A Maldição do Espelho

Agatha Christie

Resenhas - A Maldição do Espelho

Bianca.Drewnowski 19/09/2023

10/10
Amei! O livro é excelente! O mistério é excelente, mas pra mim o maior ponto positivo é o conforto, é muito gostoso ver as interações da Miss Marple, st. Marry Mead crescendo... pra mim esse livro já vem como um fechamento das histórias da Miss Marple, estou muito feliz por ter o privilégio de ler essa série. Vale muito a pena! Viva a Ágatha Christie!

Aline.Haverroth 07/09/2023

Primeiro livro da Agatha que leio, e é simplesmente incrível, fiquei mais da metade do livro crendo que era aquela personagem a culpada, pra no fim ter uma reviravolta incrível.

Manu 07/09/2023

*****
Mais um livro incrivél de Agatha Christie, um grande mistério, cheio de suspense e sanguez frios. Foi uma leitura rápida e envolvente

mar 31/08/2023

Bom.
Achei esse livro muito bom mas de longe não é um dos melhores da agatha christie. confesso que esperava mais até, como sempre a autora faz a gente ir em uma linha pensamento e na verdade o culpado é totalmente o oposto mas desta vez não achei que fui enganada como em outros livros dela que adorei

luciano.maciel.140 29/08/2023

Miss Marple sempre foi, pra mim, o personagem mais fraco de Agatha Christie. Não sei se por eu gostar tanto de Hercule Poirot, mas me parece que falta liga com este personagem. Neste livro ela parece sentir mais o peso da idade (absurdos 65 anos), dependendo de companheira, cuidados e atenção. Ela mesma não participa ativamente da história, depende de uma vizinha e seu sobrinho pra se atualizar sobre o caso. E assim, o livro inteiro, só ouvindo rumores, para somente ao final realmente entrar na história tendo contato com quem teve envolvimento no crime, e dar o seu veredito e solução. O interessante são termos usados na época, como a constante referência a mulheres gordas ou "balofas" conforme consta em seu texto. Além de referência ao filho "retardado" e por isso internado em sanatório por uma das personagens.

yas lima 26/08/2023

#19- A Maldição do Espelho
Não sei o que dizer... É um livro muito bom porém, acredito que Agatha Christie não seja muito para mim.
As histórias são boas mas acho difícil de me entreter com elas.

belligna 25/08/2023

É uma história boa mas tem muitos personagens pouco relevantes e algumas coisas não foram explicadas tão bem.
Miss Marple cada vez mais velhinha só que sempre muito perspicaz, né? Adoro essa fofoqueira.

Não entra pra minha lista de favoritos da autora mas de modo algum é um livro ruim. Recomendo a leitura sem muitas expectativas.

Cabral 22/08/2023

Agatha Christie é genial
Toda vez que leio um livro da Agatha Christie fico chocada com a genialidade dessa muié!!! fiquei pensando em como a Miss Marple conectou todos os pontos, mas aí lembrei que é obra da querida Agatha!!! sou fã demais

_b3lle_ 15/08/2023

Não esperava me apaixonar por um livro de investigação, mas aconteceu. E o final foi perfeito, Agatha Christie eu te amo

Mi 12/08/2023

Interessante
Achei que esse livro deixa a gente bem confuso, porque parece que a gente nunca tem certeza de quem está falando.

Acho que no fundo a gente até suspeita do verdadeiro assassino, mas não temos como explicar o seu envolvimento e como realizou e porquê.

Vale a pena a leitura!

Fernanda631 31/07/2023

A Maldição do Espelho
A Maldição do Espelho foi escrito por Agatha Christie e foi publicado em 12 de novembro de 1962.
Nessa história estamos de volta ao vilarejo de St. Mary Mead, lar da querida senhorinha Miss Marple. O local está passando por grandes transformações por causa do desenvolvimento. Como Agatha Christie publicou livros durante praticamente todo o século XX, ela vivenciou muitos momentos históricos e muitas transformações na sociedade. E em suas obras, sempre que podia, representava isso. Miss Marple e suas contemporâneas chamavam de desenvolvimento as novas áreas da cidade com casas e comércios modernos, que destoavam muito do que elas estavam acostumadas.
O enredo do livro nos apresenta a mais nova moradora do pequeno vilarejo – cheio de pessoas fofoqueiras – de St. Mary Mead, cidade onde mora Jane Marple. A “novidade no pedaço” é uma famosa atriz de cinema, Marina Gregg. A atriz recentemente comprou e reformou Gossington Hall, uma mansão que aparece em outro livro da autora – essa mansão também é cenário de Um Corpo na Biblioteca (1942). Existem outras referências à outros livros de Miss Marple como Assassinato na casa do pastor (1930) e Os treze problemas (1932).
Eu acredito que essas menções não interferem na leitura, você pode ler os livros da autora fora de ordem, porém, perde esses pequenos detalhes muito interessantes que costuram os livros, justando parte das histórias dos personagens.
O livro conta a história de Marina Gregg, uma grande atriz de cinema que leva uma vida aparentemente perfeita e se muda para a mansão Gossington Hal, a mesma mansão em que acontece Morte na Biblioteca. Após a morte de seu marido, a senhora Bantry vendeu o local, passou nas mãos de alguns tipos, e acabou sendo comprada por Gregg e seu marido. Se o crime anterior não havia sido cometido no lugar, bem, o crime atual foi. Durante uma recepção beneficente, uma mulher que comparecia à cerimônia, Heather Badcock.
O mistério tem início quando Marina Gregg organiza uma festa beneficente em Gossington Hall, e, durante a recepção, uma das convidadas, a falante Heather Badcock, é envenenada e morre quase nos braços de Marina Gregg.
A questão é que Heather morreu depois de beber de uma taça passada a ela pela própria Marina e que inicialmente era destinada a atriz. Ou seja, marina era o alvo e Heather morreu por acidente.
Mas será mesmo? Há muitos mistérios em volta da polêmica vida de Marina e muitas pessoas tiveram a oportunidade de cometer o crime. E é claro que sendo muito conhecida na cidade por ser uma astuta detetive amadora, Miss Marple é acionada para ajudar a resolver o caso.
Então, Dermot Craddock conta com a ajuda da Senhora Dolly Bantry, que estava presente na recepção e tem detalhes do acontecimento, e de Miss Marple para solucionar o crime.
Apesar de não estar presente na festa por conta de uma indisposição, Jane Marple fica sabendo de todos os detalhes do ocorrido através de sua fiel amiga Dolly Bantry, que repassa o que aconteceu e continua a acontecer na cidade em relação ao mistério do envenenamento. Durante as investigações, porém, surge a dúvida: seria Heather o verdadeiro alvo do veneno?
As personagens desse livro são bem marcantes. A atriz Marina Gregg, “suposto” alvo do envenenamento é uma mulher insuportável. Está em seu quarto casamento e parece estar o tempo todo em cima de um palco atuando. Todas as suas falas e atos são dramáticos, como se ela vivesse eternamente em um palco de teatro. Me peguei imaginando se as estrelas da época em que o livro foi escrito eram realmente assim. O atual marido de Marina, Jason Rudd, vive para a mulher, a idolatra e tenta a proteger de tudo e de todos; e esse excesso de zelo não deixa de ser suspeito. Na lista de suspeitos temos também a secretária “faz-tudo” de Marina, Ella Zielinksky. Extremamente eficiente, adora reclamar da chefe e falar mais do que deve, assim como a pobre Heather.
Esse é um enredo muito bem construído, que leva o leitor a questionar os acontecimentos e as mortes, tentando desvendar junto à Miss Marple quem é o verdadeiro assassino. Não é à toa que Christie ganhou o apelido de Rainha do Crime, é impressionante a forma como as pontas todas são amarradas ao final do livro, sem deixar a história com uma resolução sem pé nem cabeça.
Além do que eu já comentei sobre a representação do desenvolvimento, Agatha Christie, a cada livro, representava o envelhecimento de suas personagens recorrentes. Aqui, Miss Marple está mais debilitada e sendo cuidada pela terrível Srta. Knight (que mais da dores de cabeça em Miss Marple do que a ajuda). E é muito interessante que a autora tenha pensado nesses detalhes que fazem todo o livro ficar muito mais crível.

tinna ruiz 26/07/2023

!
Eu gostei muito do livro, me prendeu bastante e realmente o final foi um plot twist, maaaaaas eu esperava mais desse final, justamente por ser a agatha?

Greice21 21/07/2023

A maldição se abateu sobre mim
Os artistas, Marina Gregg e Jason Rudd , se mudam para Saint Mary Mead, na mansão vitoriana Gossington Hall. No entanto as noticias se espalham, ainda mais que a moradia já foi palco de um assassinato, ou melhor um corpo fora encontrado em um dos aposentos da casa(_vide Um corpo na biblioteca_). Não dando ouvido aos rumores o casal vende alegria e saúde a quem queira ver. Em um jantar beneficente, durantes alguns drinks, um dos presentes acaba passando mal, vindo a óbito. Dá-se inicio a uma investigação, e uma impactante revelação vem à tona, sugerindo que o alvo teria sido a própria dona da casa, Marina Gregg. O relato principal dos presentes na festividade, é que em determinado momento, Marina tenha ficado com o semblante petrificado, como se tiveste visto alguém ou algo que a desconcertou. Em parceria com um dos inspetores da Scotland Yard, Marple, iniciara mais uma de suas investigações. Miss Marple nos concede mais uma vez a honra deste mistério policial. Bem típico dos casos de nossa dócil velhinha, a verdade está mais perto do que se imagina, até mesmo para Marple. A narrativa flui, mas a história em si, deixou um pouco a desejar. Primeiramente que ainda não consegui correlacionar o título com a história (o título original nem chega próximo da tradução), e depois que o tema (pessoal) ficou meio que clichê.