A noite das bruxas

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

Edilene Freitas 05/04/2021

Esse livro, como vários outros da Agatha, tem uma narrativa fluida e envolvente. A busca por solucionar o mistério do assassinato me prendeu até o fim. Fiz uma leitura bem atenta e cheguei a bem perto da resolução do crime, mas algumas pontas eu não consegui juntar ? Agatha é sensacional. Só não dei 5 estrelas porque fiquei com a sensação de que algumas coisas não foram explicadas.

Alicia 29/05/2023

Temos aqui uma festa sendo organizada com brincadeiras e atividades destinadas para crianças e/ou adolescentes. Não é claramente uma festa de Halloween, porque isso não é descrito como sendo, mas tudo indica ser.
Os convidados chegarem e temos Joyce, uma garota de 13 anos que fala abertamente que presenciou um crime, mas afirma que na ocasião, não sabia se tratar de um crime. Joyce não tem boa fama, todos desacreditam da história, porque ela inventa coisas e mente sobre coisas que fez sem ter feito, com muita frequência.
Na festa também temos Sra. Oliver, uma escritora de suspense que está na festa porque veio visitar uma amiga.
Todos suspeitam que Joyce disse o que disse apenas com o intuito de impressionar a Sra. Oliver.
Porém, em meio a festa, alguém encontrar Joyce afogada em uma bacia destinada as brincadeiras.
Todos começam a de questionar sobre o motivo de tal fato ter ocorrido. Teria Joyce presenciado mesmo um crime e o assassino a matou antes que ela falasse algo? Alguém viu alguma coisa ou suspeita de alguém?
Sra. Oliver é muito amiga de Hércules Poirot, e por este motivo solicita sua ajuda.
Poirot chega a cidade e dá inicio as investigações.
Descobre várias situações que poderia dar brecha a Joyce poder ter de fato presenciado um assassinato, porém não muito consistente em um primeiro momento.
Poirot fala como todos na cidade e, por fim temos e desfecho.
Suspeitei desde o começo e minha intuição não falhou sobre o/a assassino/a de Joyce.

RESUMINDO
É uma narrativa fluída e de rápido desenrolar.
Não ficam pontas soltar e a motivação do crime é plausível.
Já li alguns outros livros da autora, e todos seguem o mesmo formato e estilo.
Vale a pena, mas não é um livro super marcante.

Nicolas 29/05/2023

Espelho, meu espelho...
..nesse mato tem coelho! Primeiro livro da Agatha que leio, JURO, QUE SABOR!! Eu amo livros com essa pegada de suspeitos, quem matou e etc. Adorei!! A escrita é bem fluida e o livro é curto, então você lê tudo de uma vez, querendo entender oq está acontecendo, já quero ler mais livros da autora! O plot foi muito bom!! Enfim, recomendo demais!!!!!!

Wardson 29/06/2023

Mais um caso do detetive Hercule Poirot. Levado a uma cidadezinha por uma antiga amiga para desvendar o caso da morte de uma criança em uma festa de Halloween o detetive se vê envolvido em um mistério que evoca há mortes suspeitas de um passado próximo.
Não é o melhor caso de Agatha, para mim, lógico. Apesar de apresentar alguns personagens interessantes os mistérios das mortes antigas serem até envolventes, nada mais chama a atenção, é um caso muito linear, com conversas e mais conversas e há a falta de um drama ou cenas mais ativas que me incomodou muito.
Não é ruim, apenas regular.
Pelo título se espera algo mais sombrio - eu assim esperei pelo menos - e nada desse universo de bruxas e uma cidade pequena com pessoas pacatas demais foi utilizado, inclusive o título poderia ser algo como "A maçã podre" ou qualquer coisa envolvendo pureza e jardim do Éden.
Pra quem gosta de ver Poirot em ação, não se arrependerá. Mas não espere demais do título.

Renata.Galdino 06/01/2024

Primeira leitura maravilhosa do ano.

Leitura fluida sem rodeios, o que eu adoro, personagens descritos de modo direto e resumido. Suspense na medida certa e nada óbvio.

Primeiro livro que leio da autora e gostei bastante, contudo, só não foi meu favorito pelo grande número de personagens. Não sei se todos os livros da autora são assim, mas descobrirei em breve.
Thayzea 06/01/2024minha estante
Sim, geralmente são muitos personagens pra ter mais possibilidade de prováveis assassinos. Alguns livros têm menos.

Patricia 09/06/2023

A Noite das Bruxas
Este é o meu livro favorito da Agatha Christie até agora. A história é incrível, muito delicada, mas também pesada. Em A Noite das Bruxas, Agatha Christie nos transporta para uma cidadezinha pequena e acolhedora, mas que também comporta a maldade humana. Ótima leitura.
Ray 17/09/2023minha estante
Vou confiar nesse comentário

andreagueiro 27/02/2021

Intrigante e envolvente até o fim
A história desse livro é envolvente demaaaaais! Desde o início você fica intrigado sobre algumas alegorias que a Christie coloca, como por exemplo, as maçãs (talvez o elemento mais simbólico do livro todinho). Além disso, a autora coloca como metáfora alguns mitos bem conhecidos, e eu amei demais mesmo!
Não dei cinco estrelas apenas porque senti que algumas partes foram meio desconexas, mas nada que destoou muito da estrutura do livro. Tirando isso, a leitura é completamente fluida, li em três dias e sempre querendo descobrir quem era o(a) assassino(a).
PS: Tô muito orgulhoso em dizer que, desde antes dos 40% eu já suspeitava da pessoa que matou, e no final descobri que acertei em cheio! Claro, não cheguei a conectar os acontecimentos da forma que o Poirot conectou, mas pelo menos o culpado eu consegui decifrar hahaha...
murilob 27/02/2021minha estante
veio aí aaaaaa. eu amo esse livro. to chocado que vc descobriu, eu não consigo em nenhum HAHAHAH

andreagueiro 27/02/2021minha estante
ai menino me senti muito detetive, esse foi o segundo livro da Agatha que eu leio e o primeiro que tem o Poirot (eu só tinha lido "E Não Sobrou Nenhum")

murilob 28/02/2021minha estante
e nem sobrou nenhum é o melhor dela. agora recomendo que vc leia morte no nilo. tu pode até saber quem foi mas como foi são outros 500 HAHAHAHAHAHAH
leiam também o assassinato de roger ackroyd (esse eu acertei quem foi, mas o plot twist é ótimo)

andreagueiro 28/02/2021minha estante
vou pesquisar esses daí! Morte no Nilo lerei em breve, mas esse outro nunca ouvi falar kkkkkkk

Lav 28/02/2021

Esperava mais
Não sei ao certo se gostei mas sei que não desgostei, se é que faz sentido. Foi o primeiro livro da Agatha Christie que li.

Achei o começo meio parado, as coisas demoram a se desenvolver eu vim começar a gostar mesmo lá para o final.

Isa 08/05/2022

A noite das bruxas
Um assassinato inesperado em uma festa de Halloween, logo após uma criança afirmar já ter presenciado um crime! É assim que o livro inicia.

Com o desenrolar da história, crimes e mistérios antigos começam a ressurgir. Será que algum deles possui relação com o crime atual? Quanto mais a história passa, mais assuntos e pessoas parecem estar conectados. Qual o verdadeiro motivo por trás do crime?

Durante a leitura, criei diversas teorias sobre os motivos e pessoas que poderiam estar envolvidas com o assassinato e, possivelmente, com outros mistérios. Apensar de não chegar a conclusão 100% correta, consegui desvendar uma parte dos mistérios do livro.

Marina.Matern 01/11/2023

De fato um livro de halloween
Fazia tempo que não lia livros da Agatha, mas como sempre, ela segue me surpreendendo!!!
Única coisa que me incomodou foi o tanto de senhor e senhora que ela insiste em colocar?
Mas de resto foi uma leitura boa e chocante.
O livro teve história o tempo todo, bem fluido e nada tediante
Acho que ter lido na noite de halloween deixou a expêriencia mais completa pra mim kkkkkkk, valeuuu gata triste por ter me feito de boba desde a primeira página, rainha do crime inteligentíssima

Joamildo 07/11/2021

gostei bastante, vcs não tem noção da felicidade que foi eu conseguindo adivinhar quem era o assassino. Única coisa a reclamar é que eu acheio o começo meio chato e desinteressante mas dps ficou bem bom!

Greice21 30/04/2023

Caça as bruxas
Mr. Oliver , é uma reconhecida escritora , famosa por seus livros de suspense, e sua paixão por maçãs. Convidada por uma amiga, ela passa um tempo em Woodleigh Common, assim como participara do que era para ser só mais uma festa de Halloween, para marcar a passagem das crianças 11+. À noite promete, todos se envolveram nos preparativos, abóboras , vassouras, luzes, compõem o cenário, e várias brincadeiras entre elas a maçã no balde estão programadas para divertir a criançada. Ao fim da noite, tudo correu bem , e após os convidados satisfeitos e ainda eufóricos, tomarem o rumo de suas casas, Mr. Oliver se dispõem em ajudar na limpeza juntamente com a anfitriã e mais algumas mães. E entre resquícios de um fim de festa e restos de maçã ela encontra um corpo. Abalada ela contatará seu amigo Hércule para resolver esse mistério.
?Eu o considero uma obra bem equilibrada. Destoando um pouco dos costumeiros inícios de casos de Poirot, este crivou- se em um público de vítimas diferente, que ao decorrer da história segue uma linha tênue, intermediada por personagens do passado, que virão à tona para explicar o presente. Uma das personagens principais, já apareceu em outro livro de Agatha, e inclusive é citado em um trecho neste volume. Um pouco mais que para o fim, a história se amarra em novas situações, estudos , pistas, e acaba que com um toque épico, quase que místico...Estive olhando a prévia do que seria a adaptação cinematográfica, no entanto.... baseando-me no trailer, diria que fugiu um pouco do livro. Mããs aparenta ser um Thriller que promete.

Beehlla 06/10/2023

Como todo livro da Agatha, com uma leitura fluída e aquela vontade de ler e ler até descobrir quem é o culpado, que você desconfia de todos e de nenhum ao mesmo tempo, e só descobre nas últimas páginas. Dei 4 estrelas, pois estou comparando a outros que já li dela, mas esse é bom demais também.

Flavio Assunção 08/03/2023

"A Noite das Bruxas" possui uma premissa até interessante. Durante um evento de Halloween, uma criança é assassinada após mencionar que já presenciou um crime. A partir disso, Hercule Poirot é chamado para descobrir o que de fato aconteceu e quem a matou.

Dá-se início a uma trama intrincada, repleta de personagens e de locais que geram uma confusão grande na mente do leitor. No meio do livro é possível que mesmo o mais atento se sinta perdido sobre os rumos da história.

No final das contas, o que era pra ser um crime no Halloween se torna algo maior do que sua premissa inicial e que, embora no final seja tudo justificado, ainda assim dá ao leitor a sensação de algo criado sem pé nem cabeça.

De todas as obras da Agatha Christie que li, e foram muitas, essa foi a que me causou mais estranheza. O ritmo lento durante toda a narrativa acaba se chocando com um final abrupto e sem qualquer emoção, por mais que existam algumas surpresas. Mas é tudo muito previsível e rápido.

Apesar de sua boa premissa, "A Noite das Bruxas" não entrega, e sim estraga. Até mesmo Hercule Poirot se mostra de maneira esquisita nessa obra, desprovido de carisma e longe de demonstrar sua maestria que sempre observamos na resolução de crimes. Uma pena.

Renata.Mieko 17/10/2023

Agatha Christie.
E é tudo que é necessário falar.
Leio e releio os livros dela e são sempre maravilhosos.