A Maldição do Espelho

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Maldição do Espelho

Sarah38 09/12/2023

Uma história leve, engraçada e com aquele tom de detetive!!
Como não se apaixonar pela querida Miss Marple, essa senhorinha arranca risadas pelo seu estilo brincalhão e simpático, quem mais enganaria a sua cuidadora para ir bater uma perna e conversar.
O livro demonstra ela procurando em cada detalhe e descobrindo tudo que acontece na pacata cidadezinha, quando uma atriz "bambambam" aparece para sacudir o local, todos ficam curiosos para saber a razão.
Em uma das festas chiques com direito a muita champanhe e vestidos deslumbrantes, (com certeza eu imagino alguém com um vestido de cisne, estilo branquelas kkkkk) quando de repente uma convidada morre por ter ingerido um veneno em uma taça de cristal.
Entretanto por que alguém iria querer assassinar uma figurante não é mesmo, eis a questão, a nossa atriz alega que a taça que estava com a figurante era dela e que na verdade o pontinho vermelho estava em sua direção.
O que a senhorinha mais deslumbrante faz, não menos que a maior artimanha dos detetives, a fofoca, sabe como é em uma cidadezinha até mesmo a cor da calcinha da vizinha todo mundo sabe kkkkkk.
No final eu fiquei chocada, mas confesso que eu acertei, foi uma realização e me deu vontade de gritar pela janela, tive que me conter, fiquei feliz por ter acabado de ler uma história engraçada, divertida, que me chocou e me deixou no suspense.

Wagner Fernandes 05/12/2023

Mais uma história da Velhinha Esperta!
"A MALDIÇÃO DO ESPELHO"
(Na verdade não tem espelho nenhum na história, mas a trama é ótima. Deveria ser "A maldição da atriz"! Kkk Mas entendi a razão do título, no original "O espelho partido/quebrado", algo sobre a imagem...)

Uma atriz famosa muda-se para o vilarejo onde mora Miss Marple, já bem velhinha.
A sra. Bantley, amiga dela, por estar viúva e não ter condições de cuidar desse imóvel, vendeu a propriedade a uma atriz famosa, Marina Gregg, que se torna o assunto principal na cidadezinha.
Marina dá uma festa após reformar o belo imóvel e gente importante é convidada. Por delicadeza, a antiga proprietária, a sra. Bentley, também foi convidada.
Durante a recepção, uma mulher morre envenenada após conversar com a anfitriã, Marina Gregg. O caso é noticiado e a chega a Miss Marple, que vive em sua casa tranquila sendo cuidada por uma cinquentona paga pelo sobrinho de Miss Marple. Mas Marple não a suporta porque a mulher a trata como se ela fosse uma criança.
A empregada e confidente de Marple, Cherry, conta as últimas novidades e a própria sra. Bentley narra o que viu na festa e sobre o crime.
Marple está entediada, já não enxerga bem e por isso não pode tricotar e seu velho médico sugere que ela investigue o crime. A velhinha adora a sugestão e começa a juntar os detalhes sobre a vida dos famosos e da atriz. Uma cabeleireira lhe empresta revistas de fofocas de celebridades. E um conhecido faz-lhe uma visita. Dermot Craddock, um inspetor de polícia vem pedir ajuda a ela e ambos consideram os fatos. Marple mal sai de casa, mas as novidades chegam a ela por meio da jovem Cherry e da amiga, sra. Bentley.
Quando consegue despistar a superprotetora srta. Knight (a cuidadora chata!), Miss Marple  faz sua própria investigação. E aos poucos a trama se desenrola de modo que nos prende à narrativa e queremos saber quem é o assassino.
O final, como geralmente acontece com Agatha Christie, é surpreendente. Ela consegue confundir o leitor até as páginas finais. E Miss Marple sempre atenta aos detalhes para rir da cara do leitor na hora de esclarecer o caso.
(Valeu, veinha! Você mostrou que realmente é esperta.)
Um DETALHE que amei foi o carinho que Miss Marple teve pela empregada, Cherry. PRECISO saber o que aconteceu depois!!! (Qual será o próximo livro da sequência?)

Uma ótima leitura que nos faz imaginar estar sentados tomando chá (ou um drinque), juntos com o inspetor Craddock, na sala de estar da Tia Marple (ele ficou tão íntimo que a trata assim agora! rs).

E preciso ler outros livros de Miss Marple. Já faz anos que li "Mistério no Caribe" e "Um crime adormecido". Nem lembro dessas histórias.
Nota: 4,0

Alana 27/11/2023

A maldição do espelho
Como sempre mais um obra prima de Agatha Christie. Um história muito bem desenvolvida que te prende do início ao fim.

Peretti.is.reading 20/11/2023

Sem espelhos nessa estória
Já dou um ?spoiler?: a estória tem nada a ver com espelhos.

Para mim, os escritos da Agatha sobre a Miss Marple são sempre os melhores. Incrível como um crime simples ganha uma narrativa complexa e cheia de reviravoltas. Acredito que os livros nos quais o leitor consegue desvendar o mistério final são aqueles que devem ser melhores apreciados, porque a escritora conseguiu desenvolver uma narrativa envolvente e, ao mesmo tempo, te apresentar pistas coerentes.

Por outro lado, é interessante como a autora expressa a idade avançada da principal, algo que ela nega a realizar com o detetive Poirot. Nesse livro, além de desvendar um mistério, vemos Miss Marple enfrentar os problemas da velhice com muita comicidade.

Indico muito essa leitura para aqueles que já leram outros livros da Miss Marple, pois acredito que o sentimento de familiaridade deixa tudo mais especial.

Lazullitta 01/11/2023

Bem OK
O livro é cansativo e confuso, demora muito para acontecer as coisas e mesmo enquanto rolava as investigações não parecia interessante, tem muitos personagens e insinua que acontecerá um certo desenvolvimento, mas no fim são apenas esquecidos.
O final também não é muito atrativo, mas me surpreendi com a revelação do assassino, entendi os motivos, e é realmente bem triste, mas é óbvio que nada justifica. No entanto também não foi de grande surpresa, eu não esperava, mas acho que tudo no livro foi tão ok que não fiquei super chocada com a revelação, fora que teve outras coisas que não foram explicadas, um final bem ambíguo para ser mais exata.
Miss Marple como sempre segue sendo a coadjuvante nos seus livros, mas no fim com poucas aparições consegue desvendar o caso mesmo não sendo uma detetive, o que é engraçado pois os inspetores sempre dependem dela. Eu gosto dela e queria que ela aparecesse mais, porém eu entendo, ela é apenas uma velinha muito observadora.
No geral eu gostei no livro, mas a definição dele para mim é "OK", nem mais e nem menos.

Lets 29/10/2023

Ludibriada pela Agatha Christie
Meu deus como eu amo a miss Marple!!!! Fiquei chocada com a resolução do crime (acertei uma partezinha) e me senti muito tonta de não ter pensado em quem era o assassino

jbueno2023 16/10/2023

Um crime difícil de resolver, mas a Miss Marple consegue elucidar de uma maneira mais eficiente que a polícia. Interessante também, é que cita personagens e crimes de outros livros da autora. Recomendo.

Flavinha 15/10/2023

Como sempre leitura dessa autora instigante e ótima de se ler. As vezes cansativo a forma de escrita, mas nada que atrapalhe a história e a vontade de querer chegar até o final.

Wanessa_Gabriela 12/10/2023

Sempre maravilhosa!
Não tenho o que dizer além disso. Agatha é sempre maravilhosa e surpreendente! Amo demais demais!

Larissa Verena 11/10/2023

Um dos melhores, sem dúvida!
A construção dos personagens, o enredo envolvente e amarradinho, as reviravoltas na trama, as referências às obras anteriores, ingredientes perfeitos para uma leitura fluida e que prende do início ao fim.
Adorei a Miss Marple toda nostálgica, relembrando casos e personagens vistos anteriormente em O Assassinato na Casa do Pastor e Um Corpo na Biblioteca, dá uma continuidade e mostra em que lugar da linha do tempo se encontra a minha fofoqueira favorita.
Achei que o final teve uma inspiração no Poirot, é ele quem adora uma encenação para a grande revelação final.
Sempre um prazer ler uma obra da Rainha.

Gabriela2694 22/09/2023

História muito boa e final surpreendente, único ponto negativo é que o quando vai chegando próximo do fim, a história ganha uma acelerada que destoa do restante da trama, deixando algumas coisas em aberto. Mas no geral é mais uma boa história de Agatha
Christie.

Amanda MN 22/09/2023

Sempre uma surpresa
Antes eu tinha receio em ler os livros com a miss Marple, mas gosto da maneira que é abordado o crime por ela. Mais uma leitura que prende e estimula a imaginação. Mais um incrível livro da rainha do mistério.