A Noite das Bruxas

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

Campodeverao 26/12/2023

Agatha sempre ilude. Mas até que consegui seguir um raciocínio de detetive referente a certo personagem e não errei.

Natacha.Silva 26/12/2023

Um livro que me decepcionou muito
Pra começar, a primeira palavra que me define pra falar desse livro é decepcionada, achei que por ser um livro pequeno, seria mais dinâmico, uma leitura fluida, mas me deparei com uma leitura extremamente lenta, que fica devagando por diálogos que nada muda na história, você não vê a "evolução" da investigação, no final do livro você sente que nada tá resolvido e "do nada" o detetive consegue resolver tudo e você só entende no final todo o caso, ou seja, fica o livro todo só lendo diálogos e fica história monótona. Uma coisa que me deixou extremamente incomodada foi sobre o assassinato de Joyce, diversos personagens que poderiam ter sido aproveitados bastante durante o livro, como a melhor amiga da joyce, é simplesmente "esquecido no churrasco" fazendo apenas algumas participações "sem importância" e o irmão da Joyce que poderia ser MT mais aproveitado e não foi. Enfim, você passa o livro todo com a expectativa de ser uma história da Joyce, mas na vdd ela era só uma pessoa que estava no lugar errado e na hora errada. Qnd na vdd a pessoa que era pra ser "o centro da história" tem uma participação meia boca. Enfim, o livro acabou e eu só tive o sentimento de decepção, pq queria MT ter gostado desse livro. Parece que a autora ficou com preguiça de fazer esse livro, e fez um final pra "chocar", sem se importar se faria sentido, levando em consideração o desenrolar da história. Só não sou menos estrelas por gostar MT do detetive parrot e da sua amiga Mr Oliver e por ter gostado da interação deles, mas a história, foi decepcionante pra mim.

Fe_Mariluz 26/12/2023

Primeiro contato com Ágata Christie
Este foi meu primeiro contato com está autora, e admito que li apenas para acompanhar o filme, e admito que foi uma ótima leitura, não imaginava gostar.

Manurenata 23/12/2023

Ah, assim já teve plots melhores da Agatha mas achei esse bem desenvolvido.
Por ter várias histórias interligadas de formas diferentes achei que o livro se perderia ou ficaria massante, oposto disso, chega um momento que você começa a devorar o livro querendo um desfecho que aquela confusão acabe logo.
Gostei do final, desconfiava daquela pessoa mas ele(a) não era meu palpite que tinha comentado mais cedo. Enfim, rainha Agatha arrasando sempre.
Agora começar "Um punhado de Centeio";)

Marcos 23/12/2023

A jovem Joyce se gaba diante de um palco formado na festa feito pela Rowena Drake, dizendo que testemunhou um assassinato.

Com pouca credibilidade, ninguém lhe dá bola e em minutos seguintes ela é descoberta assassinada, afogada em uma bacia onde se pegava maçãs com a boca.

Com um pé na aposentadoria, e vivendo dias fatídicos como no halloween, Hercule Poirot recebe o convite de sua amiga Ariadne Oliver para entrar no caso e desvendar qual assassinato Joyce viu, se realmente a garota estava falando a verdade, e porque essa sentença de morte veio naquela festa.

Com ramificações de casos e assassinatos que contornam a história, o detetive belga averiguará as relações que os casos tiveram com o foco principal, levantando suspeitas entre todos os que estavam na festa e alguns que não estavam, mas tem impacto direto na história.

Eu vi que houve uma adaptação no cinema referente a esse livro, mas não vi graça nenhuma pois o filme é completamente diferente do livro. Pelo menos foge do foco principal. A trama é legal e envolvente, por esses meios minha nota para esse caso é ???

Adriana 23/12/2023

Bonzinho
A Noite das Bruxas é interessante!

O começo é super envolvente pela forma, como e onde Joyce foi assassinada, mas com o passar do tempo o enredo fica enrolado.

A história começa a ficar envolvendo novamente mais para o final do livro!

Gosto de como os suspeitos foram revelados e eu já imagina quem seriam

Infinityoned 21/12/2023

A leitura foi um pouco lenta, mas não deixou de ser espetacular!

Eu já havia lido outras histórias da Agatha com a vibe dessa, porém a inclusão de algo voltado a crenças sobrenaturais foi um toque que tornou o crime mais bizarro - digo isso em relação ao clímax e fim.

Não considero a melhor história, mas ainda sim a Agatha nunca decepciona. Amei toda a construção (como sempre)!

Milena 20/12/2023minha estante
Adoro o jeito que o poirot só joga a informação toda no final e fé pra eles ! A parte dele, ele fez kkkk

Carla.Vasconcelos 20/12/2023

Dando continuidade a saga de ler todos os romance de Agatha... Mais um para a lista dos lidos, mas dessa vez a leitura foi apenas ok. Sigo em busca de conhecer e formar minha lista das melhores obras da autora.

bugbia 20/12/2023

Ainda bem, não tem nada de sobrenatural
Tenho que admitir que estava esperando muito pouco quando comecei a ler esse livro. Eu nunca tive preconceito com os livros menos conhecidos da Agatha, porque muitos deles se tornaram na verdade meus favoritos, mas admito ter um preconceito forte com livros que misturam mistério com magia e coisas do tipo.
O título "Noite das bruxas" e o trailer do filme baseado nesse livro, que foi lançado esse ano, me deixaram bem desanimada em relação a essa leitura, o que fez com que esse livro ficasse acumulando poeira na minha estante por muito tempo porque eu achei que o assassinato teria alguma relação com magia negra. Fico muito feliz em dizer que não teve nada do tipo.
Apesar do título, esse é mais um típico mistério do Poirot em que as coisas que acontecem podem ser muito bem explicadas sem ter que colocar a culpa em forças sobrenaturais. Ouso até dizer que é um dos melhores mistérios do nosso detetive belga. "Noite das bruxas" faz referência apenas a noite de halloween em que o assassinato foi cometido, para o meu alívio.
A premissa já é muito interessante por si só, já que nunca tinha lido um caso da Agatha que envolvesse o assassinato de uma criança, mas o desenvolvimento é ainda mais surpreendente.
Como sempre, o forte do livro são os diálogos, sempre muito bem desenvolvidos e cheios de informações relevantes. Diferentemente de outra leitura recente minha da Agatha, "Elefantes nunca esquecem", em que vários diálogos são redundantes e não contribuem em nada para a solução do mistério, aqui cada informação recebida é valiosa e crucial. Os personagens também são cheios de personalidade e muito interessantes, em especial Michael Garfield, Mrs. Drake e Miranda Butler.
O mistério em si, provavelmente é um dos mais emocionantes da rainha do crime. Além de trazer o elemento da corrida contra o tempo e da urgência do caso, similar à "Os casos ABC", ela também retoma um elemento de "A morte de Mrs. Mcginty", em que o crime atual está conectado a um crime passado. Isso cria uma atmosfera extremamente envolvente, uma vez que o leitor cai em um panorama enorme de crimes conectados e um perigo crescente que torna impossível parar de ler. Nos últimos capítulos eu estava praticamente devorando as páginas.
Se o leitor prestar atenção, é possível conectar as pistas para descobrir o que de fato aconteceu. Isso não torna a resolução menos interessante ou previsível de modo algum. É um quebra-cabeça complexo e a solução correspondeu a todas as minhas expectativas, mas foi muito divertido também criar diversas teorias na minha própria cabeça e depois descobrir que muitas estavam corretas. Não piorou minha experiência em nada, pelo contrário, enriqueceu muito a leitura.
Eu diria que "A noite das bruxas" se encontra no nível de "A punição para a inocência" e "Morte no Nilo", para mim os melhores romances da Agatha, e definitivamente recomendo para amantes de mistério que amam uma emoção!

Rogers.Silva 19/12/2023

Esperava um pouco mais...
Quando li Assassinato no "Expresso do Oriente", fiquei obcecado pela narrativa amarrada da Agatha Christie, com o fato dela nos prender por páginas e páginas, segurando o mistério até o momento final. Cheguei a esse "A Noite das Bruxas" com muita expectativa, incentivada ainda mais pelo filme baseado no livro. A grande surpresa é que aparentemente o filme não é nada fiel a obra literária (ainda não vi, mas pelo trailer dá pra notar).

Nessa história ocorre o terrível assassinato de uma adolescente durante uma festa de Dia das Bruxas promovida pela comunidade para as crianças da escola local. Angustiada com a falta de sentido desse crime, uma das convidadas da festa, uma escrito de mistério famosa, resolve chamar o seu amigo Hercule Poirot para investigar o caso e chegar a uma conclusão. O detetive então se vê enrolado numa rede de intrigas, mentiras, assassinatos e mistérios dessa pequena comunidade.

A história é bem construída, mas peca pelo excesso de diálogos fúteis que não levam a lugar algum e que não contribuem de fato para a trama. O livro inteiro é um grande diálogo, onde o detetive vai entrevistando cada potencial suspeito, até no final ele nos dar a conclusão. Um pouco chato, mas a julgar pela forma de contar histórias da Agatha, o problema estava na minha expectativa mesmo.

Catarina273 18/12/2023

Então, eu fiquei na dúvida dessa nota porque de início achei ela um pouco dura, considerando que eu gostei do final. Mas, veja bem, a autora tem o hábito de fazer os personagens divagarem em suas falas pra dar a eles uma profundidade psicológica, pra que possamos entender, no final, seus motivos, quem eles realmente eram. Isso é bacana, no geral, mas nesse livro isso tornou a narrativa muito arrastada. Não se compara ao último livro que eu li dela, em que coisas aconteciam ao longo do curso da investigação e dava a você (leitor) no que pensar, meios pra criar teorias. Nesse livro, parece que toda a evolução da investigação só acontece na cabeça do detetive e só no final é revelada ao leitor, até perto do final do livro parece que a história está estagnada e isso me incomodou. A falta de ação me incomodou, porque afinal de contas é um suspense policial. Enfim, isso não torna o livro ruim, o final é bom e a história é amarradinha.

Diana 18/12/2023

Um assassinato complexo
E como sempre Mrs. Ágatha Christie surpreende com suas histórias de assassinatos que você acha que vai tirar de letra, mas que você só descobre próximo ao final.
Sobre a leitura achei um pouco arrastada, por detalhar algumas coisas e um pouco confusa pelo quebra cabeça de várias coisas que precisa encaixar para entender o que se passou. Mas gostei do livro.

Cardan0 16/12/2023

Agatha inteligente como sempre.
Uma coisa que amo nos livros da Agatha é que eles são muito inteligentes, sinto que se eu tivesse prestado um pouquinho mais de atenção no livro eu teria conseguido perceber algumas coisas antes.

Só achei confuso os personagens, são muitos nomes e eu acabo não lembrando de nenhum, mas esse é um defeito meu.