A Festa das Bruxas

Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

Larissa 21/09/2024

Huuun
Esse é o primeiro livro da Aghata que eu não gostei, eu me surpreendir com o assassino(a) mas foi um livro tedioso e arrastado

Benevento 20/09/2024

Eu gostei, mas prefiro o filme ?
Eu sei, sei que muitos vão me julgar só pelo título da resenha, mas é a mais pura verdade.

Agatha entregou um pouco mais do mesmo aqui nesse livro, uma formula que eu notei (pelo menos até agora nos 9 livros que li dela) que você quando vai ler já fica esperando ela. Só espera saber quem são os assassinos e as vitimas.

O livro tem um certo suspense, claro, ainda mais o final. Os últimos 5 capítulos, se não me engano, são o que mais te prendem masss vou explicar porque gostei mais do filme.

Eu, primeiramente, cometi o erro de assistir o filme antes de ler o livro, porque eu estava muito ansiosa. Assim que terminei de assistir, fiquei imaginando certas cenas em muito mais detalhes descritos no livro, mas na verdade era algo COMPLETAMENTE DIFERENTE. E quando digo completamente é no sentido literal da palavra. Acho que a única coisa que teve de igual foi a festa de Dia das Bruxas na cada de alguém. E repito a única coisa. Porque nem mesmo detalhes da festa eram parecidos, a única coisa igual foi o fato de ter ocorrido uma festa.

Mas eu gostei mais do motivo do filme, do que do livro. Como disse, do livro, foi mais do mesmo de Agatha Christie. Já o filme foi algo diferente.

Eu recomendo a leitura, mas se for assistir o filme logo depois, já saiba que não vai encontrar o que leu

?????

NatAlia1831 19/09/2024

Imprevisível, mas lento
O crime é realmente mt bem construído, a reviravolta do final surpreende mas ao msm tempo faz td sentido, pq estava td na nossa cara desde o início do livro. O único problema é realmente a demora para algo acontecer, a ação só começa nos últimos 3 ou 4 capítulos, oq deixa a história monótona e chatinha de se ler, mas é só o estilo de escrita da Agatha Christie, se vc gosta, recomendo mt esse livro, se prefere algo mais dinâmico e movimentado, procure em outro lugar

Letruska.Farias 19/09/2024

Mistério e Morte na Noite das Bruxas
"A Noite das Bruxas" é mais um exemplar brilhante da mente criativa de Agatha Christie. Publicado em 1969, o romance marca uma das últimas aparições do icônico detetive Hercule Poirot, que é chamado a investigar um misterioso assassinato durante uma festa de Halloween em uma pequena vila inglesa.

A trama gira em torno da jovem Joyce Reynolds, que durante a festa alega ter testemunhado um assassinato anos antes. No entanto, a revelação é ignorada pelos presentes como uma tentativa de chamar atenção. No final da noite, Joyce é encontrada morta, afogada em um balde de água, e Poirot é chamado para desvendar o mistério por trás desse crime.

O livro segue a estrutura clássica de Christie: uma pequena comunidade cheia de segredos, várias reviravoltas e a habilidade única de Poirot em observar os menores detalhes que escapam aos olhos dos outros. À medida que ele investiga o passado de cada personagem, surgem mais segredos e motivos, criando um quebra-cabeça complexo.

Christie explora de forma sutil as motivações humanas, os efeitos da mentira e as consequências do orgulho. Além disso, o ambiente sombrio da festa de Halloween e o clima de mistério dão um toque especial à história, tornando-a envolvente e intrigante.

Embora "A Noite das Bruxas" não seja um dos livros mais famosos da autora, ele mantém o padrão de suspense e inteligência que consagrou Agatha Christie como a "Rainha do Crime". O desfecho, como sempre, surpreende e satisfaz.

Recomendo esta leitura para todos os fãs de mistério e para aqueles que apreciam o estilo único de Christie em construir tramas engenhosas e imprevisíveis.

Mariana113 17/09/2024

Razoável
Meu primeiro livro da icônica Agatha Christie, rainha dos romances policiais. Confesso que não costumo ler esse gênero, mas estava curiosa com a história. O que mais me incomodou foi o alto foco dado a paisagens (q na minha opinião, não tinha TANTA necessidade, tipo os capítulos que ela fala sobre o jardim) e a quantidade de personagens com nomes enormes e difíceis de decorar, alguns nem tinham tamanha importância para o enredo. O final do livro me prendeu bastante, as ultimas 30 páginas onde começa a ter mais emoção, o meio é morno.

gothprentiss 15/09/2024

Angustiante e viciante
Do começo ao fim você tem a sensação de que o assassino é uma pessoa tão distinta e quando percebe que é o óbvio, nem acredita.

Fiquei tão obcecada em saber quem o Poirot tinha em mente que nem reparei nos pequenos detalhes que entregavam os dois desde o começo.

Todos os plot twists desse livro são fenomenais e muito bem escritos. Não é a toa que a Agatha é a maior escritora de romance policial do mundo.

btrznssf 15/09/2024

Dica: não sejam mentirosos.
Sabem aquela fábula do pastor mentiroso e o lobo, onde o pastor fica falando que o lobo tá vindo e é sempre mentira, até que o lobo realmente vem e ninguém acredita nele? Seria bom a Joyce ter ouvido antes de morrer, coitada. Mentiu tanto que morreu, e pior: se não fosse o Hercule Poirot, ninguém ia desvendar esse assassinato, porque ninguém nem acreditava nela.

Meu 15º livro do ano e o primeiro livro da Agatha, apesar de já ter visto todos os filmes. Inclusive, já aviso que a história do livro é totalmente diferente do filme!
Achei que as histórias demoram um pouco para se interligarem, o que faz com que o leitor não consiga visualizar muito bem o que aconteceu até perto do final, mesmo que tenha suas suspeitas.
Essa logística as vezes me desanima um pouco, mas ao ir chegando no final do livro eu ficava cada vez mais e mais ansiosa pra entender logo o que tinha acontecido, e mesmo desconfiando da pessoa certa, o final ainda foi surpreendente de certa forma!
Tenho certeza de que não é o melhooor livro da Agatha, mas é um bom livro e que gostei muito de ler, e com certeza me deu mais vontade de ler os outros!

Ka<3 14/09/2024

Acho incrível como os livros da agatha beiram o absurdo e o possível, é como ela imaginasse a coisa mais improvável, daí tornasse ela possível, adicionasse muito drama, e daí saem seus livros
XCenturyBoy 14/09/2024minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkk levou pro pessoal

Maria10350 13/09/2024

E tem doido pra tudo mesmo, quero saber como o Poirot descobriu que quem matou era esse maluco, é que menina mentirosa senhor.

Marina.Ortolani 12/09/2024

Eu gostei muito da leitura desse livro. Pra mim ela foi bastante fluida e gostosa. Acho que o elemento Halloween fez tudo ficar mais macabro e instigante pra história. No entanto, eu me decepcionei com o final, pois achava que o culpado era outra pessoa, mas também me surpreendi com o desfecho. No geral eu amei a história.

larilari 12/09/2024

Sera que vale a pena morder a maçã?
Eu sou apaixonada nos livros da Agatha Christie, amo o quão envolvente os suspenses dela conseguem ser e com esse livro não foi diferente.
Estava na bienal do livro, quando uma moça que estava trabalhando lá me parou e me recomendou um livro de suspense que não era da Agatha mas que ela gostava muito e dizia ser semelhante aos suspenses escritos por ela, depois fui perguntar qual livro da Agatha ela achava que eu deveria ler e foi quando ela me recomendou A Noite das Bruxas.
Um assassinato acontece em uma cidade pacata, em outubro, mais especificamente em uma festa de Halloween para crianças e adolescentes, e a partir daquele dia, tudo naquela cidade tranquila passou a mudar.
?Eu vi um assassinato? uma frase dita por uma pré adolescente que adorava se gabar e inventar mentiras, sendo assim, ninguém ligou, a não ser Mrs. Oliver, uma escritora de suspense policial. E o que era pra ser uma festa divertida, muito bem organizada e planejada, acaba tendo uma grande reviravolta.
Em época de brisa fria, abóbodas espalhadas, baldes de maçãs, vassouras de bruxa muito bem decoradas, crianças que adoram doces, Hercule Poirot é convocado por sua amiga para solucionar o mistério de um assassinato que, muito provavelmente, os policiais daquela pacata cidade não conseguiriam solucionar.
Entre conversas com os moradores, fofocas e palpites sobre a vida alheia já que todos ali se conheciam, Mrs. Poirot acredita que tudo possa ser uma pista e não pretende desistir do caso dado por sua amiga, Mrs. Oliver.
E quem diria que o assassinato de uma adolescente poderia causar tanto transtorno assim e fazer com que todos precisem trazer a tona memórias do passado, traumas e o passado nem tão distante que todos ignoravam.

Será que tudo poderia estar interligado?
Ou são apenas coincidências do destino?
Eu diria que ninguém é confiável em Woodleigh Common.

Realmente, é um suspense imperdível.

Clarazepam 11/09/2024

O passado é fundamental para entender o nosso presente
Eu não posso falar muito, uma vez que Agatha Christie é uma das minhas autoras favoritas, e, nesse caso, temos o meu detetive belga favorito.
Joyce morre afogada em uma festa de dia das bruxas após dizer, em alto e bom som, que havia testemunhado um assassinato. A famosa escritora Ariadne Oliver chama então seu amigo Hercule Poirot para acompanhar o caso porque, apesar de todos terem em mente que foi fruto de algum abuso sexual, Ariadne acha que a menina não é a mentirosa que todos afirmam e que, sim, houve um assassinato para cobrir os rastros do assassino. Uma teia de suspeitos, histórias antigas, depoimentos suspeitos dignos da Rainha do Crime. Sinceramente? Não é o melhor da autora, mas continua valendo a leitura.
(PS: o filme é totalmente diferente, mas tem na Disney+, caso tenham interesse)

Tati 10/09/2024

Assisti ao filme baseado no livro! O livro quando fui ler não tinha quase nada a ver com o filme! Um dos livros mais sem graça da autora e do nosso detetive favorito, em que até da para saber quem é o assassino antes mesmo do fim.