A Noite das Bruxas

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

Gabriela Zucco 06/12/2023

Mais uma obra maravilhosa da rainha do suspense!
Eu gosto muito que, de todas as obras que já li da Ágatha Christie, eu sempre me surpreendo.

Confesso que o início não tinha me atraído, mas fico feliz que insisti.

Recomendo muito!

Caio 05/12/2023

Ótimo livro
Comecei a ler esse por causa do filme que lançou, e eu gostei desse caso. No entanto, não é um dos casos super geniais da autora, é mais um caso básico, divertido e intrigante. Como sempre, eu não consegui adivinhar o culpado, mas no final fica claro que é.

Giovanna1388 04/12/2023

Esperava +
A rainha do crime me encantou com seu jeito de escrever...
Mas livro em si, não me cativou tantooo...mas é um bom livro pra quando se está de ressaca.

Algodão_Doce 03/12/2023

Nada como um bom mistério no dia das bruxas.
Amo simplicidade desse caso, tudo bem que acho que teve um pouco de ocultismo no fim das contas, mas mesmo assim, a autora tem um jeito bem diferente de dizer que gente fofoqueira mal intencionada sempre se dá mal.

E nossa adorada Ariadne se faz presente nessa história, com suas maçãs e seus livros de crime, não é a toa que ela é uma das minhas personagens fixas preferidas que a autora já escreveu.

Giu 02/12/2023

É okay
Noite das bruxas

Acho q não foi uma boa escolha para conhecer a escrita da agatha
No começo estranhei bastante a escrita dela, tipo ela é muito simples sabe?? Sem muita descrição de nada, direta.
Achei q tinha Mt personagens porém depois fui me encontrando, desde o começo tava curiosa com o assassinato e como iria levar.
Mano teve partes q ficou Mt cansativo, teve parte q fiquei meu Deus esse livro é bom mas não funciona para mim, não me prendeu.
Porém li em 1 dia?, engatei na história sabe, gostei como foi indo, é curtinho é bom sabe, entrega oq promete reviravoltas boas, tudo se encaixando.
Mas 3,5?? acho q real não funcionou para mim não foi um livro que amei gostei só foi ok e ganhou meio ponto pelo plot fantástico
Q agatha sobre escreve de forma perfeita, toda a explicação certinha, tudo no caminho certo sabe

metz 02/12/2023

Foi o primeiro livro que li da Agatha Christie, gostei da forma como ela escreve embora não tenha achado a história do livro muito boa, mesmo sendo bem desenvolvida.

duartesamanda 01/12/2023

Hercule Poirot acreditava que teria uma noite um tanto entediante, até sua grande amiga Ariadne Oliver ligar e pedir sua ajuda, uma menina acaba de ser assassinada. Poirot descobre que mais cedo a menina afirmou já ter presenciado um assassinato e apesar de mais ninguém acreditar nela, Poirot sabe que tudo provavelmente está interligado.

Já li alguns livros da Agatha, é com certeza uma das minhas autoras preferidas, mas algo estranho aconteceu nesse livro. Sinto que ela se perdeu em alguns momentos da história, enquanto todos os outros livros que li dela são bem amarradinhos, nesse eu senti que existiam furos em certos momentos um tanto sem sentido.

Pela primeira vez consegui ter uma noção de quem seria o culpado e isso também atrapalhou um pouco a minha experiência, gosto quando sou surpreendida. Para mim o final foi um tanto quanto estranho e sem sentido, um tanto mirabolante da minha visão comparado a outros livros da autora.

raqueltrindadec 01/12/2023

Esse livro foi o primeiro de Agatha Christie que li. Não sei se devido à tradução ou à forma de escrever da autora, não posso dizer que foi uma leitura prazerosa.
Os diálogos e monólogos são grandes demais e nada dinâmicos, o que os torna cansativos e difíceis de prender a atenção.
Os personagens são muitos, o que torna difícil compreender as ligações entre eles e sua relevância para a história.
Na minha opinião, nenhum personagem, seja ele principal ou secundário, foi afável o suficiente para que se formasse um vínculo ou opinião sobre seu caráter.
Pretendo ler mais livros da autora em breve.

Mikael_13 30/11/2023

Depois de ler mais de trinta livros da Agatha Christie, desenvolvi um olhar mais afiado para alguns detalhes nas histórias. Um detalhe presente na página 65 fez com que eu adivinhasse quem era um dos assassinos, mas, mesmo tendo lido muito da rainha do crime, ela conseguiu me enganar em outros aspectos. Amei a leitura. Já vou aproveitar para assistir a adaptação.

Selene2 30/11/2023

Podia ser melhor.
A Noite das Bruxas é um livro que inicialmente prende a atenção com seu enredo intrigante, mas ao longo da história, o tédio predomina, tornando a leitura arrastada; demorei semanas para concluir um livro tão pequeno.
Ao compreender o desfecho, percebe-se a relevância de detalhes aparentemente insignificantes, mas a abordagem poderia ter sido menos cansativa.
No entanto, o final surpreendente e esmagador compensa a sensação de tempo perdido.
Valeu a pena. Beijão. ?

Maria Eduarda 30/11/2023

- Eu já vi um assassinato - afirmou Joyce.
A noite das bruxas, uns dos melhores esmeros redigido por Agatha Christie.
Novamente essa autora fascinando a mim com sua escrita, não é indiscrição que Agatha Christie ocupa o posto, na minha perspectiva, de a melhor historiógrafa no âmbito dos contos de romance policial, popularmente afamada como a ilustre rainha do crime.

Em primeira análise, a autora é mestre em ambientar os livros dentro de datas comemorativas para criar as tramas baseando-se em tradições em questão, e não foi diferente em ?A noite das bruxas?, originalmente lançado em 1969, naturalizado com um ar de mistério além de gostosuras e travessuras.
Nesse viés, em uma noite de preparativos para uma festa tradicional de Hallowen, uma das convidadas relata já ter presenciado um assassinato, minutos depois as brincadeiras são interrompidas com um assassinato, um afogamento da mesma menina. É uma coincidência?
Nesta festa estava presente uma escritora célebre de contos policiais, Ariadne Oliver, tida como alter ego da própria Agatha e enorme amiga de Hércules Poirot, que é convocado para desvendar esse mistério.
Esse livro me impressionou do começo ao fim. É um exemplo claro do talento que a autora possui com os livros, com as ideias fenomenais e finais inesperados, como sabe utilizar os elementos da história tão bem, desviando sua atenção para o possível assassino, e em como todas as obras, cabia a nós se atentar aos mínimos detalhes do livro. Sinceramente eu imaginava que essa pessoa estaria por trás de todos os crimes, mas, em nenhum momento eu imaginei o desenrolar dessa história, os motivos e porquês, durante todo o livro fiquei me perguntando porque o detetive estava dando voltas ao passado, esse Q do livro estava desgastando minha massa cinzenta, porque ele estava se aprofundando em delitos antigos e mal resolvidos? Sem dúvidas lendo o final do livro essa informação ficou muito clara, Hércules Poirot é simplesmente o
melhor! Outrossim, a leitura te oferece um gosto de mitologia grega nas páginas finais, experiência nova nos contos dela.

Sem dúvidas, essa é mais uma das historias da Rainha do crime em que o passado tem o papel crucial na fundamentação no mistério exercido no presente. Poirot, como em um quebra-cabeça, vai mexer em retalhos passados da pequena cidade para compreender como acontecimentos de crimes antigos impulsionaram uma cadeia de causa e efeito do estigma hodierno. Como em todos os livros, o detetive se fundamenta na questão de racionar os motivos do crime, oque levou aquilo acontecer e como era a personalidade da vítima, para chegar ao assassino, afinal, apenas conhecendo a vítima a fundo para determinar quem teria motivações para querer-lá morta. Sem objeções, eu particularmente venero as páginas de interrogatório e nesse livro teve muito, além de ser repleto de plot twists, persiste sendo um exercício contínuo para manter a mente aberta e preparada para as reviravoltas da senhorita Christie.
Warley Pablo 01/12/2023minha estante
Nossa, que história incrível! Pqp, a Agatha é de fato uma pessoa diferenciada e rica em conteúdo. Também gostaria de demonstrar minha satisfação em ter uma namorada com leituras tão incríveis. Sério, elas te deixam ainda mais atraente!!!

Ariel 30/11/2023

Gostei do livro, achei a linguagem menos difícil do que de outros que li da agatha, mas em certas partes meio enrolado, apesar de investigar vários assassinatos já cometidos anteriormente, o que foi bem interessante
final surpreendente

Luany Hinkel 30/11/2023

Uma boa parte do livro foi bem difícil se manter na leitura, que era muito tedioso, com poucas coisas que fizesse ficar preso, mas conforme vai passando os capítulos e vai se desvendando os acontecimentos vai ficando mais interessante, já havia desconfiado desde o início do assassino, um deles pelo menos, então fiquei bem feliz de acertar, mal posso esperar para ler outros da autora.

Gleiciane.Aline 28/11/2023

Receita de bolo
Esse livro é a pura receita de bolo da Agatha Christie, mas me senti decepcionada nele. Esperava muito mais da leitura, porém achei a narrativa cansativa, os personagens sem sal e não gostei do fim.... :(
Luis1010 29/11/2023minha estante
Tenho a mesma opinião

Duda Parreira 27/11/2023

É um livro bom, mas não achei que se destacou tanto. Talvez se eu tivesse livro no ensino fundamental teria achado espetacular. É um bom romance policial, mas nada muito extraordinário. Leitura rápida e agradável, além de citações da mitologia grega que me agradaram bastante.