A noite das bruxas

Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

Kaio77 02/02/2024

Que livro esplêndido!
Que livro gostoso de ler! A leitura é muito fluida e prazerosa. Precisava urgentemente saber quem é porque havia matado a Joyce. O mistério envolvendo tal moléstia foi muito intrigante de se desvendar aos poucos.
Gostei bastante. Acertei quem era a/o assassina/o, mas não consegui amarrar as conexões de forma a construir um enredo do mistério.
A mistura do mistério com alguns elementos do terror, foi, de certo modo, fluida, mas desproporcional, já que o terror émuito pouco aproveitado, o que se torna um ponto positivo, já que nã é a proposta das obras da autora.
O final me deixou angustiado de algum modo. Enfim, foi uma leitura prazerosa e, com certeza, um dos melhores que já li da rainha do crime!

Jackeline53 31/01/2024

Ata k
Esse foi o primeiro livro que eu li da Agatha Christie, e eu esperava que a experiência ia ser bem melhor.

No início a história parecia que ia ser muito boa, adorei a escrita dela, mas depois que o assassinato aconteceu e o Poirot começou a investigar, as coisas ficaram muitooo enroladas.

Durante boa parte do livro tiveram muitas conversas que pareciam que não iam levar a lugar nenhum, e olhando agora, na minha opinião, parece que esses diálogos foram só enrolação mesmo, e isso me deu muita preguiça de continuar lendo.

Enfim, achei arrastado principalmente na metade do livro. Eu tinha colocado muita expectativa nele mas, não curti, e é isso, xoxo gossip girl.

(ninguém perguntou mas sim estarei lendo outros da autora)

Nath T. 31/01/2024

Segundo livro que li dela, me surpreendeu mais que o outro. Uma pena que no meio do caminho já tinha uma pequena noção do que esperar no final. Mas ainda consegui me surpreender com alguns acontecimentos que não previ

Vênus_Alice 30/01/2024

A noite das bruxas
Um bom livro para se ler no halloween, no qual a Agatha traz mais um mistério para o célebre Poirot desvendar.
O investigador recebe um convite de sua amiga, Mr. Olive que também já apareceu em outros mistérios da autora. Ela chama o investigador belga ao se deparar com um assassinato de uma adolescente, mas o que a incomoda é anterior ao crime: na festa de halloween a garota relata já ter presenciado um assassinato, mas que na época não havia compreendido.
O que ocorre é que ninguém a leva a sério, por sempre falar demais e inventar históriaspara chamar atenção, mas ela morre durante a festa.

Toda a investigação traz pontos que me incomodaram e me levaram ao estranhamento, esse foi o caso que cheguei o mais próximo de acertar quem cometeu o crime, porém não consegui fechar todos os detalhes.

Foi uma leitura agradável e instigante.
Fabio 30/01/2024minha estante
Mais uma bela resenha, Alice!!!?

Fabio 30/01/2024minha estante
Li, o ano passado, depois de anos sem ler um livro da rainha, e me remeteu a minha adolescência!!
Sessão nostalgia!!!

Vênus_Alice 30/01/2024minha estante
Obrigada Fábio! Essa história é bem agradável, os livros dela sempre me passam uma harmonia e aconchego ?

Isadora 29/01/2024

17 post it
Essa história me deixou curiosa pelo fato de crianças estarem morrendo. Realmente o final me surpreendeu.
Nunca consigo adivinhar nenhum final dos livros da Agatha Christie.
Muito bom o suspense.

Amanda 28/01/2024

Meu primeiro livro da Agatha Christie e gostei bastante.

O detetive Poirot investiga o assassinato ocorrido do dia do halloween a pedido de uma amiga escritora, mortes estão conectadas com o casa e nosso detetive desvendará.

Roberta Silva 28/01/2024

A Noite das Bruxas é um romance policial de Agatha Christie, publicado em 1969. É um caso investigado pelo detetive belga Hercule Poirot e também conta com a participação da escritora Ariadne Oliver.

A história se passa em uma festa de Dia das Bruxas organizada por Ariadne Oliver em sua casa, no interior da Inglaterra. Entre os convidados estão Joyce Reynolds, uma adolescente de treze anos com o costume de mentir para chamar a atenção; o casal de idosos Mr. e Mrs. Welman; o viúvo Clive Enderby; a jovem e bela Daphne Castle; e o próprio Hercule Poirot.

Durante a festa, Joyce revela ter testemunhado um assassinato. Ninguém acredita nela, mas, poucas horas depois, seu corpo é encontrado afogado próximo a uma bacia cheia de maçãs.

Poirot é chamado para investigar o caso e logo percebe que não se trata de um assassinato comum. A vítima era uma mentirosa compulsiva, o que dificulta a investigação. Além disso, os suspeitos são todos pessoas de confiança de Ariadne Oliver, o que torna a situação ainda mais complicada.

Poirot usa sua perspicácia e sua capacidade de observação para desvendar o mistério. A solução do crime é surpreendente e revela segredos sombrios sobre os convidados da festa.

Felipe Batista 27/01/2024

Vim pelo filme
Soube que ia ter a adaptação do livro pro cinema e decidi ler antes de assistir ao filme. Pra minha surpresa, o filme não tem absolutamente nada de parecido com o livro tirando o nome de alguns personagens ?

Mas voltando ao livro, achei o mistério intrigante, mas do meio pro final eu comecei catar as coisas. É um livro ok, uma leitura boa - porém fiquei com preguiça em algumas partes, principalmente dos pensamentos dos personagens. No mais, "E Não Sobrou Ninguém" continua sendo meu livro preferido da Agatha, até o momento.

Ketylin Maia 27/01/2024

Achei todo o mistério em volta da morte de Joyce muito intrigante, fiquei presa na leitura ansiosa para saber o que realmente aconteceu.
Nas últimas páginas comecei uma disputa comigo mesma para descobrir a história por trás do assassinato e a cada página que passava acabava mudando minha teoria ?.
Este é um detalhe que me faz ser tão fã da autora. Mesmo que tenha um suspeito, mesmo que tenha uma ideia do que houve, ela sempre acaba surpreendendo com um detalhe ou outro.
A imprevisibilidade da sua escrita me encanta!

maluisgolden 26/01/2024

Pelo amor de deus jorge e mateus
Eu amei demais esse livro???? não foi incrível igual morte no nilo, porém eu achei o final muito bem escrito e desenvolvido ???

LomsCamps 26/01/2024

Essa mulher...
Bom, para variar impossível saber o culpado, eu tento muito e mesmo que me venha a possível pessoa, nunca consigo achar o motivo.
Eu gosto muito de como ela mistura história/mitologia com o acontecimento e o significado por trás de tudo!

Letícia.Pelisson.Peres 25/01/2024

Agatha Christie fazendo jus ao nome
Meu segundo livro da autora.
Achei uma leitura muito boa (tanto que que avaliei com 4 estrelas), entretanto teve dois pontos que me incomodaram muito:
- durante o livro o assassinato da Joyce (está na sinopse) foi perdendo o destaque no meio de tantas outras informações (na MINHA opinião)
- quando QUALQUER personagem abria a boca pra falar, parecia que todos eram rabugentos, era toda hora "nos dias de hoje...", "atualmente..." e coisas do tipo kkkkkk (pode ser da época do livro ou frescura minha)
Mesmo assim super Recomendo!

May 25/01/2024

O que tem de instigante, tem de grotesco
As minhas experiências anteriores com os livros da Agatha Christie foram excepcionais. Sabia, sim, das problemáticas e polêmicas ao redor da autora, mas ainda não havia me deparado com alguma obra onde ficassem nítidas essas questões.

Até ler essa bomba aqui. O mistério, como sempre, é instigante e muito bem construído ? este crédito não dá pra tirar da autora, ela é excelente e, não à toa, é conhecida como a rainha do gênero.

Mas não deu pra engolir todo o resto. Ao longo da narrativa, a autora faz algumas afirmações ? sempre por meio da boca dos personagens, claro ? grotescas, elitistas e, sendo franca, quase burras. Para não chamar de preconceituosas, claro. Não consegui ignorar o quão presente está o posicionamento da autora diante de algumas questões sociais aqui.

?Ah, mas é por causa da época em que ela viveu?. Esse argumento já foi rebaixado, inúmeras vezes, mas neste livro mesmo a própria Agatha coloca a personagem progressista como um disparate, alvo de críticas.

Enfim, detestável, do início ao fim. Não recomendo. Mas, se você conseguir ignorar todas essas questões, talvez extraia algum entretenimento do livro (mas, pessoalmente, eu não sou capaz disso).

Estante.dabru 24/01/2024

??
Nunca tinha lido um livro a Agatha Christie e me arrependi de não ter começado ainda.. o primeiro contato que tive com a autora foi com ?um mistério da Cornualha? e eu amei a forma simples, mas eficaz da história. Não tem muitos rodeios e nos mirabolantes, é tudo muito natural.

Com a noite das bruxas foi a mesma coisa, eu adorei o detetive Poirot e a sua perspicácia, a forma com ele saca tudo que aconteceu é tão rápido é de explodir a cabeça. Sem dúvidas é um entre muitos livros excelentes da Ágatha.

Estou pronta para mais!! ????