and the Happily Ever After - Previsão de Lançamento: Outono de 2012

Leia Resenha Completa (tem booktrailer!) no meu blog:

Retalhos e Prefácios 27/02/2020

Fraco e bobo
Cheguei neste livro por querer ler algo do gênero "chick-lit".

Pra quem não sabe, "chick-lit" é um gênero que aborda questões da mulher moderna com humor. Ele pode incluir romance, mas não é a peça fundamental da trama.

Como não é um gênero que eu tenho afinidade, mesmo sabendo o significado, busquei indicações em blogs literários de alguns títulos para que pudesse fazer minha escolha. E, depois de ver "Anna e o beijo francês" aparecer em vários deles, optei por ele e foi minha leitura do mês.

No entanto, tendo concluído a leitura, não concordo que ele se enquadre nesse gênero. Acredito que trate-se de um #YA contemporâneo. Vou explicar o porquê no decorrer da resenha.

Anna é uma jovem americana que é mandada pelos pais para estudar em um internato em Paris (e aqui temos o primeiro ponto para não se tratar de um #chick-lit, pois, ao meu ver, este gênero aborda a vida de mulheres já fora da idade escolar). Como a maioria dos jovens, esta mudança de país deixa Anna, inicialmente, angustiada por ter de deixar seus amigos e, também, um crush pra trás.

No internato, Anna é incluída em um grupo de amigos e, assim, conhece St. Clair - um aluno lindo, atraente, simpático e... com namorada.

A trama vai focar na evolução da relação de Anna e St. Clair (e aqui temos o ponto crucial para eu não o considerar um chick-lit), em como os dois se apaixonam e nos sentimentos de cada um no que diz respeito ao fato do garoto ser comprometido.

Não achei o livro de todo ruim. Até destaquei alguns trechos que considerei bastante pertinentes e reflexivos. No entanto, Anna não me cativou em nada. Achei uma personagem bem mal construída. Filha de um autor de best-sellers, beirando os 18 (que chega a completar durante a história), ela age e se porta como se fosse uma criança em muitos momentos, principalmente, no que diz respeito a conhecimentos gerais. Em outras palavras, Anna é burra pra cacete.

Um ponto bastante positivo é o fato de Paris ser, praticamente, um personagem da trama. Isso foi uma delícia!

No mais, um livro bem mediano.

site: @aquelaepifania
Thaysa 27/02/2020minha estante
Alguns livros chick-lit que eu li e adorei foi da Marian Keys, recomendo Melancia e Sushi que foram os que eu li, esses dois são bem o que você descreveu, questões sobre a mulher moderna com humor :)

Retalhos e Prefácios 27/02/2020minha estante
Obrigada, Thaysa! Já ouvi falar muito bem de "Melancia", vou colocar na fila aqui.

Mimi1milen 29/02/2020minha estante
Pensei que era a única que não gostou, romance deles não foi nada trabalhado, além de que não consigo comprar nenhum tipo de traição.

Retalhos e Prefácios 02/03/2020minha estante
Romantizaram a traição, né!? E mal elaborada ainda por cima

Mimi1milen 02/03/2020minha estante
Exatamente

Nina 17/04/2021

anna e o beijo francês?
eu amei esse livro em um nível de outro mundo!! morri de vontade de ir para paris e conhecer alguns dos seus monumentos históricos com o fofo do étienne. a narrativa é muito muito boa, entrou na minha lista de favoritos. ?5

angelina 07/02/2022

quem quer ir comigo fazer um intercâmbio em paris?
? se tem uma coisa que eu amo é ler um livro de romance que se passa em outro país, então, se você é assim como eu, não pode deixar de ler anna e o beijo francês. e, para os fãs de friends to lovers, sim, o livro tem friends to lovers!

?? eu adorei o livro!! parecia que eu estava conhecendo paris junto com anna e não posso negar que o casal tem muita química. como já disse em outras resenhas, eu não sou muito paciente lendo?então ficava me perguntando o livro todo quando o casal ia ficar junto (demorou muitooo, mas valeu a pena, porque eles são uns fofos juntos)

? e, é claro, que o st. clair virou um dos meus milhares crushes literários, né (ele tem sotaque !BRITÂNICO! não tem como não se apaixonar). eu queria muito poder ler de novo como se fosse a primeira vez, porque, mds, QUE LIVRO BOM!!!

?? acho que um dos únicos pontos negativos que tenha me incomodado foi o fato do st. clair namorar a ellie mesmo gostando de outra garota, até acho que a namorada dele quase não apareceu para dar a impressão que não era tão errado o que estava acontecendo, mas enfim.

? eu gostei bastante da escrita, o livro também tem capítulos curtos, o que, na minha opinião, deixa a leitura bem mais fluida. a ambientação desse livro também é maravilhosa, eu sentia que estava em paris, sério! recomendo o livro para quem está querendo um romance fofo ótimo para sair de uma ressaca literária. SÓ LEIAM! juro que vocês não vão se arrepender

ingridalves 24/03/2020

Encantada
Eu amei esse livro, é um total clichê, mas um clichê que funciona. A Anna e o St. Clair são personagens muito fofos que dá vontade de por num potinho. Os outros personagens também são bem presentes e legais. É muito bom ver as amizades da Anna, e é muito bom ver o crescimento da personagem e conhecer Paris junto com ela. Pra mim o único "defeito" do livro é o nome, por muito tempo eu fiquei sem querer ler o livro pois o nome e a capa não me chamam atenção.

Kelly Amorim 12/05/2020

Aquele leve clichê que nós amamos
Gostei bastante da forma leve com que foi conduzida a história. Odeio quando o(a) autor(a) faz um dos personagens forçar uma personalidade ou uma situação para que o romance aconteça. No caso deste livro, o que acontece entre Anna e Étienne é bem fácil e fluido, as coisas vão acontecendo de forma natural e você consegue sentir um pouco de realidade naquilo. Uma leitura quentinha no coração e se passa em uma das cidades mais românticas do mundo. Acho legal que em alguns momentos somos levados a passeios por Paris e podemos usar nossa imaginação com lugares reais de fato.

Mari 21/05/2020

Eu gosto de romances, mas sinceramente lia e passava cenas de Rebeldes Brasil na minha cabeça. Tem tanta coisa tão imatura na história e na construção dos personagens que me irritava de uma maneira. Tinha muito pra ser um livro divertido de ler e até bonito, mas cagou no pau. Parecia que tava lendo fanfic ruim.

belaland_ 28/10/2020

É um bom livro
Achei a Anna um pouco chata, principalmente porque ela não tem uma personalidade inicialmente, é apenas uma garota mal agradecida, reclamando porque o pai a levou pra Paris!! E também o clichê de se apaixonar por exatamente o primeiro cara q ela viu em Paris. Mas tirando esses clichês chatinhos, é um bom livro, gostoso de ler.

Leyzianne 22/05/2020

Que livro gostosinho... um livro para respirar. Ótimo para ler entre leituras mais densas.

Maira 31/05/2020

Decidi reler depois 7 anos de lê-lo a primeira vez. O romance é o típico clichê adolescente. Os pais de Anna decidem que ela deverá cursar seu último ano do ensino médio em uma escola para americanos em Paris, agora que seu pai está obtendo reconhecimento por seus livros best-sellers. Obviamente, como em todo clichê, Anna não queria deixar sua vida em Atlanta para trás. Ao chegar na SOAP, sua nova escola, faz novas amizades e uma, em especial, se torna mais do que isso. É impossível não se apaixonar por Étienne St Clair! Ele um dos meus personagens queridinhos. O romance de Anna e Étienne foi bem construído, focando em como a relação de amizade evoluiu para algo a mais.
O livro tem uma leitura bem fácil e rápida. Relendo agora, após tantos anos, pequenas coisas me incomodaram, mas nada que pudesse estragar o carinho e amor que tenho por esse livro!
Leitura e . 31/05/2020minha estante
Oii.. bom diaa, tudo bem? Desculpa interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar para seguir meu instagram literário e me acompanhar em minhas leituras... E vai rolar sorteio de um livro hoje!! Te espero la! Obrigado ?

@leituraeponto